Início > Cabo Verde

EM DESTAQUE

Porto Grande | Cabo Verde

Construído em 1962, o Porto Grande possui atualmente o melhores infraestruturas portuárias do país. Dispõe de um cais de pesca com 240 metros de comprimento, a profundidades entre 3 e 4,8 metros, e um terrapleno de 6 hectares, onde estão localizados os armazéns frigoríficos com capacidade para conservação e congelação de 6.000 tons a temperaturas entre – 25º C e 0º C.

CABO VERDE

Praia d Aguada reforça ligações inter-ilhas

O Navio Praia d’Aguada já voltou a navegar nos mares de Cabo Verde. A viagem reinaugural ligou São Vicente a São Nicolau. A ligação Porto Grande-Tarrafal de São Nicolau durou 4 horas e 40 minutos.

Para José Freitas de Brito, presidente da Câmara tarrafalense, a chegada do navio marca uma nova etapa no desenvolvimento local. “Há muito tempo que estamos à espera de um navio do tipo. É um barco que tem capacidade de transportar boa quantidade de pessoas e carga. Para nós, é muito importante, tendo em conta o isolamento que a ilha tem sofrido em termos de transporte”, afirma.

Governo de Cabo Verde cancela concurso para subconcessão dos principais portos do país

O Governo cabo-verdiano anunciou o cancelamento do concurso internacional para a subconcessão dos principais portos do país, justificando que o modelo adoptado anteriormente não responde às exigências da nova visão e da estratégia definidas para o sector.

CABO VERDE

ENAPOR na Comunicação Social

Naquela que foi a sua primeira entrevista, a Administradora Eugénia Soares fala dos desafios e apostas para os portos nacionais. Sendo a primeira mulher a fazer parte do Conselho de Administração da empresa, Eugénia Soares, licenciada em Direito com mestrado em Ciências Jurídico-privadas, tem a seu cargo os pelouros de Recursos Humanos, Marketing e Secretaria Geral e espera deixar um contributo forte na história da empresa.

Cabo Verde avança para criação da primeira Zona Económica Especial marítima nos países lusófonos

O projecto da futura Zona Económica Especial (ZEE) de São Vicente, Cabo Verde, é prioritário para o governo e o país prepara-se para receber a primeira estrutura do género, com vocação marítima, criada com apoio da China nos países lusófonos.

Durante uma recente visita à ilha, na companhia do embaixador da China, o chefe do governo de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, adiantou que o projecto integrado prevê oferta de transportes marítimos, operações portuárias, pesca, serviços especializados de apoio logístico, bem como turismo, ciência e educação especializada no sector do mar.

FAO confirma apoio ao desenvolvimento da «economia azul» em Cabo Verde

 A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em Cabo Verde comprometeu-se a continuar a apoiar os esforços do Governo cabo-verdiano para promover a “economia azul” como motor do crescimento económico do país. Este “apoio firme” da FAO foi garantida pelo seu representante em Cabo Verde, Nono Rémy, no acto de apresentação de um atelier de validação do plano de reconfiguração do setor marítimo cabo-verdiano, decorrido na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

 

CABO VERDE

Estudo recomenda controlo da pesca de tubarão na Zona Económica Exclusiva

A expansão da pescaria do tubarão dentro da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde deve ser “gradual e controlada” e levar em consideração a “vulnerabilidade biológica” dos tubarões, concluiu um estudo do INDP.

CABO VERDE

Praia da Aguada faz viagem inaugural no final de Julho

O navio Praia d’Aguada, que esteve inoperacional durante vários anos, volta a navegar a partir de dia 31. A viagem inaugural será entre São Vicente e São Nicolau, anunciou o ministro José Gonçalves. O titular da pasta da Economia e Emprego deu esta garantia após uma visita à embarcação ancorada no Porto Grande do Mindelo. José Gonçalves perspectiva que ainda esta semana esteja concluído o processo de certificação do navio pela Agência Marítima Portuária (AMP).

CABO VERDE

Enapor: o Rumo das Concessões Portuárias

O equilíbrio financeiro das partes contratualizadas e a defesa do interesse público são aspectos que devem estar no centro das concessões portuárias. Uma chamada de atenção feita por Amadeu Rocha, administrador do Porto de Leixões, ao participar numa conferência promovida pela Enapor, que celebra o seu 35.º aniversário.

