Início > Cabo Verde

CABO VERDE

Jornadas Portuárias da ENAPOR

Os responsáveis da empresa reunir-se-ão a 30 e 31 de Março na Ilha do Sal para a realização das jornadas portuárias. Os directores dos nove portos de Cabo Verde, o staff da administração e os diretores centrais da empresa farão o balanço do ano de 2016, a análise dos aspectos técnicos do novo modelo de gestão e negócios dos Portos de Cabo Verde, bem como o novo organigrama e o modelo de funcionamento descentralizado da empresa.

CABO VERDE

China quer alargar cooperação nas áreas da economia marítima

O embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, declarou que o seu país tem todo o interesse em alargar a cooperação com o arquipélago, sobretudo nos sectores da economia marítima, energia e indústria do turismo.

Em declarações à Inforpress, o diplomata assumiu que a “economia marítima, a energia e a indústria do turismo são três sectores com grandes potencialidades em Cabo Verde e a China está interessada em alargar, aprofundar, fortalecer e promover mais projectos, caso as duas partes cheguem a um consenso”, sublinhou Du Xiaocong.

CABO VERDE

Obras do terminal de cruzeiros em São Vicente devem arrancar em 2019

O presidente do conselho de administração da Enapor garantiu que as obras do terminal de cruzeiros projectado para São Vicente poderão arrancar em 2019, numa “perspectiva realista”, já que o processo encontra-se “muito bem encaminhado”.

Em entrevista à Inforpress, Jorge Pimenta Maurício explicou que a empresa tem “tudo definido” na vertente engenharia financeira, com o “engajamento total” do Governo no projecto, e a garantia de financiamento de um fundo da OPED e do programa do governo holandês “Orio”, este a fundo perdido.

CABO VERDE

ENAPOR com o Certificado de RSO

A ENAPOR SA obteve o certificado de RSO (Organização de Segurança Reconhecida) e integra a lista de instituições capacitadas para prestar um serviço de avaliação das Instalações Portuárias. As RSO, como são vulgarmente conhecidas, são organizações reconhecidas pelos Governos, para, em seu nome, aprovar os Planos de Segurança dos navios, das instalações portuárias efetuar avaliações de proteção das instalações portuárias, verificar e certificar o cumprimento do ISPS CODE, dar apoio à elaboração dos Planos de Proteção. No caso da ENAPOR SA ficou habilitada para fazer a avaliação de proteção das Instalações Portuárias e a elaboração dos Planos de Proteção.

Cabo Verde pede ajuda ao Greenpeace

O Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde pediu uma maior presença da Greenpeace no país no sentido de ajudar a reforçar a monitorização das águas e a exploração dos recursos de pesca do arquipélago.

"Cabo Verde tem uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) que é cerca de 180 vezes mais extensa do que a parte terrestre, o que significa que precisamos de ter uma atitude responsável e monitorizar as nossas águas. A atuação da Greenpeace e de outras organizações, em parceria com entidades públicas, seria uma boa coisa para o controlo das nossas águas e para exploração dos recursos", pediu Gilberto Silva.

CABO VERDE

Movimento Cidades Sustentáveis

Os Portos Nacionais estiveram presentes no Ato de Instalação da Comissão Dinamizadora do Movimento Cidade Saudável em Cabo Verde, cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo Ministro da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, Arlindo do Rosário.

CABO VERDE

Associação de Armadores quer formar mil pescadores para pesca industrial e semi-industrial

A Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC) pretende formar, até 2020, cerca de mil pescadores, a nível nacional, para ter pessoal qualificado para trabalhar nos navios semi-industriais e industriais. Quem o diz é o presidente da associação João de Deus Júnior, que espera ter o apoio do Estado.

Cabo Verde conta com nova companhia de transporte marítimo

A West African Shipping Line (WAS Line) é a nova nova companhia de transporte marítimo em Cabo Verde. Com capital cabo-verdiano, o novo operador surge com o objectivo de ligar as ilhas de São Vicente, Sal, Boa Vista e Praia, bem como ligar o país e a costa africana.

«A companhia foi criada para ligar Cabo Verde ao continente Africano. Temos boas perspectivas e muitos clientes interessados. Queremos contribuir para a internacionalização das empresas de Cabo Verde» afirma Artur Franco, Administrador da WAS Line.

Espanha apoia Cabo Verde nas infra-estruturas de transportes aéreos e marítimos

Cabo Verde e Espanha assinaram um memorando de entendimento que visa definir e consolidar a cooperação bilateral em matéria das infra-estruturas de transportes aéreos e marítimos, informou o governo cabo-verdiano em comunicado. O acordo prevê um leque alargado de intervenção, designadamente a consultoria, planificação, certificação, supervisão, gestão de projectos, manutenção, gestão e exploração das infra-estruturas de transportes aéreos e marítimos, bem como a promoção do tráfego de cruzeiros em Cabo Verde.

CABO VERDE

ENAPOR discute «Plano Estratégico para a Indústria do Bunkering»

Foi realizada no Porto Grande do Mindelo a apresentação do "Plano Estratégico para a Indústria do Bunkering" e o "Estudo de viabilidade - Entidade Institucionais e Operadores" aos membros da comunidade portuária.

A reunião foi presidida pelos membros do Conselho de Administração, tendo os documentos sido apresentados pelo Consórcio Mundi Consulting Glander Internacional Bunkering. Este Plano e este estudo de viabilidade têm como objectivo aumentar a competitividade de Cabo Verde no domínio do Bunkering.

CABO VERDE

ENAPOR no Facebook

A partir de agora as informações sobre os portos cabo-verdianos poderão também ser encontrados na Página do FacebooK "Enapor- Portos De Cabo Verde". Através de mais esta ferramenta os portos nacionais estarão mais perto dos seus clientes,colaboradores e todos que se interessem pelos portos, refere a ENAPOR.

CABO VERDE

Isenção europeia para produtos de pesca dependente de «formalidades técnicas»

A renovação da dispensa de taxas aduaneiras (derrogação) aos produtos de pesca cabo-verdianos para o mercado europeu está dependente de "algumas formalidades técnicas", informou o embaixador da União Europeia em Cabo Verde.

José Manuel Pinto Teixeira falava aos jornalistas à saída de um encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, em reacção ao caso da empresa de transformação de pescado Frescomar, da ilha de São Vicente, que em Dezembro entregou um pré-aviso de despedimento a 301 trabalhadores.

Empresa cabo-verdiana de processamento de pescado suspende despedimento colectivo

A empresa de transformação de pescado Frescomar, da ilha cabo-verdiana de São Vicente, suspendeu o pré-aviso de despedimento de 301 trabalhadores, informou o Sindicato da Industria, Comércio e Serviços (SICS). A informação foi avançada à imprensa cabo-verdiana pelo coordenador do sindicato Virtolino Castro, considerando que se trata de "um alívio" para os trabalhadores, informa a agência Lusa.

AICEP

Cabo Verde | Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado

A “Ficha de Mercado de Cabo Verde”, publicada pela AICEP, faz uma análise da economia cabo-verdiana, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

CABO VERDE

CABNAVE à espera de fim do processo de privatização

Grupo ETE, de Portugal, foi quem apresentou a melhor proposta financeira tendo em vista a privatização da CABNAVE. No entanto, sabe o Expresso das Ilhas, o processo de venda da empresa pública de manutenção naval está ainda longe de estar concluído.

CABO VERDE

Direcção de Pescas em São Vicente responde a reivindicação dos armadores

O Presidente da Associação dos Armadores de Cabo Verde considera que a instalação da Direcção Nacional das Pescas em São Vicente é a concretização de uma reivindicação antiga dos armadores de Cabo Verde. Em declarações à Rádio Morabeza, numa reacção ao anúncio do ministro da Economia, João de Deus Júnior afirma que a medida, pela importância que tem, está a ser aguardada com expectativa.

Segurança marítima e desenvolvimento entre as prioridades africanas

África quer dizer basta ao saque dos oceanos e mares do continente. Um passo importante foi dado com a assinatura da Carta Africana sobre Segurança Marítima, Segurança e Desenvolvimento, documento subscrito no final da Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e do Governo da União Africana sobre Segurança e Protecção Marítima e Desenvolvimento em África, que decorreu a 15 de Outubro em Lomé (Togo). Cabo Verde foi um dos Estados que firmaram este acordo.

CABO VERDE

300 turistas de cruzeiros desembarcam na ilha Fogo

300 turistas de cruzeiros desembarcaram na ilha do Fogo. Os turistas visitam a cidade dos sobrados, salinas e o ponto turístico Chã das Caldeiras. Segundo dados da delegação marítima da ilha, dos 298 turistas a bordo mais de 90 por cento visitaram a ilha turística do Fogo que tem o vulcão activo como seu ex-líbris.

Noruega interessada na instalação em Cabo Verde de um centro de formação marítima para países africanos

A Noruega estuda instalar em Cabo Verde um Centro de Formação Marítima para a região africana, anunciou o presidente do conselho de administração da Agência Marítima e Portuária, António Cruz Lopes. De acordo com António Cruz Lopes, o projecto, se se concretizar, será desenvolvido na ilha de São Vicente, informa o jornal Expresso das Ilhas.

Portugal vai apoiar Cabo Verde na montagem de centro de coordenação marítima no Golfo da Guiné

Portugal vai apoiar Cabo Verde na montagem do centro de coordenação e vigilância marítima para a zona norte do Golfo da Guiné que o país assumiu o compromisso de acolher. Cabo Verde manifestou durante uma reunião do grupo G7++ Amigos do Golfo da Guiné, disponibilidade para acolher um centro multinacional de coordenação e vigilância marítima na denominada zona G (Cabo Verde, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau) do Golfo da Guiné.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família