Início > Guiné-Bissau

Rangel apoia envio de 22 toneladas de medicamentos para a Guiné Bissau

A Rangel vai oferecer o transporte de mais de 22 toneladas de medicamentos, em 3 contentores refrigerados. Os produtos foram angariados pelo INFARMED e oferecidos ao Governo da Guiné Bissau pelo Ministério Português dos Negócios Estrangeiros. Ao todo são mais de 110 tipos de medicamentos que vão seguir, por via marítima, durante a próxima semana para a Guiné Bissau.

Portos da Guiné-Bissau em destaque

A Administração dos Portos da Guiné-Bissau surge em destaque num magazine especial editado pela "Decouvertes".

Petróleo na Guiné-Bissau tem mais potencial que o previsto

O estudo independente encomendado pela CAP Energy a uma consultora francesa relativamente à exploração de petróleo na costa da Guiné-Bissau "confirmou não só o potencial [dos blocos], como parece estar acima das expectativas", anunciou a empresa num comunicado ao mercado.

Europa relança fiscalização e cooperação pesqueira com a Guiné-Bissau

A delegação da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau anuncioU em comunicado o relançamento de ações de fiscalização marítima e cooperação pesqueira com a Guiné-Bissau.

ARQUIPÉLAGO DOS BIJAGÓS - GUINÉ BISSAU

Estudo revela impactos negativos da actividade turística na Área Marinha Protegida de Urok

Quem beneficiará do desenvolvimento do turismo na Área Marítima Protegida Comunitária de Urok? Quem sairá prejudicado? Porquê, como e em que condições? Partindo da análise à Área Marinha Protegida Comunitária de Urok o documento questiona a equidade da repartição dos custos e dos benefícios gerados pelo turismo em matéria económica, social, cultural neste local e avalia o impacto que o desenvolvimento das práticas turísticas representam para os habitantes locais.

TRAGÉDIA

Vinte e três mortos em naufrágio de piroga ao largo da Guiné-Bissau

Vinte e três mortos e 74 sobreviventes é o "balanço provisório" de um naufrágio de piroga ocorrido esta sexta-feira ao largo da Guiné-Bissau, disse à Lusa o diretor do hospital Simão Mendes, Lassana N'Tchassó, de Bissau.

SOLIDARIEDADE COM A GUINÉ-BISSAU

Segunda edição do Projecto Rota Ingoré em 2013

O projecto Rota Ingoré vai ter nova edição em 2013, pretendendo, uma vez mais, reforçar os laços de amizade e cooperação com a Guiné-Bissau, "seguramente a nação lusófona mais pobre, mais instável e mais ignorada de todo este universo".
O projecto consiste em percorrer a Guiné-Bissau, de norte a sul, visitando pequenas aldeias isoladas e missões religiosas, que se dedicam ao apoio local comunitário.

Guiné-Bissau fecha novo protocolo de pescas com a União Europeia

A União Europeia (UE) e a Guiné-Bissau chegaram a um acordo, dia 10 de Fevereiro, sobre o novo protocolo para a Parceria no domínio das pescas. O protocolo será válido por um período de três anos e substituíra o acordo actualmente em vigor, que expira a 15 de Junho.
O novo documento prevê que a Guiné-Bissau forneça aos Estados-Membros da UE, nomeadamente França, Portugal e Espanha, oportunidades de pesca para espécies como cefalópodes, camarões e atum. Os armadores europeus deverão pagar uma taxa de licença, para serem autorizados a pescar nas águas guineenses.

GUINÉ-BISSAU

Receitas das alfândegas superam previsões do Governo e FMI

O Director-geral das Alfândegas anunciou que a sua instituição ultrapassou a o máximo estabelecido pelo Governo da Guiné-Bissau e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), para o ano de 2011, fixado em 21 biliões de F.cfa.
A PNN apurou que o referido valor excede uma soma estimada em pouco mais de 24 bilhões de F.cfa. António Monteiro disse que a iniciativa das alfândegas visam sempre dinamizar a economia e o aumento de receitas públicas com o desenvolvimento do país, sublinhando que os objectivos traçados pelo Governo e o FMI já foram alcançados.

Empresas portuguesas mantêm aposta na Guiné

As empresas portuguesas preferem manter-se à distância da evolução política na Guiné-Bissau. E apesar do falecimento prematuro do Presidente, Malam Bacai Sanhá, aos 64 anos de idade, ter levantado entre os analistas receios de um aumento da instabilidade política na antiga colónia portuguesa, as empresas portuguesas não tencionam alterar os seus laços comerciais com este país, que no ano de 2010 atingiram os 30 milhões de euros.

GUINÉ-BISSAU

Primeiro-Ministro convida empresários portugueses a investirem no país

O Primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, convidou os empresários portugueses a investirem na Guiné-Bissau, com o intuito de alargarem o contexto económico do mercado português, que está em crise.
A iniciativa foi lançada pela Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, que durou uma semana e terminou a 14 de Dezembro. No fórum, participaram 12 empresários portugueses.

Doze empresários portugueses em missão no mercado guineense

Um grupo de doze empresários portugueses de diferentes ramos de actividades chegou a Guiné-Bissau na última madrugada, para durante toda a semana realizar contactos com as autoridades e os empresários locais sobre as potencialidades de negócios naquele país.
A convite da Câmara do Comércio, Industria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau, os empresários portugueses vão participar numa série de actividades de prospecção e também num seminário sobre as oportunidades de negócios e investimentos na Guiné-Bissau.

INVESTIMENTOS NAS PESCAS | GUINÉ-BISSAU

Sociedade dos Emirados Árabes Unidos rende mais de 200 milhões de euros por ano

As autoridades guineenses estão envolvidas nas negociações com Plambeck Emirates Global Renewable Energy L.L.C, uma sociedade dos Emirados Árabes Unidos interessada em investir no sector das pescas e que conta com a figura alemã Norbert Plambeck, dono da empresa de Energia Renovável e antigo ministro das Pescas da Alemanha, por dez anos.
O montante estimado em investimento anual é de 200 milhões de euros por ano, calculado em 131 e 191 bilhões de Francos Cfa, durante dez anos.

VÍDEO

GUINÉ-BISSAU - Bemba di vida | Parte I

Belíssimas paisagens naturais da Guiné-Bissau. Vídeo do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (Guiné-Bissau) -IBAP. Primeira parte.
 

Directores-gerais das alfândegas da CPLP reúnem em Bissau

A 26ª reunião dos Directores-gerais das alfândegas da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizou-se entre 17 e 21 de Outubro, na capital guineense. Durante o encontro, foram discutidos, entre outros temas, o impacto da implementação do sistema aduaneiro automatizado (Sydonia ++), na Guiné-Bissau, a integração do país no espaço da Comunidade Económica de Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO) e na União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA).

ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DA GUINÉ-BISSAU

Tomada de posse de Mário Mussante

Vídeo reportando a tomada de posse do Eng. Mário Mussante como Director-Geral da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB).

Aquisição de equipamentos para a modernização do Porto de Bissau

Vídeo reportando a aquisição de equipamentos para a modernização do porto de Bissau. Março de 2010.

Assoreamento ameaça fechar porto de Bissau

Se nada for feito, dentro de dois anos o movimento de navios no porto da capital da Guiné-Bissau poderá cessar devido ao assoreamento. Concebido para poder operar navios porta-contentores de até 5 000 TEU de capacidade, o porto guineense está já limitado a receber apenas navios de até 2000 TEU, devido à redução dos calados. A situação é tanto mais grave quanto pelo porto de Bissau passam 95% das importações e 85% das exportações do país.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =