Início > Brasil

BRASIL

Líquidos de origem vegetal em destaque nas exportações pelo Porto de Paranaguá

A exportação de líquidos de origem vegetal está em alta pelo Porto de Paranaguá. Além do óleo de soja, que regista record nas exportações de Maio, os aumentos nos volumes de outros produtos embarcados, como biodiesel, álcool, óleo de milho e até óleo de nabo silvestre (forrageiro), também se destacam.

No total, somando os cinco líquidos de origem vegetal, foram exportadas 757.733 toneladas nos primeiros cinco meses deste ano. O volume é cerca de 31% maior que o embarque no mesmo período de 2021: 577.603 toneladas.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Canal principal do Porto de Itaguaí com profundidade ampliada para 20 metros

A profundidade máxima do canal principal do Porto de Itaguaí foi ampliada para 20 metros. A homologação da Marinha do Brasil (MB) foi publicada no dia 24 de maio, após análise de um levantamento hidrográfico realizado próximo a boia nº 5, onde foi executado o corte em uma área de fundo rochoso, que antes limitava a profundidade em 19,5 metros. A informação é da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela administração do porto.

BAHIA, BRASIL

Codeba bate record histórico de movimentação de cargas em Maio

A Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba registou a maior movimentação, em um mês de Maio, da história. Os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus movimentaram 1.213.021 toneladas, um crescimento de 8,40%, em relação ao mesmo período de 2021, quando houve a actividade de 1.119.001 toneladas. Na época, o volume havia sido o maior registado para o mês.

O aumento de 33,45% na performance mensal do Porto de Salvador foi um dos principais fatores que contribuiu para o resultado. O porto negociou 545.699 toneladas, diferença de 136.784 t sobre a movimentação registada em Maio de 2021.

SÃO FRANCISCO DO SUL | BRASIL

Dois navios levam 25 milhões de litros de óleo de soja para China

Cerca de 25 milhões de litros de óleo de soja foram exportados para a China através do Porto de São Francisco do Sul recentemente. A carga foi dividida em dois navios: o "Atlantic Crown" foi carregado com 15 milhões de litros e o "Pacific Jasper", com 10 milhões de litros.

O óleo foi transferido desde o terminal privado da Bunge, localizado dentro do complexo portuário, até o Berço 101 por meio de um mangote de 25 centímetros de diâmetro. O duto de 1,2 mil metros foi instalado junto ao chamado “corredor de exportação”, estrutura com esteira por onde se escoa a soja e o milho do terminal graneleiro até os navios.

PORTO DE VITÓRIA É ROTA DA LOGÍSTICA DA BYD NO BRASIL

A BYD, empresa chinesa que actua na área de veículos, máquinas e equipamentos eléctricos, além de pioneira em tecnologias de energia limpa, firmou aproximação estratégica com o Porto de Vitória. Na sede da CODESA, o gerente de operações da BYD Brasil, João Paulo de Barros, reuniu-se com o Presidente Bruno Fardin e com a directora de Planejamento e Desenvolvimento, Raquel Guimarães, para apresentar os projectos da empresa e tratar de demandas estratégicas. Toda a logística da BYD, para entrada de veículos, máquinas e equipamentos eléctricos no Brasil está concentrada no Espírito Santo e tem sua porta de entrada no Porto de Vitória.

BRASIL

Director da CODEBA eleito para cargo na ABEPH

O director de Gestão Administrativa e Financeira da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Jenner Augusto Kruschewsky, foi eleito para o cargo de director administrativo/financeiro da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A assembleia geral, feita de modo híbrido e constada em ata, elegeu a nova diretoria da entidade.

“Foi com grande satisfação e consciência da enorme responsabilidade que recebi a minha eleição. A ABEPH, como entidade representativa dos portos públicos, é um associação que desempenha papel extremamente relevante na defesa e representação dos interesses do setor portuário, especialmente no que tange à ampliação da discussão de políticas públicas voltadas para assegurar maior eficiência no desempenho do setor”, declarou o director.

