Início > Cabo Verde

REPRESENTAÇÃO DA AICEP | CABO VERDE

FIC 2018 - Feira Internacional de Cabo Verde

A 22.ª edição da FIC, evento multissetorial e maior feira empresarial de Cabo Verde, decorrerá nas Instalações da FIC na Cidade da Praia, de 14 a 18 de novembro.

No ano em que Cabo Verde assume a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a FIC realizar-se-á sob o lema “CPLP, uma plataforma intercontinental de negócios” e propõe reunir exportadores, importadores, fabricantes, construtores, traders, revendedores, prestadores de serviços e representantes institucionais dos vários mercados desta comunidade e dos seus maiores parceiros comerciais.

CABO VERDE

Estudos sobre Zona Económica Especial de São Vicente concluídos até final do ano

Os estudos de viabilidade da criação de uma Zona Económica Especial em São Vicente, apoiada pela cooperação chinesa, deverão estar concluídos até ao final do ano, disse hoje fonte diplomática chinesa.

De acordo com o encarregado de Negócios da Embaixada da China em Cabo Verde, Wang Feng, a equipa chinesa que esteve em São Vicente a estudar as perspectivavas de criação da Zona Económica Especial em São Vicente já concluiu os trabalhos.

CABO VERDE

Porto Vale de Cavaleiros recebe Grua Portuária

No âmbito do plano de renovação do parque de equipamentos dos Portos de Cabo Verde, o Porto de Cavaleiros - Ilha do Fogo, recebeu no dia 16 de Junho de 2018, um equipamento Portuário, designadamente uma Grua Grove, que irá reforçar a capacidade de resposta do porto, aumentar a produtividade e melhorar a prestação de serviço aos clientes.

CABO VERDE

Concessão do transporte marítimo inter-ilhas adiada para «finais de Agosto»

De acordo com dados adiantados por Paulo Veiga à Rádio Morabeza (e veiculados pela Lusa), a finalização do concurso de concessão dos transportes marítimos em Cabo Verde deverá, ao que tudo indica, ser adiada para o mês de Agosto. O Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima revelou que «as datas sofreram alterações porque houve reclamações, previstas na lei, na primeira fase, o que atrasou o processo em cerca de três semanas».

Cabo Verde introduz Taxa de Segurança Marítima a partir de 18 de Setembro

A nova Taxa de Segurança Marítima de Cabo Verde será paga por todos os navios que escalam portos cabo-verdianos, pelos passageiros e pelos consignatários das cargas transportadas a partir de 18 de Setembro deste ano, de acordo com o Decreto-Lei n.º 39/2018, de 20 de Junho.

Estào sujeitos ao pagamento da taxa os armadores dos navios que arvorem a bandeira cabo-verdiana, os armadores dos navios que arvorem a bandeira cabo-verdiana ou pavilhão estrangeiro, qualquer que seja a natureza e tipologia do navio, por cada entrada num porto nacional, os passageiros e consignatários das cargas por cada viagem e trajecto e os barcos fundeados em portos cabo-verdianos.

Japan Tuna aumenta número de navios a atracar nos portos de Cabo Verde

A cooperativa japonesa Japan Tuna vai aumentar o número de navios que aportam os portos cabo-verdianos para abastecimento e transbordo de produtos em Cabo Verde, disse o secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga, em declarações recentes à Rádio de Cabo Verde.

Macau serve de plataforma para ligar a China aos países de língua portuguesa

O secretário-geral adjunto do Fórum de Macau nomeado pela China manifestou-se satisfeito com os resultados conseguidos pela instituição até à data e disse que Macau serve de plataforma para ligar a China aos países de língua portuguesa na exploração de oportunidades de negócio, ao usar da palavra na capital de Cabo Verde.

Cabo Verde vai ficar ligado ao cabo submarino Brasil- Europa

A Cabo Verde Telecom e a EllaLink assinaram um Memorando de Entendimento segundo o qual Cabo Verde passa a ter acesso ao cabo submarino de 6.000 quilómetros que vai ligar o Brasil e a Europa e que ficará operacional em 2020.

O sistema EllaLink é um novo cabo submarino de quatro pares de fibra que está a ser construído para dar resposta ao tráfego entre a Europa e a América Latina e permitindo também o acesso digital às transmissões de Cabo Verde e da Madeira.

Cabo Verde prepara novo acordo de pescas com União Europeia

O Governo de Cabo Verde esta a negociar um novo acordo de pescas com a União Europeia (UE) para alguns reajustes, considerados necessários e benéficos para o país, anunciou o secretário de Estado cabo-verdiano adjunto para Economia Marítima, Paulo Veiga, na cidade da Praia.

CABO VERDE

Chegada de novos equipamentos para o Porto da Palmeira

No âmbito do plano de renovação do parque de equipamentos dos Portos de Cabo Verde, o Porto da Palmeira - Ilha do Sal, recebeu no dia 12 de Maio de 2018, um lote de equipamentos Portuários, designadamente um Empilhador de Contentores de 45 tons, um Tractor e um Atrelado, que virão reforçar a capacidade de resposta do porto, aumentar a produtividade e melhorar a prestação de serviço aos clientes.

CABO VERDE

ENAPOR recebe visita do Banco Africano de Desenvolvimento

Entre os dias 3 e 11 de Maio de 2018, a ENAPOR e o MIOTH (Ministério das Infraestruturas Ordenamento do Território e Habitação), receberam e acompanharam uma delegação do BAD (Banco Africano de Desenvolvimento), no âmbito de uma visita de observação desta instituição aos portos Inglês na ilha do Maio e Palmeira na ilha do Sal. De realçar que o BAD é a entidade financiadora das obras de Expansão e Requalificação do Porto Inglês e das Obras de superestrutura portuária do Porto da Palmeira (Obras Terrestres).

Portos de Cabo Verde presentes na 7ª Edição Feira Internacional da Navália 2018

A ENAPOR – Portos de Cabo Verde participou, em Vigo – Espanha, na 7ª Edição da Feira Internacional da Navália, integrando a Delegação da Comunidade Portuária de São Vicente, constituída por empresas do sector marítimo e portuário.

A Feira Internacional de Indústria Naval, uma referência para o setor naval e afins, é uma plataforma para fomentar investimentos e negócios para os profissionais e industrias auxiliares, e conta com mais de 25.000 visitantes, 500 expositores, abrangendo 90 países.

Presidente de Cabo Verde realça investigação para desenvolvimento técnico-científico no Atlântico

Num país como Cabo Verde, a investigação para o desenvolvimento técnico-científico e a valorização económica no oceano Atlântico surge como uma oportunidade, declarou na cidade da Praia o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

Governo de Cabo Verde cria taxa para financiar segurança marítima

O governo de Cabo Verde aprovou um decreto-lei que cria a taxa de segurança marítima, cuja receita será utilizada para financiar a prestação de serviços de qualidade a nível de controlo e gestão de tráfego marítimo, anunciou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz da reunião.

O ministro Fernando Elísio Freire recordou que Cabo Verde é um arquipélago e que se têm registado nos últimos tempos alguns acidentes envolvendo embarcações cabo-verdianas, indo a taxa agora criada financiar a segurança marítima nos mares do país.

PAULO VEIGA | CABO VERDE

O mar pode dar muito mais

Primeiro no Parlamento, depois em São Vicente, a economia marítima foi o tema em destaque nas últimas semanas. Para perceber a visão do governo para o sector, o Expresso das Ilhas entrevistou o Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima. Paulo Veiga fala do que estava feito e do que estava por fazer, das mudanças recentes e do futuro da chamada economia azul.

CABO VERDE

Empresários nacionais desafiam Portugal a deslocalizar empresas para o país

Os empresários cabo-verdianos desafiaram Portugal a abrir uma linha de crédito de apoio às exportações portuguesas para o país e a promover a deslocalização de algumas empresas para Cabo Verde para aproveitar o mercado da CEDEAO.

O desafio foi lançado ao secretário de Estado Adjunto e do Comércio de Portugal, Paulo Alexandre Ferreira, pelo presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Jorge Spencer Lima, durante um encontro com empresários, na cidade da Praia.

Transinsular na corrida ao transporte marítimo inter-ilhas de Cabo Verde

A Transinsular (Grupo ETE) está na corrida ao concurso internacional público de concessão de transporte marítimo de passageiros e carga inter-ilhas, segundo avança o “Africa Monitor Intelligence”.

Recorde-se que a Transinsular tem apostado forte no mercado de Cabo Verde e foi notícia recente pelo lançamento do serviço “LINCE CLASS”, para Cabo Verde, complementado pelo “ATOBÁ”, de cabotagem inter-ilhas.

MARINHA PORTUGUESA EM CABO VERDE

NRP Bérrio entrega bens de cariz social a instituições do Mindelo

A tripulação do navio reabastecedor Bérrio, durante a sua atual missão em Cabo Verde, entregou às instituições SOS Aldeias e Apoio Social da Câmara Municipal de Mindelo roupas, brinquedos e material escolar angariados pelas unidades da Marinha Portuguesa, no âmbito de uma recolha solidária realizada pela guarnição do navio, em dezembro do ano anterior, tendo sido recolhidas cerca de 3,5 Toneladas de material.

CABO VERDE

Porto da Palmeira recebe visita do Ministro dos Transportes, Turismo e Economia Marítima

O Ministro dos Transportes, Turismo e Economia Marítima, José Gonçalves, visitou o Porto da Palmeira, na ilha do Sal, tendo sido recebido pelo Director do porto, Nelson Freire. Durante a visita o Ministro teve a oportunidade de presenciar nos diferentes cais as operações de carga e descarga de navios que decorriam no momento

CABO VERDE

ENAPOR a crescer de Santo Antão à Brava

Os Portos de Cabo Verde ultrapassaram a barreira de 2 milhões de toneladas de mercadorias. Em 2017 estabeleceu-se um novo recorde de movimentação de mercadorias, com uma cifra de 2,3 Milhões de toneladas e um crescimento à volta de 12,3%.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012