Início > Cabo Verde

CABO VERDE

Filhos do «mestre Chèline» seguem pai na construção naval

Os filhos do “mestre de construção naval” Marcelino Gomes, mais conhecido por “Chèline” (foto), falecido em 2011 com 84 anos, na cidade da Ponta do Sol, Santo Antão seguem à risca a profissão do pai. Apesar de alguns constrangimentos, os herdeiros pretendem criar uma empresa familiar para continuar a tradição na construção naval, tal como o patriarca lhes ensinou.

CABO VERDE

ENAPOR nos comités técnicos da AGPAOC

A ENAPOR, S.A., esteve presente na reunião semestral do Comité Técnico Finanças e Estudos Económicos (FEE) da Associação de Gestão dos Portos da Africa do Oeste e do Centro (AGPAOC), que decorreu em Tema, Gana.

CABO VERDE

Requalificação da orla marítima Gamboa vai custar 200 mil contos

As obras de requalificação da orla marítima da Gamboa-Porto da Praia vão custar 200 mil contos, conforme o vereador do Urbanismo, Habitação, Informática e Modernização Administrativa da Câmara da Praia, Rafael Fernandes. O responsável pelo pelouro do urbanismo garante que as obras, com uma extensão linear de 15 quilómetros, vão arrancar no início de Abril próximo, e a sua conclusão está prevista para 2019.

CABO VERDE

MDR quer gelo mais barato para o sector das pescas

A delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural vai, dentro de dia, reunir-se com a edilidade da Brava para propor a redução do preço de gelo destinado ao sector pesqueiro, concluída que está a instalação do sistema fotovoltaico da fábrica de gelo instalada na zona portuária da Furna.

CABO VERDE

Marítimos pedem redução da idade de reforma

Os marítimos nacionais estão a exigir das autoridades a diminuição da idade de reforma. Segundo o porta-voz desta classe profissional em São Vicente, Fernando Delgado, é inadmissível que os marítimos só possam reformar-se aos 65 anos, enquanto que outras classes profissionais, como professores, Polícia e Militares cessam a sua actividade laboral com 32 anos de serviço ou 55 anos de idade.

CABO VERDE

Presidente da ENAPOR alerta para risco de «monopólio privado» na concessão dos portos

Dentro de dias o Estado de Cabo Verde vai assinar com a Bolloré a subconcessão dos portos do Mindelo e da Praia, como o Expresso das Ilhas tinha adiantado na edição 742, de 17 de Fevereiro. Mas, em carta enviada ao Primeiro-Ministro José Maria Neves, o presidente do conselho de administração da ENAPOR, Carlitos Fortes, mostra-se preocupado com o modelo “consensualizado de exploração dos principais portos por um único operador em regime de monopólio privado”.

Até ao final deste ano estará em funcionamento uma Câmara de Comércio entre Cabo Verde e os Estados Unidos

Foi desta intenção da Câmara do Comércio dos Estados Unidos que o representante de Washington na Praia, Donnald Felim, foi dar conta ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
Segundo o representante diplomático dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, são várias as áreas em que os dois países poderão estabelecer parcerias.

Grupo Bolloré negoceia subconcessão dos portos de Cabo Verde

Multinacional francesa, fundada em 1822 e considerada uma das 500 maiores companhias do mundo, tem 250 subsidiárias em 45 países africanos. Acordo deve ser alcançado até ao final do mês.

CABO VERDE

Conselho Estratégico do Cluster do Mar já tem plano de actividades

A terceira reunião do Conselho Estratégico do Cluster do Mar, realizada no Mindelo, aprovou o plano de actividades do conselho, documento que satisfez a ministra-Adjunta Maria de Jesus Miranda, “apesar do desafios”. A ministra-Adjunta do ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, que marcou presença no encontro, enumerou alguns desafios inerentes ao “afinamento de algumas questões”, projectos “muito concretos”, como a Escola do Mar, por exemplo, que continua em discussão.

CABO VERDE

Governo aprova subconcessão dos principais portos

Negociações para a entrega da exploração dos principais portos nacionais e dos estaleiros da CABNAVE estão a decorrer entre o Estado e o único interessado que não desistiu do concurso internacional. A ENAPOR obteve autorização do Governo para subconcessionar os portos da Praia, Porto Grande, Sal-Rei e Palmeira.

