Início > Cabo Verde

BAD:

Mar e infra-estruturas podem ajudar Cabo Verde a crescer acima de 5%

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) considera que Cabo Verde deve apostar na riqueza marítima e na melhoria das infra-estruturas e conectividade para garantir níveis mais elevados de crescimento económico, a rondar os 5% do PIB.

CABO VERDE

Concurso Público: Reabilitação do Cais de pesca de Tarrafal de São Nicolau

A ENAPOR, Empresa Nacional de Administração dos Portos, com sede social no Mindelo, S. Vicente, telefone (238) 230 75 00, fax (238) 232 43 37/ (238) 232 21 70, C.P. 82, por este anúncio, faz saber que se encontra aberto o Concurso Público destinado à "Empreitada de Reabilitação do Cais de Pesca de Tarrafal de São Nicolau", ilha de São Nicolau.

Navio «Chiquinho BL» da CV Inter-Ilhas já está em Cabo Verde

O navio, que irá reforçar a rota Mindelo-Porto Novo, atracou dia 28, no Porto Grande. Com capacidade para 430 passageiros e 50 veículos, foi recebido no cais 3 do Porto Grande pelos membros da CV Inter-Ilhas, do Ministério da Economia Marítima, da Cabnave e da Enapor, e com muita animação do grupo de Mandingas.

Estaleiros Navais de Cabo Verde contraem empréstimo para preparar privatização

A administração dos Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave) está a ultimar as negociações com um banco comercial para contrair um empréstimo de 20 milhões de escudos (200 mil dólares), ao abrigo de um aval concedido pelo Estado para a realização de investimentos, informa o ministro da Economia Marítima.

Paulo Veiga, quando questionado pela agência noticiosa Inforpress sobre o avanço do processo de privatização e investimentos na Cabnave, disse que a empresa irá iniciar os investimentos previstos quando ficar concluído a negociação com o banco, “o que deverá acontecer a curto prazo.”

Estados Unidos vão oferecer radares para dois portos cabo-verdianos

O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, revelou que os Estados Unidos da América vão oferecer radares a dois portos do país, prevendo-se a sua instalação ainda no primeiro semestre.

O ministro avançou a informação à imprensa, na cidade da Praia, após um encontro com o vice-secretário adjunto da Marinha para Programa Internacionais dos Estados Unidos da América, contra-almirante Francis D. Morley, indicando que os radares serão instalados nos portos da Praia, na ilha de Santiago, e da Palmeira, na ilha do Sal.

CABO VERDE

2019 foi o Ano do empoderamento da Mulher no Sector Marítimo Portuário

Em Cabo Verde, a mulher tem conquistado gradualmente o seu espaço no sector marítimo, graças à aposta dos Governantes no empoderamento e liderança feminina e na aposta na luta pela igualdade de género.

Em Abril de 2019, a Enapor organizou, no Mindelo, o Seminário Internacional da Rede das Mulheres Profissionais Marítimas e Portuárias da África Ocidental e Central, um marco importante na consensualização de políticas e projectos que promovam a integração da mulher na área marítima e o desenvolvimento do continente.

Portos de Cabo Verde vão ser entregues à gestão privada

Os portos de Cabo Verde e respectivos serviços portuários vão ser objecto de privatização, devendo o processo ser lançado até final do primeiro semestre ou início do seguinte, escreveu a estação emissora RFI citando declarações do ministro da Economia Marítima.

Paulo Lima Veiga (na foto) disse ainda que o governo tem estado em conversações com vários países no sentido de se encontrar o parceiro estratégico para gerir os portos do arquipélago.

Navio-escola Sagres chega a Cabo Verde a navegar só com vela e com vinho para amadurecer a bordo

O navio-escola Sagres atracou dia 19 na cidade da Praia, após nove dias a navegar à vela, trazendo a bordo vinho para amadurecer nesta circum-navegação e o marinheiro luso-cabo-verdiano Vando Duarte, pela primeira vez na capital de Cabo Verde.

CABO VERDE

Obras de expansão e modernização do Porto Inglês ganham ritmo

As obras de requalificação e modernização do Porto Inglês, na ilha do Maio, arrancaram no final de 2019, com a montagem do estaleiro, e na primeira semana de Janeiro chegaram à ilha mais equipamentos pesados para a empreitada.

Do projecto constam a requalificação do cais existente, construção de um quebra mar com uma dimensão de 150 metros de comprimento e 4 de largura, fazendo parte ainda do projecto a construção de duas rampas roll on roll off, sendo uma de metal e a outra de betão armado, bem como um murro/cortina lateral.

CABO VERDE

ENAPOR recebe visita do Ministro da Economia Marítima

O Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, efectuou, esta quarta-feira, 15 de Janeiro, uma visita de cortesia à ENAPOR, em São Vicente.

O Ministro foi recebido pelos membros do Conselho da Administração da empresa e pelo Administrador-delegado do Porto Grande, aos quais apresentou os cumprimentos de ano novo, e aproveitou o encontro para abordar os planos do Governo de Cabo Verde para o sector marítimo e portuário.

CABO VERDE

Cape Verde Ocean é a nova gestora do Complexo de Pesca do Porto da Praia

No âmbito do Contrato de Subconcessão para Exploração do Cais de Pesca do Porto da Praia, assinado entre a ENAPOR e a empresa Cape Verde Ocean, o PCA da ENAPOR, Jorge Maurício, presidiu na cidade da Praia ao acto inaugural do renovado Complexo de Pesca do Porto da Praia, que contou com a presença do Secretário de Estado para a Economia Marítima, Paulo Veiga.

CABO VERDE

ENAPOR recebe Comissão Especializada de Relações Externas, Cooperação e Comunidades

No âmbito do Plano de actividades para a IX Legislatura, os Deputados nacionais que constituem a Comissão Especializada de Relações Externas, Cooperação e Comunidades (CERECC) reuniram-se com o Conselho de Administração da ENAPOR.

Durante a visita houve importante troca de informações, tendo a Comissão dado a conhecer os trabalhos já realizados e a realizar pela 4ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional.

Cabo Verde será a prazo um país desenvolvido, afirma Ministro da Economia Marítima

O governo de Cabo Verde tem desenvolvido um conjunto de acções que visam fazer do arquipélago um país desenvolvido, sendo a próxima etapa alcançar um nível de rendimento médio e médio alto, disse na Praia o ministro da Economia Marítima, José Gonçalves.

Cabo Verde identifica 7 projectos para concorrer ao I Plano Nacional de Investimentos em Economia Azul

Um grupo de sete projectos já está identificado para integrar ou concorrer ao I Plano Nacional de Investimentos em Economia Azul (PNIEA I) em Cabo Verde, entre os quais projectos de requalificação da orla marítima e de aquacultura, anunciou a coordenadora nacional do Programa de Economia Azul.

Iolanda Brites adiantou que esses sete projectos, apresentados pelas câmaras municipais e pelos sectores público e privado, estão de acordo com o conceito e os princípios da economia azul que se quer implementar em Cabo Verde, segundo a agência noticiosa Inforpress.

Cabo Verde aposta em transporte marítimo nas ligações entre ilhas do arquipélago

O Ministro dos Transportes cabo-verdiano assegurou que o novo modelo de transportes marítimos interilhas será uma alternativa em breve aos transportes aéreos, anunciando que o primeiro navio no âmbito da renovação da frota partiu dia 5 da Coreia do Sul.

CABO VERDE

Nova concessão das ligações marítimas ultrapassa expectativas

A nova concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas de Cabo Verde, liderada pela portuguesa Transinsular, permitiu transportar 140.000 pessoas nos primeiros três meses de operação, acima das expectativas iniciais.

CABO VERDE

Marinha Belga destaca serviços de cooperação com Porto Grande

O Porto Grande recebeu, no âmbito da estadia do navio A960 GODETIA, da Marinha Belga, um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados e pela excelente cooperação desenvolvida entre as duas instituições.

O navio A960 GODETIA, da marinha belga, fez escala no Porto Grande antes de partir para o exercício “Grand African Nemo 2019”, que decorreu entre os dias 28 de Outubro e 5 de Novembro, na região do Golfo da Guiné.

Cabo Verde Interilhas aluga navio em Espanha para ligar seis ilhas do arquipélago

A Cabo Verde Interilhas, nova concessionária do transporte marítimo de passageiros, com participação portuguesa, anunciou a chegada ao arquipélago do navio alugado em Espanha, com capacidade para 427 passageiros e que vai ligar seis ilhas em 24 horas.

CABO VERDE

«Sines» atracado no Porto Grande no âmbito da inciativa Mar Aberto

O navio-patrulha "Sines", da Marinha Portuguesa, esteve em Cabo Verde no âmbito da iniciativa Mar Aberto, que tem por objectivo promover a cooperação e segurança regional. O navio atracou no Porto Grande de 14 a 16 e no Porto da Praia de 21 a 23 de Outubro.

A missão do navio patrulha português prolonga-se até Dezembro e até lá vai desenvolver várias actividades com as Marinhas e Guarda-Costeira do Senegal, Togo, São Tomé e Príncipe, Angola, Nigéria, Costa do Marfim e Guiné-Bissau.

CABO VERDE

Embaixador dos Estados Unidos da América visita Porto da Palmeira

A visita ao Porto da Palmeira aconteceu no âmbito de uma deslocação à Ilha do Sal do Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, M. Jeff Daigle.

O Embaixador do EUA, que foi recebido pelo Director do Porto, Nelson Freire, teve a oportunidade de visitar as Instalações Portuárias, designadamente o berço nº 1 e 2 e o parque de contentores. Teve ainda a oportunidade de, a bordo da embarcação da Polícia Marítima do Sal, visitar a zona molhada e toda a bacia do Porto da Palmeira.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012