Início > Cabo Verde

CABO VERDE

Porto da Palmeira remodelado abre portas a navios de longo curso

As obras de Expansão e Modernização do Porto da Palmeira foram inauguradas no passado fim-de-semana e dotarão o porto da capacidade para albergar navios de longo curso – a cerimónia de inauguração contou com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e a da ministra das Infra-estruturas, Eunice Silva.

E foi o navio Lagoa, da Transinsular, o primeiro a atracar no “novo” porto, simbolizando a inauguração das obras da segunda fase de expansão e modernização do Porto da Palmeira.

CABO VERDE

Atlanticeagle Shipbuilding na corrida à Cabnave

A empresa portuguesa Atlanticeagle Shipbuilding está interessada na privatização da Cabnave. A informação foi avançada em exclusivo à última edição do Panorama 3.0, da Rádio Morabeza, pelo CEO da empresa de construção e reparação naval, Joaquim Peres.

O responsável, que esteve presente na Feira Internacional de Cabo Verde, em São Vicente, afirma que, para já, o interesse passa por assumir a gestão da empresa.

CABO VERDE

Mindelo tornou-se num porto seguro para lançamento e recolha de equipamentos oceanográficos

A presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) considera que o Mindelo se tornou num porto seguro para lançamento e recolha de equipamentos oceanográficos. Osvaldina Silva falava na cerimónia de inauguração do centro oceanográfico do Mindelo.

De acordo com Osvaldina Silva, vários cruzeiros oceanográficos internacionais iniciam ou terminam em Mindelo devido às facilidades aqui oferecidas.

CABO VERDE

Ampliação da FIC passa pela Zona Económica Especial para Economia Marítima

O Ministro da Economia e Emprego considera que a expansão da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), em São Vicente, passa pela criação da Zona Económica Especial para a Economia Marítima, prevista para a ilha.

CABO VERDE

ENAPOR investe na modernização

A Enapor , empresa que comemora 35 anos, com uma aposta no desenvolvimento do sector dos portos, tendo em vista o benefício da economia nacional. São Vicente tem sido referenciado como zona económica especial onde o Porto Grande está em destaque pela peça central que tem no processo.

Grupo português interessado na gestão de portos e transporte entre ilhas em Cabo Verde

O grupo português ETE quer concorrer à gestão dos portos e apresentar uma proposta para o transporte marítimo de carga entre as ilhas em Cabo Verde, além de manter o interesse na concessão dos estaleiros navais. A manifestação de interesse foi avançada por Luís Mira Oliveira, administrador do Grupo ETE, que está no país para participar na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).

CABO VERDE

Organização dá nota positiva à IV edição da Expomar mas quer maior promoção

Em declarações à Rádio Morabeza, em jeito de balanço da VI edição da Feira das actividades económicas ligadas ao mar, em São Vicente, Gil Costa, presidente da FIC, destacou os ganhos do evento, alcançados durante os seis anos, nomeadamente a nível de notoriedade e de participação, sobretudo de empresas nacionais.

“É de reconhecer o caminho que está-se a fazer porque, praticamente, em termos de áreas, já estamos a ocupar metade daquilo que a FIC ocupa. Em apenas seis anos isto é muito bom”, avalia.

Portugal totalizou quase metade das importações de Cabo Verde

Portugal lidera a lista dos fornecedores de Cabo Verde, totalizando quase metade das importações do arquipélago no terceiro trimestre do ano, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.

Segundo os dados provisórios do Comércio Externo apurados pelo INE, no terceiro trimestre do ano Portugal totalizou 43,3% do total das importações de Cabo Verde e lidera a lista dos fornecedores, mesmo com uma diminuição de 3,3 pontos percentuais.

CABO VERDE

Transporte marítimo inter-ilhas: Armadores e governo à procura de uma solução

Governo e armadores sentaram-se à mesa de negociações para procurarem encontrar uma solução para o problema dos transportes marítimos inter-ilhas. Armadores estão reticentes com a proposta do governo mas abertos a uma possível participação dos Estado num possível consórcio nacional. Problemas financeiros dos armadores cabo-verdianos são conhecidos mas estes esperam convencer o governo que “a solução para o país está nos armadores nacionais e não num armador estrangeiro”.

CABO VERDE

São Vicente: VI edição da Expomar com 60 expositores nacionais e estrangeiros

A VI edição da Expomar, feira de actividades económicas ligadas ao mar, decorreu de sexta-feira a domingo no Mindelo, apresentando 60 expositores nacionais e da CEDEAO, Espanha, Brasil e Portugal, instalados em 89 stands. Sob o lema “Economia azul, um mar de oportunidades”, a feira prosseguiu, nesta 6ª edição, a sua empresarialização.

CABO VERDE

Enapor em missão oficial ao Porto de Mobile, Alabama (EUA)

Os Portos de Cabo Verde, através do Administrador Executivo, Alcídio Lopes, fizeram parte da Delegação cabo-verdiana que esteve de visita oficial, por um período de três dias, ao Porto de Mobile em Alabama (EUA), visando a exploração do potencial dos portos marítimos no fortalecimento do comércio internacional e da economia nacional. Cabo Verde e o Porto de Mobile partilham um oceano em comum (Atlântico). O potencial é forte para aumentar o comércio e os investimentos e isso depende muito de portos vibrantes e dinâmicos.

CABO VERDE

ENAPOR recebe delegação de Deputados do Parlamento Europeu

Os Portos de Cabo Verde receberam a visita de uma importante delegação de Deputados do Parlamento Europeu.

A delegação dos deputados do Parlamento Europeu (PE) foi chefiada por Charles Tannock da Grã-Bretanha, vice-presidente do Grupo Europeu de Conservadores e Reformistas e co-presidente dos Amigos do PE da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), acompanhado pelos Eurodeputados Ana Gomes de Portugal e Andrey Kobatchev da Bulgária.

CABO VERDE

Pescadores contra pagamento da taxa rodoviária na compra de combustíveis para a pesca

“Sem qualquer sentido”, é assim que os pescadores no município do Porto Novo, em Santo Antão, consideram o pagamento da taxa rodoviária na compra do gasóleo para actividade pesqueira, adianta a Inforpress.

“Os botes não andam em estradas” resume o presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Correia.

Boluda Lines vai iniciar em Outubro ligação marítima regular a Cabo Verde

A Boluda Lines vai dar início no mês de Outubro à ligação marítima regular com Cabo Verde, com serviço regular de duas em duas semanas entre os portos de Las Palmas, na Gran Canária, e os portos cabo-verdianos da Praia, Sal, Boavista e Mindelo.

Com a ligação ao porto de Las Palmas, a Boluda aproxima o mercado de Cabo Verde a outras ligações que tem estabelecidas com portos no Norte da Europa, península ibérica, Itália e costa ocidental de África.

CABO VERDE

Vladimiro Fernandes, um construtor de embarcações de pesca de referência

Vladimiro dos Reis Fernandes, 44 anos, é construtor de botes, em Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão. Começou aos 18 anos, a partir de paletes de madeira, e desde muito tempo que recebe encomendas de São Vicente, Sal e Boa Vista.

CABO VERDE

Jorge Maurício: «O objectivo é uma concessão com um parceiro comercialmente forte»

Presidente da ENAPOR estabelece desafios do sector portuário num país que quer ser uma referência regional. Cabo Verde depende do mar. Nessa relação entre terra e o oceano, a ENAPOR é, há 35 anos, um intermediário fundamental. Uma das maiores empresas do país, com presença de Santo Antão à Brava, a ENAPOR garante a operacionalidade da rede nacional de portos, estruturas fundamentais para o transporte de mercadorias e passageiros entre as ilhas e imprescindíveis na ligação do arquipélago ao mundo. Mais recentemente, os portos tornaram-se elementos centrais na estratégia de internacionalização da economia. O país quer atrair os grandes navios de cruzeiro e concorre com outros portos da região pelo transbordo de contentores. O sector portuário é dinâmico e obriga a investimentos constantes. Depois das infra-estruturas, seguem-se os equipamentos.

EM DESTAQUE

Porto da Praia | Cabo Verde

Localizado na ilha de Santiago, o maior centro consumidor do país, o Porto da Praia é uma das principais portas de entrada de Cabo Verde, funcionando como abastecedor dos portos da região Sul do país.

EM DESTAQUE

Porto Grande | Cabo Verde

Construído em 1962, o Porto Grande possui atualmente o melhores infraestruturas portuárias do país. Dispõe de um cais de pesca com 240 metros de comprimento, a profundidades entre 3 e 4,8 metros, e um terrapleno de 6 hectares, onde estão localizados os armazéns frigoríficos com capacidade para conservação e congelação de 6.000 tons a temperaturas entre – 25º C e 0º C.

CABO VERDE

Praia d Aguada reforça ligações inter-ilhas

O Navio Praia d’Aguada já voltou a navegar nos mares de Cabo Verde. A viagem reinaugural ligou São Vicente a São Nicolau. A ligação Porto Grande-Tarrafal de São Nicolau durou 4 horas e 40 minutos.

Para José Freitas de Brito, presidente da Câmara tarrafalense, a chegada do navio marca uma nova etapa no desenvolvimento local. “Há muito tempo que estamos à espera de um navio do tipo. É um barco que tem capacidade de transportar boa quantidade de pessoas e carga. Para nós, é muito importante, tendo em conta o isolamento que a ilha tem sofrido em termos de transporte”, afirma.

Governo de Cabo Verde cancela concurso para subconcessão dos principais portos do país

O Governo cabo-verdiano anunciou o cancelamento do concurso internacional para a subconcessão dos principais portos do país, justificando que o modelo adoptado anteriormente não responde às exigências da nova visão e da estratégia definidas para o sector.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012