Início > FUTURO

Automação, Big Data e Cloud, as tendências que marcarão o Shipping em 2019

A Navis, fornecedora de tecnologias operacionais para portos e terminais, desenhou uma previsão sobre quais serão as grandes tendências que marcarão o desenvolvimento do transporte marítimo contentorizado em 2019. Parte dessa previsão dá primazia ao aumento dos gastos de TI das companhias, em movimentações estratégicas que terão como objectivo incrementar a adopção de novas tecnologias.

Global OTEC Resources desenvolve solução a partir de energia térmica dos oceanos

A energia que os oceanos tropicais absorvem do sol também pode ser aproveitada. A Global OTEC Resources (fabricante do Reino Unido) passou o último ano a desenvolver um aparelho que pode fornecer uma capacidade líquida de 1 MW (MegaWatt) de electricidade a partir da energia térmica dos oceanos, o que é suficiente para alimentar a maioria dos resorts e ilhas de pequena e média dimensão e que além de ecológico, é mais económico do que geradores a diesel, segundo vários meios de comunicação internacional.

FUTURO

Será a presença humana necessária em navios autónomos?

Numerosas estatísticas apontam para o erro humano como causa da maioria dos acidentes marítimos, mas será que uma navegação autónoma poderá resolver esses problemas? As opiniões entre a comunidade do transporte marítimo são díspares: 84% dos inquiridos num estudo levado a cabo pelo Safety4Sea refere que a tripulação a bordo, no futuro, é essencial. Apenas 10% emitiu opinião contrária, sendo que 6% refere que tripulação é necessária apenas em zonas de muita movimentação.

Já navega o primeiro navio «inteligente« de transporte de minério de ferro

Foi entregue o primeiro grande navio inteligente de transporte de minério de ferro do mundo, um iVLOC (intelligent very large ore carrier). O Pacific Vision, com 362 metros, é o primeiro a ser distinguido pela DNV GL (sociedade classificadora com sede na Noruega), por ser uma embarcação inteligente, equipada com uma plataforma de integração, um sistema inteligente de suporte à navegação, um sistema de gestão e optimização da eficiência energética, bem como um sistema de operação e manutenção inteligente.

EMSA contrata serviços de drones para vigilância marítima

A Agência Europeia de Segurança Marítima (European Maritime Safety Agency, ou EMSA) garantiu recentemente um contrato com o CEIIA-Centro de Engenharia e Desenvolvimento, para adquirir serviços baseados no veículo aéreo não tripulado (RPAS, sigla em inglês), vulgarmente conhecido por drone, Hermes 900, destinado à vigilância marítima, nomeadamente em casos de poluição, operações de salvamento, pesca ilegal ou contrabando, com a intenção de auxiliar as autoridades nacionais a executar tais funções, segundo comunicado oficial.

Líderes do transporte marítimo criam associação para digitalização e interoperabilidade

A A.P. Moller-Maersk, a CMA CGM, a Ocean Network Express (ONE), a Hapag-Lloyd e a MSC agregaram forças para formar uma nova associação de armadores de carga contentorizada para abrir caminho, em total sinergia de esforços, à digitalização, padronização e interoperabilidade no seio da própria indústria.

NYK lança projecto de construção de navio de «emissões zero» para transporte de viaturas

O armador japonês NYK Line lançou um projecto conceptual com vista à futura materialização de uma embarcação de emissão zero desenhada especialmente para transportar viaturas, intitulada de NYK Super Eco Ship 2050.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família