Início > Notícias

Rota marítima substitui rota terrestre entre a Índia e o Bangladesh

Concretizando um acordo entre a Índia e o Bangladesh para o transporte costeiro de mercadoria, um navio com carga ro-ro partiu de Chennai, na Índia, para Mongla, no Bangladesh, com 185 veículos a bordo, poupando tempo e combustível.

Transporte marítimo em vias de alterações radicais

A imposição internacional de utilizar combustível com um teor de enxofre não superior a 0,5% nos navios a partir de 2020 terá um efeito radical no transporte marítimo, admite Susana Broco, da Galp.

Importações chinesas de crude requerem mais 45 VLCCs

A China aumentou a sua procura de crude importado por via marítima em 13% nos primeiros nove meses deste ano, face ao período homólogo de 2016, refere o World Maritime News. Esta informação foi bem recebida pelo sector do transporte marítimo, dado que este aumento requer mais navios para deslocar o crude até à China.

Feiras comerciais em Macau promovem oportunidades de negócio no âmbito da iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota»

A primeira edição da Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX) representa mais uma plataforma para a exibição e promoção de produtos e serviços daqueles países, disse o Secretário para a Economia e Finanças, Leong Vai Tac.

Contentores devem lucrar mais de 5 mil milhões de euros em 2017

De acordo com a Drewry, o transporte marítimo de contentores deve acabar o ano com lucro e maior percentagem de carga movimentada face ao ano anterior. Um resultado que surpreende, face às perspectivas pouco optimistas induzidas pelos cenários de política internacional do princípio do ano.

A NOVA ROTA DA SEDA:

A Convergência da Terra e do Mar na (Re)emergência da China

 A Nova Rota da Seda chinesa assenta, entre outros aspetos, num reforço das relações económicas com a Ásia Central e a Europa. Tem em si subjacente a ideia da criação de um espaço económico suscetível de abranger um vasto mercado de aproximadamente 4,4 mil milhões
de pessoas, ou 63 por cento da população mundial, com potencial para se tornar o mais longo e promissor corredor económico do mundo.

A NOVA ROTA DA SEDA MARÍTIMA DO SÉCULO XXI

Os Países de Língua Portuguesa na Cadeia de Valor Global da China

 No Fórum de Davos de 2017, o Presidente Xi Jinping pela primeira vez desafiou aos EUA a liderança do processo de globalização, afirmando:
“Se os EUA adoptam uma via mais mercantilista, os Asiáticos e Europeus em geral terão de se combinar para preservar o comércio livre” …

Rolls-Royce junta-se à Google na promoção da segurança marítima

As duas empresas firmaram um acordo para que a Rolls-Royce, pioneira na investigação e desenvolvimento da tecnologia marítima, possa usar a Máquina de Aprendizagem da Google Cloud.

A 27 DE NOVEMBRO

5ª Cimeira UA / UE: Fórum Empresarial

No âmbito da 5ª Cimeira UA-UE, que terá lugar em Abidjan em final de novembro, será organizado, como nas anteriores edições, um Fórum Empresarial de Alto Nível UE-UA (6ª edição), que se realizará na capital marfinense, no dia 27 de novembro.

Brexit: uma ameaça para os navios, os portos, o ambiente e os negócios

Com o passar do tempo, o Brexit pode tornar-se um problema maior para o transporte marítimo porque ainda não foram tomadas as devidas precauções para um cenário de não acordo entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), o que preocupa as companhias de navegação.

Primeiros nove meses do ano com menos pirataria marítima do que em 2016

O número de casos de pirataria marítima entre Janeiro e Setembro (inclusive) diminuiu face ao período homólogo do ano anterior, segundo um relatório da IMB, mas determinadas zonas permanecem inseguras, como o Golfo da Guiné.

Autoridades do Panamá introduzem Janela Única Marítima

Os navios que cheguem ao Panamá têm já à sua disposição um sistema electrónico de troca de informações e simplificação burocrática que visa facilitar procedimentos, reduzir custos e aumentar a produtividade no sector marítimo.

