Início > Cabo Verde

Portugal vai apoiar Cabo Verde na montagem de centro de coordenação marítima no Golfo da Guiné

Portugal vai apoiar Cabo Verde na montagem do centro de coordenação e vigilância marítima para a zona norte do Golfo da Guiné que o país assumiu o compromisso de acolher. Cabo Verde manifestou durante uma reunião do grupo G7++ Amigos do Golfo da Guiné, disponibilidade para acolher um centro multinacional de coordenação e vigilância marítima na denominada zona G (Cabo Verde, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau) do Golfo da Guiné.

Grupo Bolloré mantém interesse nos portos de Cabo Verde

Há muito que os franceses do Grupo Bolloré mostram interesse nos portos de Cabo Verde e nem a suspensão de um acordo já fechado os parece demover. O Grupo admite esperar a retoma das negociações com o actual governo de Cabo Verde. Em causa está a entrega em regime de subconcessão dos portos da Praia, Porto Grande (São Vicente), Sal-Rei (Boavista) e Palmeira (Sal).

CABO VERDE

Governo quer eliminar barreiras que travam competitividade do sector das pescas

O Governo quer eliminar os constrangimentos que impedem a competitividade logística do sector das pescas e que tornam o país menos competitivo quando comparado com outros mercados. A intenção foi revelada no Parlamento pelo ministro da Economia e Emprego. De acordo com José da Silva Gonçalves, é preciso transformar as pescas num sector competitivo para que possa aproveitar as potencialidades naturais.

CABO VERDE

Directores das alfândegas da CPLP reunidos na Praia

O Conselho dos Directores-gerais das Alfândegas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está reunido até 25 de Novembro na cidade da Praia para debater e reforçar a cooperação existente em várias áreas. O Diagnóstico do Programa Integrado de Cooperação e Assistência Técnica (PICAT), o andamento dos diferentes grupos de trabalho, a análise da nova versão do Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Alfândegas (OMA), entre outros, estão em debate durante a reunião.

Grupo Rangel cresceu 50% em Cabo Verde

Um ano e meio depois de ter entrado neste mercado, a Rangel Logistics Solutions apresenta um crescimento de 50% nas operações em Cabo Verde, embora o grupo não divulge os valores. “No nosso processo de internacionalização, Cabo Verde é, sem dúvida, um exemplo em relação ao crescimento e a integração no mercado. Estamos imensamente satisfeitos por perceber que somos já uma empresa de referência no setor, com uma quota de mercado muito interessante”, referiu Nuno Rangel, CEO da empresa.

CABO VERDE

AMP diz que proposta de regulação tarifária visa reflectir a verdade dos preços

A proposta de regulação do tarifário para o transporte marítimo inter-ilhas de passageiros e mercadorias, que prevê aumentos que em alguns casos ultrapassam os 50% e já motivou criticas de operadores do sector, partidos políticos e uma contestação por parte do Governo, obrigou a Agência Marítima e Portuária (AMP) a explicar que o que pretende “é estabelecer um tarifário que reflicta a verdade de preços, a eficiência, a justiça e a justeza do sistema”. A AMP deixa claro que “ainda não há decisão sobre esta matéria”.

CABO VERDE

Jorge Maurício assume gestão da Enapor

O gestor Jorge Maurício, quadro da Empresa Nacional dos Portos de Cabo Verde há vários anos, assume a partir desta terça-feira, 8 de Novembro, a direcção da Enapor. Maurício vai substituir o economista Carlitos Fortes, à frente da empresa desde Maio de 2015. O processo de passagem da pasta já se iniciou.

CABO VERDE

Expomar: Organização quer políticas claras para garantir exploração económica do mar

O Presidente do Conselho de Administração da Enapor, Carlitos Fortes, defende políticas claras para garantir a exploração económica do “extenso mar”, a sua soberania e integridade, bem como o seu melhor conhecimento.

CABO VERDE

Governo promete transformar Porto do Mindelo num dos mais importantes portos de pesca do Atlântico

O Governo de Cabo Verde promete transformar o Porto do Mindelo num dos mais importantes portos de pesca do Atlântico. Esta afirmação foi feita por Carlos Évora, que presidiu à abertura da 5.ª Expomar, em representação do Ministro da Economia.

CABO VERDE

Empresários destacam importância da criação da zona económica especial em São Vicente

Uma zona económica especial em São Vicente vai trazer “grandes benefícios” para a ilha. A posição é manifestada pelo presidente da Câmara de Comércio de Barlavento. Belarmino Lucas reage assim ao anúncio do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que garantiu que a China vai apoiar Cabo Verde no desenvolvimento do projecto de criação de uma zona económica especial em São Vicente.

TERMINA ESTE SÁBADO, EM CABO VERDE

Expomar: Organização quer tornar o evento num destaque na Costa Ocidental Africana

A Organização da V edição da Expomar – Feira das Actividades Ligadas ao Mar, quer que, a médio e longo prazo o evento seja uma das principais feiras temáticas da Costa Ocidental Africana. A intenção foi manifestada, em conferência de imprensa, pelo presidente do Conselho de Administração da Enapor, durante a apresentação da feira.

CABO VERDE

Sotavento regressou à linha Praia-Maio com três ligações semanais

O navio Sotavento retomou as viagens regulares com a ilha do Maio, depois de ter efectuado reparações na Cabnave, em São Vicente. O navio faz agora três ligações semanais à ilha, às quartas, sextas e domingos, com novo horário, conforme acordo com a Polar, proprietária da embarcação.

Cabo Verde deverá receber 70 escalas de cruzeiros esta temporada

A nova temporada de cruzeiros já arrancou, e estão previstos pelo menos 70 escalas em várias ilhas, designadamente Santiago, São Vicente, Boa Vista, Maio, Fogo e Santo Antão. Actividades culturais vão ser realizadas nas cidades da Praia e do Mindelo para marcar o início da temporada.

Cabo Verde quer cooperação científica para dominar o seu mar

Cabo Verde quer explorar melhor as vantagens da economia do mar através da maior cooperação internacional. A intenção foi revelada pelo ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros em entrevista à Rádio ONU, em Nova York. O ministro disse que o arquipélago conta com a comunidade internacional para conservar e usar os recursos de forma sustentável, na área do seu domínio marítimo.

CABO VERDE

Quinta edição da Expomar organizada pela Enapor | Recorde de participação com oitenta expositores

Oitenta expositores são esperados na quinta edição da “Expomar”, o que, a acontecer, representará um recorde de participação de empresas e instituições nesta feira temática. Agendada para decorrer de 20 a 22 de Outubro nas instalações da FIC - Lajinha, a exposição está orçada em oito mil contos - mais um milhão de escudos em comparação com a do ano passado - e perspectiva suplantar as anteriores em termos de presenças tanto de empresas nacionais como estrangeiras.

CABO VERDE

Enacol abastece navio «C.Freedom» com 3.000 MT de Fuel

A petrolífera Enacol foi a escolhida para abastecer de combustível o navio “C.Freedom” com três mil MT de Fuel e 300 MT de MGO (Gasóleo Marítimo). Trata-se nada mais, nada menos do que a maior operação de bunkeging realizado este ano na Baía do Porto Grande, em São Vicente.

Segurança marítimo-portuária é área de cooperação entre Angola e Cabo Verde

Os dois países africanos vão cooperar em termos técnicos no domínio da segurança marítima e portuária, na sequência de um protocolo assinado em Luanda entre o Instituto Marítimo e Portuário de Cabo Verde e a Agência Marítima e Portuária de Angola. O protocolo prevê a deslocação de especialistas cabo-verdianos a Angola, para ministrarem cursos, bem como a ida de angolanos àquele país africano, para receberem formação em matéria de segurança marítima, portuária e navegação, entre outros.

Cabo Verde adopta Medidas do Estado do Porto para combater a pesca ilegal

O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca entregou ao Director Geral da FAO, José Graziano da Silva, durante uma visita a Roma, o acordo sobre as Medidas do Estado do Porto (Port State Measures Agreement –PSMA), aprovado pelo Governo de Cabo Verde em Setembro. O tratado visa combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

CABO VERDE

V edição da «Expomar» agendada para Setembro

A feira Expomar, avança o presidente do NOCMAR, faz parte do programa de actividades do Cluster do Mar e a sua realização foi aprovada pela própria ministra da tutela no passado mês de Janeiro, para coincidir com a celebração do Dia Mundial do Mar. Os contactos com potenciais expositores começaram imediatamente a ser encetados, mas agora a mudança de Governo coloca um grande ponto de interrogação sobre o futuro da exposição.

FAO encoraja aplicação de «Carta de Promoção de Crescimento Azul» em Cabo Verde

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) exortou o novo Governo cabo-verdiano a apostar na implementação da Carta da Promoção do Crescimento Azul, adotada pelo país em 2015. O anúncio foi feito na cidade da Praia pelo representante da FAO em Cabo Verde, Remi Nono Womdim, durante uma reunião com o novo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.
Remi recordou que a FAO promove o "crescimento azul" como quadro para assegurar a gestão sustentável e sócioeconomicamente sensível dos oceanos e das zonas húmidas.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)