EDUCARE

FORTALEZA, BRASIL

Terminal Marítimo de Passageiros palco para aula prática de oceanografia da UFC

O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) recebeu os alunos da Universidade Federal do Ceará para uma aula de campo da disciplina de Erosão e Proteção Costeira do Curso de Oceanografia. O objetivo era apresentar e discutir os tipos de obras realizadas na orla tais como portos, marinas, molhe, espigões e suas consequências.

A Vice-Diretora do Instituto de Ciências do Mar da UFC – LABOMAR, Profª. Lidriana de Souza Pinheiro, afirmou que a visita se justifica pela área geográfica estratégica do TMP para a observação dos processos oceanográficos, obras de engenharia e urbanização na orla de Fortaleza.

Na ocasião, foi divulgado e presenteado ao Dr. César Pinheiro, Diretor Presidente da CDC, o livro RESSACAS DO MAR/TEMPORAIS E GESTÃO COSTEIRA dos autores Davis Pereira de Paula - sendo este cearense e Mestre em Análise Geoambiental e Ordenação do território nas regiões semiáridas e litorâneas e Doutor em Ciências do Mar da Terra e do Ambiente e João Alveirinho Dias, também Doutor pela Universidade de Santa Catarina - UFSC.

O livro aborda diversas formas pelas quais as ressacas do mar e temporais são estudadas no Brasil e no mundo, contribuindo para uma melhor compreensão do assunto. Conforme os autores, de uma forma geral, procuram transmitir aos leitores algumas reflexões e dados acadêmicos, além de experimentos científicos que envolvem análise histórica, riscos e vulnerabilidades costeiras, determinação de limiares para ocorrências de impactos, aplicações metodológicas e políticas de gestão costeira.