A Autoridade Marítima do Panamá (AMP) e a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) lançaram a Ventanilla Única Maritima de la Republica de Panama (VUMPA), uma janela única marítima, para simplificar o tráfego marítimo de e para o país.

Comércio entre a China e os países lusófonos sobe 30,2% até agosto

As trocas comerciais entre a China e os países lusófonos subiram 30,2% até agosto, em termos anuais homólogos, atingindo 78,41 mil milhões de dólares (66,62 mil milhões de euros), indicam dados oficiais.

Dados dos Serviços de Alfândega da China, publicados no portal do Fórum Macau, indicam que a China comprou aos países de língua portuguesa bens avaliados em 55,10 mil milhões de dólares (46,81 mil milhões de euros), mais 32,2%, e vendeu produtos no valor de 23,31 mil milhões de dólares (19,80 mil milhões de euros), mais 25,6% em termos anuais homólogos.

Conheça o navio que é uma das criações mais ousadas da engenharia

Trata-se do MV Blue Marlin, um navio cargueiro (“heavy-lift”), semisubmersível e capaz de levantar outro navio da água para transportá-lo. Basicamente, funciona pela inundação do deck que é posicionado abaixo do objeto que será transportado.

Transinsular reforça «África Expresso»

Ao reforçar o serviço, com mais navios e equipamentos, a empresa desenvolve a que considera ser a solução mais competitiva para transporte de mercadorias entre Portugal e Cabo Verde.

DE 6 A 9 DE NOVEMBRO DE 2017

XXVI Congresso Latino-Americano de Portos AAPA

Organizado pela Delegação Latino-americana da AAPA em aliança estratégica com a Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP), a nova edição do Congresso Latino-americano de Portos terá lugar no Centro de Convenções do Hotel Conrad de Punta del Este, de 6 a 9 de novembro de 2017.

Venda de porta-contentores usados com novo recorde

Segundo a Clarksons Research, entre Janeiro e Agosto deste ano, inclusive, a venda em segunda mão destes navios correspondeu a 750 mil TEU, superando recordes anteriores.

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresce quase 32%

 Portugal surge na terceira posição atrás do Brasil e Angola, com trocas comerciais no valor de 2,65 mil milhões de euros, em que a balança é favorável a Pequim.

Dados dos Serviços de Alfândega da China, publicados no portal do Fórum Macau, indicam que a China comprou aos países de língua portuguesa bens avaliados em 47,79 mil milhões de dólares (40,07 mil milhões de euros), mais 33,74%, e vendeu produtos no valor de 19,82 mil milhões de dólares (16,61 mil milhões de euros), mais 25,74%.

PwC LEME Circum-navegação: CPLP no Mundo

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem um enorme potencial em termos de desenvolvimento económico através do mar, sendo que no documento "PwC LEME Circum-navegação: CPLP no Mundo" se apresenta um sumário de aspectos relevantes da economia do mar da CPLP no Mundo.

A PwC Portugal tem vindo a analisar o uso dos mares e dos oceanos desde há dez anos, no contexto do projecto internacional LEME. Trata-se de um barómetro único da saúde das várias indústrias que dependem dos oceanos, e que capta as novas e emergentes tendências que os afetam. Neste relatório, analisam-se, em particular, os desafios e as vantagens de adoptar uma abordagem integrada dos oceanos: as questões que surgem, os aspectos práticos que precisam ser tidos em consideração, e a dimensão da recompensa em caso de sucesso. Faz-se também um apanhado do estado actual das indústrias marítimas e das nações marítimas.

ARGÉLIA

SIPA 2017 | Salão Internacional da Pesca e da Aquicultura

Realiza-se, de 9 a 12 de novembro de 2017, a 7ª edição do Salão Internacional da Pesca e Aquicultura (SIPA 2017), no Centro de Convenções da cidade de Oran. Este certame possibilitará o contacto com os principais operadores locais e estrangeiros, oriundos de um setor que as autoridades argelinas pretendem desenvolver, atendendo à sua política de diversificação económica.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família