Portugal

PORTUGAL

Embaixador dos Estados Unidos da América no Porto de Sines

Robert Sherman, Embaixador dos EUA em Lisboa, visitou o Porto de Sines no passado dia 15 de outubro. Recebido por Eduardo Bandeira, Administrador da APS,SA, o Diplomata tomou conhecimento das características e potencialidades do plataforma portuária de Sines para acolher novos investidores americanos, bem como das ligações diretas que semanalmente ligam o Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) aos principais portos dos EUA, através de três serviços regulares.

A visita enquadrou-se no Protocolo existente entre a Alfândega dos EUA e a Alfândega Portuguesa no âmbito da CSI – Iniciativa de Segurança dos Contentores, que visa a verificação dos contentores com destino aos EUA no porto de embarque dos mesmos no navio. Desta forma, a agenda incluiu também uma visita às instalações da Alfândega localizadas na área do Terminal XXI, onde estão já disponíveis dois scanners para monitorização de carga contentorizada.

A visita terminou na Refinaria da Petrogal, responsável pela produção de gasolina para exportação para o mercado Norte-americano, escoada através do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines.