S. Tomé e Príncipe

CONTRA A PIRATARIA MARÍTIMA NO GOLFO DA GUINÉ

Força Aérea Portuguesa e fuzileiros brasileiros participam em exercício multinacional

Militares da Força Aérea Portuguesa encontram-se em São Tomé e Príncipe para participar num exercício multinacional - Obangame 2014 - de combate à pirataria marítima no Golfo da Guiné nos dias 19, 20 e 21 de abril. O exercício, liderado pelos Estados Unidos, reúne forças de países africanos e europeus.

Além de uma equipa da Força Aérea Portuguesa, também um grupo de fuzileiros navais brasileiros vai participar do exercício organizado pelos EUA, com apoio dos Camarões e Nigéria, visando o combate ao narcotráfico e à pirataria marítima na região.

Segundo Rodrigo Rocha, piloto de P3, avião de patrulha marítima da Força Aérea Portuguesa, a aeronave que Portugal destinou a esta operação tem capacidade para 12 horas de voo. O oficial português adiantou que o avião está equipado para fazer registos fotográficos de quaisquer anomalias detetadas durante uma operação de patrulhamento.

A Força Aérea Portuguesa destacou para o exercício 13 militares, sendo três pilotos, dois mecânicos de voo, um coordenador tático, operadores de armamentos e observadores para investigação.

O primeiro-ministro santomense, Gabriel Costa (na foto), e o ministro da Defesa e Ordem Interna, Óscar de Sousa, participaram de um voo a bordo do aparelho da FAP.

fonte