Início > Cabo Verde

EURICO BRILHANTE DIAS:

É preciso aproximar os empresários portugueses dos empresários cabo-verdianos

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, esteve em Cabo Verde. Em entrevista ao Expresso das Ilhas explicou que a visita serviu para acompanhar o investimento português em Cabo Verde e também conhecer oportunidades de investimento em Cabo Verde que possam interessar aos empresários portugueses.

Transinsular ganha concurso para o Transporte Marítimo Inter-Ilhas em Cabo Verde

De acordo com a Inforpress, a companhia lusa Transinsular venceu o concurso público internacional para a gestão e exploração do serviço de Transporte Marítimo Inter-Ilhas, com o Governo cabo-verdiano a assegurar a luz verde que permite a conclusão do processo.De acordo com a Inforpress, a companhia lusa Transinsular venceu o concurso público internacional para a gestão e exploração do serviço de Transporte Marítimo Inter-Ilhas, com o Governo cabo-verdiano a assegurar a luz verde que permite a conclusão do processo.

MAIO, CABO VERDE

Empresas concorrentes às obras de requalificação do porto realizam visita exploratória

Um total de 18 empresas, entre nacionais e estrangeiras, que concorrem à empreitada das obras de requalificação do porto do Maio, realizou uma visita exploratória “in loco” a essa infraestrutura, para se inteirar melhor da realidade.

Portos de Cabo Verde na 12ª Edição do Seatrade Cruise Med

A ENAPOR – Portos de Cabo Verde marcou presença na 12ª Edição do Seatrade Cruise Med, integrando uma delegação nacional constituída por empresas dos sectores marítimo e turístico.
Os Portos de Cabo Verde participaram no evento tendo como linha orientadora a promoção de Cabo Verde como destino turístico de cruzeiros, procurando alargar a sua rede de networking e negócios com todos os parceiros da indústria de cruzeiros.
 

Portos de Cabo Verde lança novo site e dinamiza a comunicação

O novo site da Enapor – Portos de Cabo Verde já está online com novo design, “ajustado à sua imagem corporativa, dinâmico, interactivo e mais funcional na comunicação com os clientes, parceiros e público em geral”, diz fonte institucional da autoridade portuária cabo-verdiana, presidida por Jorge Pimenta Maurício.

Movimentação de mercadorias nos portos de Cabo Verde regista aumento de 9,1% no primeiro semestre

A movimentação de mercadorias nos portos de Cabo Verde no decurso do primeiro semestre de 2018 registou um aumento homólogo de 9,1%, informa a Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde (Enapor).

Em comunicado divulgado na página electrónica da instituição a propósito do Dia Marítimo Mundial, a Enapor adianta que o movimento de contentores de longo curso registou um aumento de 15,1% em TEU e de 12,8% em tonelagem.

Cabo Verde integra iniciativa chinesa One Belt, One Road

O anúncio foi feito pelo próprio Primeiro Ministro cabo-verdiano, José Ulisses Correia e Silva, na sua página oficial na rede social Facebook: Cabo Verde e China assinaram no dia 5 um acordo de integração do país africano na iniciativa chinesa One Belt, One Road.

Cabo Verde lança concurso público internacional para sub-concessionar marinas

A Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde (Enapor) lançou um concurso público internacional para a sub-concessão das infra-estruturas de recreio náutico, as marinas, informou a empresa em anúncio.

Direccionado a empresas cabo-verdianas e estrangeiras, que têm até 2 de Novembro para proceder à entrega das propostas, o concurso vai decorrer em duas fases, sendo que na primeira os interessados terão de entregar um esboço de ideia-solução conceptual, esclarecendo como pretendem alcançar os objectivos do concurso.

VÍDEO

Naufrágio de S. Macário

Naufragado na Baía do Porto Grande na década de 60, com cerca de 100 metros de comprimento, está assente num fundo de areia e coral partido, a 17 metros de profundidade.
Destaque da grande beleza do naufrágio, sempre apreciado pelos mergulhadores, devido não só à fauna existente, desde os peixes minúsculos aos grandes cardumes de peixes de maiores dimensões, mas também como à própria estrutura do navio que se encontra em boas condições, apesar dos anos de existência.

Governo de Cabo Verde lança concurso para ampliar porto da ilha de Santo Antão

O governo de Cabo Verde lançou um concurso para a realização dos estudos sobre o porto do Porto Novo, que vão abarcar aspectos relativos à ampliação e às condições de navegabilidade desta infra-estrutura portuária construída em 1962, revelou o vice-primeiro-ministro.

