Início > Cabo Verde

CABO VERDE

Conselho Estratégico do Cluster do Mar já tem plano de actividades

A terceira reunião do Conselho Estratégico do Cluster do Mar, realizada no Mindelo, aprovou o plano de actividades do conselho, documento que satisfez a ministra-Adjunta Maria de Jesus Miranda, “apesar do desafios”. A ministra-Adjunta do ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, que marcou presença no encontro, enumerou alguns desafios inerentes ao “afinamento de algumas questões”, projectos “muito concretos”, como a Escola do Mar, por exemplo, que continua em discussão.

CABO VERDE

Governo aprova subconcessão dos principais portos

Negociações para a entrega da exploração dos principais portos nacionais e dos estaleiros da CABNAVE estão a decorrer entre o Estado e o único interessado que não desistiu do concurso internacional. A ENAPOR obteve autorização do Governo para subconcessionar os portos da Praia, Porto Grande, Sal-Rei e Palmeira.

Cabo Verde lança novo sistema informático para agilizar serviços alfandegários

Cabo Verde apresentou oficialmente, na cidade da Praia, um novo sistema informático das alfândegas, ferramenta que visa reduzir o tempo e o custo de retirada das mercadorias e erradicar os documentos em papel dos processos aduaneiros. O novo sistema informático, que já funciona em regime experimental desde setembro, passa por uma atualização da plataforma digital "Sydonia++" para a "Sydonia World", e, na prática, irá permitir a tramitação e acompanhamento "online" em tempo real dos processos aduaneiros.

Seguro de responsabilidade civil ao abrigo do Código Marítimo | Cabo Verde

Instituição das normas aplicáveis a determinados aspectos do regime de seguro de responsabilidade civil, para entrarem em vigor a 29 de Fevereiro de 2016, ao abrigo do Código Marítimo Cabo Verde, aprovado pelo Decreto-Legislativo n.º 14/2010, de 15 de Novembro.

Título de «baía mais bela do mundo»: Um activo «encalhado» na Baía do Porto Grande

A Baía do Porto Grande não está a tirar o “devido proveito” turístico do estatuto de uma das 33 enseadas naturais mais belas do mundo, muito porque faltam a visão e os investimentos para a requalificação da sua orla e promoção desse activo. Esta ideia é defendida pelo consultor turístico José Almada, o gestor Carlitos Fortes, o engenheiro civil Hernano Santos, o mediador de seguros Nuno Ferreira e o guia turístico Edson Oliveira. O próprio vereador municipal Anildo Fortes, representante de S. Vicente na Assembleia-Geral do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, alerta que, se não forem respeitados certos requisitos, Mindelo pode perder o título.

Cabo Verde | Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado

A “Ficha de Mercado de Cabo Verde” (dezembro de 2015), agora publicada pela AICEP, faz uma análise da economia cabo-verdiana, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

CABO VERDE

Transbordo de atum: Desembarques no Porto Grande poderão chegar a 25 mil toneladas/ano

O Porto Grande poderá registar um crescimento exponencial de desembarque de atum por barco de pesca industrial que, adicionado à pesca artesanal, pode provocar um aumento da oferta de emprego estável e qualificado, robustez da economia e mais exportações para o país. A descarga das capturas das frotas europeias de bandeira cabo-verdiana e das unidades internacionais deve atingir as 25 mil toneladas/ano, com perspectivas para chegar às 45 mil toneladas/ano.

Cabo Verde defende criação de fundos de investimento para potenciar trocas comerciais na CPLP

O primeiro-ministro, José Maria Neves, reclamou esta quinta-feira a criação de fundos de investimento e de “plataformas” para favorecer as trocas comerciais entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em Braga, para participar no 2º Fórum União de Exportadores CPLP, José Maria Neves defendeu que “só faz sentido” uma comunidade se se conseguir “facilitar” a circulação de pessoas e bens entre os países aderentes.

Após 47 dias à deriva, cabo-verdiano salvo perto do Brasil

Diz que pediu socorro a 15 navios que passaram por ele. Não o terão visto. Esteve à deriva desde o início de outubro até meio de novembro. Foi resgatado a 2800km de casa. "Foi tristeza mesmo", diz.

CABO VERDE

Carta do Crescimento Azul

Aprovação da Carta a favor da promoção do Crescimento Azul em Cabo Verde, visando promover um desenvolvimento durável das zonas oceânicas e costeiras, minimizar a degradação do ambiente, a perda da biodiversidade e a utilização não durável dos recursos marinhos e maximizar os benefícios económicos e sociais das populações.

CABO VERDE

Desalfandegamento das pequenas encomendas pode vir a ser por marcação para diminuir atraso

A Alfândega da Praia pretende implementar um serviço de atendimento por marcação que permite o desalfandegamento das pequenas encomendas transportadas dos Estados Unidos, sem que os utentes tenham de permanecer em filas de espera. “Estamos a pensar juntamente com a Direcção Nacional das Receitas do Estado (DNRE) neste cenário”, avança a directora da Alfândega da Praia, Laurinda Monteiro.

AMP

Exploração dos mares de Cabo Verde por navios estrangeiros não afecta o mercado nacional

O director de segurança da Agência Marítima e Portuária (AMP) em São Vicente garante que a exploração dos mares de Cabo Verde por navios estrangeiros não afecta o mercado nacional. Rui Silva alerta para a necessidade de mudar a forma de analisar a questão. Em entrevista à Rádio Morabeza, no âmbito da apresentação do painel “Regulação marítima e portuária – visão para o futuro”, enquadrado nas actividades da Semana do Mar, o director de segurança da AMP afirmou que a exploração das águas do arquipélago por navios estrangeiros é uma matéria complexa mas que não afecta o país.

Especialista aponta Cluster do Mar como factor de transformação da economia de Cabo Verde

O Cluster do Mar tem condições para ser o motor de transformação de toda a economia de Cabo Verde. Quem o diz é o especialista em Estratégia, Economia e Finanças e presidente executivo da Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco (SAER) de Portugal, José Poças Esteves que pede a intervenção de todos no processo.

SÃO VICENTE

Enapor defende visão de futuro para transformar Cabo Verde num centro internacional de apoio a pesca

É fundamental incorporar uma visão de futuro para transformar Cabo Verde num centro internacional de serviços de apoio À pesca. A afirmação é do Presidente do Conselho de Administração da Enapor, Carlitos Fortes, que falava em São Vicente, durante o acto oficial de entrada em funcionamento do Entreposto de Frio do Mindelo.

CABO VERDE

FIC rejuvenesce e ganha mais amplitude

A 19ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde, que acontece de 18 a 22 deste mês na cidade do Mindelo, em São Vicente, já é considerada um sucesso, pelo número de expositores inscritos e pelo leque de novidades e actividades que ali vão ser desenvolvidas. O certame vai receber um total de 100 expositores, distribuídos por 165 stands, com o sector empresarial nacional a garantir 50% das presenças, garantiu o PCA da FIC, José Martins, no lançamento do certame.

ONU considera turismo, agronegócio e oceano sectores geradores de empregos em Cabo Verde

A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (SNU) em Cabo Verde, Ulrika Richardson-Golinski, aponta o turismo, o agronegócio e o oceano como sectores-chave nas quais as autoridades devem apostar para gerarem empregos no arquipélago cabo-verdiano.

CABO VERDE

Privatização da ENAPOR desperta interesse de 11 empresas estrangeiras

Um total de onze empresas, europeias e asiáticas, manifestaram interesse na privatização das actividades portuárias em Cabo Verde e mais de metade preenche os requisitos técnicos para passar à segunda fase do concurso, afirmou na Praia o presidente da Enapor. O presidente da Enapor – Portos de Cabo Verde, Carlitos Fortes, disse que a segunda fase do concurso deverá iniciar-se ainda este mês e que a possível conclusão do processo, com a escolha de um ou mais operadores para os quatro principais portos do país, acontecerá logo no primeiro trimestre de 2016.

DE 29 A 31 DE OUTUBRO

Programa da IVª Edição da EXPOMAR, no Mindelo, Cabo Verde

Cabo Verde tem vindo a promover anualmente a EXPOMAR,  organizando este ano a IVª Edição, a decorrer no Mindelo, de 29 a 31 de Outubro. Conheça o programa desta feira, que já se afirmou como uma plataforma de promoção de negócios no sector da economia marítima nacional, de partilha do saber e de experiências e concertação de esforços para articular e implementar uma visão integrada das potencialidades de Cabo Verde nos domínios das Pescas, Transbordo, Bunkering,  Turismo de Cruzeiro, Desportos Náuticos e  Náutica de Recreio.

CABO VERDE

Enapor firma parceria com Porto do Recife para intercâmbio comercial, técnico e científico

A Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde (Enapor) e o Porto do Recife assinaram, a 6 de Outubro, um acordo de cooperação técnica, à margem de do Seminário de Oportunidades de Negócios e Investimentos em Cabo Verde que acontece em Pernambuco, no qual participam empresários e representantes do Governo de Cabo Verde que estão naquele estado do nordeste brasileiro à busca de parcerias empresariais. O documento prevê, entre outros pontos, o intercâmbio comercial, técnico e científico nos domínios da actividade portuária e dos transportes marítimos.

CABO VERDE

Alfândegas capacitam técnicos em Esquema de Liberalização das Trocas Comerciais da CEDEAO

Técnicos das Alfândegas de Cabo Verde e da Guiné Bissau participaram, na Cidade da Praia, numa formação sobre “Esquema de Liberalização das Trocas Comerciais (ELTC) da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012