Cabo Verde lança novo sistema informático para agilizar serviços alfandegários

Cabo Verde apresentou oficialmente, na cidade da Praia, um novo sistema informático das alfândegas, ferramenta que visa reduzir o tempo e o custo de retirada das mercadorias e erradicar os documentos em papel dos processos aduaneiros. O novo sistema informático, que já funciona em regime experimental desde setembro, passa por uma atualização da plataforma digital "Sydonia++" para a "Sydonia World", e, na prática, irá permitir a tramitação e acompanhamento "online" em tempo real dos processos aduaneiros.

Seguro de responsabilidade civil ao abrigo do Código Marítimo | Cabo Verde

Instituição das normas aplicáveis a determinados aspectos do regime de seguro de responsabilidade civil, para entrarem em vigor a 29 de Fevereiro de 2016, ao abrigo do Código Marítimo Cabo Verde, aprovado pelo Decreto-Legislativo n.º 14/2010, de 15 de Novembro.

Título de «baía mais bela do mundo»: Um activo «encalhado» na Baía do Porto Grande

A Baía do Porto Grande não está a tirar o “devido proveito” turístico do estatuto de uma das 33 enseadas naturais mais belas do mundo, muito porque faltam a visão e os investimentos para a requalificação da sua orla e promoção desse activo. Esta ideia é defendida pelo consultor turístico José Almada, o gestor Carlitos Fortes, o engenheiro civil Hernano Santos, o mediador de seguros Nuno Ferreira e o guia turístico Edson Oliveira. O próprio vereador municipal Anildo Fortes, representante de S. Vicente na Assembleia-Geral do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, alerta que, se não forem respeitados certos requisitos, Mindelo pode perder o título.

Cabo Verde | Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado

A “Ficha de Mercado de Cabo Verde” (dezembro de 2015), agora publicada pela AICEP, faz uma análise da economia cabo-verdiana, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

CABO VERDE

Transbordo de atum: Desembarques no Porto Grande poderão chegar a 25 mil toneladas/ano

O Porto Grande poderá registar um crescimento exponencial de desembarque de atum por barco de pesca industrial que, adicionado à pesca artesanal, pode provocar um aumento da oferta de emprego estável e qualificado, robustez da economia e mais exportações para o país. A descarga das capturas das frotas europeias de bandeira cabo-verdiana e das unidades internacionais deve atingir as 25 mil toneladas/ano, com perspectivas para chegar às 45 mil toneladas/ano.

Cabo Verde defende criação de fundos de investimento para potenciar trocas comerciais na CPLP

O primeiro-ministro, José Maria Neves, reclamou esta quinta-feira a criação de fundos de investimento e de “plataformas” para favorecer as trocas comerciais entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em Braga, para participar no 2º Fórum União de Exportadores CPLP, José Maria Neves defendeu que “só faz sentido” uma comunidade se se conseguir “facilitar” a circulação de pessoas e bens entre os países aderentes.

Após 47 dias à deriva, cabo-verdiano salvo perto do Brasil

Diz que pediu socorro a 15 navios que passaram por ele. Não o terão visto. Esteve à deriva desde o início de outubro até meio de novembro. Foi resgatado a 2800km de casa. "Foi tristeza mesmo", diz.

CABO VERDE

Carta do Crescimento Azul

Aprovação da Carta a favor da promoção do Crescimento Azul em Cabo Verde, visando promover um desenvolvimento durável das zonas oceânicas e costeiras, minimizar a degradação do ambiente, a perda da biodiversidade e a utilização não durável dos recursos marinhos e maximizar os benefícios económicos e sociais das populações.

CABO VERDE

Desalfandegamento das pequenas encomendas pode vir a ser por marcação para diminuir atraso

A Alfândega da Praia pretende implementar um serviço de atendimento por marcação que permite o desalfandegamento das pequenas encomendas transportadas dos Estados Unidos, sem que os utentes tenham de permanecer em filas de espera. “Estamos a pensar juntamente com a Direcção Nacional das Receitas do Estado (DNRE) neste cenário”, avança a directora da Alfândega da Praia, Laurinda Monteiro.

AMP

Exploração dos mares de Cabo Verde por navios estrangeiros não afecta o mercado nacional

O director de segurança da Agência Marítima e Portuária (AMP) em São Vicente garante que a exploração dos mares de Cabo Verde por navios estrangeiros não afecta o mercado nacional. Rui Silva alerta para a necessidade de mudar a forma de analisar a questão. Em entrevista à Rádio Morabeza, no âmbito da apresentação do painel “Regulação marítima e portuária – visão para o futuro”, enquadrado nas actividades da Semana do Mar, o director de segurança da AMP afirmou que a exploração das águas do arquipélago por navios estrangeiros é uma matéria complexa mas que não afecta o país.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012