Início > Notícias

Porto de Londres vai ter descontos para navios amigos do ambiente

As questões ambientais são de crescente preocupação no sector marítimo-portuário, em particular nos portos do Norte da Europa onde se começam a ver recompensas aos navios menos poluentes. E agora é a vez da Autoridade do Porto de Londres que está prestes a introduzir descontos nas tarifas portuárias a navios amigos do ambiente.
Os descontos que o Porto de Londres prepara terão como destino navios de grau 30 ou acima na escala do ESI - Environmental Shipping Index, desenvolvido pelo WPCI - World Ports Climate Initiative, que classifica os navios tendo como referências as emissões de óxido de nitrogénio, óxido de enxofre, dióxido de carbono, etc.

Porto de Roterdão testa drones aquáticos

A Autoridade do Porto de Roterdão está a testar quatro drones aquáticos no processo de remoção de resíduos. Segundo Allard Castelein, CEO daquela autoridade, “suportamos a investigação em conjunto com universidades, como o Port Innovation Lab, com a Delft University of Technology e, claro, a nossa Erasmus University em Roterdão”. Os drones aquáticos disponíveis no porto são o resultado da contínua aposta do porto no Innovation Eco System, a par do AquasmartXL.

Ministros da China e dos países lusófonos reúnem-se em Macau a 11 e 12 de Outubro

A conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa vai realizar-se nos dias 11 e 12 de Outubro, anuncia o governo de Macau.
A conferência ministerial do chamado Fórum Macau vai ter por base a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", estando o foco apontado ao desenvolvimento, "de modo a promover as relações económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa", refere um comunicado oficial.

Canal do Panamá perde navios e receitas na primeira metade do ano

Num primeiro semestre marcado pela inauguração do alargamento, o Canal do Panamá registou números inferiores aos do mesmo período de 2015. Assim, nos primeiros seis meses as receitas do canal alcançaram os 935,3 milhões de dólares (825 milhões de euros), valor que representa uma quebra de 4,5% face aos 979,9 milhões de dólares (864,7 milhões de euros) do mesmo período de 2015.

Portugal quer reforçar presença portuguesa na América Central

A embaixada de Portugal no Panamá, que abriu em outubro de 2015, quer reforçar a presença portuguesa na América Central e incentivar oportunidades de negócios, disse à Lusa o embaixador português Pedro Pessoa e Costa. O representante de Portugal disse que a abertura da embaixada foi um "importante passo nas relações bilaterais diplomáticas, políticas, culturais e económicas" entre os dois países.

Chongqing, o vibrante centro de exportações situado a 1400 quilómetros da costa

A China em transformação: O município de 30 milhões de habitantes quer aproveitar a sua localização estratégica e as suas políticas inovadoras para tornar-se o centro comercial que liga a Ásia Central ao oceano Atlântico.

A CONVITE DA MINISTRA DO MAR

Ministro do Equipamento, Transportes e Logística do Governo de Marrocos visita Portugal

O Ministro do Equipamento, Transportes e Logística do Governo de Marrocos visita Portugal durante dois dias (1 e 2 de Setembro), a convite da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Aziz Rabbah cumpre, no nosso país, um vasto programa de visitas e reuniões.
Recorde-se que Marrocos acolhe, em finais de Novembro, o próximo Encontro Intercalar da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (a 28 e 29, em Casablanca).
 

Hanjin: Há 540 mil contentores retidos no mar

A iminente falência da Hanjin tem tido efeitos imediatos e drásticos na indústria, sendo que os contentores e os navios do próprio armador sul-coreano são aqueles que enfrentam situações mais críticas. Estima-se que existam 540 mil contentores retidos no mar, que não têm portos disponíveis para desembarcar.

PANAMÁ

Canal tem perigos escondidos

Segundo uma investigação do The New York Times, os capitães dos rebocadores dizem que não podem escoltar com segurança os navios maiores porque os bloqueios são pequenos com pouca margem para erro, especialmente em condições de vento e correntes complicadas. Outro perigo de segurança reside na resistência da obra. Durante os testes de água no canal, foram reveladas fotografias e vídeos que mostraram a água a jorrar de uma comporta num dos bloqueios do Pacífico - e que ficam próximos das falhas de terramotos.

Infografia da Xeneta mostra o estado actual do transporte marítimo de carga a nível global

Numa infografia bem conseguida e útil aos profissionais do sector, a Xeneta analisa o estado actual do transporte marítimo de bens à escala global, mostrando toda a instabilidade conhecida no mercado e procurando resumir a situação actual. Oferecendo um serviço de informação sobre taxas de frete no mercado internacional, a Xeneta acaba por facultar ferramentas muito úteis para as médias e grandes empresas que têm de negociar com os operadores.

