Início > Associativismo

Newsletter da ABEPH n.º 9

Já se encontra disponível a newsletter n.º 9 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE DEZEMBRO

Missão empresarial ao Panamá e à Costa Rica

A AEP - Associação Empresarial de Portugal está a organizar uma missão empresarial ao Panamá e à Costa Rica, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017.

Newsletter da ABEPH n.º 8

Já se encontra disponível a newsletter n.º 8 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

BRASIL

Newsletter da ABEPH n.º 4

Já se encontra disponível a newsletter n.º 4  da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

COM NOVO SITE

ABEPH presente na web

A Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias - ABEPH marca a partir de agora presença na web, em http://www.abeph.org/ .
Este é mais um passo tendente a modernizar a prestigiada e influente associação, tornando-a "mais dinâmica e a tuante, na defesa dos ideais da área portuária do Brasil.

O site, desenvolvido pela empresa portuguesa Canow, apresenta uma série de informações básicas sobre os portos marítimos e fluviais brasileiros, o que propicia uma imagem clara da missão institucional da ABEPH.

BRASIL

Porto de Manaus na ABEPH

Os representantes do Porto Organizado de Manaus — o mais novo Associado da ABEPH — Antônio Manoel Silvano Neto, Director de Operações, e Rafael Souza de Vasconcelos, Assessor de Operações, marcaram presença na sede da entidade, no Rio de Janeiro, onde conversaram longamente com o Diretor Executivo (Adalmir José de Souza) e sua equipe sobre as actividades do Porto Organizado de Manaus, administrado pela Companhia Docas do Maranhão — CODOMAR.

A 30 DE SETEMBRO

Inauguração da nova sede da UCCLA e da Casa da América Latina

A UCCLA e a Casa da América Latina inauguram, dia 30 de setembro, as novas sedes num edifício com grande dignidade, localizado na Avenida da India, n.º 110, em Lisboa. A inauguração, pelas 12 horas, conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, do presidente da Câmara de Maputo, David Simango, assim como de altas personalidades de referência nacional e das cidades que representam as duas instituições.

BRASIL | UM ENCONTRO DE GRANDES NÚMEROS

ANTAQ reúne com Autoridades Portuárias

A reunião entre a direção da ANTAQ e as Autoridades Portuárias realizada em Brasília nos dias 05 e 06 de setembro primou pelos grandes números: foram 80 participantes - dos quais dirigentes de 22 portos - que lotaram o auditório daquela Agência para debater uma extensa agenda, na qual se incluíam desde a fiscalização, poligonal e tarifas, até à apresentação do Sistema Eletrónico de Informação (SEI) e Contabilidade Regulatória.

Operadores de terminais de granéis formam nova associação de representatividade internacional

Os terminais de granéis terão a partir de agora uma nova associação de carácter e projecção internacional, capaz de lhes dar voz e de mediar o seu relacionamento institucional com os governos - a Association of Bulk Terminal Operators (ABTO) nasceu para representar os terminais de granéis a nível internacional e desempenhará o papel agregador que fomentará a reflexão e debate sobre o sector, elaborará eventos e apoiará/representará os seus associados.

UNIÃO DE EXPORTADORES

CPLP pode ser uma potência mundial se houver cultura de comunidade

O Presidente da União de Exportadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa considera que a CPLP poderá ser uma das grandes potências mundiais em duas ou três décadas se houver uma cultura de comunidade.
"Temos de criar uma cultura de comunidade, porque se os angolanos, portugueses e moçambicanos e os outros viverem numa comunidade que lhes dá algo mais, mais nível de vida, emprego e mais riqueza, então seremos uma potência mundial daqui a duas ou três décadas", disse à Lusa Mário Costa.

Visita à ABEPH

Presidente da CDRJ foi apresentado à programação para o biénio da Associação

O Presidente da CDRJ, Hideraldo L. A. Mouta, em visita à sede da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias – ABEPH, foi recebido pelo seu Diretor Executivo, Adalmir José de Souza.
No encontro, Adalmir José de Souza expôs o seu programa para o biénio, ressaltando os cursos, seminários e a reatcivação dos comitês técnicos previstos no calendário da ABEPH.

CPLP

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa já tem 20 anos

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemorou dia 17 o 20.° aniversário da sua criação, resultante de um projeto impulsionado pelo ex-ministro e ex-embaixador do Brasil em Portugal, José Aparecido de Oliveira, já falecido, e apoiado pelo ex-primeiro-ministro e ex-presidente de Portugal, Mário Soares.

DE 22 A 29 DE OUTUBRO

Missão Empresarial ao Chile e Argentina

Esta missão empresarial visa proporcionar às empresas participantes a identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projectos de exportação, de investimento e de cooperação técnica; o contacto com organismos locais de apoio à comunidade empresarial; a recolha de informação local; e visitas de prospecção para um melhor conhecimento do estado da arte da indústria e do comércio chileno e argentino, procurando dar a conhecer as principais oportunidades de negócio e de investimento nestes mercados.

Costa do Marfim quer aderir à CPLP como país observador

A Costa do Marfim manifestou o desejo de aderir, com o estatuto de observador, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo declarações, em Lisboa, do primeiro-ministro marfinense. Daniel Kablan Duncan falava no final da inauguração da embaixada da Costa do Marfim em Lisboa, que põe termo ao estatuto de consulado na capital portuguesa Lisboa, aberto em 1985, mantendo-se, porém, o do Porto, informa a agência Lusa.

BRASIL

Adalmir José de Souza eleito Director Executivo da ABEPH

Por indicação de António Ayres, Presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), ADALMIR JOSÉ DE SOUZA foi eleito Director Executivo por unanimidade, por todos os presidentes de portos que fazem parte do Conselho Deliberativo.

Mar deve ajudar à afirmação global da CPLP

“O mar deve servir para capitalizar a inserção dos países lusófonos nas diversas latitudes e, assim, para a afirmação global da CPLP, dentro e fora do espaço da lusofonia”, disse o secretário executivo da organização.
“O mar pode potenciar importantes mais-valias na obtenção de complementaridade, de sinergias e na criação de cadeias de valor nos blocos regionais de integração económica em que os países da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] estão inseridos”, disse quarta em Díli, Murade Murargy.

Ministros da CPLP aprovam plano de ação para os oceanos e pedem recursos

Os ministros do Mar da CPLP aprovaram, em Díli, um plano de ação para a “Estratégia da CPLP para os Oceanos”, exortando os seus governos e o secretariado-executivo a mobilizar meios financeiros e técnicos para a sua aplicação. Este plano de ação é uma das principais conclusões da 3.ª reunião dos ministros dos Assuntos do Mar da CPLP, que decorreu em Díli e em que participaram representantes de sete dos Estados-membros, tendo estado ausentes Angola e Guiné-Bissau.
A declaração de Díli salienta ainda a importância do trabalho em conjunto, junto da ONU, e a “transversalidade dos assuntos do mar”, o que exige mais coordenação e diálogo intersectorial entre várias áreas, da defesa ao ambiente, das pescas ao turismo, transportes ou ciência e educação.

PORTUGAL

Cidade do Porto acolhe Assembleia Geral da UCCLA e Encontro «Perspectivas Económicas dos Países da CPLP»

A cidade do Porto vai acolher a reunião da Assembleia Geral da UCCLA, nos Paços do Concelho, no Teatro Municipal Rivoli, no dia 31 de Maio. A partir das 15 horas, a UCCLA promove um encontro subordinado ao tema “Perspectivas Económicas dos Países da CPLP” no Teatro Municipal Rivoli (Rua do Bonjardim, n.º 143), que contará com personalidades de referência.

Próximo encontro de Empresários da China e da CPLP será em Cabo Verde

O próximo encontro de empresários da China e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será realizado em 2017 em Cabo Verde. A proposta foi apresentada pela Agência Cabo-verdiana de Investimentos (ACI) e aprovada no evento promovido de 9 a 11 de Abril na Guiné-Bissau.

PORTUGAL

Países da CPLP reunidos em Braga pedem o fim de vistos para empresários

"Devemos considerar a isenção de vistos para empresários da CPLP", defendeu o primeiro- -ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, na conferência do 2.º Fórum de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reuniu, em Braga, representantes de mais de duas mil empresas, organizações e governantes de nove países.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012