Início > Cabo Verde

CABO VERDE

Iniciada construção do Centro Oceanográfico na cidade do Mindelo

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, lançou a primeira pedra para a construção do Centro de Investigação Oceanográfica do Mindelo, na ilha de São Vicente. Orçada em cerca de 2,5 milhões de euros, financiados pela Alemanha, a infraestrutura resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e o Geomar, considerado como um dos principais institutos de ciências marinhas da Europa sediado no norte da Alemanha.

CABO VERDE

Projecto de investimento em aquacultura na ilha do Maio vai criar entre 400 a 600 postos de trabalho

O Conselho de Ministros aprovou o Projecto de Resolução que autoriza o investimento a ser celebrado entre o Governo e a Sociedade Industrial de Aquacultura na ilha do Maio, informou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros.

CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

Cabo Verde quer atrair empresas portuguesas para as zonas francas

Cabo Verde quer atrair e retomar contactos com novas e antigas empresas, sobretudo portuguesas, que fizeram outrora parte das zonas francas, no quadro do Centro Internacional de Negócios, que deve arrancar em 2015.

Navio Cruzeiro traz 2500 turistas a Cabo Verde

O Navio Cruzeiro Mein Shiff 3 trouxe a Cabo Verde (Ilhas de São Vicente e Santiago) 2500 turistas que parecem ter ficado encantados com a beleza da ilha de Santiago, tocados com a simpatia dos crioulos e até satisfeitos com os serviços prestados. No entanto, o director-Geral do Turismo, Emanuel Almeida, reconhece que é preciso uma rápida organização deste nicho de turismo – garante no entanto, que passos importantes já estão a ser ultimados.

SÃO VICENTE, CABO VERDE

Testes finais à plataforma de frio em Novembro

A plataforma de frio de São Vicente, uma das infraestruturas mais aguardadas pelos operadores económicos, autoridades nacionais e locais, está já na recta final. A infraestrutura, que fará parte do futuro Cluster do Mar, só será entregue após os testes finais aos equipamentos agendados para este mês de Novembro.

CABO VERDE

Expomar: Leonesa Fortes diz que sector marítimo tem espaço para avançar

A Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial visitou os stands da Expomar, nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde na Laginha, em São Vicente e mostrou-se impressionada com o forte envolvimento de empresários, instituições públicas e privadas, conjugando esforços e experiências "para tirar todo o proveito que o mar tem para nos oferecer". Leonesa Fortes aposta nas vantagens económicas e financeiras que o Cluster do Mar prenuncia para as empresas do sector.

Cabo Verde deverá privatizar Enapor até meados de 2015

A ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, Sara Lopes, revelou que a transportadora aérea de bandeira cabo-verdiana TACV e a empresa de gestão portuária Enapor "deverão ser privatizadas até meados de 2015".
"O Governo já criou uma unidade de privatizações no Ministério das Finanças e já está a trabalhar e a preparar os dossiers. Deverão ser privatizadas até meados de 2015. A Enapor está muito mais avançada e estamos num processo negocial que deve ser concluído o mais rapidamente quanto possível num processo de eventual ajuste directo", disse Sara Lopes, citada pela agência Lusa.

CABO VERDE

Governo reestrutura INDP até o fim do ano

O Governo vai concluir o processo de reorganização do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas até ao fim deste ano, garante a ministra das Infraestruturas e Economia Marítima num exclusivo ao A Semana. Sara Lopes diz que o Governo vai fundir o INDP com o Instituto de Meteorologia e Geofísica para criar um novo serviço – o Instituto do Mar e da Meteorologia, que terá orgânica e direcção novas.

Cabo Verde quer rápida fixação dos limites da Plataforma Continental na sub-região

O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde pediu aos sete países oeste-africanos que acertem, definitivamente, os limites territoriais para que o alargamento da plataforma continental, além das 200 milhas náuticas, avance rapidamente.

MINDELO, CABO VERDE

Concurso Público de Concessão para Gestão e Exploração de uma Plataforma de Frio

A ENAPOR,S.A – Empresa Nacional de Administração dos Portos, S.A, o Concedente por delegação do Governo de Cabo Verde conforme Despacho Conjunto dos Ministérios das Infraestruturas e Economia Marítima e das Finanças e do Planeamento, por este anúncio, faz saber que se encontra aberto o concurso público, em duas fases, a Concessão da Gestão e Exploração de um Complexo de Armazenagem Frigorífica de Produtos Alimentares Diversos e de Congelação, Processamento e Embalagem de Pescado, de futuro e adiante designado Plataforma de Frio do Mindelo por um período de dez (10) anos, abrangendo uma área de 7.194 m2, localizado no Porto Grande do Mindelo, Ilha de S.Vicente, Republica de Cabo Verde.

CABO VERDE

Missão ao Luxemburgo para atrair investidores no cluster do mar

Uma missão empresarial cabo-verdiana desloca-se de 19 a 26 de Outubro a Luxemburgo, com o propósito de potenciar contactos e atrair investidores luxemburgueses na área do “Cluster do Mar” em Cabo Verde. Em declarações à Inforpress, o gestor do Gabinete de Promoção Empresarial da Câmara de Comércio de Barlavento/Agremiação Empresarial (CCB/AE), Gil Costa, explicou que esta visita tem como objetivo “potenciar contactos bilaterais que possam traduzir em projetos concretos de cooperação empresarial, técnica e institucional para o sector marítimo-portuário no país.

DE 19 A 23 DE NOVEMBRO

18ª FIC - Feira Internacional de Cabo Verde

A 18ª FIC - Feira Internacional de Cabo Verde (19 a 23 Novembro 2014, Praia-Santiago) de carácter multisectorial, revela-se como a principal manifestação desta natureza no arquipélago agregando expositores de diversas origens (Cabo Verde, Portugal, Brasil, Espanha, Canárias, Rep. Checa).

PARA PREVENIR A INSEGURANÇA MARÍTIMA

Embaixador de Cabo Verde ns ONU pede apoio internacional

O Embaixador de Cabo Verde nas Nações Unidas pediu apoio da comunidade internacional para ajudar o país a prevenir a insegurança marítima. Fernando Whanon falava na plenária da Assembleia Geral da ONU. O diplomata defendeu maior coerência e pragmatismo nas relações de cooperação e redefinição de critérios de financiamento ao desenvolvimento.

CABO VERDE

Plataforma estratégica para a África Ocidental

Cabo Verde é uma pequena economia aberta, onde os serviços, com destaque para o Turismo, representam cerca de 75 por cento do PIB. A política de diversificação da economia que o governo cabo-verdiano tem vindo a promover confere ao arquipélago potencialidades para se tornar uma plataforma de serviços para toda a região da África Ocidental.

CABO VERDE

Retomadas as obras de rebentamento no Porto de Sal Rei

Já foram retomadas as obras de rebentamento no fundo marinho do Porto de Sal Rei, suspensas desde que navio John Miller afundou perto do local com toneladas de combustível.

PORTO DE SAL REI | CABO VERDE

Governo disponibiliza mais de 350 mil contos para reparar danos provocados por agitação marítima

O Conselho de Ministros autorizou o Ministério das Infra-estruturas e Economia Marítima a realizar despesas com a adenda nº2 do contrato da empreitada “Construção da Expansão do Porto de Sal Rei 1ª fase, no montante de 362 mil contos.

19 A 23 DE NOVEMBRO

Feira Internacional de Cabo Verde

A Fundação AIP, através da AIP-Feiras, Congressos e Eventos, está a organizar em parceria com a FIC SA, a 18ª edição da FIC – Feira Internacional de Cabo Verde 2014, que se realiza na Cidade da Praia, ilha de Santiago, de 19 a 23 de Novembro.

UNIÃO EUROPEIA

Novo acordo de pescas: Cabo Verde vai receber 550 mil euros anuais

A União Europeia anunciou ter chegado a acordo com Cabo Verde no sentido de renovar o protocolo de parceria existente entre as partes no sector das pescas. Com este compromisso, que entrou em vigor a 1 de Setembro, a UE fica obrigada a pagar a Cabo Verde 550 mil euros (a volta de 59.915.370.63 escudos CVE) nos dois primeiros anos, e 500 mil euros nos dois seguintes. O que totaliza 2.100 milhões e 100 mil euros (228.107.692.31 escudos CVE) durante os quatro anos da vigência do protocolo. Assim, o país passa a receber mais 360 mil euros do que encaixava no pacto anterior, quando a contrapartida era de 435 mil euros anuais.

Cabo Verde cria autoridade para controlar qualidade de produtos da pesca

Cabo Verde acaba de criar a Autoridade Competente para os Produtos das Pescas (Acopesca) que terá como missão principal apoiar o Governo e outros órgãos com intervenção na matéria na execução, fiscalização e garantia do cumprimento das normas relativas à sanidade, legalidade e qualidade dos produtos e da atividade pesqueira, de acordo com a agência Panapress.

Acordo de pescas: Cabo Verde quer receber mais dinheiro

O actual acordo de pescas com a União Europeia permite a Cabo Verde receber pouco mais de 1 milhão de euros pagos ao longo dos 5 anos. Agora com o acordo a terminar no próximo dia 31 de Agosto e com as negociações para a sua renovação a decorrer, Cabo Verde quer receber mais dinheiro. Governo espanhol já procura alternativas no Oceano Índico.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =