Início > Associativismo

Visita à ABEPH

Presidente da CDRJ foi apresentado à programação para o biénio da Associação

O Presidente da CDRJ, Hideraldo L. A. Mouta, em visita à sede da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias – ABEPH, foi recebido pelo seu Diretor Executivo, Adalmir José de Souza.
No encontro, Adalmir José de Souza expôs o seu programa para o biénio, ressaltando os cursos, seminários e a reatcivação dos comitês técnicos previstos no calendário da ABEPH.

CPLP

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa já tem 20 anos

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemorou dia 17 o 20.° aniversário da sua criação, resultante de um projeto impulsionado pelo ex-ministro e ex-embaixador do Brasil em Portugal, José Aparecido de Oliveira, já falecido, e apoiado pelo ex-primeiro-ministro e ex-presidente de Portugal, Mário Soares.

DE 22 A 29 DE OUTUBRO

Missão Empresarial ao Chile e Argentina

Esta missão empresarial visa proporcionar às empresas participantes a identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projectos de exportação, de investimento e de cooperação técnica; o contacto com organismos locais de apoio à comunidade empresarial; a recolha de informação local; e visitas de prospecção para um melhor conhecimento do estado da arte da indústria e do comércio chileno e argentino, procurando dar a conhecer as principais oportunidades de negócio e de investimento nestes mercados.

Costa do Marfim quer aderir à CPLP como país observador

A Costa do Marfim manifestou o desejo de aderir, com o estatuto de observador, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo declarações, em Lisboa, do primeiro-ministro marfinense. Daniel Kablan Duncan falava no final da inauguração da embaixada da Costa do Marfim em Lisboa, que põe termo ao estatuto de consulado na capital portuguesa Lisboa, aberto em 1985, mantendo-se, porém, o do Porto, informa a agência Lusa.

BRASIL

Adalmir José de Souza eleito Director Executivo da ABEPH

Por indicação de António Ayres, Presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), ADALMIR JOSÉ DE SOUZA foi eleito Director Executivo por unanimidade, por todos os presidentes de portos que fazem parte do Conselho Deliberativo.

Mar deve ajudar à afirmação global da CPLP

“O mar deve servir para capitalizar a inserção dos países lusófonos nas diversas latitudes e, assim, para a afirmação global da CPLP, dentro e fora do espaço da lusofonia”, disse o secretário executivo da organização.
“O mar pode potenciar importantes mais-valias na obtenção de complementaridade, de sinergias e na criação de cadeias de valor nos blocos regionais de integração económica em que os países da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] estão inseridos”, disse quarta em Díli, Murade Murargy.

Ministros da CPLP aprovam plano de ação para os oceanos e pedem recursos

Os ministros do Mar da CPLP aprovaram, em Díli, um plano de ação para a “Estratégia da CPLP para os Oceanos”, exortando os seus governos e o secretariado-executivo a mobilizar meios financeiros e técnicos para a sua aplicação. Este plano de ação é uma das principais conclusões da 3.ª reunião dos ministros dos Assuntos do Mar da CPLP, que decorreu em Díli e em que participaram representantes de sete dos Estados-membros, tendo estado ausentes Angola e Guiné-Bissau.
A declaração de Díli salienta ainda a importância do trabalho em conjunto, junto da ONU, e a “transversalidade dos assuntos do mar”, o que exige mais coordenação e diálogo intersectorial entre várias áreas, da defesa ao ambiente, das pescas ao turismo, transportes ou ciência e educação.

PORTUGAL

Cidade do Porto acolhe Assembleia Geral da UCCLA e Encontro «Perspectivas Económicas dos Países da CPLP»

A cidade do Porto vai acolher a reunião da Assembleia Geral da UCCLA, nos Paços do Concelho, no Teatro Municipal Rivoli, no dia 31 de Maio. A partir das 15 horas, a UCCLA promove um encontro subordinado ao tema “Perspectivas Económicas dos Países da CPLP” no Teatro Municipal Rivoli (Rua do Bonjardim, n.º 143), que contará com personalidades de referência.

Próximo encontro de Empresários da China e da CPLP será em Cabo Verde

O próximo encontro de empresários da China e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será realizado em 2017 em Cabo Verde. A proposta foi apresentada pela Agência Cabo-verdiana de Investimentos (ACI) e aprovada no evento promovido de 9 a 11 de Abril na Guiné-Bissau.

PORTUGAL

Países da CPLP reunidos em Braga pedem o fim de vistos para empresários

"Devemos considerar a isenção de vistos para empresários da CPLP", defendeu o primeiro- -ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, na conferência do 2.º Fórum de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reuniu, em Braga, representantes de mais de duas mil empresas, organizações e governantes de nove países.

APOL reforça representatividade na economia lusa com associação da GEFCO

A GEFCO juntou-se à Associação Portuguesa de Operadores Logísticos (APOL), que passa agora a representar um total de 14 associados, esperando-se que tal número cresça durante o actual mandato do presidente Nuno Rangel. Para Nuno Rangel, esta entrada da GEFCO assinala um marco emblemático para a APOL, precisamente por "reforçar a sua representatividade na economia nacional".

BRASIL

António Ayres eleito presidente da ABEPH

O superintendente do Porto de Itajaí, António Ayres dos Santos Júnior, foi eleito na assembleia geral da instituição, realizada dia 20 de março, Presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) pelo biênio 2014-15, tendo como vice Mário Jorge Cavalcanti, presidente da Cia Docas do Ceará. Trata-se de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro, fundada em 1958. Ayres substitui José Munis Rebouças, presidente da Cia Docas da Bahia.

DE 2 A 5 DE NOVEMBRO

Missão Empresarial ao Brasil Fortaleza - Ceará

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Câmara Brasil Portugal no Ceará organizam uma Missão de Empresas Portuguesas a Fortaleza (Ceará) nos dias 2, 3, 4 e 5 de Novembro, no âmbito do programa de acções dirigidas a apoiar a internacionalização das empresas portuguesas.

Câmara Portuguesa realiza missão empresarial Ceará-Portugal em Novembro

Empreender negociações em diversos setores e trazer investimentos produtivos para o Ceará é um dos principais objetivos da Missão e Encontro de Negócios Ceará-Portugal 2014, que a Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) vai realizar em Portugal, entre os dias 15 e 23 de Novembro.

CPLP vai ter União de Bancos, Seguradoras e Instituições Financeiras

A criação desta nova instituição financeira multilateral tem por objectivos incentivar e apoiar as economias deste espaço geopolítico e estudar a constituição de um fundo de desenvolvimento da CPLP, para responder às necessidades de investimento na área de infra-estruturas de cada um dos países membros.

COM ANAPAZ NETO A PRESIDENTE

Direcção da Associação dos Portos de Angola toma posse

A direcção da associação, que pretende, entre outros objectivos, promover a defesa e promoção dos interesses dos portos, tem como presidente Anapaz de Jesus Neto e Abel Cosme a vice-presidente, enquanto a Assembleia-geral tem como presidente de mesa Nazaré Neto e Francisco Venâncio na vice-presidência.

UCCLA e Aicep assinam protocolo para promover cooperação empresarial

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal assinam um protocolo esta quinta-feira em Lisboa, para avaliar mercados-alvo e oportunidades de negócio. O objectivo é "aumentar as sinergias de ambas as entidades, nomeadamente nas áreas da cooperação empresarial, avaliação de mercados-alvo e oportunidades de negócio, assim como no apoio à selecção e estruturação de projectos que poderão vir a ser financiados por entidades bilaterais, multilaterais ou outras".

Congresso paraguaio aprova entrada da Venezuela no Mercosul

Por 46 votos a favor e 1 contra, a Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou, em sessão extraordinária, o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). A entrada da Venezuela, que ocupa atualmente a presidência do Mercosul, foi aprovada pela Argentina, pelo Brasil e pelo Uruguai em junho de 2012, no mesmo dia em que o Paraguai foi suspenso do bloco regional por causa da "ruptura constitucional", que, segundo os governos dos três países, representada pela destituição do então presidente Fernando Lugo pelo Parlamento.

Portugal quer entrar no mercado da Cedeao através de Cabo Verde

O Governo português aposta em Cabo Verde para ser a porta de acesso de empresários daquele país europeu ao mercado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), disse na cidade da Praia o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal.

ABEPH

Conheça a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias

A ABEPH é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, RJ., fundada em 3 de março de 1958, constituída por pessoas jurídicas que realizam a exploração dos portos no Território Nacional, e por pessoas jurídicas e físicas direta ou indiretamente ligadas às atividades de estudo, de construção, de operação ou administração de portos, de instalações portuárias, de meios de transporte ou de usuários de portos.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família