Início > Moçambique

MOÇAMBIQUE

Governo concessiona terminal de carvão do porto da Beira

Os termos do contrato de concessão das infraestruturas do terminal portuário de carvão, no porto da Beira, em Moçambique, à Sociedade Comercial New Coal Terminal Beira, foi aprovado em decreto pelo governo de Moçambique. Esta concessão comporta investimentos quer públicos quer privados e vai vigorar por 30 anos, avançou a Agência de Informação de Moçambique.
 

MOÇAMBIQUE

Brasileira Vale procura sócio para exploração do Corredor de Nacala

A brasleira Vale está à procura de sócios para a exploração da parte logística que detém em Moçambique, nomeadamente, o Corredor Nacala e a mina de carvão em Moatize, na província de Tete.

FACIM 2014 decorre de 25 a 31 de Agosto em Moçambique

A 50ª edição da FACIM - Feira Internacional de Maputo vai ter lugar de 25 a 31 de agosto e conta com a participação já confirmada de 25 países e territórios. O lema da FACIM 2014 será “50 anos Expondo o Potencial Económico de Moçambique.”

MOÇAMBIQUE

Corredor de Nacala recebe dez novas locomotivas

O corredor de Nacala, em Moçambique, recebeu as primeiras locomotivas de um total de 93 que serão usadas no corredor para a exportação de carvão para diversos países. Estas novas locomotivas têm, aproximadamente, 172 toneladas, 23 metros de comprimento, 4.8 metros de altura e 4.000 cv de potência. Quando começarem a ser operacionalizadas, cada comboio será composto por quatro locomotivas e 120 vagões.

Moçambique quer revitalizar transporte marítimo de cabotagem

O Governo moçambicano, através dos Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), pretende revitalizar o transporte marítimo de cabotagem que está em obsoleto com vista a impulsionar o desenvolvimento socioeconómico equilibrado e sustentável e dequá-lo à dinâmica do mercado internacional.

MOÇAMBIQUE

PRIMEIROS SEIS MESES DO ANO: KaTembe captura 1500 ton de pescado

PELO menos 1507 toneladas de pescado diverso foram capturadas no distrito municipal KaTembe, do outro lado da baía de Maputo, de Janeiro a Junho último. Daquele universo, grande parte – 1285 toneladas – é constituída por camarão, de acordo com dados recentemente apresentados pela administração da KaTembe.

MOÇAMBIQUE

Portus Indico adquire 70% do capital da Navique

O grupo Portus Indico, que detém uma participação maioritária na Empresa de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC, na sigla em inglês), adquiriu 70% das ações da Navique - Empresa Moçambicana de Navegação SARL (Grupo ETE).

MOÇAMBIQUE

Cabotagem volta ao país

DEPOIS de longos anos de uma completa inactividade ditada pela conjuntura interna, finalmente a cabotagem no transporte marítimo voltou a ligar toda a costa moçambicana numa extensão total de aproximadamente 2400 quilómetros. Com efeito, navios carregados de elevadas quantidades de mercadorias diversas de importação e exportação escalam todos os principais portos nacionais, designadamente Maputo, Beira, Quelimane, Nacala e Pemba, facilitando, sobremaneira, a vida dos consumidores.

MOÇAMBIQUE

Porto da Beira liga-se ao Médio Oriente

O ESTABELECIMENTO de novas linhas de navegação no Porto da Beira já permite operações de navios com capacidade entre 30 e 35 mil toneladas com escalas directas para o Médio Oriente, sobretudo, em alguns portos que laboram na base de um serviço flexível com ou sem transbordo.
O facto permite que as oportunidades de navegação a partir do Porto da Beira, numa base semanal, aumentem consideravelmente, reduzindo-se o tempo de trânsito. Anteriormente, as embarcações tinham que sair daquele recinto à República da África do Sul para o transbordo em navios de maior dimensão e seguir para os destinos finais.

