Início > Brasil

BRASIL

Movimentação do Porto de Cabedelo já supera a de 2017

O Porto de Cabedelo mantém neste ano de 2018 a tendência de crescimento na movimentação de carga e no mês de novembro já superou o total movimentado no ano de 2017. No ano passado, o Porto movimentou 1.048.072 (um milhão, 48 mil e setenta e duas) toneladas de produtos nos 12 meses. Já este ano, até o mês de novembro, já passaram pelo terminal 1.112.691 (um milhão, cento e doze mil e seiscentos e noventa e uma) toneladas de mercadorias, entre importação e exportação.

Porto de Itajaí conquista mais uma escala semanal da Ásia

O Porto de Itajaí receberá mais uma escala semanal de navios vindos da Ásia. A novidade foi confirmada com o anúncio da reestruturação do serviço Asas 1, que conecta a Ásia à Costa Leste da América do Sul, a partir de agora operado pelos armadores Maersk Line e Hamburg Sud.

BAHIA, BRASIL

Codeba elabora Planeamento Estratégico para o período de 2019 a 2023

Gerir o presente para aprimorar o futuro é a proposta de um plano estratégico em qualquer instituição, e na Codeba não é diferente. A Diretoria Executiva da Companhia está elaborando seu Planejamento Estratégico para o período de 2019 a 2023, com base na Lei 13.303/2016 e nas diretrizes da Secretaria Nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O material, construído por etapas de análise, formulação e implementação, será entregue no mês de dezembro e a pretensão é que as ações possam ser colocadas em práticas já em janeiro de 2019.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Guarda Portuária do RJ ganha carteira funcional

Um pleito antigo da Guarda Portuária do Rio de Janeiro foi atendido. A categoria passou a ter uma carteira funcional diferenciada que identifica os agentes e o número do porte de arma de cada um. A entrega simbólica foi realizada pelo diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Tarcísio Tomazoni.

ITAJAÍ, BRASIL

Acordo com BADESC permite expansão portuária

O Município de Itajaí deu mais um passo para a ampliação e modernização do Porto O acordo firmado com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC) permitirá ao Porto a ampliação de sua Zona Primária, área utilizada para armazenamento, cargas e descarga dos contêineres, com desapropriações para anexar o Centro Alfandegário.

BRASIL

Inaugurada rota ferroviária que liga o interior de São Paulo ao Rio de Janeiro

Operando em Jundiaí desde dezembro de 2017, a empresa Contrail, responsável pelo Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU), inaugurou uma nova rota para o transporte ferroviário de cargas, ligando todo o interior do estado de São Paulo ao Rio de Janeiro. Com a novidade, a empresa espera crescer 20% em negócios atendendo a clientes localizados nessas duas regiões, com a movimentação de um trem a cada cinco dias e transit time de dois dias.

BRASIL

Novas defensas instaladas no Porto de Aratu-Candeias

A Codeba concluiu a instalação de 12 novas e modernas defensas nos terminais de granéis líquidos (TGL) e sólidos (TGS) do Porto de Aratu-Candeias, que envolveu investimentos de R$ 1,8 milhão. Este equipamento proporciona mais segurança na acostagem dos navios nos berços de atracação e menos impacto depois de amarrado e em operação.

BAHIA, BRASIL

Veleiro Capitán Miranda, do Uruguai, esteve em Salvador

O Veleiro Capitán Miranda, do Uruguai, esteve na capital baiana. Este navio, classificado como goleta, foi construído em 1930, nos estaleiros de Matagorda, em Cádiz (Espanha). No ano de 1978 foi transformado em navio-escola, recebendo o nome de um importante hidrógrafo e capitão da Armada Nacional da República Oriental do Uruguai.

BAHIA, BRASIL

Codeba prepara-se para receber sistema logístico nacional

A Codeba vai implantar no Porto de Aratu-Candeias o projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que prevê o aumento da eficiência dos portos públicos do Brasil. A princípio foram escolhidos 12 portos, onde o projeto será implantado, aumentando, por meio da tecnologia, o desenvolvimento desses terminais portuários.

BRASIL

Marca Inédita Consolida Novo Record no Porto de Santos

Pela primeira vez na história do Porto de Santos, o total acumulado de cargas movimentadas até o mês de setembro ultrapassou a marca de 100 milhões de toneladas. Com quase 100,4 milhões de toneladas operadas, o complexo santista emplaca um novo record para o período, registando crescimento de 2,8 por cento sobre o verificado em igual período de 2017, até então o maior movimento verificado até setembro.

 Com esse total, projeta-se o fechamento de 2018 em cerca de 132,290 milhões de toneladas, novo recorde anual, superando em de 1,87 por cento o total de 2017.

A expressiva marca de 24.232.060 toneladas do chamado complexo soja, composto pela mercadoria em grão e farelo, apontando crescimento de quase 20 por cento em relação ao ano passado, foi decisiva para alcançar o novo recorde no acumulado do período. O crescimento de 53,1 por cento nos embarques de celulose (3.342.709 toneladas) também foi destaque.

BRASIL

Quando o Porto do Recife completou 100 anos: retrato desse dia histórico

Muita expectativa existe em torno do centenário de uma companhia, afinal, é o momento para refletir sobre a construção de negócios de mais de uma geração. No Porto do Recife isso não poderia ser diferente.
A comemoração foi celebrada em clima solene, com evento realizado no período da manhã, na área do estacionamento local, onde estavam reunidos funcionários da casa, profissionais em cargos comissionados, bem como autoridades.
 

BRASIL

TCU libera edital para privatizar Ferrovia Norte-Sul

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a publicação do edital que trata da privatização da Ferrovia Norte-Sul. Com a liberação, o governo pode publicar o edital e marcar o leilão da ferrovia. O trecho que vai a leilão tem 1.537 quilômetros (km) de extensão e vai de Porto Nacional, no Tocantins, até Estrela d’Oeste, em São Paulo.

BRASIL

Porto de Salvador é porta de entrada para cargas de energia renovável

O Porto de Salvador alcançou a marca de movimentação de 300 mil m3 de cargas de projecto nos últimos cinco anos, com destaque para as operações voltadas aos parques eólicos e solares, concentrados na Bahia e região.

As cargas de projecto são peças de grandes dimensões ou de alta tonelagem que não podem ser transportadas em contêineres. As pás eólicas e outros equipamentos destinados à construção dos parques de geração de energia fazem parte desta categoria.

BRASIL

Administração escolhe profissional do mercado de petróleo e gás como CEO do Porto do Açu

Carlos Tadeu Fraga assumiu o posto de CEO da Porto do Açu Operações S.A, subsidiária da Prumo responsável pela administração do Porto do Açu. Tadeu Fraga actuará de forma mais abrangente no Complexo do Açu, para alavancar oportunidades na indústria de óleo e gás, reforçando os planos de negócios e sinergias entre as empresas parceiras, particularmente neste momento de retoma das actividades do sector.

Portos do Brasil no FOLHACÓPTERO

Animação para o jornal "Folha de S. Paulo" mostra os problemas do sector portuário brasileiro.

BRASIL

Novos empregados visitam o Porto do Rio de Janeiro

Com o objetivo de proporcionar aos concursados recém-contratados melhor ambientação, integração e conhecimento sobre a empresa, a Gerência de Gestão de Carreiras (GERCAR) da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), em parceria com a Gerência de Fiscalização de Operações (GERFOP) e a Guarda Portuária (SUPGUA), promoveu uma visita ao Porto do Rio de Janeiro.

PORTO DE SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Obras de expansão do terminal de contentores vão ter início

A Codeba entregou ao Tecon Salvador uma área de 28.159,00 metros quadrados, localizada no Porto de Salvador, que será utilizada na montagem do canteiro das obras de expansão do terminal de contêineres, que incluem a construção de um novo cais e pier de atracação com 423 metros, além de urbanização, pavimentação e aterro hidráulico.

BRASIL

Berço 3 do Porto de Itajaí recebeu 1020 veículos importados

O berço 3 do Porto de Itajaí voltou a receber uma nova operação “teste” de veículos importados da montadora americana General Motors/Chevrolet (GM).

BRASIL

Porto de Itajaí aumenta em 86% a movimentação de cargas

O Porto de Itajaí, através de sua empresa arrendatária – a APM Terminals, registou números positivos em seu balanço mensal referentes ao mês de agosto de 2018, tendo destaques nos três principais itens de estatísticas como; movimentação de tonelagem, TEU’s (Unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), e número de embarcações atracadas.

BRASIL

Director da Antaq abordará fiscalização e aplicação da Resolução 18 em Congresso da OAB

A Resolução Normativa 18 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) foi publicada em 26 de dezembro de 2017 e imediatamente levantou muitos rumores envolvendo a comunidade marítima em pleno período de festas de final de ano. O texto foi editado para servir como instrumento indutor de boas práticas comerciais no setor aquaviário. Não são poucas, porém, as dúvidas de profissionais do ramo sobre a aplicação das normas no dia a dia de trabalho.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012