DE 28 A 30 DE NOVEMBRO, EM SANTOS, BRASIL

Encontro anual das lideranças portuárias latino-americanas discute projectos do sector

A Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA Latino) prepara a agenda do 30º Congresso Latino-Americano de Portos, que este ano será realizado em Santos, de 28 a 30 de novembro. Entre os temas discutidos está a transformação digital no sistema de transporte.

De acordo com dados de uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) feita com mais de 300 representantes de organizações públicas e privadas, 72% das empresas de transporte já possuem uma estratégia de transformação digital, com o transporte aéreo na liderança. Por outro lado, apenas 33% do transporte marítimo está atualmente pronto para implementar uma estratégia dessa natureza.

BRASIL

Celulose cresce 57% e puxa alta na movimentação do Porto de Santos no 1.º quadrimestre

A celulose foi o grande destaque na movimentação de cargas no Porto de Santos durante o primeiro quadrimestre, ao somar 2,6 milhões de toneladas, alta de 57% sobre o mesmo período de 2021. O diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, frisa que “esse resultado confirma a estratégia acertada de captação de investimentos privados por meio dos leilões de arrendamentos, a exemplo das áreas STS 14 e STS 14A para celulose que, juntas, envolvem aportes de R$ 380 milhões”.

BRASIL

Porto do Recife começa a receber navios com novo calado

A Capitania dos Portos de Pernambuco enviou ao Porto do Recife duas resoluções liberando a atracação de navios de maiores calados nos berços 00, 03, 04 e 05 por 45 dias. As portarias entraram em vigor neste mês de maio e foram uma demanda dos importadores e exportadores do ancoradouro recifense.

“O Sindaçúcar foi uma das empresas que solicitou a liberação o quanto antes. O sindicato é responsável pelo Terminal Açucareiro (TA) do Porto do Recife, que corresponde ao berço 00. Antes da dragagem, o calado operacional do berço do terminal era 7 metros e os navios não conseguiam abastecer toda a carga de açúcar, tendo que completar em outros portos do Nordeste”, explica José Divard de Oliveira, diretor Comercial e de Operações do ancoradouro.

GRANÉIS SÓLIDOS

CORREDOR LESTE DE PARANAGUÁ MOVIMENTA 5,9 MILHÕES DE TONELADAS EM 4 MESES

O volume de granéis sólidos embarcado pelo Corredor Leste de exportação do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, atingiu 5,975 milhões de toneladas (de soja, farelo, trigo e milho) nos primeiros quatro meses deste ano. O total representa aumento de 7,4% em comparação com igual período de 2021 (5,562 milhões de toneladas), segundo informações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

PORTO DE ITAJAÍ, BRASIL

Abril encerra 1.º quadrimestre do ano com 6% de aumento em toneladas (carga geral)

No último mês de abril, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registou 126.561 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), alcançando a marca com 1.395.851 toneladas.

Ao todo, durante o mês de abril, o Complexo Portuário registou ainda 77 atracações, sendo 25 realizadas na APM Terminals (margem direita/área arrendada), 05 no TEPORTI e 01 no cais da Delegacia da Capitania de Portos de Itajaí (Marinha). No Terminal PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes), a movimentação registada no decorrer do mês de abril somou 47 escalas, com 97.578 TEU’s e 1.039 toneladas.

BRASIL

Porto de Itaguaí vai ter novo terminal de minério de ferro

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) anunciou um projeto que visa a implantação de mais um terminal para exportação de granel sólido mineral no Porto de Itaguaí. O novo empreendimento, que será implantado em uma área de 312.514m², vai receber investimentos na ordem de R$ 3 bilhões e aumentar a capacidade de escoamento de minério de ferro pelo porto em cerca de 30 milhões de toneladas por ano.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro retoma operações em navio de «break bulk» com café

A operação de um navio de ‘break bulk’ com café, que aconteceu no fim do mês de abril, marcou o retorno dessa modalidade no transporte de café pelo Porto do Rio de Janeiro, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). O embarque de 6.500 toneladas de café, acondicionadas em ‘big bags’, foi realizado com sucesso e a mercadoria teve como destino a Europa. A UNSLOG foi o operador logístico que negociou com o terminal de contêineres ICTSI Rio para trazer esta operação para o Rio de Janeiro.

BRASIL

Movimentação do Porto do Rio de Janeiro cresce 13,5% no 1.° trimestre

O Porto do Rio de Janeiro movimentou 2,4 milhões de toneladas de cargas no 1.° trimestre deste ano, superando em 13,5% o volume movimentado no mesmo período de 2021. A informação é da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela gestão do porto.

A tendência observada em meses anteriores de crescimento na movimentação de carga conteinerizada no Porto do Rio de Janeiro se manteve no 1° trimestre, com um acréscimo de 27,2% na movimentação de contêineres, em comparação ao 1° trimestre de 2021. Em TEUs, foram movimentados cerca de 128.342, o que representa um crescimento de 30,6%.

BRASIL

Porto de Paranaguá movimenta 5.9 milhões de toneladas de Janeiro a Abril

O volume de granéis sólidos embarcado pelo corredor Leste de exportação do Porto de Paranaguá foi 7,4% maior no primeiro quadrimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2021. Em 2022, de janeiro a abril, 5.975.114 toneladas de soja, farelo, trigo e milho saíram pelo complexo. Nos mesmos meses do ano passado, foram 5.561.822 toneladas.

“Os principais responsáveis pela alta foram farelo de soja e milho carregados pelos três berços que compõem o corredor”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

BRASIL

Porto de Angra dos Reis celebra 90 anos com projeto de expansão

O Porto de Angra dos Reis completa 90 anos este sábado (14) e a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), como Autoridade Portuária responsável, informou sobre as ações em andamento e os projetos previstos para melhorias estruturais do Terminal Portuário de Angra dos Reis (TPAR), visando ampliar sua capacidade operacional e a movimentação de cargas e suprimentos.

ESTE SÁBADO, 7 DE MAIO

Porto de Itaguaí celebra 40 anos de olhos postos no futuro

O Porto de Itaguaí, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), completa 40 anos este sábado (7) com projectos em andamento para a melhoria da infraestrutura, além de grandes perspectivas de crescimento para os próximos anos. A Autoridade Portuária comemora as conquistas do porto, consolidado como maior porto público do Brasil na movimentação de minério de ferro e que, em 2021, ficou na 2ª posição do ranking dos dez maiores portos públicos em movimentação de cargas, segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Assinalamos a efeméride com esta newsletter temática, respigando notícias do porto aniversariante publicadas no portal da APLOP nos últimos anos.
 

COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA - CODEBA

PROJECTO SAÚDE NOS PORTOS ORIENTA COMUNIDADE PORTUÁRIA SOBRE CUIDADO COM A SAÚDE

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) realizou, entre os dias 27 de abril e 4 de maio, em Salvador, Candeias e Ilhéus, o Projeto Saúde nos Portos. O evento, que contou com o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura, e do SEST SENAT, é fruto de um acordo de cooperação firmado com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA).

BRASIL

Vídeo apresenta o novo projecto do túnel que ligará Santos a Guarujá

Grande parte da população já ouviu falar muito do túnel imerso entre Santos a Guarujá, mas muita gente ainda não conhece os detalhes do projecto. Por isso, a campanha Vou de Túnel criou um vídeo que mostra, através da computação gráfica, o modelo de representação do projecto. Nessa nova etapa, o projecto passa por revisões para aprimorar ainda mais a sua eficiência e segurança aos usuários. O público pode visualizar a obra, sua dimensão e vantagens.

BRASIL

Sistema informatizado de acesso aumenta eficiência logística do Porto do Rio de Janeiro

Após um ano de implantação do Sistema de Gerenciamento de Acesso Docas (SGAD), no Porto do Rio de Janeiro, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), as empresas arrendatárias dos terminais e os usuários do porto avaliam os impactos do controle informatizado do acesso terrestre. Com a automação do processo de permissão e do fluxo de caminhões, o porto ganhou em eficiência para todos os envolvidos na cadeia logística. Além da redução de custos, o sistema proporciona mais segurança e agilidade no processo.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

  Portos do Brasil - NEWS

 Portos de Cabo Verde – News

 Portos de Moçambique – News

 Portos de Angola – News

 Portos de Portugal – News

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube

 Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

 Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012