Início > Associativismo

Comércio entre China e parceiros do Brics cresceu 12,1% de Janeiro a Maio

A China registou um crescimento de 12,1% de janeiro a maio, em relação ao mesmo período do ano anterior, em seu comércio com os demais países membros do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A Administração Geral das Alfândegas detalhou que as trocas comerciais da China com os restantes países Brics representaram 196 mil milhões de dólares, com um aumento de 18,1 pontos nas exportações de produtos chineses e um aumento de 6,6 pontos nas importações oriundas da Rússia, Índia, África do Sul e Brasil.

Câmara do Ceará congratulada como «Câmara de Comércio Portuguesa do ano» em reunião anual

Fortaleza foi sede da IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas e reuniu representantes nacionais e internacionais. Um dos momentos mais importantes da Reunião foi a tradicional atribuição do prémio “Câmara de Comércio Portuguesa do ano”, que tem o objetivo de destacar a Câmara que melhor trabalhou no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal durante o ano anterior. A Câmara do Ceará foi congratulada este ano.

CPLP reforça estratégia para conservação dos oceanos

Os Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) apresentaram, dia 26, as políticas e programas para o biénio 2022-2024, que visam consolidar o desenvolvimento sustentável, a boa governação e conservação dos oceanos.

A par dessas medidas, os ministros e diplomatas que participaram na 5.ª Reunião de Ministros dos Assuntos do Mar (RMAM) da CPLP, advogam a necessidade de se regulamentar a preservação e o uso sustentável da diversidade biológica marinha fora da jurisdição nacional.

ESTA QUINTA-FEIRA, 7 DE ABRIL

UCCLA acolhe «Fórum Permanente - Debates da Lusofonia»

Realiza-se esta quinta-feira, dia 7 de abril, a partir das 15h30, a quinta sessão do Fórum Permanente - Debates da Lusofonia, subordinado ao tema “A Língua Portuguesa, a Lusofonia e o Bicentenário do Brasil”. O fórum será online e presencial a partir do auditório da UCCLA.

CE-CPLP ambiciona criação de um mercado da CPLP mais aberto

Os países membros da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa devem contribuir para a construção de um mercado mais aberto, inclusivo, forte e coeso, considera o empresário moçambicano e presidente em exercício da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula.

A Cimeira de Negócios da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa teve lugar de 16 a 18 de Março, em São Tomé e Príncipe, e visava fortalecer a cooperação e amizade entre os países da CPLP, e consolidar o quarto pilar da organização – o pilar económico e cooperação empresarial.

EISAP SUBSCREVE A DECLARAÇÃO PARA A SUPRESSÃO DA PIRATARIA DO GOLFO DA GUINÉ

A EISAP - European International Shipowners Association of Portugal – associação que representa os interesses dos armadores nacionais e internacionais com navios a arvorar a bandeira Portuguesa, designadamente aqueles que estão registados no MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira, integra a lista de entidades que subscreveu à escala global a Declaração para a Supressão da Pirataria do Golfo da Guiné.

ASSISTA À CONFERÊNCIA NA ÍNTEGRA

CPLP Azul: os oceanos de língua portuguesa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE/CPLP) organizaram a videoconferência “CPLP Azul: os oceanos de língua portuguesa como elementos de desenvolvimento sustentável, segurança e defesa”, no dia 21 de outubro de 2021.

Câmara do Dubai e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa exploram cooperação empresarial

A Câmara do Dubai assinou recentemente um Memorando de Entendimento com a Confederação Empresarial dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), que verá as duas organizações partilharem conhecimentos e colaborarem em áreas chave de interesse mútuo para apoiar os interesses dos seus respectivos membros.

O Memorando de Entendimento foi assinado por Hamad Buamim, Presidente e CEO da Câmara do Dubai, e Salimo Abdula, Presidente da CE-CPLP, à margem do Fórum Global de Negócios África 2021, que teve lugar recentemente na Expo 2020 Dubai.

CPLP

«Sem mobilidade não há negócios», alerta União de Exportadores

O presidente da União de Exportadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP) disse à Lusa esperar um impulso da componente económica na CPLP, sublinhando que sem mobilidade não há negócios.

"Se não houver mobilidade não há capacidade de promover e de fazer negócios, porque a presença física, nalguns casos, é fundamental", disse Mário Costa em entrevista à Lusa.

ZCLCA prevê lançar «Janela Única de Comércio para África»

A Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) vai lançar, na segunda quinzena deste mês de Julho, uma plataforma digital para inclusão da conexão entre os mercados do continente africano denominado “Janela Única de Comércio para África”.

AICEP defende criação de fórum das agências de comércio e investimento da CPLP

O Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) defendeu a necessidade de as agências de investimento do mercado CPLP trabalharem em conjunto e a criação de um fórum neste âmbito.

"Achamos que é preciso começar a trabalhar em conjunto a nível das agências [de comércio e investimento] esta noção de mercado CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] e para isso precisamos de um fórum" instituído, disse à Lusa Luís Castro Henriques, no final da apresentação do novo plano estratégico da AICEP.

CPLP e Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico assinam memorando de cooperação

O memorando "é um ponto de partida" para as duas organizações trabalharem em conjunto para "o desenvolvimento" dos países que representam. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) assinaram um memorando de entendimento para a cooperação futura em vários domínios , como a língua portuguesa.

O memorando, assinado pelo secretário-geral da OEACP, o antigo ministro das Relações Exteriores de Angola Georges Chikoti, e pelo secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, na sede da CPLP, "é um ponto de partida" para as duas organizações trabalharem em conjunto para " o desenvolvimento " dos países que representam, disseram os dois responsáveis. Após a assinatura do documento, Ribeiro Telles afirmou que este é " o pontapé de saída para uma cooperação intensa entre as duas organizações " e este memorando vai permitir "desenvolver a cooperação em múltiplas áreas".

Fórum de Negócios da SADC

O Fórum de Negócios da SADC, que tem lugar em Maputo, Moçambique, realiza-se nos dias 22 e 23 de junho. Mais informações e programa aqui.

CPLP e Grupo África, Caraíbas e Pacífico preveem assinar memorando para cooperação

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) deverão assinar em breve um memorando para a cooperação, disse à Lusa o secretário-executivo da organização lusófona. Numa recente deslocação oficial a Bruxelas, Francisco Ribeiro Telles encontrou-se com o atual secretário-geral do também denominado Grupo ACP, cargo que é, pela primeira vez, ocupado por um cidadão lusófono, o ex-ministro das Relações Exteriores de Angola Georges Chikoti.

"Este foi um primeiro contacto" entre as duas organizações que falaram na possibilidade de "virem a ter um memorando de entendimento", sublinhou o secretário-executivo da CPLP.

Conselho Empresarial em África vai acolher a Cimeira EUA-África 2021

Nos dias 27-29 de Julho, o Corporate Council on Africa (CCA) realizará a 13ª Cimeira Empresarial EUA-África, para construir parcerias sustentáveis e oportunidades entre os principais decisores governamentais e do sector privado em toda a América e no continente africano.

Com a participação de mais de 2.000 executivos empresariais e líderes governamentais americanos e africanos, a Cimeira CCA deste ano dará à sua organização um lugar à mesa na construção de novos caminhos para reforçar a parceria económica entre os Estados Unidos e África.

Embaixador de Portugal no Brasil recebe representantes da Federação das Câmaras Portuguesas

Realizou-se no dia 23 de fevereiro, reunião na Embaixada de Portugal em Brasília com o Embaixador Luís Faro Ramos e representantes da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil: Presidente Armando Abreu, Vice Presidente, Nuno Rebelo de Sousa, e o ex-presidente da FCPCB, Rômulo Alexandre Soares.

Acordo de livre comércio aproxima África de uma visão integrada

O secretário-geral da Área de Livre Comércio Continental Africana (ALCCA) disse que a entrada em vigor deste acordo comercial aproxima o continente "da visão de uma África integrada e de um mercado integrado".

"Hoje é um dia em que colocamos África um passo mais próximo de uma visão de uma África integrada, uma visão de um mercado integrado no continente africano", disse Wamkele Mene durante a cerimónia oficial de lançamento, que decorreu em formato virtual a partir da capital do Gana, Acra, a sede do secretariado.

UCCLA presente no VI Encontro América Latina-CPLP

O IPDAL - Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas e a CPLP organizaram, dia 30 de setembro, a sexta reunião de trabalho entre os embaixadores dos países latino-americanos e dos Estados lusófonos, para discutir de que maneira a relação entre os dois blocos poderá ser fortalecida no cenário internacional pós-covid. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente e fez uma intervenção.

APAT celebrou protocolo de cooperação com a congénere chinesa CIFFA

A APAT (Associação de Transitários de Portugal) anunciou a celebração de um protocolo de cooperação com a congénere chinesa CIFFA – China International Freight Forwarders Association.

O protocolo da associação portuguesa com a congénere chinesa contou com a assinatura de António Nabo Martins, director executivo da APAT. Segundo explicou a associação, o protocolo «visa criar uma relação de cooperação que seja mutuamente vantajosa, em benefício dos associados de ambas as associações e tem como objectivos».

INTERVENÇÕES JÁ DISPONÍVEIS

Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa

O 1.º Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa teve lugar em Lisboa, na sede da UCCLA, NO Dia de África -, tendo participado nele personalidades de referência do mundo da Economia de todos os países de língua oficial portuguesa.
Coincidindo com o facto de no ano em curso, 2020, a presidência da CPLP ser assegurada por Cabo Verde, o governo cabo-verdiano, através do seu Vice-primeiro ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, também economista, que teve duas intervenções de fundo no 1.º Fórum, propôs, e foi aceite neste, que o 2.º Fórum tivesse lugar em Cabo Verde, em data coincidente com a independência deste país.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

  Portos do Brasil - NEWS

 Portos de Cabo Verde – News

 Portos de Moçambique – News

 Portos de Angola – News

 Portos de Portugal – News

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube

 Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

 Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)