Início > Cruzeiros

CABO VERDE

ENAPOR participou na 60.ª Assembleia Geral da MedCruise

A 60ª Assembleia Geral da MedCruise aconteceu de 24 a 27 de Maio, em Palamos e Roses, em Espanha. Esta edição foi organizada pela Costa Brava Cruise Ports.

A ENAPOR esteve representada no evento pela Administradora Executiva, Dra. Eugénia Soares, pelo Diretor Comercial e Marketing, Dr. Gilson Cruz, e pelo Gestor do Projecto Terminal de Cruzeiros do Mindelo, Eng. Bruno Fortes.

Movimento nos portos de Cabo Verde cresce para quase 100.000 passageiros em Março

Os portos de Cabo Verde movimentaram 97.362 passageiros no transporte marítimo interilhas em março, 47,2% acima do registado no mesmo mês de 2021, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

De acordo com o mais recente relatório mensal de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, o registo de março representa também um aumento de 13,2% face a fevereiro e mantém a recuperação das fortes quebras desde 2020, quando as viagens interilhas de passageiros foram condicionadas pelas medidas para conter a pandemia de covid-19.

Escalas de navios de cruzeiro em Cabo Verde aumentaram mais de 500% até março

As escalas de navios de cruzeiro nos portos de Cabo Verde aumentaram mais de 500% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2021, traduzindo-se num movimento de 17.693 passageiros, segundo dados oficiais.

COM UM ESCORREGA DE 10 ANDARES E CINCO VEZES MAIOR QUE O TITANIC

O Wonder of the Seas já está a navegar

O Wonder of the Seas, o maior navio de cruzeiro do mundo, começou a sua jornada de estreia. A embarcação arrancou do porto de Everglades, na cidade de Fort Lauderdade, no estado norte-americano da Flórida, revela a Insider.

O navio pertence à Royal Caribbean e vai fazer uma viagem de sete dias na região das Caraíbas, passando por Labadee, no Haiti, San Juan, em Porto Rico, Nassau, nas Bahamas e pelo destino exclusivo de Perfect Day em Cococay, reservado apenas para os clientes da Royal Caribbean.

MOÇAMBIQUE

Navio cruzeiro com 238 passageiros escala Maputo

Renascem as esperanças de um turismo intenso em Moçambique, com a chegada, dia 5 de Março, de um navio cruzeiro com mais de 200 turistas. O facto acontece dois anos depois da paralisação, devido à COVID-19.

Depois de cinco meses no mar, a viajar, o SilverWhisper escalou no sábado, dia o Porto de Maputo, com 238 passageiros a bordo. O cruzeiro partiu em finais de Outubro do ano passado, de Miami, nos Estado Unidos da América, tendo passado por países como Colômbia, Equador, Chile e, em África, a porta de entrada foi a África do Sul, na Cidade do Cabo. Da África do Sul, o cruzeiro partiu no dia 24 de Fevereiro com destino a Maputo.

CABO VERDE

Previsão Escala de Cruzeiros: Temporadas 2022-2023-2024

Previsão de Escala de Cruzeiros - Temporadas 2022/ 2023/ 2024
Consulte o documento

PM de Cabo Verde quer São Vicente como referência turística com terminal de cruzeiros

O Primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, traçou como propósito colocar a ilha de São Vicente num patamar internacional de maior “referência turística” com o futuro terminal de cruzeiros, que deverá ficar pronto dentro de 22 meses.

“Aquilo que precisa de facto são escalas de dimensão, em termos de número de turistas que possam visitar, gastar, entreter-se, ter acesso a serviços diversos e produtos diversos. Viabilizar o mercado desde o ângulo alimentar, indústria criativa, produtos de pesca, transformar o Carnaval numa indústria de facto, para isso é preciso escala de dimensão, qualidade e rendimento”, apontou o chefe do Governo.

Mota-Engil começou a construir terminal de cruzeiros em Cabo Verde

O Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, lançou esta quarta-feira, em São Vicente, a obra de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, de quase 27 milhões de euros, a cargo de um consórcio luso-cabo-verdiano.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro inicia temporada de cruzeiros

Suspensos em 2020, em todo o Brasil, por causa da pandemia da Covid-19, os navios de passageiros voltaram a atracar no Porto do Rio de Janeiro e devem aquecer a economia carioca neste Verão. Durante a temporada de cruzeiros 2021/2022, iniciada no dia 1° de dezembro e com término programado para 11 de maio de 2022, o Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá receberá 60 atracações de 25 navios, com aproximadamente 170 mil pessoas.

CABO VERDE

Retoma do Turismo de Cruzeiros: 68 escalas previstas até final de 2021

Um novo capítulo começa a ser escrito no sector do Turismo de Cruzeiros Nacional, após cerca de 19 meses de paralisação total.

Com o levantamento das restrições, os Portos de Cabo Verde voltarão a receber navios de cruzeiros com passageiros, esta terça-feira, dia 19 de Outubro, estando previstas cerca de 68 escalas até o final do ano.

CABO VERDE

Terminal de Cruzeiros do Mindelo: ENAPOR recebe grupo de trabalho

O Conselho da Administração da ENAPOR , representado pelo PCA, Eng. Alcídio Lopes, e pela Administradora Executiva, Dra. Eugénia Soares, recebeu um grupo de trabalho, no âmbito do Projecto de Construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, composto por representantes da ORIO, da OPEC - Organização dos Países Exportadores de Petróleo (que esteve presente via Zoom), da empresa Artelia (fiscal das obras do Terminal de Cruzeiros), do empreiteiro da obra - Consórcio Mota-Engil - Engenharia e Construção, SA e Empreitel Figueiredo - e da empresa Martins e Fonseca - Consultor do Consórcio.

MCS Cruzeiros vai construir terminal próprio em Miami

A MSC anunciou que vai construir um terminal próprio em Miami que permitirá receber em simultâneo naquele porto dos EUA três navios da companhia, gerindo até 36 mil passageiros por dia. O projecto está previsto estar completo até Dezembro 2023

O novo terminal engloba um investimento de aproximadamente 350 milhões de euros e será composto por vários níveis num corpo central para receber até três navios de última geração em simultâneo, com capacidade para até 36 mil passageiros em trânsito diariamente.

Vai nascer um terminal de cruzeiros em Cabo Verde

Cabo Verde quer escolher até dia 15 de janeiro a empresa vencedora do concurso público para construir o terminal de cruzeiros em São Vicente.

CABO VERDE

ENAPOR participa no International Cruise Summit 2020

Sob o lema "O presente e o futuro da indústria mundial de cruzeiros", a edição deste ano do International Cruise Summit decorreu nos dias 1 e 2 de dezembro de 2020, em Madrid, presencialmente e online.

O evento, que reuniu profissionais de vários países ligados ao sector da indústria de Cruzeiros, abordou tópicos relacionados com os desafios que o turismo de cruzeiros tem enfrentado desde o inicio da pandemia, avaliou as soluções, a retoma e recuperação do negócio .

Temporada de cruzeiros será apenas para brasileiros e começa em Janeiro no Porto de Santos

A temporada de cruzeiros 2020/2021 começa em janeiro com apenas duas embarcações no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, considerado o principal local de saída das embarcações. A previsão inicial, divulgada em julho, era que a temporada começasse em novembro deste ano, mas o avanço da pandemia mudou os planos das companhias marítimas.

CABO VERDE

Empresas realizam visita técnica ao local de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo

As empresas seleccionadas na primeira fase do concurso realizaram, a19 de Novembro, uma visita técnica ao local destinado à construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo.

O Administrador Executivo da ENAPOR, Eng. Ireneu Camacho, e o PCA da Infraestruturas de Cabo Verde, Eng. Carlos Correia e Silva, acompanharam a visita, bem como representantes da Artelia, empresa que irá fiscalizar as obras e a comissão de acompanhamento do projeto.

Concurso para terminal de cruzeiros em Cabo Verde sofre novo atraso

O concurso para a construção do terminal de cruzeiros em São Vicente, um dos maiores investimentos públicos recentes em Cabo Verde, vai sofrer novo atraso, com a prorrogação em um mês do prazo para a entrega de propostas financeiras.

Segundo uma nota da Enapor, empresa estatal cabo-verdiana que gere os portos do país, a atual segunda fase do concurso público, que já sofreu vários atrasos este ano devido à pandemia de covid-19, consiste na seleção do empreiteiro para a execução das obras de construção do terminal, sendo que a data limite para a entrega das propostas técnicas e financeiras, que era até 30 de outubro, “foi prorrogada até ao dia 30 de novembro”.

INCLUINDO CRUZEIRO DE FIM DE ANO

Novo Costa Toscana vai estrear-se no Brasil com itinerários desde Santos

A Costa Cruzeiros apresentará dois desenvolvimentos interessantes para a temporada da América do Sul: o novo navio, Costa Toscana, fará estreia no Brasil, e o Costa Favolosa irá estender a sua temporada para quase cinco meses.

“A chegada do Costa Toscana é um momento histórico para a Costa Cruzeiros, para toda a indústria de cruzeiros e para o Brasil”, disse Dario Rustico, diretor geral para a América do Sul. “A estreia no Brasil do nosso navio mais inovador fortalece o vínculo especial de 72 anos entre a Costa Cruzeiros e a América do Sul.

Depois dos voos, Singapura avança com cruzeiros para lado nenhum

Singapura acaba de receber luz verde para pôr no ativo os seus primeiros “cruzeiros para lado nenhum”, cuja data de arranque está marcada para o início de novembro com muitas restrições por causa da pandemia de covid-19.

Tal como o próprio nome indica, estas embarcações não terão portos de escala, isto é, farão a viagem de ida em volta sem quaisquer paragens.

SURREAL

A pandemia criou o primeiro cemitério mundial de cruzeiros

É nas docas de uma pequena cidade turca que os navios chegam a uma morte antecipada provocada pelas quebras do turismo.

A indústria dos cruzeiros estava forte e recomendava-se. Em 2019, transportou cerca de 30 milhões de passageiros. Era uma indústria de 130 mil milhões de euros que empregava mais de um milhão de pessoas. Ao fim de pouco mais de meio ano, o cenário é bem diferente. Os cruzeiros desapareceram lentamente dos mares. Os clientes também optam por alternativas menos confinantes. Onde é que param os navios?

A resposta pode ser encontrada numa pequena localidade turca. As docas de Aliaga parecem um set hollywoodesco em vias de gravar mais um filme apocalítico. As gigantescas embarcações empilham-se lado a lado, ferrugentas, sujas e num lento processo de autodestruição.

 

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

  Portos do Brasil - NEWS

 Portos de Cabo Verde – News

 Portos de Moçambique – News

 Portos de Angola – News

 Portos de Portugal – News

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube

 Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

 Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012