Início > Ambiente

Salvamento da Grande Barreira de Coral pode estar nas larvas

Um grupo de cientistas anunciou o lançamento da tentativa de reabilitação mais ambiciosa da Grande Barreira de Coral, que consiste em recolher óvulos e esperma desses animais e criá-los em laboratório antes de reintroduzi-los na jóia da natureza australiana.
A Grande Barreira de Coral, reconhecida como Património Mundial da UNESCO desde 1981, tem uma extensão de 345 mil quilómetros quadrados e é considerada a maior barreira de recife do planeta.
 

Análise da evolução do desempenho ambiental nos portos brasileiros

Em todo o mundo, as comunidades residentes nas proximidades dos portos e os ambientalistas colocam pressão sobre as autoridades portuárias para atenuar os impactos ambientais das atividades densenvolvidas nos portos, que poluem especialmente a água e o ar. Em 2011, o Brasil, por intermédio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), deu um importante passo na direção do monitoramento e controle ambiental nos portos nacionais. A ANTAQ firmou termo de cooperação com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília (CEFTRU/UnB) para desenvolver metodologia de cálculo do desempenho ambiental de instalações portuárias.

Primeira grande operação contra crimes marítimos de poluição

Foi recentemente realizada pela INTERPOL a primeira operação, com várias agências, contra crimes marítimos de poluição, nos termos legais, em resposta a um apelo para impulsionar a acção contra crimes ambientais emergentes. Tratou-se de uma operação que identificou 500 infracções, incluindo descargas ilegais de petróleo e lixo de navios, violações das regras de emissões dos navios, bem como poluição de rios e escoamento da terra para o mar.

13 ilhas em risco de desaparecer nos próximos anos

Por todo o mundo, existem diversas ilhas paradisíacas que lentamente vão sendo submersas pelo oceano, e desaparecendo do mapa. Muitas delas estão na lista de destinos de vários viajantes. Mas nos próximos anos podem deixar de ser opção.

BRASIL

Antaq apresentará estudo sobre transporte fluvial de passageiros durante campanha ambiental em Belém

A Antaq realizará, entre os dias 6 e 8 de dezembro, a segunda edição da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”. Desta vez, a programação acontecerá em Belém.

OPINIÃO

Cotonetes, o maior perigo dos oceanos?

Como contribuição para reduzir o lixo plástico nos mares do mundo, a UE quer proibir certos produtos. Só que um combate decidido à poluição marinha exige soluções mais complexas, eficazes – e caras, opina Felix Steiner.

COM VÍDEO

Roupa feita através de lixo para ajudar a limpar os oceanos

A Fundação Ecoalf criou o projeto Upcycling the Oceans, que tem como objetivo recolher o lixo do fundo do mar. A Ecoembes juntou-se a esta proposta em 2015 e, desde então, já foram recolhidas 200 toneladas de lixo apenas na costa espanhola.

Indústria petroquímica multiplicará por cinco o plástico nos oceanos até 2050

A Agência Internacional de Energia (International Energy Agency, ou IEA) publicou recentemente um estudo que analisa «O Futuro dos Petroquímicos», no qual se concluiu que, com o crescimento de tal indústria, o uso de plásticos (componente base resultante da indústria petroquímica) aumentará até 2030.

G7 e Canadá investem na sustentabilidade marinha

Decorreu recentemente uma reunião sobre a urgência de acções concretas relacionadas com os plásticos nos oceanos e o impacto negativo que esses e outros problemas estão a causar, sob os auspícios do G7.

O encontro, subordinado ao tema “Working Together on Climate Change, Oceans and Clean Energy”, debateu diversos aspectos, entre os quais a necessidade de criar parcerias colaborativas com interessados (stakeholders) relevantes, particularmente com os locais, indígenas e comunidades das pequenas aldeias costeiras e das ilhas, com o sector privado e com a sociedade civil.

Poucos portos podem apoiar projectos eólicos flutuantes offshore

Poucos portos europeus têm uma infra-estrutura capaz de apoiar o desenvolvimento de projectos de energia eólica offshore flutuante, concluiu um estudo realizado no âmbito do Floating Wind Joint Industry Project, refere o Maritime Executive. De acordo com o estudo, citado pela publicação, apenas poucos portos, na Escócia, Noruega e Espanha, de um total de 96 analisados terão condições para apoiar esse tipo de projectos.

Índia quer alimentar navios com energia onshore

O Governo indiano já tem um esboço de um projecto para regular os procedimentos para fornecimento energético a navios ancorados em porto a partir da rede eléctrica em terra, elaborado no âmbito do projecto nacional «Green Port», que visa dimunir a poluição atmosfética e sonora nos principais portos do país, refere a Safety4Sea.

População de tartarugas em Cabo Verde deve ter significativo aumento neste ano

A desova de tartarugas nas praias de Cabo Verde deverá este ano atingir número recorde. Segundo ambientalistas, o aumento está relacionado com o calor. Fredy Cardoso, fundador e elemento da direção da Associação Ambiental Caretta Caretta, que se dedica à conservação da vida marinha, mais concretamente da tartaruga-marinha-comum, disse à Lusa que só na Praia Areia Grande, do município de Santa Cruz, na ilha de Santiago, estão contabilizados mais de 60 ninhos.

PROANTAR

Programa Antártico Brasileiro terá R$ 18 milhões para pesquisas

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram edital de R$ 18,028 milhões para pesquisas do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

O dinheiro vai ser aplicado no financiamento de pesquisas sobre o papel da criosfera no sistema terrestre e as interações com a América do Sul, a dinâmica da alta atmosfera na Antártica, interações com o geoespaço e conexões com a América do Sul, além das mudanças climáticas e o Oceano Austral.

Emissões de CO2 em queda no transporte marítimo

A média de emissões de CO2 por quilómetro percorrido por cada navio porta-contentor nas rotas comerciais marítimas caiu 1% de 2016 para 2017, conclui o mais recente relatório anual de um grupo de trabalho do BSR (BSR’s Clean Cargo Working Group), uma organização não lucrativa formada por 250 empresas. E desde 2009, quando esse tipo de documento começou a ser publicado, as mesmas emissões diminuíram 37,1%.

Maersk apoia remoção de plástico da grande ilha de lixo do Pacífico

A Maersk, através da sua fornecedora de serviços offshore Maersk Supply Service, vai apoiar a instalação do primeiro sistema de limpeza marítimo offshore da fundação holandesa Ocean Cleanup na Grande Mancha de Lixo do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch, ou GPGP), a 1.200 milhas náuticas da costa de São Francisco (Estados Unidos).

RIO DE JANEIRO, BRASIL

CDRJ participa na Rede ReciclaPorto para desenvolver acções sustentáveis

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) acaba de formalizar sua participação na Rede ReciclaPorto, comitê formado por instituições federais localizadas na região portuária para propor, planejar e realizar programas e projetos conjuntos de responsabilidade socioambiental. A participação foi formalizada em uma Carta de Intenções assinada por todos os dirigentes das instituições envolvidas e é conduzida pela Superintendência de Relação Porto Cidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (SUPMAM).

AS IDEIAS DA AUSTRÁLIA PARA PROTEGER A GRANDE BARREIRA DE CORAL

Clarear as nuvens ou colocar uma película no mar

Clarear as nuvens para que o sol seja melhor refletido ou cobrir o mar com uma película protetora. Estas são algumas das ideias que o governo australiano está a estudar para proteger a Grande Barreira de Coral, uma joia do Património da Humanidade ameaçada pelas alterações climáticas.

Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu «colapso catastrófico»

O alerta vem publicado na prestigiada revista Nature: A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016. É "uma ameaça à diversidade da vida marinha" De acordo com a publicação, um terço dos corais de superfície da Grande Barreira morreu em 2016 devido ao aumento das temperaturas.

Património Mundial da UNESCO desde 1981, a Grande Barreira de Coral estende-se ao longo de cerca de 2.400 quilómetros, na costa Leste da Austrália, e é o maior complexo de recifes de coral do mundo.

Cientistas desenvolvem enzima que «come» plástico

Pesquisadores produzem por acidente proteína capaz de degradar plásticos PET e que pode ajudar a reduzir poluição causada pelo material. Mais de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos por ano.

Corais da Amazónia encontrados sobre o petróleo

Recém-descobertos pela ciência na costa norte do Brasil, corais ocupam área subaquática maior que a do estado do Rio de Janeiro. Licença para exploração de petróleo na região pode sair a qualquer momento.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família