Início > Brasil

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe comitiva de Goiás para parceria em projeto logístico

O vice-governador do Estado de Goiás, Lincoln Tejota, e o assessor Paulo Almeida, visitaram as instalações do terminal da Triunfo Logística no Porto do Rio de Janeiro. O objectivo foi estreitar as relações entre o Governo de Goiás, o Grupo Porto Seco, a Triunfo Logística e a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), além de conhecer o projeto para criação de um corredor logístico ferroviário entre os terminais portuários, visando facilitar o escoamento da produção da região centro-oeste do país.

INFORMATIVO MERCO SHIPPING

Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

Fique a par da actualidade dos portos brasileiros, também do sector dos transportes em geral, consultando o Informativo MERCO SHIPPING. Registos desde 11.12.2020.

Minas Gerais abre escritório de representação em Portugal

Apostando na internacionalização do destino Minas Gerais, o governo anunciou que o estado é a primeira unidade da federação a contar com um escritório fora do país, a ser instalado em Portugal.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, durante a 50ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET) na última semana.

BRASIL

TERMINAL DE SANTA CLARA RECEBE PRIMEIRO LUGAR NO PRÉMIO PORTOS BRASIL

O governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura,procedeu à entrega da segunda edição da premiação do Portos Brasil para 21 autoridades portuárias do país. O objetivo do prêmio é o de reconhecer as melhores práticas adotadas pelos portos organizados do país e os profissionais responsáveis pelas iniciativas.

12.09.2021

Porto do Recife, 103 anos de história

Nos 103 anos do Porto do Recife a gente quer celebrar com quem fez o ancoradouro o que é hoje: o povo.

Portugueses, holandeses, espanhóis, franceses, americanos, brasileiros e tantas outras nacionalidades passaram por esse ancoradouro, movimentando não só açúcar, pau-brasil, riquezas, como também notícias, histórias e memórias.

Por esse cais chegaram os que aprimoraram a navegação, parte primordial da economia pernambucana hoje. Grandes nomes da literatura, engenheiros, imperadores, soldados, médicos e tantos outros tiveram como primeira visão do Recife o seu ancoradouro.
 

BRASIL

Docas do Rio recebe visita da directoria da ANTAQ

A directoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) visitou as instalações do Porto do Rio de Janeiro na quarta-feira (8) e, na quinta-feira (9), esteve reunida com diretores e gestores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), na sede da empresa. O objectivo foi conhecer melhor as instalações do porto, além de estreitar relações com a Autoridade Portuária e com os dirigentes das empresas arrendatárias dos terminais.

SINES INCLUÍDO NA ROTA

Porto do Pecém reinicia serviço de exportação de frutas frescas para a Europa

O terminal portuário do Pecém reiniciou o serviço de exportação da safra de frutas frescas produzidas no nordeste brasileiro.

O primeiro embarque contempla o envio de aproximadamente 260 contentores refrigerados (reefers) para o continente europeu através da linha NWC, operada pela MSC (Mediterranean Shipping Company) e que cobre sete portos em seis países da Europa: Porto de Roterdã/Holanda; Porto de Londres/Inglaterra; Porto de Bremerhaven/Alemanha; Porto de Hamburgo/Alemanha; Porto de Antuérpia/Bélgica; Porto de Le Havre/França; e Porto de Sines/Portugal.

Recanto de tartarugas, Praia Vermelha, no Rio, vai virar santuário marinho

Um dos mais belos cartões postais da cidade deve ganhar um reforço para a sua preservação. Está em fase final, dentro da Secretaria municipal de Meio Ambiente (SMAC), a elaboração de um decreto que criará o "Santuário Marinho da Paisagem Carioca" na Praia Vermelha. A medida pretende ordenar as atividades na água e restringir a pesca, além de fomentar a pesquisa sobre a biodiversidade local, que tem, como um dos destaques, a presença das tartarugas.

BRASIL

Equipamento para monitorar correntes marinhas e ondas instalado no Porto de Imbituba

A SCPAR Porto de Imbituba concluiu a instalação de um Perfilador de Corrente Marinha (Acoustic Doppler Current Profiler - ADCP) próximo ao canal de acesso do Porto de Imbituba. O objetivo é medir a intensidade e direção das ondas e correntes marinhas que atuam na enseada do Porto.

Guarda Portuária tem instrutores formados em Defesa Pessoal

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) avança na qualificação dos membros do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária (GAEX). No período de 2 a 8 de agosto, cinco integrantes se formaram em instrutores de Defesa Pessoal Urbana, durante uma capacitação aplicada pelo Grupo ABRAPAM, empresa que realiza treinamentos para unidades policiais, militares de elite, agências internacionais e companhias aéreas. As aulas decorreram no Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu e os instrutores formados poderão treinar os demais integrantes da GAEX.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Avança obra do corte da rocha no canal do Porto de Itaguaí

A obra do corte da rocha no Canal Principal do Porto de Itaguaí, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), passou por uma vistoria do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Com previsão de conclusão em outubro, a intervenção permitirá o aprofundamento do canal para 20 metros.

BRASIL

Vanzin em armazém para fertilizantes e cargas gerais no Porto de Rio Grande

A Vanzin Operações Portuárias está a ampliar a sua estrutura de armazenagem para operações de granéis sólidos de importação no Porto de Rio Grande (RS). A empresa é a principal operadora no segmento de graneis de exportação e importação no porto público gaúcho.

BRASIL

Lucro líquido do segundo trimestre é o maior da história do Porto de Santos

A Santos Port Authority (SPA) encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 98,9 milhões, recorde trimestral histórico da estatal que administra o Porto de Santos. O lucro mais que dobrou em relação ao mesmo período de 2020 e cresceu 126,6%. O bom resultado foi impulsionado pelo aumento da receita e queda de custos e despesas.

A receita líquida cresceu 13,3% e atingiu R$ 295,8 milhões, favorecida pela forte movimentação de cargas, que continuou a bater seguidos recordes e registrou crescimento de 5,3%, fechando o trimestre em 41 milhões de toneladas.

BRASIL

Docas do Rio movimenta 5,7 milhões de toneladas em julho e volume supera a média do 1° semestre

A movimentação de cargas do mês de julho de 2021 da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, atingiu a marca de 5,7 milhões de toneladas. O resultado superou a média do primeiro semestre do ano em 11,9% e foi 38,8% maior que a movimentação de julho de 2020. No acumulado do ano, o volume movimentado ultrapassou em 29,9% os números registados no mesmo período do ano passado.

BRASIL

Rio de Janeiro tenta ressuscitar zona portuária 5 anos após Olimpíadas

Era uma manhã de sexta-feira e curiosos se revezavam para conseguir o melhor ângulo da selfie em frente à pira olímpica. Não a de Tóquio, mas a do Rio de Janeiro, acesa horas antes para homenagear os jogos no Japão, que começavam naquele dia.

Cravado na zona portuária da cidade, que foi símbolo da competição desportiva no Brasil em 2016, o monumento agora revitalizado anuncia uma tentativa de ressuscitar a região central carioca após anos de poucos investimentos e baixa ocupação.

BRASIL

COMITIVA DO PORTO DE SANTOS VISITA VTMIS DA CODESA

Uma comitiva do Porto de Santos esteve em Capuaba, visitando o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da CODESA.

Durante visita, a comitiva de Santos pôde entender os detalhes do funcionamento do VTMIS e o processo de implantação da tecnologia. De acordo com o coordenador Agostinho Sobral, o grupo fez balanço positivo do VTMIS. O sistema, presente no Brasil exclusivamente no Porto de Vitória desde 2017, abrange o porto, Complexo Portuário de Tubarão e Praia Mole, canais de acesso, áreas de fundeio e adjacentes.

Docas do Rio tem dois entre os dez principais portos públicos do Brasil

Os dois maiores portos administrados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) – Porto do Rio de Janeiro e Porto de Itaguaí – estão entre os dez principais portos públicos do país no primeiro semestre de 2021 e, se somadas as movimentações dos quatro portos sob sua gestão, incluindo também Niterói e Angra dos Reis, a companhia possui o segundo maior complexo portuário público, sendo a segunda maior Autoridade Portuária do Brasil em termos de volume movimentado. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados recentemente.

BRASIL

Porto de Cabedelo instala Estação Meteorológica

A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) adquiriu e instalou a Estação Meteorológica WS104, capaz de medir e registar parâmetros meteorológicos e climáticos através de vários sensores de recolhimento de dados para o monitoramento ambiental. Entre os parâmetros que podem ser medidos estão a temperatura, humidade relativa do ar, pressão atmosférica, precipitação, velocidade e direcção do vento.

BRASIL

Flávia Takafashi é a nova directora da ANTAQ

Flávia Morais Lopes Takafashi foi oficialmente nomeada para exercer o cargo de directora da ANTAQ, com mandato até 18 de fevereiro de 2026, na vaga decorrente do término do mandato de Francisval Dias Mendes. A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União.

Flávia Takafashi é servidora pública federal da carreira de especialista em Regulação de Transportes Aquaviários da ANTAQ, com experiência de mais de dez anos atuando com matérias afetas ao sector portuário brasileiro. Actualmente, é diretora do Departamento de Gestão de Contratos da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.

BRASIL

Sorvetes paranaenses exportados para a Europa pelo Porto de Paranaguá

Sorvetes fabricados em Maringá, no Paraná, vão refrescar o Verão na Europa. A exportação é possível graças ao uso de contentores refrigerados, que mantêm a temperatura ideal durante toda a viagem, que dura cerca de 15 dias. O Porto de Paranaguá possui hoje a maior estrutura para este tipo de transporte, em toda a América Latina. São 3.624 tomadas disponíveis na TCP, empresa que administra a operação.

“Quase 60% de tudo o que é exportado pelos portos de Paranaguá e Antonina têm origem no próprio Estado. Além da soja e do açúcar, os paranaenses exportam muita carne, celulose, madeira e produtos industrializados”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família