MOÇAMBIQUE

130 embarcações pescam atum sem benefícios para o país

Numa altura em que as atenções dos moçambicanos estão voltadas para a transparência dos negócios da Ematum, o ministro das Pescas, Vitor Borges, revelou que o Governo está preocupado em garantir que as embarcações estrangeiras que operam nas águas moçambicanas tragam benefícios para o país. É que há neste momento 130 embarcações a operarem nas águas nacionais, mas que não trazem nenhum benefício para a economia. Não ficam impostos, nem o produto do pescado, tudo vai para fora.

MOÇAMBIQUE

Empresários chineses investem na construção naval

Empresários chineses, associados na empresa pesqueira Yi Nuo Lda, estão a investir na construção naval no distrito de Angoche, na província de Nampula, Moçambique.

MOÇAMBIQUE

Porto de Nacala conta com mais área de armazenamento

O terminal portuário em Nacala-à-Velha, província de Nampula, está a ser construído de raiz e terá uma capacidade de armazenamento de um milhão, quatrocentos e cinquenta mil (1 450 000) toneladas de carvão. Os comboios que vão garantir o escoamento de carvão no eixo Moatize - Nacala-à-Velha terão 1500 metros de extensão, em média, com mais de 120 vagões puxados simultaneamente por quatro locomotivas.

PIRATARIA NA COSTA

Ministro moçambicano manifesta preocupação

O ministro da Defesa de Moçambique, Agostinho Mondlane, declarou em Maputo que a descoberta de recursos energéticos ao largo da costa expõe o país à insegurança marítima, defendendo a melhoria das forças navais para o combate às ameaças.

Vale anuncia este mês fonte do financiamento para projectos

A Vale deve anunciar a fonte do financiamento para projectos em Moçambique no corrente mês. Em declarações ao jornal brasileiro Valor, o presidente da Vale referiu-se ao anúncio efectuado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) de que tinha aprovado um financiamento de 6,2 mil milhões de reais ao grupo a ser aplicado no Complexo de Carajás, no estado do Pará.

MOÇAMBIQUE

Comboio de mercadorias ligou Nacala a Chipata, na Zâmbia

Uma composição ferroviária experimental transportando carga diversa ligou o porto de Nacala, província de Nampula, à cidade de Chipata, na Zâmbia, com passagem pelo vizinho Malawi, informou o presidente do Triângulo de Desenvolvimento Zâmbia, Malawi e Moçambique (ZMM-TD).

MOÇAMBIQUE

Linha do Sena com capacidade por esgotar

A capacidade actual da linha de caminho-de-ferro do Sena, de cerca de 6,5 milhões de toneladas/ano, está longe de ser esgotada, garantiu o director executivo da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – Centro.

MOÇAMBIQUE

Porto da Beira com novo terminal de adubos em breve

As obras de construção de um novo terminal de adubos no porto da Beira, província de Sofala, com capacidade para processar, diariamente, entre seis mil a oito mil toneladas, iniciam-se em breve, informou um director da Cornelder de Moçambique.
Félix Machado, director do departamento de Marketing e Vendas da sociedade gestora do porto da Beira, disse ao jornal Notícias, de Maputo, que o empreitada foi já adjudicada, devendo-se o atraso no início das obras ao estudo de solos ainda em curso, na sequência da entrada em terra da água do mar.

MOÇAMBIQUE

CFM recupera 300 vagões

Trezentos vagões vão ser recuperados na cidade da Beira, província de Sofala, ao abrigo de um projecto que envolve instituições especializadas de Moçambique, Zimbabwe e a China, disse o director para a região Centro da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo terá novo terminal de carga a granel

O porto de Maputo, em Moçambique, será alvo de um investimento de 110 milhões de dólares norte-americanos, que serão aplicados em breve na construção de um novo e moderno terminal de carga a granel. A iniciativa visa aumentar os actuais dois milhões de toneladas para pouco mais de oito milhões de toneladas de carga, com destaque para cereais e outros suprimentos alimentares, segundo o Plano-director do Porto de Maputo 2014/2015.

MOÇAMBIQUE

CFM moderniza a rede e adquire locomotivas

O administrador executivo da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Sancho Quipiço Júnior, anunciou na IV Conferência Anual do Porto de Maputo que a empresa vai investir 840,3 milhões de dólares até 2016 nas três linhas férreas do sul do país e na aquisição de novas locomotivas.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =