Início > Brasil

BRASIL

TCU libera edital para privatizar Ferrovia Norte-Sul

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a publicação do edital que trata da privatização da Ferrovia Norte-Sul. Com a liberação, o governo pode publicar o edital e marcar o leilão da ferrovia. O trecho que vai a leilão tem 1.537 quilômetros (km) de extensão e vai de Porto Nacional, no Tocantins, até Estrela d’Oeste, em São Paulo.

BRASIL

Porto de Salvador é porta de entrada para cargas de energia renovável

O Porto de Salvador alcançou a marca de movimentação de 300 mil m3 de cargas de projecto nos últimos cinco anos, com destaque para as operações voltadas aos parques eólicos e solares, concentrados na Bahia e região.

As cargas de projecto são peças de grandes dimensões ou de alta tonelagem que não podem ser transportadas em contêineres. As pás eólicas e outros equipamentos destinados à construção dos parques de geração de energia fazem parte desta categoria.

BRASIL

Administração escolhe profissional do mercado de petróleo e gás como CEO do Porto do Açu

Carlos Tadeu Fraga assumiu o posto de CEO da Porto do Açu Operações S.A, subsidiária da Prumo responsável pela administração do Porto do Açu. Tadeu Fraga actuará de forma mais abrangente no Complexo do Açu, para alavancar oportunidades na indústria de óleo e gás, reforçando os planos de negócios e sinergias entre as empresas parceiras, particularmente neste momento de retoma das actividades do sector.

Portos do Brasil no FOLHACÓPTERO

Animação para o jornal "Folha de S. Paulo" mostra os problemas do sector portuário brasileiro.

BRASIL

Novos empregados visitam o Porto do Rio de Janeiro

Com o objetivo de proporcionar aos concursados recém-contratados melhor ambientação, integração e conhecimento sobre a empresa, a Gerência de Gestão de Carreiras (GERCAR) da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), em parceria com a Gerência de Fiscalização de Operações (GERFOP) e a Guarda Portuária (SUPGUA), promoveu uma visita ao Porto do Rio de Janeiro.

PORTO DE SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Obras de expansão do terminal de contentores vão ter início

A Codeba entregou ao Tecon Salvador uma área de 28.159,00 metros quadrados, localizada no Porto de Salvador, que será utilizada na montagem do canteiro das obras de expansão do terminal de contêineres, que incluem a construção de um novo cais e pier de atracação com 423 metros, além de urbanização, pavimentação e aterro hidráulico.

BRASIL

Berço 3 do Porto de Itajaí recebeu 1020 veículos importados

O berço 3 do Porto de Itajaí voltou a receber uma nova operação “teste” de veículos importados da montadora americana General Motors/Chevrolet (GM).

BRASIL

Porto de Itajaí aumenta em 86% a movimentação de cargas

O Porto de Itajaí, através de sua empresa arrendatária – a APM Terminals, registou números positivos em seu balanço mensal referentes ao mês de agosto de 2018, tendo destaques nos três principais itens de estatísticas como; movimentação de tonelagem, TEU’s (Unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), e número de embarcações atracadas.

BRASIL

Director da Antaq abordará fiscalização e aplicação da Resolução 18 em Congresso da OAB

A Resolução Normativa 18 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) foi publicada em 26 de dezembro de 2017 e imediatamente levantou muitos rumores envolvendo a comunidade marítima em pleno período de festas de final de ano. O texto foi editado para servir como instrumento indutor de boas práticas comerciais no setor aquaviário. Não são poucas, porém, as dúvidas de profissionais do ramo sobre a aplicação das normas no dia a dia de trabalho.

WILLIAM SUMMERHILL:

Brasil hoje não tem a posição no mercado que tinha no século 19

Autor de livro sobre como os comboios impulsionavam a economia brasileira, pesquisador americano critica as escolhas tomadas ao longo do século 20 na infraestrutura. "Há menos ferrovias activas hoje do que em 1913", afirma.

CONTENTORES

Docas do Rio regista crescimento de 42% na movimentação de carga

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) registou, no 1º semestre de 2018, um aumento de 42% na movimentação de Carga Conteinerizada (em TEUs), em relação ao mesmo período de 2017. De janeiro a junho de 2018, o Porto do Rio de Janeiro cresceu 10% e o Porto de Itaguaí 83% nessa natureza de carga, movimentando um total de 357.303 TEUs, sendo 151.721 no Porto do Rio de Janeiro e 205.582 no Porto de Itaguaí. Os dados foram analisados e divulgados pela Gerência de Inteligência de Mercado e Estatística da empresa.

Brasil deve contemplar «integração logística entre portos», defende especialista em Direito Marítimo

A Codesp e o prefeito de Santos mostraram-se a favor da descentralização dos portos brasileiros – uma solução transformadora que foi analisada na Fiesp, em São Paulo, durante um encontro que teve como objectivo debater o tópico da descentralização do sistema portuário brasileiro.

Opinando sobre esta possibilidade, Gerson Ramos, especialista em Direito Marítimo, preferiu centrar as prioridades estratégicas do Brasil em termos portuários na «integração logística» do sistema portuário, acabando mesmo por considerar que os efeitos da descentralização poderão não ser assim tão positivos.

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Codesp Promove Workshop em Laguna

O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, e o diretor de Relações com O Mercado e Comunidade, Cleveland Lofrano, anunciaram o “Plano de Desenvolvimento do Terminal Público Pesqueiro de Laguna”. Dentre as ações apresentadas estão a revisão do Plano Mestre para o terminal desenvolvido em 2014 e a elaboração do Zoneamento Estratégico das áreas do TPPL, além da implantação de ações bem sucedidas do Programa de Modernização da Gestão Portuária (PMGP) na Codesp.

Autoridade Portuária de Roterdão investe 75 milhões no porto brasileiro de Pécem

A Autoridade Portuária de Roterdão, através da Câmara Municipal e do Ministério das Finanças, aprovou um investimento de 75 milhões de euros para o controlo de 30% das acções do porto brasileiro de Pécem.

Desta forma, a autoridade portuária do porto referência da Europa participará nas decisões e posições estratégicas da Comissão Executiva e do Conselho Fiscal do porto brasileiro. Espera-se que a autoridade portuária e o Estado do Ceará coloquem a operação ‘preto no branco? durante o mês de Setembro.

BRASIL

Impactos do Porto de Santos na competitividade da indústria, tema de evento da Fiesp

A Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) debateu sua sede, na cidade de São Paulo, os impactos diretos do Porto de Santos na competitividade da Indústria, abordando os desafios, oportunidades e melhorias do complexo portuário santista e como os temas relacionados impactam a competitividade da Indústria.

FERROVIA NORTE-SUL, BRASIL

O preço do inacabado

Planeada para interligar o Pará ao Rio Grande do Sul, a Ferrovia Norte-Sul está em construção há mais de 30 anos. Sua história é uma parábola sobre o que deu errado no Brasil.

NO CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ, BRASIL | A 28 E 29 DE NOVEMBRO DE 2018

EXPOLOG | Feira Internacional de Logística

Privilegiada ambiência para a realização de negócios no segmento da Logística e debates sobre temas de grande relevância para a melhoria dos modais logísticos, de armazenagem e comércio exterior do país, acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2018, no Centro de Eventos do Ceará, a Feira Internacional de Logística – EXPOLOG, concomitante à realização do XIII Seminário Internacional de Logística.

BRASIL

Codesp Anuncia Ampliação de Calado para o Porto de Santos

O director-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, anunciou durante workshop técnico realizado na sede paulistana do Iate Clube de Santos, um aumento de 30 centímetros para o calado operacional máximo do canal de navegação do Porto de Santos. Após o anúncio, foi assinada a autorização para a prática do novo calado.

BRASIL

Exportação de uva via Porto de Salvador cresce 68% no quadrimestre

Nos quatro primeiros meses deste ano, o escoamento da uva produzida na região do Vale do São Francisco (VSF) cresceu 68% no Terminal de Contentores do Porto de Salvador, comparado a igual período do ano passado. O crescimento se justifica pela retomada de uma janela para os EUA. Nesse intervalo, foram embarcados mais de 60 contêineres, o equivalente a 1,680 toneladas da fruta com destino a Europa e Estados Unidos. A expectativa é de que o volume siga a curva de crescimento nos meses a seguir, acentuado pela safra do segundo semestre.

PARANAGUÁ, BRASIL

TCP investe em novos pórticos

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, está investindo na aquisição de dois novos portêineres fabricados pela empresa chinesa ZPMC (Shanghai Zhenhua Port Machinery Co. Ltd). Os equipamentos, que devem chegar à Paranaguá até agosto de 2019, fazem parte do pacote de investimentos de ampliação do Terminal .

Os portêineres da ZPMC serão os maiores do Brasil, com 66 metros de alça, podendo alcançar até 24 fileiras no navio. “O tamanho dos guindastes é suficiente para atender aos maiores navios de contêineres que atracarão no Brasil nos próximos anos. Isso significa que seremos um dos poucos portos com toda a infraestrutura necessária para receber navios de 368 metros ou mais”, explica Alexandre Rubio diretor Comercial da TCP.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família