S. Tomé e Príncipe

São Tomé e Timor-Leste estudam criação de consórcio CPLP para petróleo

São Tomé e Príncipe e Timor-Leste iniciaram a reavaliação do acordo bilateral de petróleo com um estudo visando a criação de um consórcio de exploração “onshore” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com um comunicado da Agência Nacional de Petróleo (ANP) são-tomense, o Estado timorense está representado em São Tomé por uma delegação de nove pessoas, incluindo o Presidente da ANP de Timor-Leste, Gualdino da Silva e o Presidente da Companhia Nacional de Petróleo (CNP) de Timor, Francisco Monteiro.

O comunicado sublinha que as autoridades timorenses vão apresentar “uma proposta de estabelecimento do consórcio CPLP de exploração onshore em Timor-Leste” na base de uma parceria estratégica entre os países membros da comunidade.

Além disso, prevê-se ainda a “apreciação do grau de aplicação das actividades previstas no memorando de entendimento” sobre petróleo e gás, assinado em 2011.

O comunicado da ANP são-tomense anunciou ainda que, além das reuniões de trabalho, realizar-se-á uma palestra na capital de São Tomé subordinada ao tema “Experiência do Timor-Leste na gestão dos fundos petrolíferos e aplicação dos princípios da transparência”.

O acordo assinado há três anos entre São-Tomé e Príncipe e Timor-Leste estabelece assistência técnica e institucional ao ministério são-tomense dos Recursos Naturais, incluindo a Agência Nacional de Petróleo, sobretudo, em matéria de intercâmbio de quadros técnicos e formação dos profissionais na área.

fonte