Início > Notícias

JAIME ESTEVES:

CPLP precisa de aumentar grau de integração económica

A Comunidade de Países da Língua Portuguesa precisa de aumentar o grau de integração económica porque se não o fizer as regiões onde estão inseridas vão ser cada vez mais protecionistas na circulação de bens, considera o fiscalista Jaime Esteves.

Expansão do Canal do Panamá reduz custo do transporte de grãos

Após a conclusão da expansão do Canal do Panamá, o custo do transporte de grãos do cinturão do milho dos EUA para a Ásia deverá cair cerca de 12%, aumentando, assim, a competitividade dos custos dos EUA como exportador de grãos para a Ásia, prevê o Rabobank.

Gás de Moçambique e petróleo do Brasil podem dar maior importância internacional à CPLP

O gás de Moçambique e o petróleo do Brasil vão mudar a percepção que o mundo tem da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na opinião de Manuel Ferreira de Oliveira, presidente da portuguesa Galp Energia, empresa que opera também em Moçambique e Brasil.

As muitas utilizações das linhas de pesca como… músculos

Torcer e enrolar até fazer espirais, foi esta a técnica utilizada por Carter Haines, da Universidade do Texas, e colegas, para produzir músculos a partir das comuns (e baratas) linhas de pesca. As propriedades de contracção deste material — polietileno, um polímero feito à base de petróleo, que é transparente — são descritas num artigo da revista Science. Com estas linhas de pesca é possível imaginar robôs com músculos mais fortes do que os humanos. No laboratório, os cientistas já demonstraram aplicações mais simples, como janelas que se abrem e fecham consoante a temperatura.

Obras no Canal do Panamá já foram retomadas

O consórcio encarregado das obras de alargamento do canal do Panamá retomou os trabalhos depois de chegar a um acordo com as autoridades panamianas para injetar fundos no projeto, anunciou o administrador da via interoceânica, Jorge Quijano. As obras do consórcio estavam suspensas há duas semanas devido a um diferendo financeiro.

Comércio entre a China e países lusófonos cresceu 2,31% em 2013

As trocas comerciais entre a China e os países lusófonos aumentaram 2,31% em 2013 para 131,4 mil milhões de dólares (95,7 mil milhões de euros), indicam dados oficiais agora divulgados.

Impasse no Canal do Panamá põe em dúvida planos de portos e exportadores

As empresas de navegação estão encomendando navios cada vez mais monumentais e os maiores portos do mundo estão aprofundando seus calados, tudo por causa de um projeto ambicioso e multibilionário para ampliar o Canal do Panamá - uma empreitada liderada por um consórcio europeu que foi paralisada por causa de uma disputa sobre custos.

Obras no Canal do Panamá sofrem novo impasse

A situação em torno da ampliação do canal de Panamá voltou a sofrer mais um impasse, quando a parte panamenha descartou a mediação da Comissão Europeia (CE) na véspera de uma reunião com a seguradora. O conflito surge porque o Grupo Unidos pelo Canal (GUPC), adjudicatário da obra e liderado pela espanhola Sacyr e pela italiana Salini Impregilo, reclama mais de 1.600 milhões de dólares que atribui a "imprevistos" que o deixaram sem liquidez, mas que a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) não reconhece.

Pirataria marítima global reduzida quase a metade

A pirataria no mar atingiu o seu nível mais baixo em seis anos, com 264 incidentes registados, e a principal causa desta redução em todo o mundo (cerca de 40%) é a diminuição dos incidentes na Somália, costa da África Oriental. Assim o afirma o diretor do International Maritime Bureau (IMB) da Câmara de Comércio Mundial, Pottengal Mukundan, a entidade produtora do relatório anual.

Construção do canal da Nicarágua começa em Dezembro

O Governo da Nicarágua e a firma chinesa HKND Group, concessionária do projeto do novo canal interoceânico na América Central, anunciaram que as obras de construção terão início em dezembro deste ano. "As obras começarão, segundo o planeado, em dezembro de 2014", informou o Governo centro-americano numa nota de imprensa assinada pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e o proprietário da firma, Wang Jing, de origem chinesa.

