Japão oferece 2,3 milhões de euros a Cabo Verde para pesca artesanal sustentável
![]() |
O Governo japonês doou 2,3 milhões de euros para apoiar a pesca artesanal cabo-verdiana, que emprega diretamente cerca de oito mil pessoas, na compra de equipamentos de frio para conservação de pescado com energias renováveis.
O acordo, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Económico e Social no domínio das Pescas, foi assinado pelos representantes dos dois governos, tendo o ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, Paulo Veiga, destacado a “parceria muito forte entre Cabo Verde e o Japão”.
ANGOLA
Cooperativa do Ambriz aumenta índices de captura de pescado
![]() |
A cooperativa de pesca “Kamussumbe 11 de Novembro” no município do Ambriz, província o Bengo, perspectiva aumentar este ano a captura de pescado para três toneladas.
Para atingir esta cifra, a cooperativa vai adquirir dez novas embarcações motorizadas e equipamentos de pescas como redes, anzóis, chumbo, bóias, botas de lona, coletes salva-vidas e cabos.
MOÇAMBIQUE
Governo quer reactivar indústria naval em Cabo Delgado
![]() |
Para impulsionar a pesca em Cabo Delgado e capitalizar os recursos existentes, o Executivo pretende reactivar a indústria naval na província. A intenção foi manifestada pelo Chefe do Estado, durante a entrega de 15 barcos de fibra e diverso material aos pescadores artesanais dos distritos de Ibo, Metuge e Pemba.
MOÇAMBIQUE
Beira já tem capacidade de receber navios com pescado fresco
![]() |
Inaugurado em Outubro do ano passado, o porto de pesca da Beira, em Sofala, vai receber, a partir deste mês, navios de grande tonelagem com carga fresca proveniente de outros países. Há condições para conservar o pescado por um ano.
MOÇAMBIQUE
Pesca de camarão interdita por cinco meses
![]() |
É uma medida que visa tornar sustentável a captura do marisco. Daí que de Novembro deste ano a Março de 2021, a pesca do camarão será interdita no país.
O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas anunciou o novo calendário do período de defeso e veda do camarão de superfície e caranguejo de mangal no banco de Sofala, na baía de Maputo e na foz do Rio Limpopo.
ANGOLA
Falta de embarcações condiciona pescadores na Catumbela
![]() |
Dez novas embarcações a motor é o que precisam anualmente os mais de mil pescadores artesanais no município da Catumbela, para resolver o problema do desemprego que afecta as comunidades piscatórias naquela circunscrição da província de Benguela.
Em declarações à ANGOP, o representante do Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal e da Aquicultura (IPA) na Catumbela, Fernando Domingos, avançou que a pesca por meio de redes de arrasto, vulgo “banda-a-banda”, ainda predomina no município, daí serem necessárias mais embarcações para substituir aquela prática pela arte de malhar.
Navios chineses perto das Galápagos preocupam Equador
![]() |
Frota de 260 pesqueiros está em águas internacionais que ficam entre as áreas exclusivas do Equador e do arquipélago. Pesca predatória pode colocar em risco delicado ecossistema das ilhas Galápagos.
As Ilhas Galápagos estão bem diante da costa do Equador, a uma distância de cerca de 600 milhas (em torno de 1.000 km). Uma zona económica exclusiva, de 200 milhas (320km), protege os litorais tanto do país sul-americano como do arquipélago.
LUANDA, ANGOLA
Cooperativas beneficiam de artefactos de pesca artesanal
![]() |
Mais de 20 cooperativas de pesca beneficiaram, em Luanda, de artefactos de pesca artesanal, compostos por bóias, anzóis, rolos de fios, malhas de rede, botas, capas de protecção, coletes salva-vidas e recipientes, no âmbito do fomento e apoio à pesca artesanal.
A entrega destes artefactos coube à secretária de Estado para as Pescas, Esperança Costa, que considerou a pesca artesanal um instrumento fundamental para a luta contra a pobreza e o combate à fome.
ANGOLA
Falta de embarcações reduz captura de pescado
![]() |
A capacidade de captura do pescado no país baixou entre 2018 e 2020, devido, entre outros, à redução do numero de embarcações de 100 para as actuais 50, que operam no mar.
A informação foi prestada pelo presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária de Pesca de Angola (PESCANGOLA), Sebastião Macunge. O responsável ressaltou que, até finais de 2018, a empresa tinha 100 embarcações industriais e semi-industriais a operarem, contras as actuais 50.
BENGUELA, ANGOLA
Níveis de captura de pescado aumentam no 1º trimestre
![]() |
Os níveis de captura de pescado dos armadores da província de Benguela atingiram as 20 mil e 500 toneladas, durante o 1º trimestre do ano em curso, mais dois por cento em relação ao período homólogo de 2019, informou, nesta cidade, o director do Gabinete local da Agricultura, Pecuária e Pescas, José Gomes.
BENGUELA, ANGOLA
Operadores piscatórios apontam causas da baixa captura
![]() |
A escassez de peixe no mar de Benguela deve-se fundamentalmente à má gestão dos recursos marinhos em anos anteriores, considera a Presidente da Associação local dos operadores do sector, Jinofla Viegas.
Segundo a também gestora da pescaria "Vimar e Filhos", as mudanças climáticas também influenciam negativamente na reprodução do pescado.
Estaleiro naval de Angola associa-se a parceiros da China para construir embarcações de pesca
![]() |
A Sociedade de Pescas do Cuanza Sul (Sopesul) pretende aumentar a construção de barcos de pesca semi-industrial de cerco e de arrasto em madeira, para minimizar os custos associados à importação, contando para o efeito com parceiros da China, revelou o proprietário, em declarações ao Jornal de Angola.
ANGOLA
Chamume ganha pescaria com capacidade de captura de 140 toneladas/dia
![]() |
Uma pescaria, denominada "Victória Oriental", com capacidade de captura e processamento de 140 toneladas de pescado/dia, foi inaugurada na comuna do Chamume, município da Baía-Farta, província de Benguela, pela ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista.
A pescaria, construída numa área de 4.500 metros quadrados, possui duas embarcações de pesca com capacidade de capturar 70 toneladas diárias cada, bem como áreas de processamento e congelação de peixe.
ANGOLA
Comuna do Egipto Praia conta com Centro de Apoio à Pesca Artesanal
![]() |
Dois milhões, quatrocentos e oitenta mil dólares norte americanos é o valor gasto pelo estado na construção e apetrechamento do Centro de Apoio à Pesca Artesanal do Egipto Praia, no município do Lobito (Benguela), inaugurado pela ministra das Pescas e Mar, Maria Antonieta Baptista.
O empreendimento ocupa uma superfície de 1242 metros quadrados e conta, entre outros serviços, com uma sala de processamento, tratamento e conservação do peixe, bem como de um armazém.
MOÇAMBIQUE
Parte dos 30 barcos da Ematum já estão operacionais
![]() |
O Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas revelou que parte dos 30 trinta barcos da Empresa Moçambicana de Atum (Ematum) já estão a operar. Agostinho Mondlane fala em parceria externa.
ANGOLA
Captura de pescado em Benguela atinge 72 mil toneladas
![]() |
Os níveis de captura de pescado na província de Benguela, até Outubro deste ano, cifraram-se em cerca de 72 mil toneladas, superando a safra piscatória anterior (2018), que registou perto de 65 mil toneladas.
ANGOLA
Zaire ganha projecto de maricultura
![]() |
Um projecto de criação de diversas espécies marinhas em ambiente natural e aberto em grande escala, para fins comerciais, será implementado em 2020, na localidade de Mukula, zona costeira do município do Tomboco, província do Zaire.
A iniciativa é de empresários chineses, portugueses e da Coreia do Sul e permitirá a criação de mais de dois mil postos de trabalho directos e indirectos, segundo declarações do director do gabinete provincial da agricultura, pecuária e pescas, Gouveia Pedro, à imprensa.
Porto de pesca da Beira, em Moçambique, vai ter gestão privada
![]() |
Investidores de Moçambique, Espanha, China e das Ilhas Maurícias manifestaram interesse em conseguir a gestão do Porto de pesca da Beira, província de Sofala, centro de Moçambique, disse o director da sociedade gestora do porto, Carlos Calenga.
Aquele responsável disse ainda ao matutino Notícias, de Maputo, terem os elementos a constar do caderno de encargos sido já elaborados e enviados ao Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas para o lançamento de concurso público internacional.
Angola supera níveis de consumo de peixe recomendado pela FAO
![]() |
Angola superou os níveis de consumo de peixe recomendados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ao atingir 22 quilogramas de consumo per capita, acima dos 20 quilogramas recomendado pela FAO.
ANGOLA
Instalações da Edipesca começam a ser recuperadas em 2020
![]() |
As obras de recuperação e modernização das instalações em Luanda da Empresa Distribuidora dos Produtos da Pesca (Edipesca) de Angola terão início no primeiro trimestre de 2020, anunciou em Luanda a Ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista.
Vídeo
VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1
Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]
VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)
VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)
VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho
Mindelo e São Vicente com muita morabeza
Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário
Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto
VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva
Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)
“EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)
IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres
IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer
“GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)
Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)
IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer
«Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)
Porto de Luanda - 1955
III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa
III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra
III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate
Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)
