Início > Cabo Verde

CABO VERDE

Governo vai reformar sector dos transportes

O governo de Cabo Verde assegurou um financiamento de 31 milhões de dólares para a realização, nos próximos cinco anos, do projecto de apoio à reforma do sector dos transportes no arquipélago, informa o coordenador do projecto. Luís Spencer disse que parte do financiamento, num montante de 19 milhões de dólares, é garantido pelo Banco Mundial e os restantes 12 milhões de dólares disponibilizados pelo governo, através do Fundo Autónomo de Manutenção Rodoviária (FAMR).

CABO VERDE

Tempo de despacho dos navios reduzido para metade

Os novos procedimentos adoptados pelas alfândegas de Cabo Verde vão permitir diminuir, para metade, o tempo de despacho dos navios de longo curso que demandam os portos nacionais, disse à Rádio Cabo Verde o director-geral das Alfândegas, Marino Andrade.

PARCERIA MARÍTIMA INCLUÍDA

Cabo Verde assina acordos de cooperação com a Costa do Marfim

Cabo Verde e a Costa do Marfim)assinaram quatro acordos de cooperação bilateral nos domínios dos transportes aéreo e marítimo, e de investimentos. Os acordos foram rubricados durante a visita de dois dias efetuada pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, à Costa do Marfim.

Portos de Cabo Verde recebem visita de delegação Holandesa

Os portos de Cabo Verde receberam a visita de uma delegação de empresários holandeses. A vinda da delegação a Cabo Verde surgiu na sequência da visita que José Maria Neves efectuou em julho de 2013 à Holanda, onde reside uma vasta comunidade cabo-verdiana, em que o primeiro-ministro de Cabo Verde solicitou ao seu homólogo holandês, Mark Rutte, o reforço das relações económicas e empresariais.

Estação Costeira de Cabo Verde recebeu 30 pedidos de socorro de navios que sulcam o Atlântico

Em terra é o “olho” e o “ouvido” de navios e centros de busca e salvamento marítimo. Sem a Estação Costeira cabo-verdiana, haveria, com certeza, muito mais casos de naufrágio no Oceano Atlântico. Esta unidade gerida pela Cabo Verde Telecom, em parceria com o IMP, faz um trabalho discreto, mas fundamental para a segurança neste corredor do Atântico-médio que é um dos mais movimentados do mundo.

CABO VERDE

Ministra portuguesa da Agricultura e Mar inaugura em Março novo Porto da Praia

A ministra da Agricultura e do Mar portuguesa visita oficialmente Cabo Verde a 10 e 11 de março próximo, estando previsto analisar os projetos agrícolas em curso e inaugurar o renovado e ampliado porto da Cidade da Praia.

Missão norueguesa constata prospecção de petróleo e gás no mar de Cabo Verde

Estudos científicos recentemente realizados por pesquisadores noruegueses revelaram indícios de furos para prospecção de petróleo nos mares de Cabo Verde por entidades desconhecidas. Esta revelação foi feita pelo coordenador da equipa cabo-verdiana no Comité de Ligação sobre a fixação dos limites exteriores da plataforma continental além das 200 milhas náuticas, António Lobo de Pina em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).

CABO VERDE

Exportações cresceram 25% em relação a 2012

As exportações cabo-verdianas atingiram 5.735 mil contos em 2013, representando um aumento de 25,6 por cento (%) face ao ano de 2012, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). As cifras revelam, igualmente, que as importações e as reexportações fixaram-se em 60.201 mil contos e 21.831 mil contos, traduzindo-se em diminuições na ordem dos 8,4%, e 10,2% respectivamente, em relação ao ano 2012.

ESTA SEXTA-FEIRA

Secretário-Geral da Uccla recebe título de Cidadão Honorário da Cidade Velha, em Cabo Verde

O secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Vítor Ramalho, recebe hoje, sexta-feira, 31 de Janeiro, o título de Cidadão Honorário da Cidade Velha, em Cabo Verde. Por decisão do executivo da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (membro efetivo da Uccla), em Cabo Verde, foi atribuído ao secretário-geral da Uccla o título de Cidadão Honorário da Cidade Velha.

Cabo Verde ratifica Convenção do Trabalho Marítimo

O governo de Cabo Verde ratificou a Convenção do Trabalho Marítimo de 2006 comprometendo assim o país a cumprir as suas disposições, de modo a garantir o direito de todos os marítimos cabo-verdianos a um emprego condigno.
 

CABO VERDE

Mar d' Canal retoma viagens na linha Santo Antão/São Vicente

O navio motor Mar d’Canal retomou as viagens normais na linha Santo Antão/São Vicente a partir do dia 28, no seu horário habitual. Há saídas de São Vicente às 8 e 15 horas e regresso de Porto Novo às 10 e 17 horas, respectivamente para as ligações da manhã e da tarde.

CABO VERDE

Ministra defende duopólio regulado para o transporte marítimo

Sara Lopes, ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, defende que os transportes marítimos do país têm de estar organizados em duopólio regulado, acrescentando que o governo “está a convidar os armadores a organizarem-se em sociedade e investir em mais do que duas embarcações” para a ligação inter-ilhas.

Chineses vão construir porto de águas profundas em Cabo Verde

A empresa "China Road & Bridge Corporation" vai construir um porto de águas profundas e um terminal de cruzeiros e reabilitar os estaleiros da Cabnave na ilha cabo-verdiana de São Vicente.
O anúncio foi feito pela administração da empresa chinesa no final de visitas ao presidente e ao primeiro-ministro de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves, respectivamente, nas quais apresentou os planos de reestruturação do porto do Mindelo e a reconversão do principal estaleiro de reparação naval do arquipélago.

CABO VERDE

Ligação marítima ao Brasil proporcionará 50 milhões de dólares em negócios

O secretário executivo da Câmara do Comércio Exterior do Ceará, Roberto Marinho, adiantou que a ligação marítima regular entre o Brasil e Cabo Verde, que se iniciou esta semana, vai gerar negócios no valor de 50 milhões de dólares, só no primeiro ano.

Projecto de ligação marítima regional apresentado em Cabo Verde

Um projecto de ligação marítima na sub-região oeste-africana foi apresentado dia 10 na cidade da Praia, capital de Cabo Verde. Considerado com um instrumento fundamental de integração económica e uma ponte para a ligação com as diversas partes do mundo, o projecto foi apresentado pelo presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da África Ocidental (FEWACCI), Bai Matarr Drammeh.

CABO VERDE

Sector portuário será privatizado em 2014

Sara Lopes, ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, anunciou que o governo está já a ultimar o quadro legal e de regulação para a privatização do sector portuário em 2014. A ministra adiantou ainda que o novo quadro legal e institucional visa dar uma nova dinâmica ao sector.

Cabo Verde e Angola alargam cooperação na defesa à segurança marítima

O novo acordo de cooperação no domínio da defesa entre Cabo Verde e Angola, assinado no ex-campo de concentração do Tarrafal, na ilha cabo-verdiana de Santiago, vai abranger também a área da segurança marítima, bem como a formação dos quadros e participação em missões de paz.

CABO VERDE

Ligação marítima regular com o Brasil prevista para primeira quinzena deste mês

A ligação marítima regular entre o Brasil e Cabo Verde deverá iniciar-se na primeira quinzena de dezembro com o navio Agena, de um armador da Dinamarca, transportando carga diversa. A ligação vai ser garantida pelas operadores Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Ceará Trade Brasil, cuja nova rota ligará o porto de Mucuripe, em Fortaleza, capital do Ceará, aos portos cabo-verdianos da da Praia e do Mindelo.

Cabo Verde beneficia de incentivo especial para comércio na União Europeia

Cabo Verde deve ser incluído, no início de 2014, no Sistema de Preferências Generalizadas (SPG) de incentivo ao comércio na União Europeia (UE), por forma a reforçar a competitividade e a diversificação da economia do arquipélago.

CABO VERDE

Porto da Praia recebe a visita do Primeiro Ministro

O Porto da Praia recebeu a visita de uma delegação chefiada pelo Primeiro ministro de Cabo Verde, José Maria Neves. A delegação composta por membros do governo deslocou-se ao porto de forma a inteirar-se do desenvolvimento das obras da 2ª fase de ampliação e modernização.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012
em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =