Início > Moçambique

MOÇAMBIQUE

Estudo de navegabilidade dos rios Chire e Zambeze finalizado em Agosto

Está prevista para agosto a finalização do estudo sobre a navegabilidade dos rios Chire e Zambeze, segundo adiantou o diretor das relações internacionais no Ministério dos Transportes e Comunicações, Fortunato Albreiro. O estudo surge no seguimento de um pedido do Malawi, país vizinho, que pretende utilizar os dois rios para a importação e exportação das suas mercadorias, com a perspectiva de baixar os custos com transportes em cerca de 60%.

Moçambique recebe empréstimo japonês de 280 milhões destinado ao porto de Nacala

Foi assinado, em Maputo, um acordo entre o Japão e aquele país africano para um empréstimo adicional japonês de 280 milhões de dólares, o qual será aplicado na segunda fase do projecto de ampliação do porto de Nacala. Este empréstimo é a última parcela que o Japão concede para o projecto de desenvolvimento do porto de Nacala, depois de em 2012 ter concedido 30 milhões de dólares e de em 2013 ter emprestado mais 70 milhões de dólares, num total de 380 milhões de dólares.

PORTO DA BEIRA, MOÇAMBIQUE

Acesso ainda problemático mas há boas perspectivas

O PORTO da Beira está com problemas de dragagem devido ao assoreamento do canal de acesso, uma situação que, aliada ao mau estado das vias de acesso ao porto leva a que muitos serviços não sejam prestados com a celeridade desejável. Esta situação agrava-se quando há mau tempo, pois fica-se sem segurança para a navegação, sobretudo nocturna, embora a Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA) esteja no terreno a operar.

MOÇAMBIQUE

Construção da base logística de Pemba começa em breve

A empresa chinesa China Harbour Engineering Corporation (CHEC) inicia dentro de 30 dias a primeira fase da construção da Base Logística de Pemba, no norte de Moçambique, informou o director executivo da empresa ENH Logistics.

MOÇAMBIQUE

CFM procura fundos para expandir rede

A Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique pretende angariar 2,3 mil milhões de dólares para financiar o plano integrado de desenvolvimento da rede ferroviária e de instalações portuárias, afirmou em Maputo o presidente da estatal. À margem da cerimónia de encerramento do XIX Conselho de Directores da CFM, o presidente Victor Gomes indicou que com fundos próprios a empresa iniciou a reparação da linha de Sena, que liga a região carbonífera de Moatize ao porto da Beira, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.

MOÇAMBIQUE

CFM com crescimento médio de 25% no sector ferroviário

A estatal moçambicana Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) obteve nos últimos seis meses uma taxa média de crescimento ferroviário de 25% e portuário de 22%, segundo o seu presidente, Vítor Gomes.
Victor Gomes, que falava na abertura da 19ª reunião do Conselho de Directores da empresa, disse que o resultado operacional foi, em 2014, de 2625 milhões de meticais (75 milhões de dólares), o que representa um crescimento de 41% comparativamente a 2013.

FACIM | Feira Internacional de Maputo

A AICEP propõe-se dinamizar a presença nacional na FACIM – Feira Internacional de Maputo, que se realizará em Marracuene de 31 de agosto a 6 de setembro de 2015, assumindo a organização do Pavilhão de Portugal.

MOÇAMBIQUE

Portos de Norte investe em segurança electrónica

As autoridades que gerem o Porto de Nacala anunciaram para breve a introdução de um sistema electrónico de segurança e controlo. A medida visa reduzir os casos de roubo de mercadorias e de outros bens naquele estabelecimento portuário, localizado na cidade de Nacala, província de Nampula. O responsável de segurança do Portos de Norte, empresa concessionária do Porto de Nacala, não avançou a data do início de montagem do sistema de segurança electrónico, muito menos o dinheiro que será investido no processo.

MOÇAMBIQUE

Escolha de empresa para dragagem do Porto de Maputo em curso

O processo de selecção da empresa que vai proceder à dragagem do canal de acesso ao porto de Maputo para que a profundidade passe dos actuais 11 metros para 14 metros está já em curso, informou a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC). A MPDC, em comunicado assinado pelo director executivo Osório Lucas, informou ainda que a dragagem que vai ser efectuada vai permitir o acesso às instalações portuárias de navios até 80 mil toneladas, tornando o porto de Maputo num dos mais competitivos nos mercados regional e internacional.

MOÇAMBIQUE

Porto de Nacala com record anual de contentores

No ano passado, o porto de Nacala conseguiu o recorde de mais de dois milhões de toneladas de carga manuseada e perto de 100 mil contentores (97 mil), segundo informação avançada pelo administrador-delegado da Portos do Norte, empresa que assumiu a gestão do Porto de Nacala há pouco mais de um ano.

MOÇAMBIQUE

Ferrovia Moatize-Macuse espera por financiamento

As obras de construção da linha de caminho-de-ferro que liga os distritos de Moatize e de Macuse e do porto de Macuse aguardam por financiamento para avançarem, afirmou o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita.
“Actualmente está-se na fase de angariação de financiamentos, dando-se início aos trabalhos de construção quando estiverem reunidas todas as condições”, precisou o ministro.

Moçambique com condições para adoptar modelo chinês das Zonas Económicas Especiais

Moçambique tem condições para adoptar com sucesso o modelo chinês das Zonas Económicas Especiais, que contribuiu para impulsionar a economia chinesa, afirmam os investigadores Fernanda Ilhéu e Hao Zhang. No estudo “O Papel das Zonas Económicas Especiais no Desenvolvimento de Países Africanos e Investimento Directo Estrangeiro Chinês”, os investigadores do Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa lembram que, ao longo de 35 anos, as Zonas Económicas Especiais tiveram “um papel decisivo no desenvolvimento de locais como Shenzhen, Zhuhai, Xiamen, Shantou, Hainan e Xangai, e que os países africanos podem aproveitar esta experiência.

Moçambique encomenda navios para a Marinha a estaleiro francês

O governo moçambicano encomendou três novas embarcações militares HS132 aos estaleiros da francesa Constructions Mecaniques de Normandie (CMM), de acordo com uma informação avançada pelo portal Navy Recognition, informa o jornal O País.

Botswana quer exportar carvão a partir dos portos de Moçambique

O Botsuana pretende iniciar a exportação de carvão a partir de portos de Moçambique e da África do Sul, antecipando a conclusão de uma linha de caminho-de-ferro que liga aquele país à Namíbia, informou recentemente o director executivo da Câmara de Minas do país.

Moçambique atrai quase metade das PME portuguesas

A informação surpreende os próprios portugueses, segundo a Associação Industrial Portuguesa (AIP). Maputo tem vindo a atrair um número crescente de PME portuguesas interessadas em exportar para Moçambique. Entre as exportações que as Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais fazem para África, há uma grande concentração nos mercados da lusofonia e, dentro destes, há um predomínio de Angola, que atrai os produtos de 84% das PME com actividades comerciais nos países africanos, revela o último inquérito da AIP à internacionalização das PME.

MOÇAMBIQUE

Base Logística de Pemba pode avançar

O projecto da Base Logística de Pemba já tem luz verde para avançar, na sequência da licença ambiental atribuída à empresa Portos de Cabo Delgado (PCD) pelo Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA).

MOÇAMBIQUE

Obras na linha do Sena concluídas no 1º trimestre de 2015

Já estão na fase de conclusão as obras de reforço da capacidade da linha de caminho-de-ferro do Sena, que passará dos 6,5 milhões para 20 milhões de toneladas/ano.
A empreitada, orçada em cerca de 163 milhões de euros, está em curso desde Junho de 2013 e deverá ficar concluída no decurso do primeiro trimestre de 2015, abrangendo as obras a extensão total da linha, 575 quilómetros, entre a vila carbonífera de Moatize, província de Tete e o porto da Beira, província de Sofala.

MOÇAMBIQUE

Linha do Sena reaberta ao tráfego depois das chuvas

A linha do Sena, que liga Moatize ao porto da Beira, foi reaberta ao tráfego, após quatro dias de interrupção devido a danos causados pelas chuvas em vários pontos do percurso.

MOÇAMBIQUE

Cidadãos portugueses e sul-africanos foram os mais contratados em 2014

Estatísticas do Ministério do Trabalho (MITRAB) revelam que os cidadãos de nacionalidade portuguesa e sul-africana foram os mais contratados em 2014, pelas várias empresas que operarem nas diversas áreas de actividade em Moçambique. Um comunicado do MITRAB recebido pela redacção da AIM, indica que durante o referido foram contratados para trabalhar em Moçambique 3.709 cidadãos portugueses, de diferentes especialidades.

Novas espécies marinhas foram descobertas no litoral de Moçambique

Uma equipa de investigação pesqueira constituída por especialistas nacionais e estrangeiros, que se encontram a trabalhar na costa moçambicana, anunciou a descoberta de novas espécies marinhas. Jans Otto, responsável desta equipa de investigadores, diz que as novas espécies estão a ser registadas e devidamente catalogadas.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família