Início > Moçambique

Novas espécies marinhas foram descobertas no litoral de Moçambique

Uma equipa de investigação pesqueira constituída por especialistas nacionais e estrangeiros, que se encontram a trabalhar na costa moçambicana, anunciou a descoberta de novas espécies marinhas. Jans Otto, responsável desta equipa de investigadores, diz que as novas espécies estão a ser registadas e devidamente catalogadas.

Moçambique deverá ser uma das economias africanas com maior crescimento até 2019

Moçambique é um dos três países que se destacam pelo seu crescimento em África, continente que vai tornar-se cada vez mais importante em termos económicos nos próximos anos, de acordo com a empresa de consultoria Deloitte.
O PIB de África, afirma um relatório agora divulgado sobre as perspectivas económicas para o continente, deverá expandir-se 50% até 2019, para 3,7 biliões de dólares, impulsionado pelo crescimento da classe média e por um aumento do consumo privado.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo vai chegar aos 19 milhões de toneladas em 2014

O porto de Maputo irá processar 19 milhões de toneladas de carga diversa até ao final do ano, um crescimento anual de 13%, disse Osório Lucas, director executivo da Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo. O director executivo da empresa concessionária do porto assumiu que a carga processada garante já um impacto positivo nos resultados do exercício de 2014, de acordo com o jornal Notícias, de Maputo.

Ferrovia no norte de Moçambique entre em fase de testes

A ferrovia que será utilizada no escoamento de carvão mineral da província central de Tete para o porto em construção em Nacala-à-Velha, província de Nampula, norte de Mocambique, "recebeu" a primeira locomotiva em regime experimental.

Comércio entre Moçambique e China cresce 37.4%

Informação recente, referente aos primeiros oito meses do presente ano, indicam que o comércio bilateral alcançou o montante de 1 424 milhões de dólares, um aumento de 37,42% em relação aos primeiros oito meses de 2013.

MOÇAMBIQUE

Maputo vai acolher sede de organismo da FAO para pescas no Índico

Moçambique e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) assinaram um acordo de transferência, para Maputo, da sede do Secretariado da Comissão de Pescas do Sudoeste do Oceano Índico.
 

MOÇAMBIQUE

Obras de ampliação do Porto de Nacala dentro dos prazos

Lucas Cipriano, representante da empresa Portos do Norte, garantiu que as obras de ampliação e modernização do porto de Nacala, na província de Nampula, decorrem em ritmo acelerado apesar de se terem iniciado com um mês de atraso.
Com um custo estimado em 24 milhões de dólares, as obras estão ainda na sua primeira fase, iniciada em março passado e com conclusão prevista para Junho de 2015, que incide na reconstrução do cais norte, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.

Ásia está a posicionar-se para ser o principal destino do gás moçambicano

Países da Ásia estão, gradualmente, a firmar acordos com as multinacionais que exploram gás em Moçambique no sentido de se tornarem os grandes destinos daquele recurso energético. Segundo a agência Reuters, que cita fontes envolvidas nas negociações, a petrolífera americana Anadarko já firmou pelo menos cinco acordos de fornecimento de gás com empresas de países como China (China National Offshore Oil Corp), índia, Japão, Indonésia (Pertamina), Emirados Árabes Unidos e Tailândia (PTT).

MOÇAMBIQUE

Consórcio indiano ICVL anuncia investimentos na área logística

O consórcio estatal indiano International Coal Ventures Ltd (ICVL) pretende investir 500 milhões de dólares em Moçambique, a fim de montar, dentro dos próximos três anos, uma base logística de apoio à exploração mineira, referiu um quadro superior da companhia.

MOÇAMBIQUE

Carga movimentada no Porto da Beira deve crescer 15%

No final deste ano, a carga movimentada no porto moçambicano da Beira deverá registar um crescimento de 15%, adiantou o administrador-delegado da Cornelder de Moçambique, a sociedade gestora do porto.

China investe US% 1,6 bilhões de dólares em Moçambique

A China investiu um total de 1,6 biliões de dólares até ao fim do ano passado em Moçambique, um montante que poderá aumentar pelo menos cerca de 20 por cento no ano em curso, anunciou o embaixador da daquele país asiático em Moçambique.

MOÇAMBIQUE

Governo investe em Nacala e autoriza construção de hidroelétrica de Chemba

A responsabilidade de assinar o contrato de concessão para a reabilitação e expansão do porto de Nacala, na província de Nampula, foi dada ao ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, pelo Conselho de Ministros, através de um decreto.

MOÇAMBIQUE

EMATUM inicia operação este mês

A EMPRESA Moçambicana de Atum (EMATUM) lança este mês as operações de captura de atum ao largo da costa de Moçambique, marcando, desta forma, o início da pesca comercial deste marisco por empresas moçambicanas. Segundo António Carlos do Rosário, a operação será lançada com o recurso às cinco embarcações de pesca de atum que já chegaram ao país, há sensivelmente um mês, enquanto se espera pela recepção das restantes.

China vai reabilitar porto de pesca da Beira, em Moçambique

Os governos de Moçambique e da China assinaram, em Maputo, um acordo para o financiamento do projeto de reabilitação do Porto de Pesca da Beira, na região centro do país. O acordo foi rubricado pelo ministro das Finanças, Manuel Chang, e pelo embaixador da China em Moçambique, Li Chanhua. O mesmo representa um passo importante para o acordo de crédito concessional que será rubricado entre o governo moçambicano e o Eximbank da China, no valor de 120 milhões de dólares.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo com maior capacidade de processamento de carga

O porto de Maputo vai receber investimentos nos próximos anos para aumentar a capacidade de processamento de carga de 40 milhões para 50 milhões de toneladas até 2020, disse o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC).

China vai reabilitar porto de pesca da Beira, em Moçambique

Os governos de Moçambique e da China assinaram, em Maputo, um acordo para o financiamento do projeto de reabilitação do Porto de Pesca da Beira, na região centro do país. O acordo foi rubricado pelo ministro das Finanças, Manuel Chang, e pelo embaixador da China em Moçambique, Li Chanhua; representa um passo importante para o acordo de crédito concessional que será rubricado entre o governo moçambicano e o Eximbank da China, no valor de 120 milhões de dólares.

MOÇAMBIQUE

Cinco barcos da EMATUM já estão no país

Os primeiros cinco barcos da Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM) chegaram mais cedo do que o previsto, atendendo que a previsão inicial era de Setembro próximo. Apesar de ainda não terem sido apresentados publicamente, o ministro das Pescas, Victor Borges, anunciou que inclusivamente um deles já foi experimentado nas águas moçambicanas.

MOÇAMBIQUE

Iniciadas as obras de construção da Base Logística do Porto de Pemba

A primeira fase da construção da Base Logística do Porto de Pemba, na província de Cabo Delgado, teve início com a cerimónia de lançamento da primeira pedra, informou a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos em comunicado citado pelo jornal Notícias, de Maputo.
Esta obra, que será executada pela “ENH Integrated Logistics Services” (ENHILS), empresa subcontratada pela Portos de Cabo Delgado (PCD), deverá estar concluída até ao segundo semestre de 2016.

MOÇAMBIQUE

Governo concessiona terminal de carvão do porto da Beira

Os termos do contrato de concessão das infraestruturas do terminal portuário de carvão, no porto da Beira, em Moçambique, à Sociedade Comercial New Coal Terminal Beira, foi aprovado em decreto pelo governo de Moçambique. Esta concessão comporta investimentos quer públicos quer privados e vai vigorar por 30 anos, avançou a Agência de Informação de Moçambique.
 

MOÇAMBIQUE

Brasileira Vale procura sócio para exploração do Corredor de Nacala

A brasleira Vale está à procura de sócios para a exploração da parte logística que detém em Moçambique, nomeadamente, o Corredor Nacala e a mina de carvão em Moatize, na província de Tete.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012
em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =