Início > GEO

Google Earth «apanha» monstro do mar

Um monstro do mar foi captado pelo GoogleEarth e está a deixar os internautas intrigados para tentar perceber do que se tratará. "Parece-se com o The Kraken", lendário monstro do mar que se diz encontrar no mar entre a Noruega e a Gronelândia. O monstro em causa, reporta o The Telegraph, tornou-se conhecido por alegadamente afundar barcos.

Gelo da Antártida pode esconder lago gigantesco com formas de vida ancestrais

Três novos estudos sobre o lago subglacial Whillans revelam coletivamente que ele é um lugar complexo; um ambiente de zonas úmidas, semelhante a um pântano ou charco, com tanto água doce quanto salgada, com rios que fluem através dele em imensos trechos do continente do sul. Abaixo de 800 metros de gelo espesso, existe um mundo verdadeiramente único, isolado da superfície por até 1 milhão de anos – um cujo real lago líquido poderia ser surpreendentemente jovem.

PORTUGAL

Lisboa estende-se de Leiria até Évora e volta-se para o mar

Há um novo mapa de Portugal: o da região polarizada por Lisboa, que, de acordo com um estudo da Gulbenkian, pode ser Uma Metrópole para o Atlântico. Faz girar na sua órbita 24% do território nacional, de Leiria a Santiago do Cacém, de Setúbal a Évora.

PORTUGAL

Navio Schultz Xavier participa em experiência única na Madeira

O NRP Schultz Xavier efetuou o transporte, largada e acompanhamento da embarcação não-tripulada, denominada “West”, que tinha chegado à costa portuguesa, junto ao farol de S. Pedro de Moel, no dia 12 de novembro de 2014, depois de ter sido lançado à água por uma escola nos EUA, no âmbito de um projeto designado Educational Passages, em dezembro de 2013.

Internet das Coisas ao serviço dos portos

A Internet das Coisas tem vindo a desenvolver-se para os mais diversos campos de aplicação industriais e de serviços. É o caso dos portos, enquanto interfaces entre diversos modos de transporte, com crescentes necessidades de promoção da intermodalidade e de rápido escoamento de passageiros e mercadorias.

COM VÍDEO

Água do mar também pode servir de antena

E se houvesse uma forma alternativa de receber ondas de rádio que não dependesse da construção de uma torre de metal? A Mitsubishi quis responder a esta necessidade desenvolvendo uma forma de ondas de rádio poderem ser interceptadas por água do mar. Como conta o Engadget, através de uma bomba de água e uma mangueira a água é expelida como repuxo em grandes altitudes, recebendo assim o sinal com uma eficácia de 70% mediante a altura e o diâmetro necessários.

Monte Submarino ATLANTIS

Corria a tarde do dia 20 de Setembro de 2015 quando chegámos ao monte submarino Atlantis, o mais nortenho do complexo Great Meteor. É acima deste monte submarino que a corrente dos Açores se localiza, motivo pelo qual estavamos curiosos, no que toca às espécies presentes e respectivas abundâncias.

Vai ser possível aceder à internet em alto mar

Investigadores portugueses e noruegueses estão a desenvolver um projecto que visa tornar possível aceder à internet em alto mar, em banda larga e com baixo custo, através de tecnologia wi-fi e 4G. De acordo com um comunicado do Instituto de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o projecto “BLUECOM+” visa “facilitar actividades como a exploração de recursos minerais no fundo oceânico, monitorização ambiental ou actividades mais tradicionais como a pesca ou o transporte marítimo, que exigem cada vez mais o acesso a comunicações no mar, de modo a ligar pessoas e sistemas à internet”.

Acordo transforma futuro dos navios conectados

A Inmarsat, empresa fornecedora de serviços de comunicações satélite móveis, e a Ericsson, fornecedora de tecnologia de comunicação e serviços, assinaram um acordo marítimo estratégico que visa facilitar a partilha de dados operacionais referentes ao transporte de carga, à logística e à própria embarcação para simplificar toda a cadeia de abastecimento marítima.

Autoridades de Cabo Verde vão tornar obrigatório uso de GPS na pesca

O Instituto Nacional do Desenvolvimento das Pescas (INDP) de Cabo Verde está a trabalhar na proposta de uma legislação que obrigue os pescadores a terem o GPS (Sistema de Posicionamento Global) nas suas embarcações como forma de precaver acidentes nos mares do arquipélago.

Portugal vai ter 400 mil quilómetros quadrados de áreas marinhas protegidas

Portugal poderá passar a ter perto de 400.000 quilómetros quadrados – quatro vezes a área terrestre do país – de áreas protegidas marinhas oceânicas, segundo uma proposta de legislação que está a ser elaborada pelo Governo.
A ideia é acrescentar duas novas áreas enormes, com 255.000 quilómetros quadrados no total, às que já estão classificadas como protegidas na zona marítima portuguesa – segundo a proposta de limites da plataforma continental que Portugal submeteu à ONU em 2009.

A PARTIR DE 2016

Atlas de Portugal antecipa a mudança profunda no conceito de território e de soberania nacional

Foi lançado um atlas de Portugal que antecipa a mudança profunda no conceito de território e de soberania nacional a partir de 2016, quando a ONU aprovar a proposta de extensão da plataforma continental.

Mapa onde se mostra que 97% de Portugal é mar chega hoje às escolas

Novos territórios marítimos estão na proposta – entregue nas Nações Unidas em 2009 – de extensão da plataforma continental portuguesa para lá das 200 milhas. Desde então, o país já pôde começar aí a exercer a sua soberania sobre o solo e subsolo marinhos.

19 DE FEVEREIRO DE 1855 - Primeira previsão internacional do tempo

Em Novembro de 1854, um forte vendaval no Mar Negro destruiu completamente a frota conjunta da Inglaterra, França e Turquia, países que lutavam na Guerra da Crimeia. Eram as forças da natureza guiando os destinos do homem. Para evitar novas surpresas meteorológicas no futuro, Napoleão III encarregou Urbain Leverrier, astrónomo e director do Observatório de Paris, de estudar o fenómeno.

Os salmões têm um sentido inato da orientação baseado no campo magnético da Terra

Ao que tudo indica, para conseguir viajar do rio onde nasceram até ao oceano onde vão crescer e de lá voltar, os salmões usam uma espécie de “mapa magnético” que é herdado de geração em geração.

ALTIMETRIA OCEÂNICA

Vêm do espaço os sinais que nos vão ajudar a medir as ondas do mar com precisão

Portugueses da empresa Deimos Engenharia ganharam financiamento europeu para desenvolver tecnologia que recorre aos sinais como os do GPS para fazer altimetria oceânica.

Tribunal de Haia muda fronteira marítima entre Chile e Peru

Em decisão que deve encerrar conflito territorial originado no século 19, tribunal concede aos peruanos parte do Pacífico que estava sob controle chileno. Piñera minimiza perda, e Humala fala em dia histórico.

BRASIL

Porque é que Natal se chama Natal?

(...) O forte foi concluído no dia 24 de Junho de 1598 e, nas circunvizinhanças, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de "Cidade dos Reis". Tempos depois, o povoado mudou de nome passando a chamar-se "Cidade do Natal". Para alguns escritores, o nome Natal é explicado em duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Potengi; a segunda tem ligação directa com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerónimo de Albuquerque no dia 25 de Dezembro de 1599.

BRASIL

Sistema de tráfego de navios vai incluir 16 portos

No total, o governo tem R$ 146 milhões para instalar o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) em seis portos: Rio e Itaguaí (RJ), Vitória (ES), Salvador e Aratu (BA) e Santos (SP). Rio, Vitória e Santos estão mais avançados e os contratos podem ser fechados ainda este ano, uma vez que a licitação se dará pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), disse Luiz Claudio Montenegro, diretor do departamento de sistemas e informações da Secretaria de Portos (SEP).

Cientistas descobrem maior vulcão do mundo no Pacífico

William Sager, líder de uma equipa de cientistas norte-americanos, da Universidade de Houston, anunciou a descoberta do maior vulcão a nível mundial.
O vulcão "Tamu Massif" é do tipo submarino e localiza-se a 1,6 km ao leste do Japão. E cobre uma área de cerca de 310 mil quilómetros quadrados.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)