Início > Notícias

Plano para criar Canal da Nicarágua perde apoio

Após 16 meses, a empreitada está envolta em mistério e gera protestos populares que criticam a falta de transparência do projecto. O presidente Daniel Ortega não fala publicamente sobre ele há meses e não há nenhum sinal visível de progresso.

Dia 26 de Julho marcará a inauguração do reestruturado Canal do Panamá

O dia 26 de Julho de 2016 marcará, definitivamente, a inauguração do novo Canal do Panamá, que a partir dessa data voltará a estar em funcionamento após as obras de expansão da infra-estrutura. Quem o confirmou foi Jorge Quijano, Administrador da Autoridade do Canal do Panamá, que, apesar da revelação, não deixou de demonstrar cautela, devido ao trabalho intenso que ainda falta realizar para finalizar a empreitada.

ZUMWALT, o navio que parece virado de cabeça para baixo

Dos Estados Unidos surge um navio que parece estar virado de cabeça para baixo. Mas é o último grito em tecnologia anti-radar aplicada à marinha de guerra. As formas do USS Zumwalt são aquelas para que seja "invisível" aos radares inimigos. Trata-se do maior destroyer da marinha americana e, com um preço de quatro mil milhões de euros, o mais caro.

Maersk testa drones no abastecimento de navios

A Maersk está a estudar o uso de drones, numa tentativa de cortar os custos no abastecimento de bens aos seus navios. Em estudos preliminares, a Maersk fala em poupanças na ordem dos 9 mil dólares/navio, levando bens até ao navio tais como correspondências, remédios e peças de reposição.

COM EMISSÕES DE LUZ DAS LULAS

Start-up francesa usa bactérias para iluminar montras e ruas sem gastar eletricidade

Uma start-up francesa desenvolveu um sistema de iluminação que usa bactérias geneticamente modificadas para que estas se tornem “luminosas”. Batizada de Glowee, esta start-up francesa desenvolveu um método de iluminação inovador que não gasta eletricidade e que pode ser usada para iluminar montras de lojas, fachadas de edifícios, monumentos e outros espaços públicos.
A empresa utiliza um processo de bioluminescência, ou seja, aproveita a emissão de luz de um determinado ser vivo, neste caso da lula, que é provocado por uma reação química com um certo gene.

Comércio de Portugal com a lusofonia desceu 22% para 5,5 mil milhões

As trocas comerciais entre Portugal e os países lusófonos aproximaram-se dos 5,5 mil milhões de euros no ano passado, caindo 22% face aos quase 7 mil milhões de 2014, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. De acordo com os dados compilados pela Lusa, as trocas comerciais entre Portugal e Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, totalizaram 6,99 mil milhões de euros em 2014, tendo descido para 5,43 mil milhões no ano passado.

Irão e Alemanha equacionam criação de companhia de transporte marítimo de contentores

De acordo com a imprensa internacional, o Irão e a Alemanha equacionam a possibilidade de estabelecer uma cooperação ao nível marítimo através da implementação de uma nova companhia de transporte marítimo de contentores. Durante uma recente visita a Hamburgo, Mohammad Saiedi, Director administrativo da Islamic Republic of Iran Shipping Line, assinou um Memorando de Entendimento com os proprietários da empresa de transporte da Alemanha PWL Group, sendo expectável que a génese da nova companhia ocorra em Março.

Mercado de contentores: perdas colectivas podem atingir os 5 mil milhões de dólares em 2016

O mercado de contentores continua a dar sinais negativos, numa tendência de queda que parece ter vindo para reinar, pelo menos pelos próximos dois ou três anos, à medida que a capacidade da frota global ultrapassa os índices projectados da procura. O comércio entre a Ásia e a Europa tem sido fortemente atingido, tendo-se assistido até ao encolhimento do mercado de contentores, facto histórico (quase) sem precedentes.

Macau| Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado

A “Ficha de Mercado de Macau”, agora publicada pela AICEP, faz uma análise da economia de Macau, das relações económicas Portugal-Macau e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

Barómetro PwC: Segurança no mar atrai crescimento

Para se conseguir explorar convenientemente as potencialidades que o mar oferece a Portugal, incluindo a Madeira e os Açores, que lhe conferem dimensão mundial entre os maiores países contabilizando as suas zonas económicas exclusivas em negociação para a extensão da plataforma continental nacional, há que garantir que a segurança, em todas as suas vertentes, não seja descurada. Aliás, deve ser reforçada.
É, também isso, que quis concluir a 6.a edição do 'LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar' que teve na "Salvaguarda da Vida Humana no Mar" o tema principal. Este foi apresentado num evento muito concorrido pelas 'gentes do mar', realizado no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira.

Apoio financeiro da China à África de língua portuguesa ascende a 22,6 mil milhões de dólares

O apoio financeiro da China aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) ascendeu a 22,6 mil milhões de dólares entre 2000 e 2014, metade dos quais dirigidos a Angola, de acordo com números oficiais chineses citados num estudo agora publicado. O estudo “As políticas de ajuda externa da China e do Japão face à África lusófona”, do investigador académico Pedro Amakasu Raposo, compara as agendas de desenvolvimento das duas potências asiáticas para os PALOP, considerando terem-se tornado “cada vez mais semelhantes”, com a chinesa a ser “um sério competidor.”

BIMCO alerta: ano de 2016 marcará índice elevado de desmantelamento de navios

Tudo aponta para que o ano de 2016, que irrompe por entre um acentuado abrandamento do transporte marítimo, seja pautado por um elevadíssimo índice de desmantelamento de navios - seguindo a BIMCO (Baltic and Maritime Council), serão vendidas cerca de 40 milhões de toneladas para demolição de graneleiros de transporte de sólidos, um número que reforça o contexto de perda de fulgor do segmento e fará de 2016 um ano nada risonho.

Crescimento médio anual dos porta-contentores atinge mínimo recorde desde 1990

O ano de 2016 ficará bastante abaixo da taxa média de crescimento anual de 10,3%, verificada desde 1990, segundo previsões avançadas pela Alphaliner. Em cima desse facto, o ritmo mais lento de entregas de navios e o perspectivado aumento do número de navios porta-contentores destinados à demolição são dois factores que deverão conter o crescimento líquido da frota em 2016 para menos de 1Mteu da capacidade nominal.

Porta-contentores: Frota global inactiva atinge recorde em 2015 e não se preve redução até Abril

De acordo com a analista Alphaliner, a frota mundial de navios porta-contentores que se encontram parados atingiu, no final de Dezembro de 2015, um recorde máximo, perfazendo uma capacidade total de 1,36 milhões de TEUs, o que representa cinco vezes mais quando comparada essa capacidade com aquela verificada no início do ano de 2015 (0,23 milhões de TEU's).

Mundo lusófono precisa de um banco de desenvolvimento

O mundo lusófono necessita, à semelhança do que sucede na comunidade britânica, de um banco de desenvolvimento para que os Estados membros da CPLP possam desenvolver o "grande potencial económico" existente, defende um académico português. Bernardo Teotónio Pereira, professor na Nova School Business of Economics (SBE) da Universidade Nova de Lisboa, falava à agência Lusa na sequência da abertura da terceira edição do mestrado "O Potencial Global do Mundo Lusófono", totalmente lecionado em Português.

Companhias de navegação sobem gastos com porta-contentores em 98%

As companhias de navegação investiram um total de 18,620 milhões de euros em novas encomendas de porta-contentores durante 2015, o que representa um aumento destes gastos de uns exorbitantes 98% em relação ao ano anterior. Foram feitos 255 pedidos de barcos, com uma capacidade total de 2,34 milhões de TEUs. Tal procura representa um aumento de 113% da capacidade da carteira de encomendas, de acordo com a consultora Alphaliner, que alerta para a insustentabilidade da situação.

A realidade aumentada na logística

A combinação do mundo físico com o mundo digital esteve em foco na Universidade Lusófona, em Lisboa, num encontro dedicado à realidade aumentada. Óculos de realidade virtual, projecções holográficas e interactivas, drones, impressoras 3-D estão aí e prometem mudar a logística. A optimização da tecnologia aplicada à vida real é o ponto de partida para o conceito de realidade aumentada e embora ainda não tenha entrado no léxico comum, já é utilizada em várias indústrias, com a automóvel a liderar.

Trocas comerciais entre China e países lusófonos caíram 25% em 2015

China comprou e vendeu menos produtos aos países de língua portuguesa. Quebra total ronda os 25%. Só no ano as trocas comerciais entre os países de língua portuguesa e a China sofreram uma quebra de mais de 31 mil milhões de dólares, isto quando comparado com igual período de 2014.

Empresas de transporte marítimo reduzem velocidade dos navios para cortar custos

Desde a crise de 2008 que as transportadoras têm reduzido a velocidade de navegação para cortar custos e manter em actividade o maior número possível de embarcações.

Guia de Mercado da República da Namíbia

A Embaixada de Portugal na Namíbia divulga o GUIA DE MERCADO DA REPÚBLICA DA NAMÍBIA.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)