Início > Cabo Verde

CABO VERDE

CV Interilhas passa a ter comissão de acompanhamento

Uma comissão de acompanhamento, criada pelo Governo cabo-verdiano, vai fiscalizar a concessão do transporte marítimo de passageiros e carga atribuída à CV Interilhas, liderada pela portuguesa Transinsular.

ENAPOR

Portos de Cabo Verde reforçam «firme compromisso» na luta contra o COVID-19

O Porto da Praia foi palco, no dia 31 de Maio, de uma cerimónia de recepção de materiais de combate ao Covid-19 – a cerimónia, reportou a ENAPOR, contou com a presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, Ministro de Saúde, Arlindo do Rosário, Ministro de Administração Interna, Paulo Rocha Secretário de Estado Adjunto das Finanças, Gilberto Barros e de Representantes do Banco Mundial.

Cabo Verde Interilhas transportou 5.800 toneladas de carga após regresso à acção

A empresa Cabo Verde Interilhas revela ter transportado 8.840 passageiros e 5.800 toneladas de carga em duas semanas, após o retorno do transporte marítimo de passageiros entre quatro ilhas cabo-verdianas sem casos de Covid-19.

«De 11 a 24 de Maio, e apesar da restrição na lotação em 50%, registaram-se resultados de recuperação animadores com 8.840 passageiros e 5.800 toneladas de carga, incluindo 1.425 viaturas transportadas, resultados que demonstram a sua capacidade de operacionalidade e eficiência», indica a empresa. Recorde-se que a CV Interilhas reatou as conexões marítimas no arquipélago, após mês e meio de interrupção, devido à pandemia.

CABO VERDE

Novos procedimentos de embarque-desembarque para as viagens marítimas inter-ilhas

No âmbito da prevenção da Pandemia do Covid-19, foram definidos novos procedimentos de embarque/ desembarque para as viagens marítimas inter-ilhas.

COVID-19 induziu quebra de 30% no transporte marítimo de cargas de Portugal para Cabo Verde

A pandemia COVID-19 provocou uma redução de 30% no transporte marítimo de mercadorias de Portugal para Cabo Verde, o que afectará directamente a cadência das jornadas dos navios de carga nesse trajecto, de uma semana para 20 dias. «Menos turismo significa menos consumo. As necessidades de mercadorias diminuíram cerca de 30%», confirmou Luís Figueiredo, administrador da Transinsular, à agência Lusa.

COVID-19 espoleta «menos consumo»

A quebra verificada no Turismo, explicou o administrador da empresa marítima (detentora da concessão do transporte marítimo inter-ilhas de passageiros, veículos e cargas), que integra o Grupo ETE, foi acompanhada de uma paragem em vários sectores, como a construção. Por esta razão, esclarece Luís Figueiredo, a redução do consumo é transversal, indo desde a alimentação aos materiais de construção.

ENAPOR, CABO VERDE

Atribuição de licença de área de domínio público do Porto da Palmeira

A ENAPOR, por este anúncio, faz saber que deu entrada na ENAPOR, Concessionária Geral das Infraestruturas Portuárias, manifestações de interesse de potenciais operadores para construir e explorar uma marina náutica de recreio numa área de domínio público marítimo portuário localizada na bacia do Porto da Palmeira, na ilha do Sal.

Grupo ETE garante expedição nacional e internacional dos Correios de Cabo Verde

A ETE Logística Cabo Verde, empresa do Grupo ETE, passou a assegurar a expedição, por via marítima, de todo o correio nacional e internacional do arquipélago de Cabo Verde. O acordo, assinado pelo grupo português e os Correios de Cabo Verde, irá permitir reduzir o “transit time” da carga expedida, uma vez que será realizado com recurso aos serviços de transporte marítimo inter-ilhas que é assegurado pelo grupo português.

ENAPOR, CABO VERDE

Cancelamento do Procedimento de Concurso Público Internacional de Construção e Exploração dos Centros Logísticos de Mercadoria

Serve a presente para notificar a todos aqueles que manifestaram interesse no procedimento de licitação em epigrafe que, por razões ponderosas que se prendem, fundamentalmente, com os efeitos que já se começam a fazer sentir na economia mundial produzidos pela epidemia do Novo Coronavírus - Covid-19, associado ao grau de incerteza no seu controlo e estagnação a curto/médio prazo, tendo já sido declarado pela Organização Mundial da Saúde - OMS como pandemia, o Conselho da Administração da ENAPOR, enquanto entidade adjudicante, deliberou no sentido de cancelar o procedimento do concurso público internacional para construção e exploração dos Centros de Logística de Mercadorias, publicado no site da empresa em 27 de Dezembro de 2019.

CABO VERDE

Porto Novo avalia positivamente serviço de fornecimento água aos navios em Santo Antão

Com baixo investimento e otimização dos recursos existentes, a Direção do porto de Porto Novo deu início, em Fevereiro de 2019, ao serviço de fornecimento água aos navios em Santo Antão.

CABO VERDE

ENAPOR assina acordo de protocolo com IFH para Programa de Habitação

No âmbito do seu Modelo de Gestão e da sua estratégia de Marketing Interno, a Enapor assinou um acordo de protocolo com a IFH para o Programa de Habitação destinada aos colaboradores da empresa.

O acordo visa criar condições especiais de acesso dos colaboradores da Enapor ao programa de Habitação da IFH.

BAD:

Mar e infra-estruturas podem ajudar Cabo Verde a crescer acima de 5%

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) considera que Cabo Verde deve apostar na riqueza marítima e na melhoria das infra-estruturas e conectividade para garantir níveis mais elevados de crescimento económico, a rondar os 5% do PIB.

CABO VERDE

Concurso Público: Reabilitação do Cais de pesca de Tarrafal de São Nicolau

A ENAPOR, Empresa Nacional de Administração dos Portos, com sede social no Mindelo, S. Vicente, telefone (238) 230 75 00, fax (238) 232 43 37/ (238) 232 21 70, C.P. 82, por este anúncio, faz saber que se encontra aberto o Concurso Público destinado à "Empreitada de Reabilitação do Cais de Pesca de Tarrafal de São Nicolau", ilha de São Nicolau.

Navio «Chiquinho BL» da CV Inter-Ilhas já está em Cabo Verde

O navio, que irá reforçar a rota Mindelo-Porto Novo, atracou dia 28, no Porto Grande. Com capacidade para 430 passageiros e 50 veículos, foi recebido no cais 3 do Porto Grande pelos membros da CV Inter-Ilhas, do Ministério da Economia Marítima, da Cabnave e da Enapor, e com muita animação do grupo de Mandingas.

Estaleiros Navais de Cabo Verde contraem empréstimo para preparar privatização

A administração dos Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave) está a ultimar as negociações com um banco comercial para contrair um empréstimo de 20 milhões de escudos (200 mil dólares), ao abrigo de um aval concedido pelo Estado para a realização de investimentos, informa o ministro da Economia Marítima.

Paulo Veiga, quando questionado pela agência noticiosa Inforpress sobre o avanço do processo de privatização e investimentos na Cabnave, disse que a empresa irá iniciar os investimentos previstos quando ficar concluído a negociação com o banco, “o que deverá acontecer a curto prazo.”

Estados Unidos vão oferecer radares para dois portos cabo-verdianos

O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, revelou que os Estados Unidos da América vão oferecer radares a dois portos do país, prevendo-se a sua instalação ainda no primeiro semestre.

O ministro avançou a informação à imprensa, na cidade da Praia, após um encontro com o vice-secretário adjunto da Marinha para Programa Internacionais dos Estados Unidos da América, contra-almirante Francis D. Morley, indicando que os radares serão instalados nos portos da Praia, na ilha de Santiago, e da Palmeira, na ilha do Sal.

CABO VERDE

2019 foi o Ano do empoderamento da Mulher no Sector Marítimo Portuário

Em Cabo Verde, a mulher tem conquistado gradualmente o seu espaço no sector marítimo, graças à aposta dos Governantes no empoderamento e liderança feminina e na aposta na luta pela igualdade de género.

Em Abril de 2019, a Enapor organizou, no Mindelo, o Seminário Internacional da Rede das Mulheres Profissionais Marítimas e Portuárias da África Ocidental e Central, um marco importante na consensualização de políticas e projectos que promovam a integração da mulher na área marítima e o desenvolvimento do continente.

Portos de Cabo Verde vão ser entregues à gestão privada

Os portos de Cabo Verde e respectivos serviços portuários vão ser objecto de privatização, devendo o processo ser lançado até final do primeiro semestre ou início do seguinte, escreveu a estação emissora RFI citando declarações do ministro da Economia Marítima.

Paulo Lima Veiga (na foto) disse ainda que o governo tem estado em conversações com vários países no sentido de se encontrar o parceiro estratégico para gerir os portos do arquipélago.

Navio-escola Sagres chega a Cabo Verde a navegar só com vela e com vinho para amadurecer a bordo

O navio-escola Sagres atracou dia 19 na cidade da Praia, após nove dias a navegar à vela, trazendo a bordo vinho para amadurecer nesta circum-navegação e o marinheiro luso-cabo-verdiano Vando Duarte, pela primeira vez na capital de Cabo Verde.

CABO VERDE

Obras de expansão e modernização do Porto Inglês ganham ritmo

As obras de requalificação e modernização do Porto Inglês, na ilha do Maio, arrancaram no final de 2019, com a montagem do estaleiro, e na primeira semana de Janeiro chegaram à ilha mais equipamentos pesados para a empreitada.

Do projecto constam a requalificação do cais existente, construção de um quebra mar com uma dimensão de 150 metros de comprimento e 4 de largura, fazendo parte ainda do projecto a construção de duas rampas roll on roll off, sendo uma de metal e a outra de betão armado, bem como um murro/cortina lateral.

CABO VERDE

ENAPOR recebe visita do Ministro da Economia Marítima

O Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, efectuou, esta quarta-feira, 15 de Janeiro, uma visita de cortesia à ENAPOR, em São Vicente.

O Ministro foi recebido pelos membros do Conselho da Administração da empresa e pelo Administrador-delegado do Porto Grande, aos quais apresentou os cumprimentos de ano novo, e aproveitou o encontro para abordar os planos do Governo de Cabo Verde para o sector marítimo e portuário.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012