Início > Cabo Verde

Grupo português ETE reforça aposta em Cabo Verde

A empresa portuguesa ETE anunciou no dia 11 a nomeação de Jorge Maurício (na foto) como vice-presidente do grupo para Cabo Verde, como reforço da posição no arquipélago, onde emprega mais de 250 trabalhadores no transporte marítimo, logística e agentes de navegação.

O grupo ETE, liderado por Luís Figueiredo, afirma que a nova composição do conselho de administração representa "mais um passo" do "compromisso" com Cabo Verde, onde opera há mais de 30 anos e que passa por "contribuir para o seu desenvolvimento e responder com eficiência às necessidades das populações e dos agentes económicos".

CABO VERDE

Reabertura do Serviço Comercial da Administração do Porto Grande

  Após breve período para obras, teve lugar na ENAPOR, em São Vicente, a reabertura do Serviço Comercial da Administração do Porto Grande.

Com uma nova cara, de acordo com a imagem corporativa da empresa, o novo espaço caracteriza-se por um Layout “Clean” e amplo, reunindo todas as condições de conforto e bem-estar dos nossos colaboradores e dos nossos clientes, sendo adoptadas todas as devidas medidas de prevenção contra a pandemia do COViD-19.

EM JULHO

Passageiros nos portos de Cabo Verde com pico de quatro meses

  Os portos de Cabo Verde movimentaram mais de 50.000 passageiros em julho, o valor mais alto em quatro meses e uma subida de 24% face a junho, mas que ainda é metade face a 2019.
Segundo o mais recente relatório mensal de tráfego da Enapor, empresa pública cabo-verdiana responsável pela gestão portuária, os portos do arquipélago movimentaram globalmente 50.141 passageiros em julho.

CABO VERDE

ENAPOR celebra 38 anos de história e projecta um «futuro melhor» focado na «competitividade»

A ENAPOR (Empresa Nacional de Administração dos Portos), entidade pública que detém a responsabilidade de gerir os portos de Cabo Verde, celebra 38 anos de existência. Através de uma missiva divulgada nas redes sociais, a empresa cabo-verdiana vincou estar focada na projecção de «um futuro melhor», assente na «diversificação» da sua actuação e na «competitividade dos serviços» oferecidos.

CABO VERDE

Conselho de Administração da ENAPOR com nova composição

A recomposição do Conselho da Administração da ENAPOR ficou definida no dia 19 de Agosto, após realização de uma Reunião Extraordinária do CA , em que os seus membros designaram o Administrador, Eng. Alcídio Lopes, para desempenhar as funções de Presidente do Conselho da Administração da empresa.

CABO VERDE

Navio da Guarda Costeira dos EUA no Porto Grande

O navio Bear (WMEC 901), da Guarda Costeira dos EUA, atracou dia 27 de Julho no Porto Grande, Mindelo, para acções de combate às actividades ilícitas no país até Agosto.

Segundo a Embaixada norte-americana na Praia, o navio Bear (WMEC 901) irá realizar missões no âmbito do apoio à segurança nos espaços marítimos sob a soberania e jurisdição do Estado de Cabo Verde, de modo a reforçar a parceria entre os dois governos e os esforços comuns no combate à actividade marítima ilícita no Atlântico.
 

CABO VERDE

Porto da Praia recebe mais um lote de equipamentos portuários novos

Dando continuidade ao plano de renovação do parque de equipamentos dos Portos de Cabo Verde, o Porto da Praia recebeu dois tratores portuários, um investimento que permitirá ao porto garantir uma resposta eficaz aos clientes e consequente melhoria do sistama portuário.

Recorde-se que recentemente a ENAPOR recebeu um lote de equipamentos rolantes, dez de 3Ton e um de 5Ton, que irão reforçar a capacidade de resposta dos portos de Tarrafal, Furna, Palmeira, Sal Rei, Porto da Praia, Porto Novo, Porto Inglês e Porto de Vale de Cavaleiros.

Transporte marítimo em Cabo Verde recupera e sobe para 40.443 passageiros em junho

Os passageiros transportados por via marítima em Cabo Verde aumentaram 31,7% de maio para junho, para 40.443, recuperando o tráfego após as limitações impostas devido à covid-19, apesar de ainda serem quase metade face a 2019.

Segundo o relatório mensal de tráfego da Enapor, empresa pública cabo-verdiana responsável pela gestão portuária no arquipélago, os portos registaram 463 escalas de navios em junho, um aumento de 16% face a maio, mas ainda 17% menos face ao mesmo mês de 2019.

CABO VERDE

ENAPOR reúne-se em Assembleia Geral Ordinária

Realizou-se, via videoconferência, a Assembleia Geral Ordinária de Accionistas da empresa. Todos os órgãos sociais – membros do Conselho de Administração, Fiscal único, Presidente e Secretário da Mesa da AG - participaram na reunião de forma presencial na sede da empresa e o representante do acionista participou à distância através meios telemáticos.

A reunião teve como principal objectivo a apreciação e deliberação sobre o Relatório de Gestão e Contas de 2019 e a deliberação sobre a afetação dos Resultados, entre outros assuntos.

CABO VERDE

Colaboradores da ENAPOR unem-se em onda solidária

Tendo em conta o contexto em que o país e mundo vivem, devido à Pandemia da Covid-19, muitas famílias estão a atravessar momentos de muita dificuldade e a solidariedade, em tempos de crise, é um acto necessário.

Os colaboradores dos Portos de Cabo Verde uniram-se numa onda de solidariedade e levaram a cabo campanhas de recolha de bens para apoiar famílias carenciadas.

EMPRESA JÁ DEU ASSISTÊNCIA A DOIS NASCIMENTOS A BORDO

CV INTERILHAS, empresa do GRUPO ETE, aposta no compromisso social

Em operação desde Agosto de 2019, a empresa CV INTERILHAS, concessionária do transporte marítimo de passageiros e carga inter-ilhas em Cabo Verde, é espelho de segurança e fiabilidade. Uma empresa que defende e promove o bem-estar dos passageiros e que está comprometida com o caráter socioeconómico do país: aproximar as populações e agentes económicos. Recentemente, a empresa detida maioritariamente pelo GRUPO ETE, assistiu dois nascimentos a bordo.

EM CABO VERDE

NAVEX lidera grande operação de substituição de tripulação do armador SMT Shipping

A capacidade de resposta à substituição das tripulações a nível mundial, desde que se vive em plena pandemia do Covid-19, tem gerado preocupação entre os armadores e na Organização Marítima Mundial. Porém, a localização geográfica privilegiada de Cabo Verde, um hub para o transporte marítimo internacional, dá agora a possibilidade ao armador SMT Shipping de realizar uma substituição em larga escala da sua tripulação embarcada desde Fevereiro em seis navios, ao largo da Guiné-Conacri. A liderar esta operação, iniciada a 1 de Julho, está a NAVEX Cabo Verde, empresa do GRUPO ETE.

CABO VERDE

ENAPOR e Armando Cunha assinam contrato de empreitada para reabilitação do cais de pesca Boca Pistola

A empresa Armando Cunha foi seleccionada no âmbito do Concurso Público, lançado no dia 24 de Fevereiro de 2020, para a empreitada de Beneficiação do Cais de Pesca Boca Pistola, em Ponta do Sol, Santo Antão, na qual participaram duas empresas.

CABO VERDE

Porto de Sal Rei reforça Parque de Equipamentos com nova empilhadeira

No âmbito do plano de renovação do parque de equipamentos dos Portos de Cabo Verde, o Porto de Sal Rei, na ilha da Boavista, recebeu uma empilhadeira com capacidade de elevação de 45 toneladas.

Este equipamento irá reforçar a capacidade de resposta do porto, aumentar a produtividade, melhorar o sistema logístico e optimizar as operações de carga/descarga e desconsolidação de mercadorias.

CABO VERDE

Rebocador São Filipe recondicionado, volta ao activo no Porto do Mindelo

O rebocador São Filipe faz parte da frota marítima da empresa há mais de 40 anos e integrou frota de três rebocadores – Mindelo, Praia e São Filipe - que chegaram ao país em Junho de 1980.

Por muitos anos o rebocador São Filipe galgou os mares das ilhas, patrulhando as águas e auxiliando navios em manobras. Esteve ao serviço das ilhas do Fogo e Brava e patrulhou a costa marítima da ilha do Maio.

Investimento estrangeiro em Cabo Verde cresceu 3,2 por cento em 2019

De acordo com o mais recente relatório estatístico do Banco de Cabo Verde, apesar desta subida, globalmente, o IDE ainda não recuperou os níveis de 2017, quando ultrapassou os 10.867 milhões de escudos (98,4 milhões de euros).

Portugal registou um IDE em Cabo Verde no ano de 2018 de 1.032 milhões de escudos (9,3 milhões de euros), que desceu 278 por cento, para um saldo negativo de 1.846 milhões de escudos (-16,7 milhões de euros) em 2019.
 

CABO VERDE

CV Interilhas passa a ter comissão de acompanhamento

Uma comissão de acompanhamento, criada pelo Governo cabo-verdiano, vai fiscalizar a concessão do transporte marítimo de passageiros e carga atribuída à CV Interilhas, liderada pela portuguesa Transinsular.

ENAPOR

Portos de Cabo Verde reforçam «firme compromisso» na luta contra o COVID-19

O Porto da Praia foi palco, no dia 31 de Maio, de uma cerimónia de recepção de materiais de combate ao Covid-19 – a cerimónia, reportou a ENAPOR, contou com a presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, Ministro de Saúde, Arlindo do Rosário, Ministro de Administração Interna, Paulo Rocha Secretário de Estado Adjunto das Finanças, Gilberto Barros e de Representantes do Banco Mundial.

Cabo Verde Interilhas transportou 5.800 toneladas de carga após regresso à acção

A empresa Cabo Verde Interilhas revela ter transportado 8.840 passageiros e 5.800 toneladas de carga em duas semanas, após o retorno do transporte marítimo de passageiros entre quatro ilhas cabo-verdianas sem casos de Covid-19.

«De 11 a 24 de Maio, e apesar da restrição na lotação em 50%, registaram-se resultados de recuperação animadores com 8.840 passageiros e 5.800 toneladas de carga, incluindo 1.425 viaturas transportadas, resultados que demonstram a sua capacidade de operacionalidade e eficiência», indica a empresa. Recorde-se que a CV Interilhas reatou as conexões marítimas no arquipélago, após mês e meio de interrupção, devido à pandemia.

CABO VERDE

Novos procedimentos de embarque-desembarque para as viagens marítimas inter-ilhas

No âmbito da prevenção da Pandemia do Covid-19, foram definidos novos procedimentos de embarque/ desembarque para as viagens marítimas inter-ilhas.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)