Início > MACAU - CHINA

China lança coligação verde para «Uma Faixa, Uma Rota»

A China lançou oficialmente a Coligação Internacional para o Desenvolvimento Verde (CIDV) do projecto «Uma Faixa, Uma Rota», refere o Safety4Sea. O objectivo é promover a componente de sustentabilidade ambiental das múltiplas infra-estrutras associadas ao projecto «Uma Faixa, Uma Rota», sob pena de se registarem impactos ambientais muito negativos e comprometedores para os países abrangidos pela iniciativa e que já ascendem a várias dezenas.

Chui Sai On aborda papel de Macau na Faixa e Rota

Macau deve aproveitar as oportunidades oferecidas pela construção da iniciativa “Faixa e Rota” para aprofundar o intercâmbio cultural e humano e promover o entendimento entre os povos através da criação de uma plataforma de intercâmbio, disse, em Pequim, o Chefe do Executivo de Macau.

Chui Sai On fez as declarações durante um debate integrado no 2.º Fórum “Faixa e Rota” para a Cooperação Internacional.

Suíça vai aderir ao Projecto «Uma Faixa, Uma Rota»

A Suíça prepara-se para concluir o acordo para aderir ao projecto chinês «Uma Faixa, Uma Rota» (também conhecido por One Belt, One Road, ou Belt and Road Initiative), aproveitando para o efeito a deslocação do seu Presidente, Ueli Maurer, à China, nos dias 28 e 29 de Abril, acompanhado por uma delegação de empresários e representantes do meio financeiro, refere o Safety4Sea.

Portos de Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe ligados à iniciativa chinesa Faixa e Rota

Os portos de Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe ficarão ligados à iniciativa chinesa “Faixa e Rota”, que terá um “nó central” na África Oriental, escreve o investigador Paul Nantulya.

O investigador, em estudo para o Africa Centre for Strategic Studies, afirmou que a África Oriental, enquanto “nó central” na estratégia chinesa, ficará ligada por “portos projectados e/ou em funcionamento, oleodutos, caminhos-de-ferro e centrais eléctricas construídas e financiadas por empresas e credores chineses.”

Comércio da China com «One Belt, One Road» aumentou 16,3% em 2018

Em 2018, o comércio entre a China e os países situados ao longo do projecto Uma Faixa, Uma Estrada (One Belt, One Road, como é mais conhecida) totalizou 1,1 triliões de euros, mais 16,3% do que no ano anterior e mais 3,7% do que o crescimento do volume comercial da própria China, de acordo com o ministro chinês do Comércio, citado pelo Maritime Executive.

Valor do comércio entre a China e países de língua portuguesa supera 134 mil milhões de dólares de Janeiro a Novembro de 2018

O valor das trocas comerciais entre a China e os oito países de língua portuguesa ascendeu a 134 981 milhões de dólares no período de Janeiro a Novembro de 2018, um aumento homólogo de 25,27%, segundo dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

Nos primeiros 11 meses do ano a China exportou bens no valor de 38 311 milhões de dólares (um aumento homólogo de 16,10%) e importou mercadorias cujo valor atingiu 96 669 milhões de dólares (+29,31%), assumindo um défice comercial de 58 358 milhões de dólares.

PORTUGAL

Embaixador da China visitou o Porto de Leixões

O embaixador da República Popular da China, Cai Run, visitou dia 17 de Janeiro a infraestrutura portuária da Leixões, no âmbito de uma deslocação alargada ao concelho de Matosinhos. A comitiva do diplomata chinês, que integrava também o cônsul, foi recebida pelo conselho de administração da APDL que a conduziu numa visita ao Porto de Leixões, ao Terminal de Cruzeiros e à Plataforma Logística.

MACAU

Região tem nova importância estratégica

A soberania de Macau foi transferida para a China a 20 de dezembro de 1999, mas, agora, ganhou renovado destaque nas relações luso-chinesas com a iniciativa da rota da seda em que Portugal irá cooperar.

Macau ganhou nova importância com a iniciativa chinesa “Uma Faixa, uma Rota”, que pretende transformar a região num ponto comercial de ligação marítima com África e Europa, com especial enfoque em Portugal e o Porto de Sines. Para isso, o governo macaense prepara um grande plano de infraestruturas apoiado pelo governo central, com o turismo a ter também uma palavra a dizer.

China Continental apoia Macau a participar na iniciativa Faixa e Rota

O governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma assinaram dia 5 em Pequim um acordo de apoio à participação de Macau na iniciativa Faixa e Rota.

O Chefe do Executivo, Chui Sai On, deslocou-se a Pequim, acompanhado por uma delegação da Região Administrativa especial de Macau para assinar em nome do Governo da RAEM o referido acordo.

Especialistas defendem que novos acordos entre Portugal e China podem garantir investimento em portos e ferrovia

Os portos de Sines e de Leixões, a modernização da linha ferroviária - que pode até passar pela privatização parcial ou total da CP - , a cooperação tripartida entre China, Portugal e países africanos ou da América Latina para assegurar investimentos de grande escala são alguns dos exemplos dados por docentes e investigadores em relação à visita oficial do Presidente chinês, Xi Jinping, a Lisboa.

Cooperação marcou visita do Fórum Macau a Moçambique, Angola, Portugal e S. Tomé e Príncipe

O reforço da cooperação entre a China e os países lusófonos marcou a visita de uma delegação do Fórum Macau a Moçambique, Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe.

A participação de Portugal na iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", marcou o encontro entre a delegação chefiada pelo secretário-geral adjunto do Fórum Macau, Ding Tian e a diretora-geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia, Fernanda Dias.

Empresas privadas da China cada vez mais interessadas em África

As empresas privadas da China têm mostrado um interesse crescente em expandir os seus negócios em África, escreve a agência noticiosa Xinhua citando empresários que participaram num recente encontro económico sino-africano.

A Cimeira de Cooperação do Sector Privado China-África, que decorreu em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, contou com a participação de mais de 300 representantes de governos, empresas privadas e instituições de pesquisa da China e de África.

Empresas europeias despertam para a iniciativa chinesa Faixa e Rota

A iniciativa chinesa Faixa e Rota vai proporcionar oportunidades relevantes para empresas europeias nos sectores de infraestruturas, marítimo, logística, serviços bancários e financeiros, serviços profissionais e energia, segundo o centro da União Europeia para pequenas e médias empresas (EU SME Centre).

Executivo de Macau quer explorar desenvolvimento das indústrias marítimas

Explorar novos pólos capazes de fomentarem o crescimento económico e o desenvolvimento de indústrias marítimas emergentes são os objectivos do Executivo de Macau. Este desígnio pretende dar um renovado dinamismo ao conceito ‘Um Centro, Uma Plataforma’, afirmou o líder do Executivo, Fernando Chui Sai-on.

Comércio da China com países de língua portuguesa aumentou 11 vezes desde a criação do Fórum de Macau

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa aumentaram 11 vezes desde a criação, em 2003, do Fórum de Macau, organismo que vem desempenhando “um papel muito importante” na globalização chinesa, afirmou a vice-ministra do Comércio da China.

Macau serve de plataforma para ligar a China aos países de língua portuguesa

O secretário-geral adjunto do Fórum de Macau nomeado pela China manifestou-se satisfeito com os resultados conseguidos pela instituição até à data e disse que Macau serve de plataforma para ligar a China aos países de língua portuguesa na exploração de oportunidades de negócio, ao usar da palavra na capital de Cabo Verde.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família