Início > Brasil

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro ganha moderna sinalização náutica no seu principal canal de acesso

As três bóias articuladas semissubmersíveis (BAS) da nova sinalização náutica do Canal de Cotunduba, principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro para navios de grande porte, já se encontram. As informações foram divulgadas pela Companhia Docas do Rio de Janeiro, que desenvolveu o projeto ao longo dos últimos meses em parceria com a Marinha do Brasil (MB), a Praticagem e as empresas arrendatárias dos terminais de contêineres do porto.

BRASIL

Porto de Santos procura manter o funcionamento sem prejuízo da economia

José Roque acredita que a pandemia vai impactar nas operações portuárias e na distribuição de mercadorias. “O porto vai continuar trabalhando. Mas, com essa pandemia em nível mundial, sempre há impacto nos negócios na área de comércio exterior. O governo ficou de editar uma medida provisória para ajudar os trabalhadores avulsos, caminhoneiros e autônomos.”

EM FEVEREIRO

Porto de Itajaí regista crescimento de 22% na movimentação de contentores

O Relatório de Estatísticas de fevereiro de 2020, divulgado pela Superintendência do Porto de Itajaí, aponta crescimento de 22% na movimentação de contêineres nos recintos do berço público e da APM Terminals. Foram movimentados 44.188 TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés), contra 36.147TEU’s no mesmo período do ano anterior.

BRASIL

Longo curso não acredita em problemas como o dos portos da Ásia no auge da pandemia

O Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave) avalia que, até ao momento, não há impactos significativos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em suas operações nos principais portos brasileiros. Os associados não acreditam em problemas com as proporções das ocorridas nos portos congestionados da Ásia em seus momentos mais críticos. A associação, que reúne as 19 maiores empresas de navegação de longo curso atuando no Brasil, alertou novamente que a previsão de escassez momentânea de contêineres refrigerados, devido ao atraso das descargas ocorridas em portos congestionados na Ásia, no auge do surto do vírus na região, sobretudo na China.

Gestores do Porto de São Francisco do Sul fazem visita técnica ao Porto do Rio de Janeiro

O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios da CDRJ, Eduardo Miguez, recepcionaram gestores do Porto de São Francisco do Sul para uma visita técnica com o intuito de estreitar a relação entre os portos e manter um canal para troca de informações.

SÃO PAULO, BRASIL, 18 E 19 DE MARÇO

Desestatização e Gestão de Portos é tema de debate na OAB/SP

"Desestatização e Gestão de Portos" é o tema de evento organizado pela Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo nos próximos dias 18 e 19 de março. O assunto é pujante e chama atenção da comunidade portuária brasileira, já que o Governo Federal encomendou estudos para desestatização das companhias docas do Espírito Santo (Codesa) e de São Paulo (Codesp). A iniciativa terá na abertura manifestação do secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, cujo foco será a concessão das administrações portuárias no País.

No dia 19 de março a OAB São Paulo sediará um debate denominado "Diálogos Portuários" com a participação do presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, José Luís Cacho, do membro do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, do diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, do ex-diretor da Antaq, Mario Povia, e da delegada federal e coordenadora da Cesporto/SP, Luciana Fuschini Nave.

Brasil pode perder 15% das exportações para a China em 2020

A trégua comercial entre os Estados Unidos e a China e o surto do vírus Covid-19 neste último país podem fazer com que o Brasil perca 15% das exportações que actualmente envia para a China, segundo o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas.

O boletim do Indicador do Comércio Exterior (Icomex) daquele instituto revela que aqueles dois factores, associados ao efeito da situação económica da Argentina, “sinalizam e reforçam a tendência de redução do excedente da balança comercial em 2020.”

BRASIL

Porto de Itaguaí autorizado a receber navios New Panamax de 367 metros

Durante reunião realizada entre representantes da Autoridade Portuária (Companhia Docas do Rio de Janeiro), Autoridade Marítima (Marinha do Brasil) e Praticagem, foram estabelecidos os parâmetros para a entrada de navios tipo New Panamax, com 367 metros de comprimento e 52 metros de boca, no Terminal Sepetiba Tecon do Porto de Itaguaí.

BRASIL

Em 2020, apenas uma mulher está à frente de um porto federal

Em mais um mês em que se comemora a luta das mulheres por mais direitos e por ocupação de espaços, incluindo de governança, o setor portuário ainda demonstra estar aquém dessa realidade. Em pleno ano de 2020, a única mulher a ocupar um cargo de presidência de uma companhia docas operada pelo governo federal no país, é Mayhara Chaves, presidente da Companhia Docas do Ceará. Além dela podemos citar a Gilmara Temóteo, diretora presidente do Porto de Cabedelo (PB), mas que é uma autoridade portuária de administração estadual. Mayhara lembra que, atualmente, além da Docas do Ceará, mais cinco estão sob o comando federal: Santos (SPA, antiga Codesp), Espírito Santo (Codesa), Bahia (Codeba), Rio Grande do Norte (Codern) e Paraná (Appa).

Armadores pedem cautela sobre Covid-19 e oferecem alternativas em caso de escassez momentânea de contentores

O Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave) afirma que o início de ano mais fraco que o normal do comércio global de contêineres no primeiro trimestre de 2020 não está relacionado exclusivamente ao impacto do novo coronavírus (Covid-19) na China. A associação recomenda cautela com as informações sobre o impacto da epidemia no setor logístico brasileiro. Os armadores associados entendem que, embora começando a registrar impactos que podem ser justificados pela crise oriunda da epidemia, dado o grande número de contêineres retidos em portos chineses, não se pode também dissociar o fenômeno da paralisação na China que já é prevista anualmente.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Grupo de Trabalho do VTMIS da CDRJ faz visita técnica ao Porto de Vitória

Com o objetivo de conhecer as instalações do primeiro e único VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) em porto público do Brasil, o Grupo de Trabalho da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela implantação do sistema no complexo portuário fluminense, esteve na CODESA (Companhia Docas do Espírito Santo). A visita técnica aconteceu nos últimos dias 02 e 03 de março, na cidade de Vila Velha, onde fica o Centro de Controle Operacional do sistema.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

CDRJ inicia visita técnica a portos europeus

A Companhia Docas do Rio de Janeiro realiza, até 06 de março, uma série reuniões técnicas com especialistas em processos portuários do Reino Unido, e uma visita ao porto de Hamburgo, na Alemanha.

A missão, que começou no dia 28 de janeiro, faz parte do projeto Sistemas de Comunidades Portuárias (Port Community Systems, no nome original em inglês) e tem por objetivo identificar as Plataformas de Comunidades Portuárias já implementadas naqueles países, bem como seus serviços e funcionalidades.

Porto de Antonina foi o quinto porto que mais cresceu no Brasil

O Porto de Antonina, no Litoral do Paraná, registou o quinto maior crescimento entre 19 portos brasileiros em 2019. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o volume de carga movimentado foi 17,3% maior que o registado no ano anterior. A média nacional de crescimento entre os portos públicos do país foi de 10,3%.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Docas do RJ recebe visita do Comitê Orientador do Fórum Regional Sudeste Export

O diretor-presidente Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira e o diretor de Relações com o Mercado e Planejamento, Jean Paulo Castro e Silva receberam, no edifício-sede da Companhia, a visita do Comitê Orientador do Fórum Regional Sudeste Export que será realizado nos dias 18 e 19 de maio de 2020.

Cais público do Porto do Rio de Janeiro alfandegado este semestre

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) está prestes a solicitar, junto à Receita Federal, o “realfandegamento” de parte do cais público do Porto do Rio de Janeiro, depois de cinco anos sem alfandegamento. Isto porque a última exigência do órgão aduaneiro para poder fazer essa solicitação, que era de a CDRJ disponibilizar um scanner para inspeção não invasiva, acaba de ser cumprida. No dia 18 foi assinado o Contrato de Compartilhamento de scanner com a empresa Multi-Rio Operações Portuárias, arrendatária de um dos terminais de contêineres, permitindo o uso compartilhado do scanner do terminal.

BRASIL

GNL chega ao Maranhão para impulsionar indústrias e abastecer veículos

A Golar Power Latam assinou protocolo de intenções com a Companhia Maranhense de Gás – Gasmar, em São Luís (MA), durante o Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural.

Na ocasião, foram apresentadas as ações para a distribuição do GNL (gás natural liquefeito), incluindo estudo de viabilidade para uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseficação (FRSU) da Golar no Porto de Itaqui, e seu transporte por meio dos camiões movidos a GNL, inéditos no Brasil.

BRASIL

Movimentação de carga no Porto do Rio de Janeiro cresce 3,4% em 2019

O Porto do Rio de Janeiro movimentou um total de 7,42 milhões de toneladas de cargas em 2019, o que corresponde a um crescimento de 3,4% em relação a 2018. As maiores altas foram registadas na movimentação de contêineres e de granéis sólidos, que aumentaram 4,7% e 22,3% (em tonelada), respectivamente. Os dois tipos de carga somam juntos cerca de 87% da movimentação total do porto. Os dados foram divulgados pela Gerência de Planejamento de Negócios da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).

BRASIL

Marintec - Navalshore volta a apresentar Negócios em 15 minutos

A Marintec South America - Navalshore, em sua 16ª edição, voltará a apresentar o evento denominado "Negócios em 15 minutos", após uma década. Esta iniciativa colocará frente a frente empresas com perfil comprador e fornecedores de bens e serviços, em reuniões pré-agendadas.

Navio-escola Sagres no Rio de Janeiro

O navio-escola "Sagres" chegou ao Rio de Janeiro através das águas da baía de Guanabara, reentrância costeira que deu nome à embarcação quando esta pertencia à Marinha do Brasil, tendo sido recebido pelo ministro da Defesa português.

Mais de um mês a navegar à vela, após ter saído de Portugal no dia 5 de janeiro para uma viagem de circum-navegação, o navio-escola "Sagres" atracou no Brasil, "num ciclo que se completa", segundo o ministro da Defesa Nacional de Portugal, João Gomes Cravinho.

BRASIL | VÍDEO

Presidente da Docas-PB detalha vagas do concurso e obras para 2020

A Presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, deu entrevistas onde pôde detalhar as possíveis vagas para o concurso que será realizado no segundo semestre e ainda algumas das principais obras de 2020 no Porto de Cabedelo.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família