Início > Cruzeiros

A NOVA ATRACÇÃO TURÍSITICA

Tours de barco à volta dos «cruzeiros-fantasma» da pandemia

Em tempos de pandemia e de crise económica, faz-se o que se pode com o que se tem. Que o diga um empresário britânico, Paul Derham, que de uma situação insólita criou um negócio: a nova atracção turística deste Verão no Canal da Mancha, passeios de barco à vota dos cruzeiros fantasma — ou navios vazios, por causa da pandemia.

CABO VERDE

Concurso para a construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo entra na sua 2.ª fase

A primeira fase do concurso para as obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, lançada a 27 de Janeiro de 2020, culminou com a pré-selecção de cinco empreiteiros.

As empresas selecionadas passam agora para a segunda fase do concurso que consiste na entrega das propostas técnicas e financeiras para as obras de construção do Terminal, que serão executadas em regime de “chave na mão”.

Cabo Verde corta 25% do investimento no terminal de cruzeiros em São Vicente

O Governo cabo-verdiano vai cortar um quarto do investimento que previa fazer este ano na construção do terminal de cruzeiros em São Vicente, uma empreitada de 26 milhões de euros e lançada a concurso público no início do ano.

AAPA latina quer a reabertura da indústria de cruzeiros o mais rápido possível

A coordenação para a América Latina da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) tem incentivado os associados da indústria de cruzeiros que frequentam os portos do continente a trabalhar com as comunidades locais para implantar meios de retornar a operação.

Pullmantur Cruzeiros estende a suspensão da operação de cruzeiros até 3 de Julho

A Pullmantur Cruzeiros explica a razão deste alargamento de suspensão de actividade devido ao surto de COVID-19, esperando retomar a operação a partir de 4 de Julho 2020.

A decisão foi tomada como resultado das várias medidas tomadas pelos governos para lidar com a pandemia, “incluindo as limitações na deslocação dos cidadãos”.

BRASIL

Tripulantes do Costa Fascinosa homenageiam cidade de Santos, autoridades e profissionais da saúde

Os tripulantes do navio Costa Fascinosa, da Costa Cruzeiros, prestaram um agradecimento especial à cidade de Santos (São Paulo), aos profissionais de saúde e às autoridades brasileiras na noite de 22 de abril.

Um “Obrigado” foi projetado no navio como forma de homenagear todos os envolvidos no atendimento, acolhimento e cuidado prestados aos tripulantes que estão a bordo do Costa Fascinosa.

CABO VERDE

Turistas de cruzeiro passam de subida de 66% para zero

Cabo Verde recebeu mais de 18.000 turistas de cruzeiro no primeiro trimestre, um crescimento homólogo de quase 66%, mas desde meados de março que deixou de permitir a atracagem de navios, para travar a pandemia de covid-19.

Com o coronavírus, indústria de cruzeiros de US$ 45 mil milhões enfrenta grande desafio

A China tem sido um dos mercados de maior crescimento na indústria de turismo nos últimos anos, e viagens na região Ásia-Pacífico formam cerca de 10% do setor, segundo a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro, outro grupo setorial. Entre 8% e 9% dos passageiros nas linhas de cruzeiro representadas pelo grupo são da China, Macao ou Hong Kong, e o número de navios mobilizado na Ásia cresceu 53% entre 2013 e 2017.

Um número crescente de portos em todo o Pacífico, de Busan, na Coreia do Sul, aos portos de Lifou, Mare e Isle of Pines, na Nova Caledônia, estão proibindo navios de cruzeiro. Hong Kong está fechado desde 6 de fevereiro.

ANGOLA

Navios de cruzeiro podem atrair investimentos

A atracagem de navios de cruzeiro no país, à semelhança do "Seabourne", que esteve no Porto de Luanda, contribui para a divulgação da imagem de Angola no mundo, declarou o director nacional da promoção turística e reservas, Lukene Araújo.

Construção de terminal de cruzeiros em Cabo Verde adjudicada até finais de Julho de 2020

A adjudicação do contrato de construção do terminal de cruzeiros do Mindelo está prevista para finais de Julho de 2020, nos termos do concurso público internacional em duas fases lançado pela Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) de Cabo Verde.

Uma fonte da administração da empresa disse à agência noticiosa Inforpress que a primeira fase do concurso contempla a entrega das propostas técnicas sendo que até ao seu final, a 11 de Março de 2020, serão seleccionados até um máximo de oito candidatos.

RIO DE JANEIRO

Pier Mauá aguarda a chegada de quase cem mil turistas em Fevereiro

Com a chegada do carnaval, o Pier Mauá estima a chegada de quase cem mil turistas ao Porto do Rio de Janeiro em 12 navios, quatro deles retornando por várias vezes. A previsão é uma injecção de US$ 30 milhões.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe quase 90 mil turistas em janeiro

O Verão carioca atrai turistas do mundo inteiro e muitos estão chegando à Cidade Maravilhosa pelo Porto do Rio de Janeiro. A movimentação do Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá tem sido intensa desde dezembro. Somente agora em janeiro, serão quase 90 mil passageiros dos navios, o que deve injetar cerca de 26 milhões de dólares na economia da cidade.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe mais de 50 mil turistas na segunda quinzena de dezembro

Com a chegada das festas de fim de ano, a temporada de transatlânticos intensifica-se no Porto do Rio de Janeiro nesta segunda quinzena de dezembro. De 15 a dia 30, 13 navios atracam no Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá, trazendo mais de 50 mil turistas à Cidade Maravilhosa.

EM 2018

Turistas que passam por Cabo Verde em navios de cruzeiro aumentaram 24%

De acordo com o relatório e contas de 2018 da Enapor, os portos cabo-verdianos receberam, no total, 47.094 passageiros de navios de cruzeiro, um aumento de quase 10.000 turistas face a 2017.

“O negócio de cruzeiros em Cabo Verde alcançou um novo marco durante o ano de 2018, registando um recorde de 199 escaldas de navios de cruzeiro nos portos nacionais e mais de 47.000 excursionistas”, lê-se no relatório.

CABO VERDE

Mindelo na rota da volta ao Mundo do MSC Magnifica

A MSC Cruzeiros lança o segundo MSC World Cruise com um novo itinerário que inclui Cabo Verde. Em janeiro de 2020, o MSC Magnifica fará a volta ao mundo em 117 dias, passando por mais de 40 destinos e 23 países.

O MSC Magnifica deverá escalar o Porto Grande no dia 14 de Janeiro de 2020.

Portos de Cabo Verde marcaram presença na Feira de Cruzeiros «Seatrade Europe»

O Seatrade Europe é um dos maiores eventos da indústria de Cruzeiros e acontece em Hamburgo, na Alemanha. A ENAPOR – Portos de Cabo Verde marcou presença no evento, representada pelo PCA da empresa, Jorge Pimenta Maurício, numa participação conjunta com os parceiros da Cruise in the Atlantic Islands.

O Seatrade Europe é uma feira internacional de cruzeiros, realizada a cada dois anos, na cidade alemã de Hamburgo que durante três dias acolhe representantes de todas as áreas da cadeia de indústria de cruzeiros.
 

CABO VERDE

Enapor assina contrato com a Artelia para Assistência Técnica e Fiscalização das Obras do Terminal de Cruzeiros do Mindelo

A empresa Artelia, Eau & Environnement foi seleccionada através do concurso Público Internacional para Consultoria e Fiscalização das Obras do Projecto Terminal de Cruzeiros do Mindelo, na qual participaram 21 empresas.

O contrato com a ENAPOR foi assinado no dia 13 de Setembro e contempla três fases: Fase 1 – que consiste na apresentação, no prazo de 60 dias, do dossier de lançamento do concurso de selecção do empreiteiro; Na Fase 2, proceder-se-á a fiscalização dos trabalhos de construção do Terminal de Cruzeiros; E na Fase 3 a contratação de consultoria especializada para o Desenvolvimento do Destino de Turismo de Cruzeiros, com o objectivo de desenvolver e implementar um Plano de Desenvolvimento do Destino Turístico de Cruzeiros para as ilhas de São Vicente e Santo Antão.

BRASIL

Temporada de cruzeiros começa no Porto do Rio de Janeiro

Cerca de 425 mil turistas deverão circular pelo Porto do Rio de Janeiro durante a temporada de cruzeiros 2019/2020, que começa oficialmente no dia 20 de outubro, com a chegada do World Explorer, primeiro navio de cruzeiros construído em Portugal. Até abril de 2020, quando termina a temporada, estão programadas 112 atracações de 37 navios, oito deles vindo à cidade pela primeira vez.

BAHAMAS

A nova ilha privada da MSC Cruzeiros

A Ocean Cay MSC Marine Reserve está a transformar um antigo local de extracção industrial de areia numa reserva marinha e numa ilha exclusiva para os hóspedes da companhia de cruzeiros.

Ao redor da ilha existe uma área com cerca de 64 quilómetros quadrados de águas protegidas e está a ser criado um recife de corais para estimular e sustentar o crescimento de novos. Em curso estão planos para a construção de um laboratório marinho para pesquisar corais resistentes às alterações climáticas.

CABO VERDE

Ministro do Turismo defende trabalho articulado entre Governo e privados para que cruzeiristas gastem mais no país

O Ministro do Turismo e Transportes, José da Silva Gonçalves, defende que Governo, o sector privado e as associações de turismo devem trabalhar de mãos dadas para fazer com que os cruzeiristas gastem mais no país.

José Da Silva Gonçalves, que falava à imprensa à margem da conferência sobre o “Turismo de Cruzeiros e desafios para o mercado de Cabo Verde”, organizada pela Comunidade Cabo-verdiana de Cruzeiros de Santiago (3C Santiago), sustentou que o operador nacional tem que trabalhar em rede, cada um na sua esfera para potenciar as ofertas turistas no país.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família