Guiné-Bissau

COMBATE À PESCA ILEGAL

Guarda Civil espanhola dá formação na Guiné Bissau

Uma equipa da Guarda Civil espanhola esteve na Guiné Bissau para dar formação em áreas como o combate à pesca ilegal, imigração clandestina e tráfico de droga.

A formação, com a duração de três dias, foi feita ao bordo do Navio Escola espanhol "Rio Segura", atracado no Porto de Bissau.

Em declarações à imprensa, o comandante do navio, Francisco Alba, afirmou que o objectivo é capacitar as autoridades da Guiné Bissau na luta contra criminalidade organizado, em especial, tráfico de droga.

Francisco Alba sublinhou que no contexto da globalização os factores como tráfico de drogas e de seres humanos alastram por toda a África Ocidental, bem como no arquipélago espanhol das Canárias, destino de muitas embarcações com emigrantes clandestinos oriundos do continente.

Segundo o secretário geral da Guarda Nacional da Guiné-Bissau, Marculino Alves, a equipa espanhola veio ao pais no quadro da cooperação técnico policial existente entre as duas instituições.

"É preciso uma colaboração entre forças de diferentes países de forma a criar uma rede de protecção social para poder combater os males", assinalou para de seguida lembrar que uma das competências da Guarda Nacional é combater o crime organizado e emigração ilegal.

fonte