Início > GEO

Mapa onde se mostra que 97% de Portugal é mar chega hoje às escolas

Novos territórios marítimos estão na proposta – entregue nas Nações Unidas em 2009 – de extensão da plataforma continental portuguesa para lá das 200 milhas. Desde então, o país já pôde começar aí a exercer a sua soberania sobre o solo e subsolo marinhos.

19 DE FEVEREIRO DE 1855 - Primeira previsão internacional do tempo

Em Novembro de 1854, um forte vendaval no Mar Negro destruiu completamente a frota conjunta da Inglaterra, França e Turquia, países que lutavam na Guerra da Crimeia. Eram as forças da natureza guiando os destinos do homem. Para evitar novas surpresas meteorológicas no futuro, Napoleão III encarregou Urbain Leverrier, astrónomo e director do Observatório de Paris, de estudar o fenómeno.

Os salmões têm um sentido inato da orientação baseado no campo magnético da Terra

Ao que tudo indica, para conseguir viajar do rio onde nasceram até ao oceano onde vão crescer e de lá voltar, os salmões usam uma espécie de “mapa magnético” que é herdado de geração em geração.

ALTIMETRIA OCEÂNICA

Vêm do espaço os sinais que nos vão ajudar a medir as ondas do mar com precisão

Portugueses da empresa Deimos Engenharia ganharam financiamento europeu para desenvolver tecnologia que recorre aos sinais como os do GPS para fazer altimetria oceânica.

Tribunal de Haia muda fronteira marítima entre Chile e Peru

Em decisão que deve encerrar conflito territorial originado no século 19, tribunal concede aos peruanos parte do Pacífico que estava sob controle chileno. Piñera minimiza perda, e Humala fala em dia histórico.

BRASIL

Porque é que Natal se chama Natal?

(...) O forte foi concluído no dia 24 de Junho de 1598 e, nas circunvizinhanças, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de "Cidade dos Reis". Tempos depois, o povoado mudou de nome passando a chamar-se "Cidade do Natal". Para alguns escritores, o nome Natal é explicado em duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Potengi; a segunda tem ligação directa com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerónimo de Albuquerque no dia 25 de Dezembro de 1599.

BRASIL

Sistema de tráfego de navios vai incluir 16 portos

No total, o governo tem R$ 146 milhões para instalar o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) em seis portos: Rio e Itaguaí (RJ), Vitória (ES), Salvador e Aratu (BA) e Santos (SP). Rio, Vitória e Santos estão mais avançados e os contratos podem ser fechados ainda este ano, uma vez que a licitação se dará pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), disse Luiz Claudio Montenegro, diretor do departamento de sistemas e informações da Secretaria de Portos (SEP).

Cientistas descobrem maior vulcão do mundo no Pacífico

William Sager, líder de uma equipa de cientistas norte-americanos, da Universidade de Houston, anunciou a descoberta do maior vulcão a nível mundial.
O vulcão "Tamu Massif" é do tipo submarino e localiza-se a 1,6 km ao leste do Japão. E cobre uma área de cerca de 310 mil quilómetros quadrados.

Jeju, um paraíso na Coreia do Sul

Principal ponto turístico e maior ilha da Coreia do Sul, a vulcânica Jeju é considerada uma das 50 maravilhas da natureza. Um paraíso que pode visitar aqui.
 

ANGOLA

Lagoa Quilunda encerra mitos e tradições

A imensidão da Quilunda sobressai à medida que dela nos aproximamos. A lagoa é grande, e essa dimensão é dominada por contornos naturais que a tornam única, pelos enfeites da flora que a cercam.

Os segredos do lago Baikal

Baikal: nas profundezas deste lago encontra-se um quinto da água doce de todo o planeta. Ele é tão profundo e tão grande que as pessoas aqui chamam-lhe mar. Mas a sua água é pura e fresca e um quinto da agua doce de toda o planeta encontra-se aqui. O Lago Baikal é também conhecido como a pérola da Sibéria”. Esta zona é habitada por centenas de espécies animais e vegetais. Aqui existem duas espécies de aves únicas no mundo. Apesar de ameaçadas, o lago consegue preservar a sua pureza, graças à um turismo moderado.

OCEANO ÍNDICO

Há um micro continente pré-histórico junto às Maurícias

No Oceano Índico, bem próximo das ilhas Maurícias, encontra-se um micro continente pré-histórico sob uma espessa camada de lava e a vários milhares de metros de profundidade. Disto dá conta um estudo agora divulgado. Este fragmento de um continente chamado Mauritia, surgiu aqui há cerca de 60 milhões de anos, onde agora se situa Madagáscar.

BRASIL

Porto de Maceió avança com sistema de monitorização de tráfego

O Porto de Maceió, através de parceria com a Marine Traffic, está controlando o tráfego marítimo, em tempo real, através do sistema AIS (Automatic Identification System) que monitora as embarcações através de GPS e disponibiliza informações de todas as embarcações atracadas em seus berços e também as que cruzam pela costa Maceioense.

Os rios mais psicadélicos da Terra

Esta é a foto mais recente do maior delta da Terra, onde confluem os rios Ganges, Brahmaputra e Meghna, tirada pelo satélite de observação Envisat da Agência Espacial Europeia.

Mapa da dívida a Sul do Saara

Dívida externa em percentagem do PIB, em 2010. Fonte: Banco Nacional de Angola, Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola. Fundo Monetário Internacional e Ministério das Finanças.

«Monde Diplomatique» lança Atlas 2013 focado nos «Mundos Emergentes»

O prestigiado "Monde Diplomatique" acaba de lançar o Atlas para 2013, edição focalizada nos países emergentes. Para conhecer mais detalhes, visualizar algumas das páginas e decidir-se por uma eventual aquisição online, clique aqui.

ESTREITO DE MAGALHÃES

Infinitas enseadas, fiordes, bancos de areias, falsas passagens e baías

A profundidade da água do Estreito de Magalhães varia de 1.000 m a 4.000 m, e o canal é formado por infinitas enseadas, fiordes, bancos de areias, falsas passagens e baías. A passagem possui de 3 a 32 km de largura, é de difícil circulação, possui um curso cheio de obstáculos, ventos fortes de 55-60 nós, além do clima instável e suscetível a constantes tempestades, por isso o Estreito é tido como uma região de complicada navegação. Antes da construção do Canal do Panamá, o Estreito era o caminho mais rápido para se atravessar os Oceanos, sem passar pelo perigoso Cabo Horn, que separa a América do Sul do continente Antártico.

TSF cruzou o Estreito de Magalhães e voltou ao fim do Mundo

Ao completar 23 anos (2011), a TSF voltou ao fim do Mundo, cruzou o estreito de Magalhães atrás de uma história, de uma notícia. Em Ushuaia, no extremo da ilha da Terra do Fogo, a reportagem TSF, «Postais do Fim do Mundo», escutou alertas sobre as consequências do aquecimento global na cidade mais a Sul do globo.

EGIPTO-PRAIA, ANGOLA

Palmares deslizando até ao mar

Na costa litoral de Benguela, sensivelmente a 65 quilómetros a Norte do Lobito, existe uma localidade chamada Egipto-Praia.
No início da colonização portuguesa, há mais de cinco séculos atrás, embarcações lusas ancoraram em vários pontos da costa do território que constitui hoje Angola. A um desses locais, a sul do rio Cuvo, deram o nome de praia do Egipto, devido aos seus palmares “deslizando até ao mar”, numa extraordinária semelhança com o que tinham visto na costa do nordeste africano, concretamente nas costas egípcias, durante as suas andanças pelo mar Mediterrâneo.

PORTOS DA LUSOFONIA EM DESTAQUE

Porto de Óbidos, no Brasil

O Porto de Óbidos foi inaugurado em 18.08.1976 e está localizado na margem esquerda do rio Amazonas, na cidade de Óbidos, na latitude 1° 51’ sul e longitude 55° 35’ oeste; hora local GMT -3h. A principal frente acostáveis do Porto tem 39 metros de comprimento.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012
em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =