Início > Notícias

BIMCO alerta: ano de 2016 marcará índice elevado de desmantelamento de navios

Tudo aponta para que o ano de 2016, que irrompe por entre um acentuado abrandamento do transporte marítimo, seja pautado por um elevadíssimo índice de desmantelamento de navios - seguindo a BIMCO (Baltic and Maritime Council), serão vendidas cerca de 40 milhões de toneladas para demolição de graneleiros de transporte de sólidos, um número que reforça o contexto de perda de fulgor do segmento e fará de 2016 um ano nada risonho.

Crescimento médio anual dos porta-contentores atinge mínimo recorde desde 1990

O ano de 2016 ficará bastante abaixo da taxa média de crescimento anual de 10,3%, verificada desde 1990, segundo previsões avançadas pela Alphaliner. Em cima desse facto, o ritmo mais lento de entregas de navios e o perspectivado aumento do número de navios porta-contentores destinados à demolição são dois factores que deverão conter o crescimento líquido da frota em 2016 para menos de 1Mteu da capacidade nominal.

Porta-contentores: Frota global inactiva atinge recorde em 2015 e não se preve redução até Abril

De acordo com a analista Alphaliner, a frota mundial de navios porta-contentores que se encontram parados atingiu, no final de Dezembro de 2015, um recorde máximo, perfazendo uma capacidade total de 1,36 milhões de TEUs, o que representa cinco vezes mais quando comparada essa capacidade com aquela verificada no início do ano de 2015 (0,23 milhões de TEU's).

Mundo lusófono precisa de um banco de desenvolvimento

O mundo lusófono necessita, à semelhança do que sucede na comunidade britânica, de um banco de desenvolvimento para que os Estados membros da CPLP possam desenvolver o "grande potencial económico" existente, defende um académico português. Bernardo Teotónio Pereira, professor na Nova School Business of Economics (SBE) da Universidade Nova de Lisboa, falava à agência Lusa na sequência da abertura da terceira edição do mestrado "O Potencial Global do Mundo Lusófono", totalmente lecionado em Português.

Companhias de navegação sobem gastos com porta-contentores em 98%

As companhias de navegação investiram um total de 18,620 milhões de euros em novas encomendas de porta-contentores durante 2015, o que representa um aumento destes gastos de uns exorbitantes 98% em relação ao ano anterior. Foram feitos 255 pedidos de barcos, com uma capacidade total de 2,34 milhões de TEUs. Tal procura representa um aumento de 113% da capacidade da carteira de encomendas, de acordo com a consultora Alphaliner, que alerta para a insustentabilidade da situação.

A realidade aumentada na logística

A combinação do mundo físico com o mundo digital esteve em foco na Universidade Lusófona, em Lisboa, num encontro dedicado à realidade aumentada. Óculos de realidade virtual, projecções holográficas e interactivas, drones, impressoras 3-D estão aí e prometem mudar a logística. A optimização da tecnologia aplicada à vida real é o ponto de partida para o conceito de realidade aumentada e embora ainda não tenha entrado no léxico comum, já é utilizada em várias indústrias, com a automóvel a liderar.

Trocas comerciais entre China e países lusófonos caíram 25% em 2015

China comprou e vendeu menos produtos aos países de língua portuguesa. Quebra total ronda os 25%. Só no ano as trocas comerciais entre os países de língua portuguesa e a China sofreram uma quebra de mais de 31 mil milhões de dólares, isto quando comparado com igual período de 2014.

Empresas de transporte marítimo reduzem velocidade dos navios para cortar custos

Desde a crise de 2008 que as transportadoras têm reduzido a velocidade de navegação para cortar custos e manter em actividade o maior número possível de embarcações.

Guia de Mercado da República da Namíbia

A Embaixada de Portugal na Namíbia divulga o GUIA DE MERCADO DA REPÚBLICA DA NAMÍBIA.

INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JUNHO DE 2016

Obras de expansão do Canal do Panamá estão 95% concluídas

A inauguração do requalificado e melhorado Canal do Panamá voltou a conhecer novos adiamentos: o mês de Abril de 2016, último limite temporal apontado para a finalização total das obras de expansão da infra-estrutura, foi agora substituído por Junho de 2016, naquele que é já o terceiro adiamento. Actualmente, segundo dados da Autoridade do Canal do Panamá, as obras estarão 95% concluídas.

Relações económicas entre China e CPLP arrefecem em 2015

Depois de anos de cres­cimento ininterrupto e de um novo ano recorde comercial em 2014, as relações entre a China e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) enfrentaram desafios em 2015, mas as dificuldades também fizeram aumentar a interligação entre todos esses países.

Oversee lança novo sistema NAVTEX para promulgação de avisos à navegação

O novo módulo foi desenvolvido pela CRITICAL Software em colaboração com as autoridades marítimas, no sentido de melhorar a forma como os serviços são geridos e coordenados em todas as estações de transmissão.

Mundo Português - CADERNO EXPORTAÇÃO 2

Fique a conhecer o segundo Caderno sobre Exportação publicado pelo Mundo Português.

Concorrência em causa: cresce preocupação com alianças no segmento do transporte marítimo de contentores

Os carregadores holandeses têm vincado a sua preocupação com as várias alianças estratégicas no contexto da indústria do transporte de contentores, afirmando que, como consequência dessa prática (cada vez mais generalizada) a concorrência é afectada negativamente, reduzindo as opções que as companhias possuem quando enviam as suas cargas nas rotas ultramarinas.

Taxa média de carga de contentores atinge mínimos históricos, segundo a Alphaliner

Segundo informações avançadas pela analista de mercado Alphaliner, as taxas médias de carga de contentores caíram para os seus níveis mais baixos da História, com perspectivas de uma queda ainda mais acentuada com o mercado a entrar agora na difícil temporada de Inverno, tradicionalmente lenta em termos de negócio, de acordo com a analista de mercado Alphaliner .

APP presente no Congresso CIDESPORT II no Brasil

Vitor Caldeirinha foi orador convidado de honra no segundo Congresso Internacional de Desempenho Portuário, realizado de 2 a 4 de Dezembro em Santa Catarina, Brasil, tendo proferido duas intervenções como presidente da APP e APSS, uma sobre a Janela Única Logística portuguesa e outra sobre as dimensões do desempenho portuário.

Novo acesso ao Canal do Suez facilitará acesso ao porto e diminuirá tempo de espera de navios

A construção da ligação entre Port Said e o canal do Suez (um canal com 9,5 quilómetros de comprimento, fundos de 17 metros e 250 metros de largura), que facilitará o acesso dos navios ao porto e também à via navegável, foi planeada para diminuir de forma significativa os tempos de espera dos navios na ligação ao canal do Suez ou ao East Port Said.

Portos crescem nos países em desenvolvimento

Apesar do crescimento dos portos e do transporte marítimo, o preço do petróleo, as tecnologias amigas do ambiente e a evolução dos países em desenvolvimento geram incerteza, refere o "Review of Maritime Transport 2015".

Empresários querem que UA abra negociações sobre zona de livre comércio em África

O sector privado em África exortou a União Africana (UA) a lançar oficialmente negociações para a criação da Zona Continental de Comércio Livre (ZCL), que deve baixar os obstáculos ao comércio. Depois de acolher altos responsáveis de diversos organismos comerciais em África, a Câmara de Comércio Pan-africano defendeu a necessidade da rápida abertura de uma plataforma oficial de consultas.

Primeiro parque eólico no mar português arranca em 2017

A primeira central eólica "offshore" em Portugal arranca em 2017. Depois de o projecto-piloto, iniciado em 2011, ter "provado que funciona", a segunda fase do Windfloat deverá estar concluída daqui a dois anos. "Se tudo correr bem, este se­gundo projecto de 25 megawatts, no qual estamos a trabalhar com apoio comunitário, entra em explo­ração em 2017", disse ao Negócios o CEO da EDP Renováveis, esta sexta-feira.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)