Cabo Verde pode continuar a exportar pescado para mercado europeu

A União Europeia (UE) aprovou os pedidos de derrogação de Cabo Verde para o arquipélago continuar a beneficiar dos acordos do Sistema de Preferências Generalizadas (SPG), que favorecem as exportações de produtos de pesca para o mercado europeu com isenção aduaneira.

CABO VERDE

ENAPOR recebe delegação da polícia nacional

O CA da Enapor recebeu na empresa uma delegação da polícia nacional chefiada pelo Comandante regional Alcides da Luz. No encontro foram discutidos diversos assuntos relacionados com a segurança marítima e portuária.

CABO VERDE

ENAPOR em Espanha

A Feira Expomar 2017, que decorreu na cidade de Burela, Espanha, contou com a participação da Comunidade Portuária de São Vicente, através de um stand promocional.

A Enapor, SA. marcou presença através do Administrador-Delegado do Porto Grande, Eduardo Lima, do Chefe do Departamento de Mercadorias, Armando Lopes, e do Chefe do Departamento de Navios, José Mariano.

CABO VERDE

Número de navios e cargas aumentam nos portos

No primeiro trimestre de 2017, nos portos nacionais, o número de navios movimentados aumentou 4,4%, a tonelagem de mercadorias movimentadas aumentou 22,5%, o número de passageiros movimentados diminuiu 11,3% e o número de contentores de 20 pés movimentados aumentou 30,6%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Portos de Cabo Verde estão «no caminho certo», diz auditor da IMO

O presidente do conselho de administração da Agência Marítima Portuária (AMP) considerou, no Mindelo, que Cabo Verde se encontra no “bom caminho” no cumprimento das obrigações internacionais em segurança e administração marítima no seu “cômputo geral”.

CABO VERDE

Navio-Escola Sagres no Porto Grande do Mindelo

O Presidente do Conselho de Administração da ENAPOR, Jorge Maurício, ofereceu ao Comandante do Navio-Escola Sagres, capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves, um certificado de reconhecimento pela 30ª escala a este Porto, tornando-o o Porto mais visitado fora do território português.

CABO VERDE

Porto de Sal-Rei com mais um navio

O Porto de Sal-Rei conta a partir de agora com mais um navio. O navio Tanker Olimpia pertencente à empresa de combustíveis Enacol com 88,8m de comprimento, 13,6 metros de largura para um calado de 4.1 e 2405 de TAB passará a efectuar escalas regulares para este porto.

CABO VERDE

China vai apoiar projecto de criação de uma Zona Económica Exclusiva em São Vicente

A China vai apoiar Cabo Verde no desenvolvimento do projeto de criação de uma Zona Económica Exclusiva (ZEE), na ilha de São Vicente, um projecto na área da economia marítima.

Esta intenção foi manifestada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, no final de um encontro de trabalho com o seu homólogo cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares.

DE 16 A 18 DE JUNHO, PRAIA, CABO VERDE

XII Encontro entre a China e os Países de Língua Portuguesa

O XII Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que se realizará entre 16 e 18 de junho de 2017, na cidade da Praia, em Cabo Verde, terá como tema "Aproveitamento de Oportunidades para uma Cooperação Pragmática entre a China e os Países de Língua Portuguesa".

União Europeia aprovou pedido de derrogação de exportação de pescados de Cabo Verde

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, anunciou que a União Europeia (UE) aprovou o pedido de derrogação de exportação de pescados com Cabo Verde. O governo e a UE estavam em negociações desde o ano passado.

 

Empresa espanhola coloca Cabo Verde no mapa da produção de acessórios de pesca

Abriu portas há um ano e já é uma referência na indústria nacional. De capital espanhol, a Poutada é uma empresa exportadora, de dimensão internacional, que quer tirar partido da posição geoestratégica das ilhas.

A Poutada nasceu na Galiza, em Espanha. Com os anos, tornou-se uma das marcas de topo na produção e comercialização de acessórios de pesca. Instalada em Cabo Verde desde Março de 2016, tem uma produção média diária de 100 mil anzóis, 300 palangres e 200 ‘cachaloteras’, garantindo emprego a 200 mulheres, número que pode aumentar – até duplicar – a médio prazo, caso se concretizem os investimentos previstos.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012