Início > Notícias

Investimento chinês em portos externos cresce exponencialmente

 De acordo com os dados publicados num estudo levado a cabo pelo banco britânico de investimento Grisons Peak, as entidades empresariais chinesas equacionam reforçar fortemente o investimento fora do território nacional, mais concretamente em nove portos estrangeiros.

Mais: segundo avançou recentemente o jornal Financial Times, os valores ligados aos projectos portuários no exterior elegíveis para investimento duplicaram desde o ano passado, facto que poderá conduzir a uma rápida expansão do poder económico chinês em termos marítimos – reforçando os projectos em redor da ‘Nova Rota da Seda Marítima’, que faz parte da iniciativa Belt and Road (OBOR).

Arrancou construção do primeiro terminal panamiano para navios Pós-Panamax

A China Communications Construction Company (CCCC), começou a construir o porto de contentores de Panamá Colon, situado na Ilha Margarita, próximo da entrada do Canal do Panamá, refere o World Maritime News. O valor estimado da obra é de cerca de 980 milhões de euros.

Aliança para o transporte marítimo não tripulado lançada na China

Na China, um grupo de entidades industriais, sob a chefia da HNA Technology Logistics Group e da China Classification Society (CSS), lançou uma aliança para o desenvolvimento de navios de carga não tripulados, referiu o World Maritime News. Segundo o jornal, o primeiro navio deste tipo deverá ser entregue em 2021 e constituir o modelo para o futuro transporte marítimo de carga.

Com o apoio de peritos da ABS, DNV GL, Chinese ship and Marine Engineering Design Institute, Shanghai Marine Diesel Engine Research Institute, entre outros, a aliança deverá vir a ter forte influência na indústria.

612 POR ANO

Perda de contentores no mar diminui

O World Shipping Council (WSC) anunciou recentemente que o número médio de contentores perdidos no mar diminuiu a nível internacional. De acordo com a o blog "Mar e Marinheiros", o estudo realizado pelo WSC refere que o número, em média, de contentores perdidos nos últimos três anos foi de 612 por ano. Este valor representa uma redução de cerca de 16% tendo em conta que a média de contentores perdidos no anterior período de três anos foi de 733/ ano.

Fitch fala em abrandamento no crescimento portuário e vê proteccionismo como ameaça

A agência de notação financeira Fitch antevê um crescimento no tráfego portuário global bem abaixo dos níveis históricos dos últimos anos, sobretudo devido a mudanças estruturais na indústria do transporte marítimo e no comércio global. Por outro lado, mostra-se ‘preocupada’ com um possível reforço de medidas proteccionistas que podem mesmo inverter por completo a tendência de crescimento no sector.

Pirataria no Golfo da Guiné preocupa armadores europeus

Os números da pirataria, especialmente os alusivos ao Golfo da Guiné, divulgados pelo IMB preocupam a ECSA, que continua a defender uma série de medidas a tomar pelos Estados costeiros.

MOÇAMBIQUE

Banco Africano de Desenvolvimento disponibiliza um milhão de dólares para o Corredor de Nacala

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou a atribuição de um milhão de euros para o Corredor de Nacala, em Moçambique, através do Fundo de Assistência ao Sector Privado Africano. O apoio será prestado ao longo dos próximos três anos, financiando o projecto de Assistência Técnica de Ligações Empresariais do Corredor de Nacala, que visa a promoção de formação e acompanhamento nas áreas de gestão de negócios e capacidade institucional.

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa subiu 40,41% até abril

Dados dos Serviços de Alfândega da China, publicados no portal do Fórum Macau, indicam que a China comprou aos países de língua portuguesa bens avaliados em 24,41 mil milhões de dólares (21,38 mil milhões de euros) -- mais 50,93% -- e vendeu produtos no valor de 9,75 mil milhões de dólares (8,54 mil milhões de euros) -- mais 19,56%.

O Brasil manteve-se como o principal parceiro económico da China, com o volume das trocas comerciais bilaterais a cifrar-se em 24,31 mil milhões de dólares (21,30 mil milhões de euros) entre janeiro e abril, um valor que traduz um aumento anual homólogo de 40,50%.

Projectos portuários africanos com futuro incerto

Vários projectos portuários da África Ocidental enfrentam um futuro incerto face à mudança de natureza e localização dos hubs de transhipment que servem o mercado dos portos daquela região, refere o World Matitime News, com base em dados da consultora Drewry. A longo prazo, projectos de novos grandes portos “farão sentido, mas é improvável que todas as propostas tenham êxito”, considera a Drewry, citada pelo jornal.

Vários exemplos dessa incerteza são referidos, designadamente por terem sido afectados pelo declínio no tráfego de contentores na Nigéria ao longo dos últimos dois anos. O jornal refere que a actividade regional global sofreu um forte impacto negativo, em particular nas economias dependentes do petróleo, como Angola e Nigéria, que registaram quedas de 50% e 30%, respectivamente, desde 2014.

«Novo» Canal do Panamá assinala primeiro aniversário «excedendo todas as expectativas»

A cerimónia de inauguração do ‘novo’ Canal do Panamá, pós alargamento, aconteceu no dia 26 de Junho de 2016. E os responsáveis da infraestrutura falam em expectativas superadas! Em declarações ao portal Seatrade Maritime News, o administrador da Autoridade do Canal do Panamá, Jorge Quijano, admitiu que este primeiro ano de operações «excedeu em 25% todas as nossas expectativas».

Conheça o novo sistema de manuseamento de contentores em bloco!

A Blok-Container Systems (BCS) criou um novo sistema que permite levantar e manusear entre quatro a seis contentores vazios em bloco, ao qual juntou agora um BLOK-Trailer. Os novos trailers já estão em construção e deverão chegar ao mercado até final do ano.

Governo japonês atento a navegação marítima autónoma

O Governo japonês escolheu um consórcio chefiado pela Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e pela Mitsui Engineering & Shipbuilding para desenvolver um conceito para um sistema de transporte marítimo autónomo, ou seja, não tripulado. A decisão consta de um Programa para a Promoção da Tecnologia e Investigação nos Transportes para 2017 do Ministério do Território, Infra-estruturas, Transporte e Turismo do Japão.

Porto chinês de Qingdao tem o primeiro terminal totalmente automatizado da Ásia

O porto chinês de Qingdao, o sétimo maior do mundo no que à movimentação de contentores diz respeito, é o primeiro porto asiático a contar com um terminal totalmente automatizado.
O novo terminal automatizado (New Qianwan Automatic Container Terminal) começou recentemente a operar e os locais já lhe chamam ‘porto fantasma’, dado ser possível ver toda uma movimentação de contentores sem qualquer presença humana.

Armadores não estão a exigir navios autónomos mas sim soluções para os problemas de hoje | ABS

O tema dos navios autónomos e semi-autónomos está cada vez mais na ordem do dia mas a sociedade classificadora de navios ABS esclarece que os armadores ainda não estão a exigir essa solução, mas sim soluções com o foco no desenvolvimento de tecnologias para a frota de navios já existente.

Conheça o PERFECt, o porta-contentores de 20.000 TEU a GNL

Um Ultra Large Container Vessel (ULCV) de 20.000 TEU movido a GNL – é este o objectivo do projecto PERFECt, que está a ser desenvolvido por um conjunto de parceiros de referência nas suas áreas de actividade – entre os quais empresas como a CMA CGM ou a ABB.

Volvo torna-se o primeiro fabricante automóvel a exportar veículos novos da China para a Europa por ferrovia

Com o primeiro comboio a chegar a Zeebrugge, na Bélgica, contendo veículos novos Volvo, a fabricante sueca torna-se o primeiro fabricante automóvel a utilizar a via ferroviária para transportar os seus modelos novos da China para a Europa, utilizando a tão propalada Nova Rota da Seda.

Fundo chinês para investimentos lusófonos aprecia mais de 20 projectos, incluindo Portugal

O fundo chinês de mil milhões de dólares destinado a investimentos de e para o universo lusófono, cuja sede foi hoje oficialmente transferida para Macau, continua a analisar mais de 20 projectos, incluindo de Portugal e Timor-Leste.

Menos contentores entre a Ásia e o sul de África

O volume de contentores transportado entre a Ásia e a zona sul de África diminuiu 13% no primeiro trimestre deste ano, apesar das expectativas de crescimento comercial nas rotas marítimas do sul, refere o World Maritime News, citando a consultora Drewry.

Ferrovia no tráfego Ásia-Europa assiste a verdadeiro «boom» e deverá triplicar até 2020

Os serviços ferroviários entre a China e a Europe parecem estar a viver um dos seus melhores momentos. A procura não pára de crescer e as previsões mais recentes apontam para que o número de comboios triplique até 2020!

Na mais recente conferência ‘Belt and Road’, foi lançado esse número que se apresenta então como um objectivo da China: passar dos 1.800 comboios que se fizeram para a Europa em 2016 para os 5.000 em 2020.

Sede do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa em Macau inaugurada a 1 de Junho

A cerimónia de inauguração da sede do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa em Macau decorre esta quinta-feira, dia 1 de Junho, anunciou o secretário para a Economia e Finanças da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

O secretário Leong Vai Tac, que falava à margem de uma ocasião pública, disse que a inauguração da sede do Fundo ocorre em simultâneo com a realização em Macau VIII Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família