Cabo Verde

CABO VERDE

Conselho Estratégico do Cluster do Mar já tem plano de actividades

A terceira reunião do Conselho Estratégico do Cluster do Mar, realizada no Mindelo, aprovou o plano de actividades do conselho, documento que satisfez a ministra-Adjunta Maria de Jesus Miranda (na foto), “apesar do desafios”.

 

A ministra-Adjunta do ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, que marcou presença no encontro, enumerou alguns desafios inerentes ao “afinamento de algumas questões”, projectos “muito concretos”, como a Escola do Mar, por exemplo, que continua em discussão.

“Há também, no capítulo das pescas, o desafio da calendarização de uma reunião estratégica específica, que já existe como órgão, para debater mais em profundidade várias questões muito concretas colocadas pelos operadores”, considerou Maria de Jesus Miranda, que nomeou ainda, dentro do plano de acção, a questão da educação sobre a temática do mar a ser implementada desde “a mais tenra idade”.

“São desafios, entre outros, que se colocam ao sector e que precisam ter uma resposta à altura”, precisou a governante.

A terceira reunião do Conselho Estratégico do Cluster do Mar foi ainda ocasião para assinatura de um protocolo de cooperação entre o conselho e a Direcção-geral dos Recursos Marinhos o qual, disse a ministra, vem na linha de outros e em “muito boa hora”.

Por isso, destacou a cooperação a nível nacional que o núcleo vem desenvolvendo no quadro de colaboração institucional com outras instituições do arquipélago.

No âmbito da sua visita a São Vicente, Maria de Jesus Miranda visitou hoje a Agência Marítima e Portuária (AMP) e a Enapor, Portos de Cabo Verde, instituições que qualificou de “grande importância” para o desenvolvimento do sector marítimo em Cabo Verde.

Maria de Jesus Miranda considerou que estas duas instituições são “cruciais” na “dinâmica e na estratégia” de implementação do Cluster do Mar.

Esta quarta-feira, a ministra cumpre o terceiro e último dia da sua visita à ilha de São Vicente com deslocações e encontros de trabalho com o Núcleo Operacional do Cluster do Mar (NOCMAR), à Escola do Mar, aos Estaleiros Navais da Cabnave, ao Complexo de Pesca da Cova de Inglesa e à Frescomar.

fonte