OMC apoia criação de mercado único dos Países de Língua Portuguesa

Organização Mundial do Comércio (OMC), pela voz do seu diretor-geral Roberto Azevêdo, considerou que a ideia defendida pelos empresários de língua portuguesa sobre a criação de um mercado único de livre circulação de bens e pessoas “seria útil e saudável”.

Infraestruturas e serviços estimulam negócios em África

Ao longo dos próximos 40 anos, a população africana vai duplicar para cerca de 2 bilhões de pessoas diante de uma urbanização acelerada, que demandará a construção de infraestrutura urbana. Esse movimento coincide com uma série de investimentos de grandes empresas na exploração de recursos naturais, como metais e petróleo.

Custos de transporte encarecem mercadorias em 75%

"Os transportes multimodais - em que as estradas, os caminhos-de-ferro, as ligações aéreas e marítimas se integram em harmonia - podem contribuir significativamente para o crescimento e a produtividade se as modalidades estiverem bem integradas, mas esse não é o caso, infelizmente, de África, onde a integração não é a regra. Os custos de transporte aumentam os preços dos bens africanos nuns gritantes 75%", refere o relatório da Africa Infrastructure Country Diagnostics, disponível no site do Banco para o Desenvolvimento Africano.

Pirataria no Índico causa prejuízos anuais superiores a US$ 1,2 biliões de dólares

A pirataria marítima ao longo do Corno de África e da indústria em terra tem custado cerca de 1,2 biliões de dólares por ano e sabe-se que os piratas mantêm como reféns 589 pessoas. Estes dados foram revelados pelos organizadores da Marine & Coastal Security Africa (Conferência Africana de Marinha e Segurança Costeira) que vai ter lugar em finais deste mês na África do Sul.

AMÉRICA LATINA

Peru, Chile, Colômbia e México são economias de maior crescimento

Quatro países serão, no próximo ano, o motor do crescimento económico da América Latina, adiantou a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde: Peru, Chile, Colômbia e México.

FMI revê em baixa crescimento africano

O FUNDO Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa a previsão de crescimento para a África subsahariana, em 0,7 e 0,1 pontos neste e no próximo ano, estimando agora crescimentos de 5 por cento e 6 por cento em 2013 e 2014. De acordo com o 'Regional Economic Outlook' para esta região, "o crescimento económico deve permanecer robusto, apoiado pelos contínuos investimentos em infra-estruturas e na capacidade produtiva", mas mais lento que na previsão de Maio.

MURADE MURARGY:

Relações China e PLP devem ser abrangentes

AS relações entre a China e os Países de Língua Portuguesa (PLP) não se devem confinar apenas num único país deste grupo de nações de expressão lusófona. A tese foi defendida em Macau pelo secretário executivo dos PLP, Murade Isaac Murargy, depois de participar numa mesa-redonda sobre a internacionalização da relação China, via Macau, e PLP.

Comércio dos PALOP com a China a caminho dos 160.000 milhões/USD

O COMÉRCIO entre a China e os países de língua oficial portuguesa deverá aumentar em média cerca de 8 por cento ao ano, atingindo 160.000 milhões de dólares em 2016, segundo o plano de acção aprovado ontem em Macau. “Estou confiante que atingiremos aquela meta. É bastante fácil”, disse o ministro chinês do Comércio, Gao Hucheng, após a assinatura do referido plano.

China anuncia medidas de apoio ao desenvolvimento dos países de língua portuguesa

A China anuncia oito novas medidas de apoio ao desenvolvimento dos países de língua portuguesa nos próximos três anos, das quais se destaca a concessão de empréstimos em condições favoráveis, no valor de 1.800 milhões de renminbi (moeda oficial da China) aos países lusófonos.

Piratas da Somália conseguiram 400 milhões em resgates

Os piratas da costa da Somália, mas também do Corno de África, conseguiram angariar entre 339 milhões e 413 milhões de dólares com resgates nos últimos sete anos, pode ler-se num relatório conjunto da agência da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC), Banco Mundial e Interpol.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =