Início > Cabo Verde

CABO VERDE

Plataforma estratégica para a África Ocidental

Cabo Verde é uma pequena economia aberta, onde os serviços, com destaque para o Turismo, representam cerca de 75 por cento do PIB. A política de diversificação da economia que o governo cabo-verdiano tem vindo a promover confere ao arquipélago potencialidades para se tornar uma plataforma de serviços para toda a região da África Ocidental.

CABO VERDE

Retomadas as obras de rebentamento no Porto de Sal Rei

Já foram retomadas as obras de rebentamento no fundo marinho do Porto de Sal Rei, suspensas desde que navio John Miller afundou perto do local com toneladas de combustível.

PORTO DE SAL REI | CABO VERDE

Governo disponibiliza mais de 350 mil contos para reparar danos provocados por agitação marítima

O Conselho de Ministros autorizou o Ministério das Infra-estruturas e Economia Marítima a realizar despesas com a adenda nº2 do contrato da empreitada “Construção da Expansão do Porto de Sal Rei 1ª fase, no montante de 362 mil contos.

19 A 23 DE NOVEMBRO

Feira Internacional de Cabo Verde

A Fundação AIP, através da AIP-Feiras, Congressos e Eventos, está a organizar em parceria com a FIC SA, a 18ª edição da FIC – Feira Internacional de Cabo Verde 2014, que se realiza na Cidade da Praia, ilha de Santiago, de 19 a 23 de Novembro.

UNIÃO EUROPEIA

Novo acordo de pescas: Cabo Verde vai receber 550 mil euros anuais

A União Europeia anunciou ter chegado a acordo com Cabo Verde no sentido de renovar o protocolo de parceria existente entre as partes no sector das pescas. Com este compromisso, que entrou em vigor a 1 de Setembro, a UE fica obrigada a pagar a Cabo Verde 550 mil euros (a volta de 59.915.370.63 escudos CVE) nos dois primeiros anos, e 500 mil euros nos dois seguintes. O que totaliza 2.100 milhões e 100 mil euros (228.107.692.31 escudos CVE) durante os quatro anos da vigência do protocolo. Assim, o país passa a receber mais 360 mil euros do que encaixava no pacto anterior, quando a contrapartida era de 435 mil euros anuais.

Cabo Verde cria autoridade para controlar qualidade de produtos da pesca

Cabo Verde acaba de criar a Autoridade Competente para os Produtos das Pescas (Acopesca) que terá como missão principal apoiar o Governo e outros órgãos com intervenção na matéria na execução, fiscalização e garantia do cumprimento das normas relativas à sanidade, legalidade e qualidade dos produtos e da atividade pesqueira, de acordo com a agência Panapress.

Acordo de pescas: Cabo Verde quer receber mais dinheiro

O actual acordo de pescas com a União Europeia permite a Cabo Verde receber pouco mais de 1 milhão de euros pagos ao longo dos 5 anos. Agora com o acordo a terminar no próximo dia 31 de Agosto e com as negociações para a sua renovação a decorrer, Cabo Verde quer receber mais dinheiro. Governo espanhol já procura alternativas no Oceano Índico.

CABO VERDE

Navio Vicente deixa rota São Vicente/Santo Antão e passa a ligar ilhas do Sal, Santiago e Boa Vista

O navio Vicente, da companhia de navegação Tuninha, que operava na linha São Vicente/Santo Antão/São Vicente, iniciou na noite de segunda-feira, 18, uma nova rota que abrange as ilhas do Sal, Santiago, Boa Vista e Fogo.

CABO VERDE

Rebocador de John Miller já está na Boa Vista

O rebocador CV Ártico já está na ilha da Boa Vista para desencalhar o navio John Miller, que está perto do Porto de Sal Rei desde o início do mês com toneladas de combustível a bordo.

CABO VERDE

Alfândega da Praia implementa pagamento electrónico

A Alfândega da Praia está a testar o pagamento electrónico através do Documento Único de Cobrança (DUC). Dentro de 15 a 30 dias, o sistema estará implementado em todas as delegações aduaneiras do país, garante o técnico superior de informática da Alfândega, Osvaldo Rocha, para quem esta forma de pagamento vai introduzir mais segurança e transparência nas transações de tesouraria, reduzir as filas e encurtar a distância entre o serviço e os utentes.

CABO VERDE

Mais transparência a desalfandegar contentores

Marino Andrade, director-geral das Alfândegas, explica que agora todos os contentores vão passar por uma vistoria das Alfândegas, ainda na zona portuária. Diz que as regras agora são outras e o que já era moda de desconsolidar contentores fora dos portos só vai acontecer em casos muito excepcionais.

PORTO GRANDE DO MINDELO, CABO VERDE

Inaugurado o alargamento do terrapleno e nova via de acesso

Já foi inaugurado o alargamento do terrapleno e a nova via de acesso do Porto Grande. A cerimónia, presidida pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, contou com a presença de diversas entidades.

CABO VERDE

Porto da Praia faz doação às Tendas El Shaddai

O Porto da Praia fez uma doação no valor de 18.000$00 à instituição de cariz social Tendas El Shaddai. Esta instituição sem fins lucrativos tem como objectivo o apoio a pessoas dependentes de drogas e álcool. Esta doação do Porto irá certamente minorar alguns dos problemas com que esta instituição se debate todos os dias.

CABO VERDE

Rampa que vai permirtir a carga e descarga de mercadorias em Porto Novo fica pronta dentro de dois meses

Uma fonte da Empresa Nacional da Administração dos Portos (ENAPOR) em Santo Antão, certificou à Inforpress que a rampa, que vai permitir a carga e descarga de mercadorias e viaturas no porto do Porto Novo, pelo navio Liberdadi fica pronta dentro de dois meses.

HUMBERTO BRITO:

Cabo Verde pode tornar-se numa plataforma de prestação de serviços

O ministro do Turismo, Indústria e Energia afirmou à Inforpress que os investimentos feitos no Porto da Praia vão permitir ao país melhorar a capacidade de serviço internacional tornando-se numa plataforma de prestação de serviços. Humberto Brito falava durante a visita da nova directora – executiva do MCC, Millennium Challenge Corporation Dana Hyde, ao Porto da Praia para se integrar dos projectos do primeiro compacto e da implementação do segundo pacote no arquipélago.

Investimentos financiados pelo MCC são oportunidade para desenvolver economia de Cabo Verde

Os investimentos provenientes do Millennium Challenge Corporation (MCC) estão a trazer oportunidades de desenvolvimento económico de Cabo Verde, afirmou a nova diretora-executiva da instituição que gere a ajuda pública norte-americana aos países menos desenvolvidos. Dana Hyde falava aos jornalistas após uma visita ao remodelado porto da Cidade da Praia, cofinanciado por aquela agência norte-americana.

Cabo Verde quer mais formação contra pirataria

O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, defendeu a formação de quadros dos países africanos para a promoção da segurança e combate ao terrorismo e pirataria. Atualmente existem "novas formas de luta" sobre as quais é necessário "uma reflexão" da União Africana, afirmou Jorge Borges, presente na capital da Guiné Equatorial, para a 23.ª Cimeira da organização que representa os países do continente.

BRASIL

Atrasos na autorização de novas áreas portuárias

Fernando Fonseca, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostra dados que revelam a intenção do governo de correr contra o tempo para evitar maiores atrasos na autorização de novas áreas portuárias. Como se sabe, o primeiro bloco de licitações – que inclui Santos e portos do Pará – está sendo reexaminado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Empresa chinesa anuncia construção de oceanário em Cabo Verde

A empresa chinesa Qingdao Jinyitong pretende construir um oceanário na ilha da Boa Vista, um dos principais centros turísticos do arquipélago de Cabo Verde. Para além do oceanário a empresa pretende investir na construção de um hotel e zonas residenciais, segundo uma fonte da Câmara Municipal da Boa Vista.

CABO VERDE

Transporte inter-ilhas vai ser regido por sistema público

O transporte marítimo inter-ilhas passará a ser regido por um sistema público a partir de Janeiro de 2015, indica um estudo realizado pelo Governo. O documento realça que este é o modelo que melhor se adapta à cabotagem caracterizada por linhas deficitárias. Duas concessionárias vão assumir o compromisso: a Cabo Verde Fast Ferry (CVFF) e uma outra empresa formada pelos restantes armadores nacionais.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =