Início > Cabo Verde

Enapor recebe visita de especialistas em Construção de Oceanários

Uma Equipa de Experts em construção de oceanários, liderada pelo renomado Arq. Peter Chermayeff efectuou uma visita de cortesia ao Conselho da Administração da Enapor, no Mindelo.
Durante a visita, a Enapor teve a oportunidade de fazer uma apresentação do projecto do Terminal de Cruzeiros e de fornecer alguns dados sobre o Turismo de cruzeiros em Cabo Verde.

Fragata da Marinha nas comemorações do Dia de Portugal em Cabo Verde

A fragata da Marinha Portuguesa, NRP Álvares Cabral, largou a 2 de junho, da Base Naval de Lisboa, para participar nas comemorações do Dia de Portugal em Cabo Verde.
​​​O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá assinalar o Dia de Portugal em três das Ilhas da República de Cabo Verde: São Vicente, Brava e Fogo. O navio português irá embarcar os Presidentes da República de ambos os países e fazer o apoio na deslocação entre ilhas das diferentes entidades.

Cabo Verde defende criação de banco de desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A proposta para criar um banco de desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pode ser discutida pelos Estados-membros da organização, em Julho, revelou em Lisboa o vice-primeiro-ministro de Cabo Verde.

Olavo Correia, que acumula a pasta das Finanças, disse à agência noticiosa Lusa que Cabo Verde, a assegurar actualmente a presidência rotativa daquela organização, que o seu país pretende levar essa ideia à reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros, a ter lugar em Julho.

ENAPOR

Portos de Cabo Verde registam aumento global na movimentação de cargas no 1.º trimestre

Os dados comerciais acumulados do 1º trimestre de 2019, no que toca aos portos de Cabo Verde, «confirmam o crescimento contínuo dos segmentos do mercado portuário», informa a ENAPOR (Empresa Nacional de Administração dos Portos).

«A empresa registou, até Março deste ano, um crescimento global acima dos 13% na movimentação de Mercadorias e de 17% na movimentação de contentores. A movimentação global de navios registou 2006 escalas, um aumento de cerca de 2% em relação ao período homólogo», revela o organismo estatal que controla a administração e exploração dos portos cabo-verdianos.

CABO VERDE

ENAPOR capacita colaboradores com formação em área de manutenção de equipamentos portuários

Com o intuito de dotar e reforçar a capacidade dos técnicos de manutenção com ferramentas necessárias para um bom desempenho das suas actividades/tarefas, decorreu na Sede da Enapor de 06 a 10 de Maio de 2019 uma formação teórica e prática em manutenção de equipamentos portuários, tais como gruas, empilhadeiras de 40 tons e demais máquinas ligeiras, envolvendo colaboradores de várias Estruturas Portuárias.

SÃO VICENTE, CABO VERDE

Governo estuda possibilidade de apoiar escolas e empresas da área da economia marítima

O Secretário de Estado-adjunto da Economia Marítima disse, no Mindelo, que o Governo pretende “dinamizar e replicar” modelos de formação profissional e de reparação de embarcações de pesca revestidas com fibra de vidro, com o “saber-fazer” local.

CABO VERDE

Enapor presente na XVIII Feira Monográfica Náutica de Burela

A Feira Monográfica Náutica de Burela, em Espanha, é uma feira bianual que este ano aconteceu de 09 a 12 de Maio e contou com 135 expositores. Além da feira, o evento contou com jornadas técnicas onde se abordaram temas de actualidade do sector pesqueiro.

São Vicente acolhe reunião dos parceiros da ConfiÁfrica para fortalecer relacionamento entre empresas da Macaronésia

São Vicente recebe nos dias 8 e 9 de Maio a reunião de coordenação dos parceiros da ConfiÁfrica, organismo que trata da cooperação internacional para PME, envolvendo entidades das Canárias, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.

De acordo com a Câmara de Comércio do Barlavento (CCB), a ConfiÁfrica, com um orçamento próximo de 1 milhão de euros, financiado a 85 por cento (%) pelo FEDER, para o período entre 2014 e 2020, é liderado pela Federação das PME do sector do Metal e das NT de Tenerife (FEMETE).

Cônsul dos EUA em Cabo Verde visita o Porto da Praia

Uma equipa do Consulado dos EUA na Praia, liderado pelo Cônsul residente na Praia, Stephen LeCompte e a Vice-Cônsul Gabriele Chawazik-Gee, visitou o Porto da Praia, com o propósito de se inteirar da logística relativa às mercadorias importadas dos USA, com destaque para os "bidons". A visita foi guiada pelo Administrador-Delegado do Porto que, conjuntamente com o Diretor-Substituto da Alfândega da Praia, esclareceu alguns pontos sobre os procedimentos e fluxos dessa operação.

SANTO ANTÃO, CABO VERDE

Quase 800 turistas movimentam ilha que deseja entrar na rota do turismo de cruzeiro

Santo Antão conheceu uma movimentação fora de comum, com chegada do navio de cruzeiro Crystal Serenity, com 768 turistas, uma oportunidade para os operadores divulgarem esta ilha, que deseja entrar na rota do turismo de cruzeiro.

Comissão de Inquérito a transportes marítimos em Cabo Verde já está em funções

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a exploração do serviço público de transporte marítimo inter-ilhas em Cabo Verde, solicitada pela oposição, já está a trabalhar e vai escrutinar o processo, que não teve o desfecho previsível.

Concurso Público Internacional Marinas de Cabo Verde Bloco II

A ENAPOR, Empresa Nacional de Administração dos Portos, S.A., com sede social no Mindelo, S. Vicente, telefone (238) 230 75 00, fax (238) 232 43 37/ (238) 232 21 70, C.P. 82, por este anúncio, faz saber que se encontra aberto o Concurso Público Internacional Marinas de Cabo Verde Bloco II - Localizadas fora das Bacias Portuárias.

Governo de Cabo Verde anuncia que 2019 será o «ano de viragem» para as pescas

“O sector das pescas representa o equilíbrio da balança de troca externa de Cabo Verde. Quase 90% das exportações de Cabo Verde recaem na pesca”, disse o secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima.

Nove empresas entram no capital do transporte marítimo de Cabo Verde

Um grupo de nove armadores (Cabo Verde Fast Ferry, Polaris, Adriano Lima, Verdemar, Santa Luzia Salvamento Marítimo, Jô Santos & David, União de Transportes Marítimos, Oceanomade e Aliseu) assumiu 49% do capital social da Inter-ilhas, que tem como sócio maioritário a portuguesa Transinsular.

Enapor participou em Conferência Internacional da ONU

Enapor participa na Conferência Internacional da ONU sobre Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nas Estratégias de Negócio e Governança das Autoridades Portuárias. A conferência acontece em Genebra, na Suiça, nos dias 19 e 20 de Março.

Cinco barcos e meio milhão de euros para mudar o transporte marítimo em Cabo Verde

O transporte marítimo em Cabo Verde vai contar com cinco navios, menos 15 que os atuais, e a concessionária vai investir meio milhão de euros para a constituição da sociedade e dotação de fundos, segundo o administrador da empresa.

Luís Figueiredo, Presidente do conselho de administração da empresa portuguesa Transinsular, que ganhou a concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga em Cabo Verde, falava aos jornalistas no final da cerimónia de assinatura do contrato de concessão, na cidade da Praia.
 

CABO VERDE

Transinsular na linha da frente do transporte marítimo inter-ilhas

A Transinsular, empresa do Grupo ETE, assinou o contrato de Concessão do Serviço Público Marítimo Inter-ilhas com o Governo cabo-verdiano. A nova sociedade concessionária é constituída pela Transinsular, em 51%, e por armadores nacionais de Cabo Verde, em 49%. Ulisses Correia da Silva, primeiro-ministro daquele país, considera esta “uma boa solução” para gerir um serviço público de concessão de linhas de transportes marítimos inter-ilhas que visa melhorar a conectividade do país e assegurar a coesão territorial.

Marinha portuguesa atraca em Cabo Verde e doa 10 toneladas de material

A fragata “Álvares Cabral”, da Marinha Portuguesa, integrada na Iniciativa MAR ABERTO 2019, está na República de Cabo Verde, até 8 de fevereiro, aqui desenvolvendo várias ações em apoio à cooperação no domínio da Defesa, através da partilha de conhecimento e experiência com as Forças Armadas cabo-verdianas, em particular com a sua Guarda-costeira e Fuzileiros.

CABO VERDE

Vice-Primeiro Ministro visita Cais de pesca do Porto de Vale dos Cavaleiros

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, visitou o Cais de Pesca do Fogo, no âmbito do Plano de Desaçoreamento desta infraestrutura. O Porto de Vale de Cavaleiros encontra-se em fase de reordenamento terrestre com a construção de um novo armazém, a restruturação da Gare Marítima e do parque de automóveis.

Cabo Verde Fast Ferry inicia ligação entre S. Vicente e Santo Antão

A Cabo Verde Fast Ferry (CVFF) passou a efetuar, a partir de sexta-feira, dia 25 de janeiro, mais ligações entre São Vicente e Santo Antão com os dois navios da empresa, Liberdade e Kriola.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012