China oferece equipamentos para alfândegas de Cabo Verde

As alfândegas de Cabo Verde receberam novos equipamentos de fiscalização, oferecidos pelo Governo chinês e avaliados em 10 milhões de dólares. que foram instalados nos aeroportos da Praia e Sal e no porto da ilha da Boavista.

Governo cabo-verdiano cria Taxa de Segurança Marítima

O Governo cabo-verdiano aprovou uma portaria que cria a taxa de segurança marítima (TSM), segundo a qual os navios com bandeira nacional passam a pagar 1.500 escudos por cada entrada nos portos nacionais e os estrangeiros 5.000 escudos.

Criação de Zona Económica Especial Marítima no âmago da cooperação China-Cabo Verde

Cabo Verde e China traçam, actualmente, um trajecto de diplomacia que será intensificado já no próximo mês de Setembro, aquando da realização da conferência ministerial China-África, em Pequim. O Executivo de Cabo Verde ambiciona estreitar o relacionamento de cooperação com a China, confirmou o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças Olavo Correia.

Sede da Zona Especial da Economia Marítima de Cabo Verde será em Saragaça, São Vicente

A ilha de São Vicente será a sede da Zona Especial da Economia Marítima (ZEEM) de Cabo Verde, que, de acordo com as palavras do Primeiro-ministro, situar-se-á em Saragaça. Ulisses Correia e Silva fez a revelação numa intervenção na rede social ‘Facebook’.

REPRESENTAÇÃO DA AICEP | CABO VERDE

FIC 2018 - Feira Internacional de Cabo Verde

A 22.ª edição da FIC, evento multissetorial e maior feira empresarial de Cabo Verde, decorrerá nas Instalações da FIC na Cidade da Praia, de 14 a 18 de novembro.

No ano em que Cabo Verde assume a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a FIC realizar-se-á sob o lema “CPLP, uma plataforma intercontinental de negócios” e propõe reunir exportadores, importadores, fabricantes, construtores, traders, revendedores, prestadores de serviços e representantes institucionais dos vários mercados desta comunidade e dos seus maiores parceiros comerciais.

CABO VERDE

Estudos sobre Zona Económica Especial de São Vicente concluídos até final do ano

Os estudos de viabilidade da criação de uma Zona Económica Especial em São Vicente, apoiada pela cooperação chinesa, deverão estar concluídos até ao final do ano, disse hoje fonte diplomática chinesa.

De acordo com o encarregado de Negócios da Embaixada da China em Cabo Verde, Wang Feng, a equipa chinesa que esteve em São Vicente a estudar as perspectivavas de criação da Zona Económica Especial em São Vicente já concluiu os trabalhos.

CABO VERDE

Porto Vale de Cavaleiros recebe Grua Portuária

No âmbito do plano de renovação do parque de equipamentos dos Portos de Cabo Verde, o Porto de Cavaleiros - Ilha do Fogo, recebeu no dia 16 de Junho de 2018, um equipamento Portuário, designadamente uma Grua Grove, que irá reforçar a capacidade de resposta do porto, aumentar a produtividade e melhorar a prestação de serviço aos clientes.

CABO VERDE

Concessão do transporte marítimo inter-ilhas adiada para «finais de Agosto»

De acordo com dados adiantados por Paulo Veiga à Rádio Morabeza (e veiculados pela Lusa), a finalização do concurso de concessão dos transportes marítimos em Cabo Verde deverá, ao que tudo indica, ser adiada para o mês de Agosto. O Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima revelou que «as datas sofreram alterações porque houve reclamações, previstas na lei, na primeira fase, o que atrasou o processo em cerca de três semanas».

Cabo Verde introduz Taxa de Segurança Marítima a partir de 18 de Setembro

A nova Taxa de Segurança Marítima de Cabo Verde será paga por todos os navios que escalam portos cabo-verdianos, pelos passageiros e pelos consignatários das cargas transportadas a partir de 18 de Setembro deste ano, de acordo com o Decreto-Lei n.º 39/2018, de 20 de Junho.

Estào sujeitos ao pagamento da taxa os armadores dos navios que arvorem a bandeira cabo-verdiana, os armadores dos navios que arvorem a bandeira cabo-verdiana ou pavilhão estrangeiro, qualquer que seja a natureza e tipologia do navio, por cada entrada num porto nacional, os passageiros e consignatários das cargas por cada viagem e trajecto e os barcos fundeados em portos cabo-verdianos.

Japan Tuna aumenta número de navios a atracar nos portos de Cabo Verde

A cooperativa japonesa Japan Tuna vai aumentar o número de navios que aportam os portos cabo-verdianos para abastecimento e transbordo de produtos em Cabo Verde, disse o secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga, em declarações recentes à Rádio de Cabo Verde.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012