Início > Brasil

Santos Brasil adquire carregadores para carros eléctricos no TEV

Signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que mobiliza empresas para o avanço relacionado ao desenvolvimento sustentável, a Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para carros elétricos: um fixo instalado em um totem e outro móvel, que será acoplado a um veículo da companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque dos navios, evitando a necessidade de reboque. Com isso, o TEV passa a ser o único terminal de veículos do país a dispor deste tipo de equipamento.

BRASIL

BNDES vai iniciar estudos para privatização da Companhia Docas da Bahia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) vai iniciar estudos sobre a privatização da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), revelou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em seminário online.

BRASIL

Porto de Suape publica chamamento público para receber estudos de implantação de terminal de GLP

O Porto de Suape abriu edital de chamamento público para que pessoas ou empresas doem estudos necessários para implantação de um novo terminal de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP, o gás de cozinha). O processo foi publicado no Diário Oficial do Estado e no site de Suape no dia18.

O terminal será implantado em uma área de 82 mil metros quadrados, no porto organizado, servida por tubovia e onde já existem operadores de granéis líquidos derivados de petróleo. A demanda crescente pelo produto e as características que fazem de Suape um hub de granéis líquidos, incluindo o GLP, justificam a necessidade de um novo terminal.

BRASIL

Mini-reforma do sector portuário: possibilidades e oportunidades da Lei no 14.047

Concorrência e Regulação polarizam o debate quando o assunto é o negócio portuário no Brasil. Centralizando a discussão sobre a participação do poder público e da iniciativa privada na década de 1990, uma grande reforma no sistema portuário implantou o modelo Landlord Port, aquele em que o poder público realiza investimentos na infraestrutura, tem a posse dos ativos e exerce a governança por meio da autoridade portuária, e a iniciativa privada realiza investimentos na superestrutura, nos equipamentos e realiza a operação portuária.

Porto do Rio Grande inaugurado a 15 de Novembro de 1915

Trata-se de um porto marítimo público, localizado na cidade de Rio Grande, no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul, na margem oeste do Canal do Norte, que é o escoadouro natural da bacia hidrográfica da Lagoa dos Patos.
O início da construção do Porto Velho do Rio Grande ocorreu em 1869, sendo que sua inauguração foi realizada em 1872. A implantação do Porto Novo, por sua vez, foi iniciada em 1910, tendo o mesmo entrado em operação em 1915.

Inaugurado a 15 de Novembro de 1915, comemora hoje mais um aniversário, pretexto para esta newsletter temática na qual recuperamos algumas notícias publicadas sobre esta importante infra-estrutura portuária brasileira, no portal da APLOP, ao longo dos últimos anos.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe visita do director Mario Povia

Mario Povia fez a sua primeira visita ao Porto do Rio de Janeiro desde que assumiu a Diretoria de Gestão Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). O intuito do diretor é conhecer melhor as instalações e os terminais portuários, bem como aproximar-se dos operadores, visando estabelecer uma agenda positiva e um canal de diálogo.

No prédio administrativo do porto, Povia esteve em todas as áreas operacionais, incluindo o Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) e o Centro de Controle Operacional (CCO), além dos setores de Engenharia, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, e Tecnologia da Informação.

BRASIL

Sede da CDRJ será transferida para o Porto do Rio de Janeiro

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) contratou um estudo de adequação do prédio administrativo do Porto do Rio de Janeiro, na Praça Mauá, para comportar a transferência dos empregados da sede da companhia, atualmente localizada na Rua Acre. O projeto básico deve ser concluído em até 90 dias e, em seguida, será realizada outra licitação para a execução da obra. A mudança está prevista para acontecer até julho de 2021.

BRASIL

Complexo do Pecém assina memorando com multinacional chinesa

O Completo do Pecém e a multinacional chinesa Mingyang Smart Energy assinaram um memorando de entendimento para a instalação de um parque eólico offshore na região do litoral norte do polo portuário e industrial.

“Hoje o Complexo do Pecém possui empresas que contribuem diretamente com a matriz energética do Estado do Ceará. Agora, estamos iniciando os primeiros estudos de viabilidade em torno desse projeto pioneiro, um projeto de energia eólica offshore, o que é extremamente importante para o desenvolvimento e o consequente amadurecimento do setor de energias renováveis no Brasil”, afirmou Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém, durante a cerimónia.

BRASIL

Acção social do Porto do Rio de Janeiro ajuda famílias carentes do Caju

Pelo 7º mês consecutivo, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e as empresas arrendatárias dos terminais do Porto do Rio de Janeiro – Triunfo Logística, ICTSI Rio, Pier Mauá, Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ) e Multiterminais – realizaram a entrega de cestas básicas para 105 famílias vulneráveis da comunidade do Caju, bairro circunvizinho ao porto.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

CDRJ mostra potencial de negócios durante Sudeste Export

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) marcou presença no Sudeste Export, Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária que reuniu os principais nomes do setor, em São Paulo. O evento, organizado pelo Fórum Brasil Export e realizado tanto de forma presencial como também digital, com a transmissão via Zoom, contou com a participação do diretor de Relações com o Mercado e Planejamento da CDRJ, Jean Paulo Castro e Silva.

BRASIL

Docas do Rio cria protocolo para proteger novo balizamento do Canal de Cotunduba

O Grupo de Trabalho (GT) que estuda Projetos de Melhoria de Acessibilidade do Porto do Rio de Janeiro, composto por representantes da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), da Marinha do Brasil (MB), da Praticagem RJ e das empresas arrendatárias dos terminais portuários MultiRio, ICTSI Rio e Triunfo Logística, parceiras na execução de diversas ações nesse sentido, debateu, durante sua última reunião mensal ocorrida no dia 15, ações com vistas à proteção do novo balizamento implantado no Canal de Cotunduba.

BRASIL

Porto Itapoá recebe «Prémio Via Viva 2020»

O Porto Itapoá recebeu esta sexta-feira, dia 23 de outubro, o Prémio Via Viva 2020 – na categoria Sector Portuário -, concedido pelo Ministério da Infraestrutura em reconhecimento às ações ambientais desenvolvidas.

A escolha do Porto Itapoá pelo Ministério da Infraestrutura como o mais sustentável entre os portos brasileiros teve como base o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) desenvolvido pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) que já havia premiado o Porto Itapoá em primeiro lugar entre os terminais portuários privados. Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

BRASIL

Docas do Rio designa Ouvidora-Geral como Encarregada de Protecção de Dados

Com o propósito de adequar as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Ouvidora-Geral da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Danielle Ventura Barreiros de Sousa, foi designada como Encarregada de Proteção de Dados (EPD), função também conhecida como DPO (Chief of data protect office, em inglês). A indicação foi feita pelo diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, em portaria.

BRASIL

Terminal Portuário de Alcântara vence prémio internacional

O Terminal Portuário de Alcântara, no Brasil, foi o vencedor do “Infrastructure Project of the Year Award", na categoria "Engineering" no “13th Global Infrastructure Leadership Forum” patrocinado pela ORACLE. Um evento que ocorre anualmente e onde se destacam projectos que contribuem de forma decisiva para a recuperação das infraestruturas a nível mundial.

Porto de Itaguaí tem as melhores condições de calado da costa leste da América do Sul

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) homologou, junto à Autoridade Marítima, o Instrumento Normativo de Parâmetros Operacionais nº14.001.03, em vigência desde 11 de setembro. A referida norma estabelece como manobra regular do Terminal Sepetiba Tecon, no Porto de Itaguaí, os navios porta-contêineres com 340m de LOA, 50m de boca e calado de 14,70m, podendo chegar a 15,40m com a utilização de maré. Além disso, como manobra especial, o terminal está apto a receber também os meganavios com 367 metros de LOA.

BRASIL

ANTAQ apresenta em seminário virtual internacional estudo sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná

A ANTAQ realizou, no dia 7, o seminário virtual Hidrovia Paraguai-Paraná – Perspectivas, Análises e Propostas. O evento contou com a parceria do Ministério das Relações Exteriores, da Comissão Económica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e do Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná.

BRASIL

Consulta internacional mostra que Covid-19 não é risco para desestatização de portos

Potenciais investidores de nove diferentes países apontaram que a pandemia de Covid-19 não é um fator de risco para a privatização do setor portuário do Brasil. Eles mostraram elevado interesse no programa, especialmente na privatização do Porto de Santos (SP), mas indicaram alguns riscos que devem ser analisados nos estudos que estão em andamento, como a avaliação de conflitos de interesse e desregulamentação tarifária.

PORTO DE VITÓRIA

Novo cais eleva patamar de movimentação

O Porto de Vitória terá um ganho de 10% na movimentação anual de cargas após a inauguração e entrada em operação do novo Cais de Atalaia, no dia 5 de outubro. O porto movimenta em torno de 7 milhões de t / ano e, com o funcionamento do berço 207, a previsão é elevar em mais 600 mil t anuais o volume de carga.

BRASIL

Porto de Cabedelo bate record de 2020 e movimenta 122 mil toneladas em Setembro

O mês de Setembro teve a maior movimentação de cargas de 2020 no Porto de Cabedelo. No total, segundo o balanço operacional apresentado, 122.295 toneladas de produtos passaram pelo cais durante o mês. O resultado, além de ser o maior do ano, representa um crescimento de 25% em relação a agosto.

BRASIL

Porto do Recife vai hospedar Laboratório Flutuante

O Porto do Recife será a casa da nova embarcação Ciências do Mar IV, nos próximos cinco anos. A hospedagem é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o ancoradouro recifense e a Universidade Federal de Pernambuco. O Laboratório de Ensino Flutuante foi construído pelo estaleiro cearense Inace.

O Acordo visa incentivar o desenvolvimento de conhecimento técnico-científico aplicado às atividades portuárias. Além de viabilizar o uso das instalações de acostagem para a embarcação, o Porto do Recife contará com o auxílio dos estudantes de Oceanografia da universidade pernambucana na elaboração de projetos ambientais e estruturais no terminal.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família