Início > Brasil

BRASIL

Santos sobe participação na balança e bate novo recorde

A participação comercial das cargas movimentadas pelo Porto de Santos de janeiro a julho deste ano atingiu 28,9% (cerca de US$ 53,4 bilhões), o maior índice em relação ao total brasileiro no período. Desde maio de 2015, Santos mantém-se acima da casa dos 27%, com forte viés de alta.

BRASIL

Secretaria dos Portos concede autonomia ao Complexo Industrial Portuário de Suape

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil aprovou a complementação do atual Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Complexo Industrial Portuário de Suape. Com a mudança, algumas áreas do Porto Organizado sob a gestão da Secretaria Especial dos Portos passam a ser consideradas como não operacionais, fazendo com que a celebração de contratos e instauração de processos de licitação fiquem sob o comando de Suape.

PARANAGUÁ, BRASIL

Porto aumenta em 35,42% a movimentação de cargas no semestre

O Porto de Paranaguá bateu o quinto recorde em movimentação de cargas de 2016 ao registar o maior volume de produtos já carregados no período de seis meses. De janeiro a junho deste ano foram movimentadas 24,1 milhões de toneladas. O volume é considerado recorde comparado ao mesmo período de 2010, quando o porto movimentou 17,8 milhões de toneladas. O resultado de 2016 representa um aumento de 35,42% em comparação com 2010.

Porto do Recife volta a receber milho importado

A crise económica está criando oportunidades para o Porto do Recife. Com taxas de câmbio mais atrativas, o ancoradouro está recebendo cargas que há anos não passavam pelos terminais. O exemplo mais emblemático é o milho vindo da Argentina. Desde os anos 1990 que o produto era adquirido internamente e por via rodoviária. Neste ano, já chegaram três carregamentos do tipo ao estado, totalizando 75 mil toneladas do produto descarregadas. Até dezembro a expectativa é de que o volume chegue a 200 mil toneladas. O produto atende a demandas da avicultura do Nordeste e das empresas da indústria de cuscuz.

ITAJAÍ, SANTA CATARINA, BRASIL

Porto é contemplado com Selo Social 2016

A Superintendência do Porto de Itajaí foi contemplada com a certificação Selo Social 2016. A certificação foi decorrente dos investimentos na área social em âmbito interno ou externo no ano de 2015, atendendo aos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estabelecidos pela ONU. A Autoridade Portuária de Itajaí foi certificada nos itens 1 – combate à fome e a miséria, 2 – investimentos à educação básica, 6 – combate à Aids e outras doenças, 7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 7 – união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento.

BRASIL

Nilton Tadeu reassume administração do Porto de Maceió

Atendendo a uma determinação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, o Diretor Técnico-Comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Hanna Yousef Emile Safieh, que responde interinamente pela Presidência da Companhia, deu posse ) a Nilton Tadeu Lira Neto, para exercer novamente o cargo de Administrador do Porto de Maceió (AL), que vinha sendo administrado pelo advogado Djalma Barros Siqueira Neto.

AMAPÁ, BRASIL

Porto de Santana

A construção do Porto de Santana (antigo Porto de Macapá) foi iniciada em 1980, com a finalidade original de atender à movimentação de mercadorias por via fluvial, transportadas para o Estado do Amapá e para a Ilha de Marajó. Todavia, pela sua posição geográfica privilegiada, tornou-se uma das principais rotas marítimas de navegação, permitindo conexão com portos de outros continentes, além da proximidade com o Caribe, Estados Unidos e União Europeia, servindo como porta de entrada e saída da região amazónica.

CODERN | BRASIL

Terminal Salineiro de Areia Branca já movimentou mais de 1 milhão de toneladas de sal em 2016

A diretoria da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) divulgou o balanço da movimentação dos Portos do Estado no mês de junho de 2016, onde se regista um aumento tanto no Porto de Natal, como no Terminal Salineiro de Areia Branca. Vale ressaltar que é um dos poucos setores da economia potiguar a registar aumento em meio à grave crise econômica que passa o Brasil.

BRASIL

Comitiva do Exército visita o Porto de Santos

O fortalecimento da parceria entre o Exército Brasileiro e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) foi o principal tema da visita ao porto de Santos de uma comitiva integrada por cinco generais e doze oficiais de outras patentes. Ao recepcionar os oficiais, o diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva, ressaltou a crescente integração do Exército com a gestão do porto, como a participação em reuniões na Comissão Local das Autoridades Anuentes do Porto de Santos (Claps).

BRASIL

CODERN emite nota sobre Plano de Expansão do Porto de Natal em parte da área do Maruim

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) informa que os técnicos do setor de Engenharia estão em diálogo permanente com a Prefeitura de Natal, para discutir o plano de ocupação da Comunidade Maruim, que terá parte da área destinada para a expansão do Porto de Natal, após a transferência dos moradores para o Residencial São Pedro, atividade estritamente de responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação do Município de Natal.

BRASIL

Codesp licitará dragagem para o Porto de Santos

A Companhia Docas de São Paulo (Codesp) realizará licitação para contratação do serviço de dragagem de manutenção das profundidades de todo canal de navegação, bacias de evolução e acesso a berços do Porto de Santos pelo prazo de 12 meses. O certame foi autorizado pelo Conselho de Administração (Consad) da Docas, após aprovação pela diretoria executiva e avaliação dos conselheiros

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Unesp inaugura Instituto de Estudos Avançados do Mar

O Instituto de Estudos Avançados do Mar (IEAMar) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi inaugurado em São Vicente (SP), com o objectivo de explorar os potenciais científicos dessa região para o uso sustentável de seus recursos em benefício da população. O diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva, participou do evento, que teve a presença de 100 pessoas, entre docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos, alunos da Universidade e convidados de diversas instituições ligadas à pesquisa do mar.

BRASÍLIA

Docas do Rio participa na Comissão Nacional das Autoridades nos Portos

O Presidente da CDRJ, Hideraldo Mouta, esteve presente na reunião da Comissão Nacional das Autoridades nos Portos, junto com a Superintendente da Guarda Portuária no Porto do Rio, Izabela Santoni, e o Fiel Ajudante, Luiz Carlos Barbuda. O evento decorreu em Brasília e discutiu as estratégias para a manutenção do funcionamento regular das actividades no Porto do Rio durante às Olimpíadas.

PORTO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Insumos para fertlizantes são destaque na importação

O sector de estatística do Porto do Rio Grande fez um levantamento dos meses de janeiro a maio em relação à movimentação do complexo portuário. O mês de maio teve um crescimento de 24,6% em relação a maio do ano passado, e de 14% em relação a abril deste ano. Maio bateu o recorde de movimentação no Porto do Rio Grande.

ESTA QUINTA-FEIRA, 7 DE JULHO, NO RIO DE JANEIRO

I Seminário de Direito Portuário dos Portos Brasileiros

Decorre esta quinta-feira, 7 de Julho, na sede da ABEPH, no Rio de Janeiro, o I Seminário de Direito Portuário dos Portos Brasileiros. O evento terá lugar das 9,00 às 17,00 horas.

BRASIL

Novo Presidente no Porto do Recife

Flávio Gouveia é o novo presidente do Porto do Recife. Advogado e ex-desembargador eleitoral, Flávio substitui Olavo de Andrade Lima Neto que estava à frente do ancoradouro recifense desde janeiro de 2015. O novo presidente também é ex-assessor do TRF 5ª Região, ex-diretor financeiro, de orçamento e logística do INSS, além de ter sido consultor do Programa de desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD/ONU).

BRASIL

CODERN registaa novo aumento na movimentação dos Portos do RN

Ao divulgar o balanço da movimentação nos Portos do RN entre janeiro e maio de 2016, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) regista mais uma vez um aumento considerável no volume de importação ou exportação, em comparação com o mesmo período de 2015, sendo um dos poucos sectores a registar crescimento em meio a uma grave crise que atinge a economia brasileira.

BRASIL

Importações voltam a registar crescimento no Porto de Santos após 14 meses

O Porto de Santos voltou a registar, após 14 meses, crescimento nas importações, com 2,8% de aumento em relação a maio de 2015. A movimentação de mercadorias no mês também foi recorde, mantendo a tendência registada em todo este ano. As importações não apontavam crescimento desde Março/2015, quando houve acréscimo de 3,3% sobre o ano anterior.

DOCAS DO CEARÁ, BRASIL

SEP | PR - Iniciando a Expansão

O Corpo Diretivo e Gerencial da Companhia Docas do Ceará estiveram reunidos, por uma iniciativa da SEP-PR, para a apresentação sobre a Expansão do PMGP - Projeto de Modernização da Gestão Portuária nas Companhias Docas e Portos Delegados.
Na ocasião, a reunião foi ministrada por João Alfredo, Presidente do Conselho de Administração, que realizou uma explanação sobre o projeto, cujo objetivo principal é o de desenvolver e implementar processos mais eficazes, visando, desta forma, a melhoria da gestão portuária.

PORTO DO RIO GRANDE, BRASIL

Pesquisa recolhe informações sobre o trabalho feminino no ambiente portuário

Baplizada pelo Plano Nacional de Política para as Mulheres, a Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, encaminhou um questionário online para todos os portos do Brasil, na intenção de levantar dados sobre as mulheres que trabalham na área portuária nacional.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012