Desde a inauguração da sua expansão, Canal do Panamá recebeu 69 Neopanamax

O renovado Canal do Panamá já foi percorrido por 69 navios Neopanamax desde a inauguração, a 26 de Junho. O crescimento da procura é, de acordo com as palavras de Jorge L. Quijano (CEO e administrador do Canal do Panamá), "mais uma evidência da continuada confiança da indústria marítima" no alargado canal e "no impacto que este terá no futuro comércio marítimo mundial".

Oportunidades de negócio junto da NATO | Sector Naval e Marítimo

Em aditamento a comunicações anteriores referentes à Invitation for Bidding - IFB -CO-13859-TRITON, a NCI Agency disponibiliza a alteração 1, com o objetivo de disponibilizar a todos os potenciais fornecedores as respostas às questões recebidas referentes a esta Invitation for Bidding.
O prazo para apresentação de propostas foi prorrogado até ao dia 2 de setembro de 2016

Economias lusófonas valem perto de três biliões de dólares

As nove economias dos países da CPLP valem quase três biliões de dólares (2,7 biliões de euros), mas a evolução mostra uma comunidade a três velocidades, com Brasil e Guiné Equatorial em recessão, e com Moçambique em forte abrandamento.
De acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional para este ano e para 2017, feitas no princípio de Maio, o Brasil e a Guiné Equatorial são os únicos dois países em recessão, seguindo-se depois um grupo de três países cuja expansão económica deverá ficar abaixo dos 3% este ano - Angola, Cabo Verde e Portugal.

EISAP defende guardas armados a bordo dos navios

A recém-criada European International Shipowners’s Association of Portugal (EISAP) vai defender junto do Governo português a necessidade de manter guardas armados a bordo dos navios em certas zonas do globo (as rotas de risco), apurou o Jornal da Economia do Mar junto do presidente da associação, o armador alemão Robert Lorenz-Meyer.

TRANSPORTE MARÍTIMO DE CONTENTORES

Impacto do Brexit não será imediato, mas vai acontecer

O impacto do referendo à permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) não se fará sentir de imediato no transporte marítimo de contentores , embora existam riscos de crise a partir de 2017, em linha com os riscos de recessão provocados pela incerteza económica e política no curto prazo, segundo uma análise da consultora Maritime Strategies International (MSI) citada pelo World Maritime News.

MAIOR PONTE SOBRE O MAR NO MUNDO

Nova ligação marítima em Macau

Macau terá uma nova ligação marítima entre Hong Kong e Zhuhai, diminuindo, assim, o percurso entre estas cidades. O projecto faz parte da nova rede de estradas planeadas na China, ligando as costas oeste e leste do Rio das Pérolas.
A nova ponte terá 55 quilómetros de comprimento, incluindo 6,7 quilómetros de um túnel subaquático e 23 quilómetros de ponte sobre o mar, o que a torna a maior ponte sobre o mar no mundo.
 

ÁFRICA

Moeda única prevista para 2020

A Comunidade Económica dos Estados da África de Oeste (CEDEAO) prevê para 2020 o lançamento da moeda única para os 15 países membros. O anúncio consta de um relatório do Conselho de Convergência da CEDEAO a que a ANG teve acesso. Segundo o comunicado, o referido projecto foi aprovado aquando da 24ª reunião do Conselho de Ministros e governantes do que será a Zona Monetária Oeste-Africana (ZMAO) e a união monetária da CEDEAO.

Navio chinês inaugura ampliação do Canal do Panamá

A ampliação do Canal do Panamá, inaugurada domingo com a passagem de um navio chinês de grande calado, representa uma oportunidade para o impulso das exportações dos países da América, afirma o administrador da infraestrutura, Jorge Quijano.
"Esta rota de trânsito é a ponta do iceberg de um plano ambicioso destinado a converter o Panamá no centro logístico das Américas, e representa uma oportunidade significativa para os países da região melhorarem as suas infraestruturas, fazerem crescer as suas exportações e estimularem o crescimento económico em parceria connosco",

Cinco navios de GNL por semana vão cruzar o Canal do Panamá

20 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) por ano, é quanto o Panamá estima que seja transportado no seu canal, após a abertura da nova passagem aquaviária mais larga, com abertura prevista ainda para este mês. Este número quase que equivale a um navio-tanque de gás, por dia, segundo cálculos da Bloomberg.

A Europa precisa de crescer para o Atlântico

Apesar do séc. XXI ser considerado o século do Pacífico, o presidente da IPDAL (Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina) acredita que o Atlântico pode ser um grande oceano do comércio e que Portugal pode desempenhar um papel central na triangulação América Latina-Europa-África.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)