Cabo Verde

Novo sistema informático aduaneiro instalado em Cabo Verde

O novo sistema informático aduaneiro "Sydonia World" (SW) entra em funcionamento, em Cabo Verde, a partir de 03 de agosto, com o propósito de melhorar a prestação de serviços das alfândegas no país, apurou a PANA, de fonte da instituição.

A entrada em funcionamento da plataforma informática foi comunicada aos utentes dos serviços aduaneiros, nomeadamente despachantes oficiais e caixeiros despachantes, agências de transportes, transitários, Enapor (empresa que constrói e gere todos os portos de Cabo Verde).

Ela é responsável pela disponibilização de espaços de armazenagem, guarda e câmaras de comércio e associações comerciais de Sotavento e Barlavento.

No documento enviado aos utentes, o responsável adjunto da Direção Nacional das Receitas do Estado para a Área Aduaneira, Guntar Samory de Oliveira Campos, informou ainda que, oportunamente, serão comunicados, por ordem de serviço, os preceitos que nortearão a utilização deste sistema, tendo em conta as "profundas alterações que sofrerão os atuais procedimentos aduaneiros".

Aquando da apresentação pública da plataforma, a ministra das Finanças e Planeamento, Cristina Duarte, disse que a mudança em Cabo Verde da plataforma digital "Sydonia++" para a "Sydonia World" vai permitir uma "maior transparência e combate à corrupção nas alfândegas".

A ministra afirmou ainda que está inovação digital "permite a completa desmaterialização da administração aduaneira em Cabo Verde", o que, a seu ver, deve significar que a utilização do papel tem os dias contados na administração aduaneira, que se tornará "muito mais transparente, objetiva e de muito mais fácil controlo".

O Sydonia World é um sistema informático que pretende, igualmente, melhorar a eficácia das operações aduaneiras, simplificar o ambiente comercial em termos de regimes aduaneiros e de documentação, fornecer informações a outros utilizadores, tais como o Instituto Nacional de Estatísticas, o Ministério das Finanças e Planeamento, o Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, bem como o Banco Central.

O sistema tem ainda como o objetivo prover as alfândegas de informações relativas à gestão do comércio, assim como aos operadores económicos. Panapress

fonte