Início > Brasil

BRASIL

Portos do RN registam aumento de 27% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2015

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), administradora dos Portos do Estado, comemora os resultados apresentados no primeiro semestre de 2015. Comparado com o mesmo período de 2014, a movimentação total portuária teve um crescimento de 27,49%. Foram movimentadas nos seis primeiros meses de 2014, 861.689 toneladas, sendo 190.565 toneladas no Porto de Natal e 671.124 toneladas no Terminal Salineiro de Areia Branca.

BRASIL

Estudantes de São Mateus visitam o Porto de Vitória

Alunos do ensino fundamental da Escola Conhecer, localizada em São Mateus, visitaram o Porto de Vitória, dentro do programa “Da Cidade ao Porto”, desenvolvido pela Coordenação de Marketing (Comark) da CODESA. Segundo o professor de Geografia da escola, Mozart Marques, a visita ao porto faz parte de um trabalho escolar sobre o fluxo de mercadorias no Espírito Santo. Os alunos assistiram palestra ministrada pela colaboradora Ivone Athaide com o tema “Infraestrutura e logística do Porto de Vitória”. Em seguida os jovens realizaram uma visita técnica ao Cais Comercial de Vitória.

CODEBA, BAHIA, BRASIL

Suporte para um novo ciclo económico

Há seis anos a frente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o engenheiro mecânico José Muniz Rebouças já fez jus ao título de ser o presidente a ocupar por mais tempo o cargo. A sua gestão tem se caracterizado por uma atuação voltada a situar os portos baianos como indutores do desenvolvimento econômico do Estado e nesse contexto, o seu principal desafio é Aratu, construído na década de 70 para ser o principal suporte da indústria petroquímica do Estado.

RIO DE JANEIRO

Director Presidente acompanha a Chefe do CONSAD em visita ao Porto de Itaguaí

O Porto de Itaguaí recebeu o Diretor-Presidente, Alexandre Gadelha, que se reuniu com a Chefe do CONSAD, Rita Munck, para uma apresentação realizada pelo Superintendente do porto, Alexandre Das Neves Pereira, tendo como objetivo apresentar as instalações, funcionários e operação. Também fez parte desta comitiva o Diretor Heraldo Kremer e a Assessora de Comunicação Júlia Ortman.

BRASIL

Primeiro semestre registra recorde histórico de movimentação de cargas no Porto de Santos

O Porto de Santos alcançou em 2015 o seu maior movimento de cargas para o primeiro semestre do ano, somando 55,2 milhões toneladas. O número supera em 2,6% o recorde anterior, registrado em 2013, de 53,7 milhões t. "A informação mostra que estamos no caminho certo. E, mais do que isso, o resultado espelha a recuperação da balança comercial brasileira. Vamos continuar perseguindo a excelência e a modernidade, mesmo passando pelo ajuste fiscal", disse o ministro dos Portos, Edinho Araújo.

BRASIL

Companhia Docas do Pará com novo Presidente

O Conselho de Administração da Companhia Docas do Pará, reunido no dia 22 de julho, aprovou a eleição e nomeação de PARSIFAL DE JESUS PONTES para o cargo de Director Presidente da CDP, nos termos dos artigos 20, inciso XIII e 23 do Estatuto Social da CDP. A posse será na próxima reunião do CONSAD, agendada para esta quinta-feira, 30/07/15.

BRASIL

Prefeito discute com Governador renovação do contrato do Porto de Itajaí

O Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, juntamente com o presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Eclésio da Silva, esteve no Centro Administrativo em Florianópolis, com o governador Raimundo Colombo. O encontro foi para discutir a renovação antecipada do arrendamento do Terminal de Contêineres do Porto de Itajaí. Colombo agendou uma audiência com o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Lucena Adams, para o dia 29 ou 30 desse mês, em Brasília, para tratar do assunto.

BRASIL

Pronto o mapeamento do Porto do Recife

O Porto do Recife está mais próximo de corrigir problemas estruturais que o impossibilitam de receber navios de maior porte. O Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), órgão ligado à Secretaria de Portos (SEP), concluiu um mapeamento do relevo submarino das áreas internas e no canal de acesso do ancoradouro. Chamado de batimetria, o levantamento vai subsidiar projetos de dragagem que devem ficar prontos nos próximos quatro meses.

BRASIL

Fernando Fonseca destaca regulação do sector portuário no Fórum dos Grandes Debates da Assembleia Legislativa do RS

O director da ANTAQ, Fernando Fonseca, participou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, da 3ª edição do Fórum dos Grandes Debates. O evento teve como tema a infraestrutura e a logística no Estado. O objectivo do encontro foi debater conceitos de desenvolvimento sustentável do setor, planos integrados de logística, gargalos na infraestrutura e outras questões importantes nos cenários brasileiro e gaúcho.

Movimentação portuária cresce 2,5% no Brasil

O sector portuário brasileiro, que inclui portos públicos e terminais de uso privado (TUPs), movimentou 224,8 milhões de toneladas de mercadorias, nos três primeiros meses deste ano. O volume representou um crescimento de 2,5%, em relação ao mesmo período do ano passado. Essa porcentagem aponta um acréscimo de 5,5 milhões de toneladas movimentadas nos portos nacionais. Os dados integram o balanço operacional, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulador do segmento.

BRASIL

Tokarski visita o Porto de Rio Grande, Pelotas e o Terminal Santa Clara

O diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, acompanhado do chefe da Unidade Regional de Porto Alegre, Fábio Cadore, e do gerente de Desenvolvimento e de Estudos da Agência, José Renato Fialho, realizou uma extensa agenda de trabalho no porto organizado do Rio Grande, Pelotas e no terminal Santa Clara.

BRASIL

Santos 17 foi debatido no INPH

Os diretores da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) Luiz Claudio Santana Montenegro, de Planejamento Estratégico e Controle, e Paulino Moreira da Silva Vicente, de Infraestrutura e Execução de Obras, estiveram no Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), vinculado à Secretaria de Portos da Presidência da República, na cidade do Rio de Janeiro, para tratar dos estudos de viabilidade para aprofundamento do canal de navegação de 15 para 17 metros. Integraram, ainda, a comitiva, empresários portuários, membros da Praticagem e o Capitão dos Portos de São Paulo, Ricardo Gomes.

BAHIA, BRASIL

Decreto altera poligonais dos portos de Aratu e Salvador

Decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff alterou as poligonais dos portos de Aratu e Salvador. A nova configuração territorial dos dois principais portos baianos, estabelecendo os seus limites, obedeceu a estudos realizados pela Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP), acompanhados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA);

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Curso treina para operação com Portolog

O treino de pessoal para operação do Sistema Portolog - Cadeia Logística Portuária Inteligente no Porto de Santos - foi iniciado na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em São Paulo. O treino prevê a formação de até 100 participantes, dentre integrantes de terminais portuários, pátios reguladores, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP-PR).

BRASIL

Estado do Rio Grande do Norte tem projectos para novos portos

O Rio Grande do Norte tem ao menos três projetos para a construção de novos portos no Estado, com propostas divulgadas na última segunda-feira (15) durante reunião entre empresários e representantes governamentais. Entre as opções ofertadas, existem duas para a construção de um segundo porto no estuário do Rio Potengi, em Natal, e a implantação de um terminal graneleiro no município de Porto do Mangue, no Litoral Norte. O Governo Estadual, contudo, não sinalizou qual proposta terá continuidade imediata.

BRASIL

PIL Portos projecta investimentos privados de R$ 37,4 biliões até 2018

Envolvendo investimentos privados que podem chegar a R$ 37,4 bilhões até 2018, o PIL Portos, programa logístico do setor portuário vem sendo discutido por muitos especialistas do setor envolvendo diversos temas relativos. Segundo o ministro-chefe da SEP (Secretaria Especial de Portos), Edinho Araújo, o Brasil precisa desses investimentos privados neste momento de ajustes. “

BRASIL

Maio supera expectativas e Porto de Santos bate recorde de movimentação

O Porto de Santos alcançou em maio a sua melhor marca para este mês do ano, com a movimentação de 10,0 milhões de toneladas de cargas, 13,7% acima do mesmo período do ano passado (8,8 milhões t). Com este resultado, o complexo portuário santista também alcança sua melhor marca para os primeiros cinco meses do ano, acumulando 45,9 milhões t.

PORTO DIGITAL

Accenture amplia actuação no Recife

Pouco mais de um ano após sua segunda expansão no Estado, a multinacional Accenture apresentou a terceira fase de sua operação no Porto Digital, com a inauguração de mais um delivery center, cuja capacidade é de 600 profissionais. A unidade funcionará num dos armazéns reformados do Porto do Recife.

PORTO DO RIO DE JANEIRO

IV Fórum sobre a Lei de Acesso à Informação no âmbito do Sistema Portuário Nacional

A Ouvidoria Geral da CDRJ promoveu recentemente o "IV Fórum sobre a Lei de Acesso à informação no âmbito do Sistema Portuário Nacional". O Fórum foi idealizado como um espaço de discussão sobre a Lei de Acesso a Informação, no âmbito dos órgãos e entidades vinculadas à Secretaria de Portos da Presidência da República- SEP/PR

BRASIL

Embaixadores africanos visitam o Porto do Recife

Um grupo de embaixadores e cônsules africanos visitaram o Porto do Recife com o objetivo de conhecer a infraestrutura do ancoradouro, as facilidades oferecidas pela empresa e estreitar relações. A comitiva contou com a presença do embaixador de Cabo Verde, Domingos Mascarenhas, da embaixatriz de Cabo Verde, Ariana Silva, do embaixador do Senegal, Amadou Ndiaye, do embaixador da Mauritânia, Abdellahi Bah Nagi Kebd, do cônsul honorário do Senegal, Ênio Castelar e do cônsul de Cabo Verde, Ricardo Galdino.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família