Início > Cabo Verde

Tarifa Externa Comum da CEDEAO

Implementação em Cabo Verde depende de absorção das especificidades do país

A Agência de Cooperação Alemã (GIZ), que é parceira da CEDEAO no processo de implementação da Tarifa Externa Comum, já está a produzir o manual sobre esta taxa, mas a sua entrada em vigor em Cabo Verde está a depender da organização regional, por um lado, e do Parlamento nacional, por outro.

CABO VERDE

Governo concessiona transportes marítimos inter-ilhas

Governo aprovou, em conselho de ministros, o projecto de decreto lei que concessiona os transportes marítimos inter-ilhas e o projecto de resolução que cria o Fundo Autónomo do Desenvolvimento do Transporte Marítimo Inter-ilhas. Prazo de concessão terá uma duração máxima de 30 anos.

CABO VERDE

Governo extingue empresa pública de estaleiros navais

O governo de Cabo Verde decidiu extinguir a Cabmar, a empresa pública de estaleiros navais, a fim de racionalizar custos e garantir a redução das estruturas do sector empresarial do Estado, anunciou na Praia o porta-voz do Conselho de Ministros.

CABO VERDE

José Luís Jesus: «A área marítima fundamental para o nosso desenvolvimento é a que já existe»

Nascido em Santo Antão em 1950, José Luís Jesus tem um percurso académico e profissional, dentro e fora de Cabo Verde, que o tornou um dos maiores especialistas em Direito do Mar. É membro do Tribunal Internacional do Direito do Mar desde 1999, presidiu-o entre 2008 e 2011 e é actualmente um dos dezanove juízes do mesmo. Entre outros cargos, José Luís Jesus foi também Embaixador e Representante Permanente de Cabo Verde nas Nações Unidas.

CABO VERDE

Crianças da ENAPOR festejaram o Natal

As crianças filhos de colaboradores da empresa tiveram a sua festa de Natal, como acontece habitualmente. Todas as estruturas da empresa realizaram a festa, que normalmente muito agrada os mais pequenos e à qual não faltaram palhaços, Pai Natal, brincadeiras e um lanche.

CABO VERDE

Resultados operacionais provisórios do Porto da Praia: Aumento de receitas e de contentores, diminuição de escalas

Os resultados operacionais do Porto da Praia relativos a 2014 podem ser ligeiramente superiores aos verificados no ano transacto. As primeiras previsões de Alcídio Lopes, director desta infraestrutura portuária, indicam que os números relativos ao movimento de passageiros e mercadorias não vão distanciar-se muito dos atingidos no balanço do ano passado. No entanto, é certo que o porto registou uma redução a rondar os 10% nas escalas de longo curso e de cabotagem, no ano que agora findou.

CABO VERDE | CRUZEIROS

Previsão de aumento de escalas e passageiros em 2015

O Porto Grande e o Porto da Praia registaram este ano uma ligeira quebra no movimento de navios-cruzeiro. As perspectivas para 2015 são, no entanto, mais animadoras: ambos os portos esperam aumentar o tráfego: o Mindelo fala em mais sete escalas, mas a Praia ainda não sabe precisar o número.

Portugal e Cabo Verde assinam 11 instrumentos bilaterais

Numa vasta área de domínios, do reconhecimento mútuo e troca de títulos de condução à fiscalização conjunta dos espaços marítimos, passando pela criação da cátedra de português e a abertura do curso de Medicina em Cabo Verde pela Universidade de Coimbra. Contemplados foram, ainda, entendimentos na cooperação técnica da saúde, segurança alimentar e para a competitividade e inovação.

CABO VERDE

Japão acaba com longa espera de Tarrafal de Monte Trigo

Os mais de 90 pescadores da comunidade de Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão, já têm gelo para conservar o pescado. Após uma espera de mais 12 anos, a unidade de gelo já funciona, graças a recursos provenientes da Fundação para a Cooperação Pesqueira no Ultramar do Japão (OFCF).

SEGUNDO RELATÓRIO DA ONU

Cabo Verde enfrenta desafios «graves e complexos» na área de transporte

Cabo Verde, enquanto país insular em desenvolvimento, enfrenta desafios “graves e complexos” na área de transporte, indica o relatório das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Na mesma situação estão São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, também eles países insulares em desenvolvimento.

CABO VERDE

Iniciada construção do Centro Oceanográfico na cidade do Mindelo

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, lançou a primeira pedra para a construção do Centro de Investigação Oceanográfica do Mindelo, na ilha de São Vicente. Orçada em cerca de 2,5 milhões de euros, financiados pela Alemanha, a infraestrutura resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e o Geomar, considerado como um dos principais institutos de ciências marinhas da Europa sediado no norte da Alemanha.

CABO VERDE

Projecto de investimento em aquacultura na ilha do Maio vai criar entre 400 a 600 postos de trabalho

O Conselho de Ministros aprovou o Projecto de Resolução que autoriza o investimento a ser celebrado entre o Governo e a Sociedade Industrial de Aquacultura na ilha do Maio, informou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros.

CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

Cabo Verde quer atrair empresas portuguesas para as zonas francas

Cabo Verde quer atrair e retomar contactos com novas e antigas empresas, sobretudo portuguesas, que fizeram outrora parte das zonas francas, no quadro do Centro Internacional de Negócios, que deve arrancar em 2015.

Navio Cruzeiro traz 2500 turistas a Cabo Verde

O Navio Cruzeiro Mein Shiff 3 trouxe a Cabo Verde (Ilhas de São Vicente e Santiago) 2500 turistas que parecem ter ficado encantados com a beleza da ilha de Santiago, tocados com a simpatia dos crioulos e até satisfeitos com os serviços prestados. No entanto, o director-Geral do Turismo, Emanuel Almeida, reconhece que é preciso uma rápida organização deste nicho de turismo – garante no entanto, que passos importantes já estão a ser ultimados.

SÃO VICENTE, CABO VERDE

Testes finais à plataforma de frio em Novembro

A plataforma de frio de São Vicente, uma das infraestruturas mais aguardadas pelos operadores económicos, autoridades nacionais e locais, está já na recta final. A infraestrutura, que fará parte do futuro Cluster do Mar, só será entregue após os testes finais aos equipamentos agendados para este mês de Novembro.

CABO VERDE

Expomar: Leonesa Fortes diz que sector marítimo tem espaço para avançar

A Ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial visitou os stands da Expomar, nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde na Laginha, em São Vicente e mostrou-se impressionada com o forte envolvimento de empresários, instituições públicas e privadas, conjugando esforços e experiências "para tirar todo o proveito que o mar tem para nos oferecer". Leonesa Fortes aposta nas vantagens económicas e financeiras que o Cluster do Mar prenuncia para as empresas do sector.

Cabo Verde deverá privatizar Enapor até meados de 2015

A ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, Sara Lopes, revelou que a transportadora aérea de bandeira cabo-verdiana TACV e a empresa de gestão portuária Enapor "deverão ser privatizadas até meados de 2015".
"O Governo já criou uma unidade de privatizações no Ministério das Finanças e já está a trabalhar e a preparar os dossiers. Deverão ser privatizadas até meados de 2015. A Enapor está muito mais avançada e estamos num processo negocial que deve ser concluído o mais rapidamente quanto possível num processo de eventual ajuste directo", disse Sara Lopes, citada pela agência Lusa.

CABO VERDE

Governo reestrutura INDP até o fim do ano

O Governo vai concluir o processo de reorganização do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas até ao fim deste ano, garante a ministra das Infraestruturas e Economia Marítima num exclusivo ao A Semana. Sara Lopes diz que o Governo vai fundir o INDP com o Instituto de Meteorologia e Geofísica para criar um novo serviço – o Instituto do Mar e da Meteorologia, que terá orgânica e direcção novas.

Cabo Verde quer rápida fixação dos limites da Plataforma Continental na sub-região

O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde pediu aos sete países oeste-africanos que acertem, definitivamente, os limites territoriais para que o alargamento da plataforma continental, além das 200 milhas náuticas, avance rapidamente.

MINDELO, CABO VERDE

Concurso Público de Concessão para Gestão e Exploração de uma Plataforma de Frio

A ENAPOR,S.A – Empresa Nacional de Administração dos Portos, S.A, o Concedente por delegação do Governo de Cabo Verde conforme Despacho Conjunto dos Ministérios das Infraestruturas e Economia Marítima e das Finanças e do Planeamento, por este anúncio, faz saber que se encontra aberto o concurso público, em duas fases, a Concessão da Gestão e Exploração de um Complexo de Armazenagem Frigorífica de Produtos Alimentares Diversos e de Congelação, Processamento e Embalagem de Pescado, de futuro e adiante designado Plataforma de Frio do Mindelo por um período de dez (10) anos, abrangendo uma área de 7.194 m2, localizado no Porto Grande do Mindelo, Ilha de S.Vicente, Republica de Cabo Verde.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012