Início > Brasil

PORTO DE ITAJAÍ, BRASIL

Secretário de Estado de Planejamento visita obras dos novos acessos aquaviários

O secretário de Estado do Planejamento, Cassio Taniguchi, acompanhado de técnicos da pasta, visitou as obras da primeira etapa dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário do Itajaí. Os trabalhos estão sendo executados pela Construtora Triunfo e tem investimentos do Governo do Estado de Santa Catarina, na ordem de R$ 104 milhões.

BAHIA, BRASIL

Codeba autoriza estudo de viabilidade para Moinho de Ilhéus

A diretoria executiva da Codeba aprovou a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), que vai gerar subsídios para a preparação do edital de nova licitação para cessão de uso onerosa do Moinho de Trigo, no município de Ilhéus. “Nosso objetivo é garantir que o moinho volte a exercer seu papel comercial local”, resumiu o presidente da Codeba, Pedro Dantas. O moinho está localizado em uma área não afeta as operações portuárias de quase 11 mil metros quadrados pertencente ao Porto de Ilhéus.

BAHIA, BRASIL

Directoria da FIEB visita Porto de Ilhéus

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia - Fieb, Ricardo Alban, diretores da instituição e empresários visitaram o Porto de Ilhéus, na companhia do diretor comercial e de desenvolvimento de negócio da Codeba, Élio Régis. A missão objetiva promover uma ação conjunta para atrair novos investidores e, consequentemente, mais cargas para o porto público, além de criar meios visando sensibilizar interessados em explorar o Moinho de Ilhéus.

BRASIL

Escoamento de grãos pelo Norte terá forte expansão em 2016/17

A safra de grãos 2016/17 aproxima-se e o sobe e desce de barcaças já está mais intenso ao longo do rio Tapajós. Após quase três anos de preparação, entre emissões de licenças e obras, a Hidrovias do Brasil e a joint venture entre ADM e Glencore iniciam as suas operações portuárias em Barcarena, no Pará, aquecendo os motores para os milhões de toneladas de soja que começarão a ser escoadas do Centro-Oeste a partir de fevereiro. A chegada dos terminais privados à região consolida a nova - e mais aguardada - rota logística para o transporte de grãos no país.

BRASIL

Porto de Suape lidera movimentação de petróleo no País em 2016

De janeiro a julho deste ano, a movimentação de petróleo cresceu 87,35%, na comparação com igual período de 2015. O porto alcançou a marca de 2,7 milhões de toneladas movimentas nos sete primeiros meses do ano, ante os 1,4 milhão de toneladas do mesmo intervalo anterior. O aumento está relacionado ao recordes de produção cravados pela unidade de refino.

RIO DE JANEIRO

Presidente da CDRJ participa na entrega de diplomas do MBA Executivo em Administração Portuária

O Presidente, Eng.º Hideraldo Mouta, compareceu na Diretoria de Portos e Costas, para a cerimónia de entrega dos diplomas de conclusão do curso “MBA Executivo em Administração: Gestão Portuária”, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas. O curso foi uma iniciativa da CDRJ, em conjunto com a Diretoria de Portos e Costas (DPC) e Fundação Getúlio Vargas, com o objectivo de capacitar funcionários de empresas públicas e privadas, na área de gestão portuária.

SEXTA E SÁBADO, 9 E 10 DE SETEMBRO

Navio-escola Brasil recebe visitantes em Lisboa

O navio-escola Brasil, da Marinha brasileira, está aberto a visitas nos dias 9 e 10 de Setembro (sexta-feira e sábado) das 14h às 17h, informa a Embaixada do Brasil em Portugal. A passagem por Lisboa faz parte da 30.ª viagem de instrução de guardas da Marinha. O navio saiu do Rio de Janeiro a 18 de Julho, para uma viagem de 148 dias.

BRASIL

Prefeito Jandir Bellini e lideranças políticas e empresariais procuram alternativas de crescimento para o Porto de Itajaí

Receptivo aos problemas do segundo maior complexo portuário do Brasil, em movimentação de cargas conteinerizadas, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil prometeu procurar soluções para a retomada das obras de reforço e alinhamento dos berços 3 e 4, que está na dependência da liberação de recursos da União, e demonstrou grande interesse na solução do impasse jurídico na extensão do prazo do arrendamento do terminal de contêineres de Itajaí.

BAHIA, BRASIL

Porto de Aratu-Candeias regista aumento na movimentação de Nafta

O Porto de Aratu-Candeias, administrado pela Codeba, registou um aumento expressivo na movimentação de nafta petroquímica importada. De janeiro a julho de 2016 mais de 1 milhão de toneladas desembarcou, contra 868.240 toneladas no mesmo período de 2015. A Braskem é o principal usuário do desembarque da nafta nos portos públicos.

BRASIL

Santos sobe participação na balança e bate novo recorde

A participação comercial das cargas movimentadas pelo Porto de Santos de janeiro a julho deste ano atingiu 28,9% (cerca de US$ 53,4 bilhões), o maior índice em relação ao total brasileiro no período. Desde maio de 2015, Santos mantém-se acima da casa dos 27%, com forte viés de alta.

BRASIL

Secretaria dos Portos concede autonomia ao Complexo Industrial Portuário de Suape

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil aprovou a complementação do atual Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Complexo Industrial Portuário de Suape. Com a mudança, algumas áreas do Porto Organizado sob a gestão da Secretaria Especial dos Portos passam a ser consideradas como não operacionais, fazendo com que a celebração de contratos e instauração de processos de licitação fiquem sob o comando de Suape.

PARANAGUÁ, BRASIL

Porto aumenta em 35,42% a movimentação de cargas no semestre

O Porto de Paranaguá bateu o quinto recorde em movimentação de cargas de 2016 ao registar o maior volume de produtos já carregados no período de seis meses. De janeiro a junho deste ano foram movimentadas 24,1 milhões de toneladas. O volume é considerado recorde comparado ao mesmo período de 2010, quando o porto movimentou 17,8 milhões de toneladas. O resultado de 2016 representa um aumento de 35,42% em comparação com 2010.

Porto do Recife volta a receber milho importado

A crise económica está criando oportunidades para o Porto do Recife. Com taxas de câmbio mais atrativas, o ancoradouro está recebendo cargas que há anos não passavam pelos terminais. O exemplo mais emblemático é o milho vindo da Argentina. Desde os anos 1990 que o produto era adquirido internamente e por via rodoviária. Neste ano, já chegaram três carregamentos do tipo ao estado, totalizando 75 mil toneladas do produto descarregadas. Até dezembro a expectativa é de que o volume chegue a 200 mil toneladas. O produto atende a demandas da avicultura do Nordeste e das empresas da indústria de cuscuz.

ITAJAÍ, SANTA CATARINA, BRASIL

Porto é contemplado com Selo Social 2016

A Superintendência do Porto de Itajaí foi contemplada com a certificação Selo Social 2016. A certificação foi decorrente dos investimentos na área social em âmbito interno ou externo no ano de 2015, atendendo aos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estabelecidos pela ONU. A Autoridade Portuária de Itajaí foi certificada nos itens 1 – combate à fome e a miséria, 2 – investimentos à educação básica, 6 – combate à Aids e outras doenças, 7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 7 – união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento.

BRASIL

Nilton Tadeu reassume administração do Porto de Maceió

Atendendo a uma determinação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, o Diretor Técnico-Comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Hanna Yousef Emile Safieh, que responde interinamente pela Presidência da Companhia, deu posse ) a Nilton Tadeu Lira Neto, para exercer novamente o cargo de Administrador do Porto de Maceió (AL), que vinha sendo administrado pelo advogado Djalma Barros Siqueira Neto.

AMAPÁ, BRASIL

Porto de Santana

A construção do Porto de Santana (antigo Porto de Macapá) foi iniciada em 1980, com a finalidade original de atender à movimentação de mercadorias por via fluvial, transportadas para o Estado do Amapá e para a Ilha de Marajó. Todavia, pela sua posição geográfica privilegiada, tornou-se uma das principais rotas marítimas de navegação, permitindo conexão com portos de outros continentes, além da proximidade com o Caribe, Estados Unidos e União Europeia, servindo como porta de entrada e saída da região amazónica.

CODERN | BRASIL

Terminal Salineiro de Areia Branca já movimentou mais de 1 milhão de toneladas de sal em 2016

A diretoria da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) divulgou o balanço da movimentação dos Portos do Estado no mês de junho de 2016, onde se regista um aumento tanto no Porto de Natal, como no Terminal Salineiro de Areia Branca. Vale ressaltar que é um dos poucos setores da economia potiguar a registar aumento em meio à grave crise econômica que passa o Brasil.

BRASIL

Comitiva do Exército visita o Porto de Santos

O fortalecimento da parceria entre o Exército Brasileiro e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) foi o principal tema da visita ao porto de Santos de uma comitiva integrada por cinco generais e doze oficiais de outras patentes. Ao recepcionar os oficiais, o diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva, ressaltou a crescente integração do Exército com a gestão do porto, como a participação em reuniões na Comissão Local das Autoridades Anuentes do Porto de Santos (Claps).

BRASIL

CODERN emite nota sobre Plano de Expansão do Porto de Natal em parte da área do Maruim

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) informa que os técnicos do setor de Engenharia estão em diálogo permanente com a Prefeitura de Natal, para discutir o plano de ocupação da Comunidade Maruim, que terá parte da área destinada para a expansão do Porto de Natal, após a transferência dos moradores para o Residencial São Pedro, atividade estritamente de responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação do Município de Natal.

BRASIL

Codesp licitará dragagem para o Porto de Santos

A Companhia Docas de São Paulo (Codesp) realizará licitação para contratação do serviço de dragagem de manutenção das profundidades de todo canal de navegação, bacias de evolução e acesso a berços do Porto de Santos pelo prazo de 12 meses. O certame foi autorizado pelo Conselho de Administração (Consad) da Docas, após aprovação pela diretoria executiva e avaliação dos conselheiros

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)