Início > História

Canal do Panamá completa 100 anos como marco da história universal

O Canal do Panamá, resultante da audácia de dividir o istmo americano para construir uma passagem marítima que unisse o mundo, inicia o segundo século de vida administrado por panamianos, em plena expansão e como marco da história universal. A colossal obra, que atualmente serve 6% do comércio mundial, teve a sua génese no século XV, com Carlos V, que fez uma das primeiras propostas para explorar uma rota pelo istmo para unir o oceano Pacífico e o mar das Caraíbas.

A Língua Portuguesa fez 800 anos

O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foi palco de várias iniciativas para assinalar a data. Foram lançados 800 balões e, ao cair da noite, foram largados mais 244, que simbolizam os 244 milhões de pessoas que falam a língua de Camões. Também foi apresentado um manifesto, que conta com as assinaturas de governantes de Cabo Verde, Timor-Leste e Guiné-Bissau, tal como de políticos portugueses, músicos, escritores, professores e jornalistas dos países onde se fala português.

1838-1842 - EXPEDIÇÃO COMEÇOU A 17 DE AGOSTO

U. S. Exploring Expedition dando a volta ao mundo

Em 1838, os Estados Unidos da América lançaram ao mar uma ambiciosa expedição com a intenção de circum-navegar o globo. A U. S. Exploring Expedition foi a primeira expedição científica norte-americana além-mar, realizada pela U. S. Navy em tempos de paz. Naquela época, o jovem país construía o seu Estado nacional e estava voltado para o expansionismo territorial, com a intenção de arrastar as suas fronteiras até ao Pacífico.

Cartas, postais, fotos e diários vão ajudar a contar a história da emigração portuguesa

Um professor de História nos Estados Unidos está a analisar palavras e imagens de quem partiu e de quem ficou para estudar o fenómeno migratório português.

POR SÍLVIO DOS SANTOS

A navegação interior e Leonardo Da Vinci

Conhecida na China desde 948 no século IX, na Europa a eclusa foi idealizada por Leonardo Da Vinci (1452-1519). O projeto de eclusa com dois pares de portas basculantes e sistema hidráulico de enchimento e esvaziamento foi desenhado por Leonardo da Vinci. Essa concepção foi denominada de acqua exclusa ou de câmara, na França como sas. O modelo foi utilizado na Itália e posteriormente na França, no Canal de Briare construído entre 1604 e 1638.

20 DE FEVEREIRO DE 1857

Fundação da Norddeutscher Lloyd

A 20 de Fevereiro de 1857 começavam em Bremen as actividades da linha alemã de navegação Norddeutscher Lloyd. Durante muito tempo os seus navios de passageiros ligaram a Europa a outras partes do mundo. No início da sua história, apenas o nome estava definido: "Norddeutscher Lloyd", escrito em letras garrafais na capa de uma pasta de arquivo. O autor era Hermann Henrich Meier, grande comerciante de Bremen, cônsul e banqueiro, mais tarde eleito para o Reichstag (Parlamento alemão de 1867 a 1945).
Ambicioso, Meier não podia ver a Hapag (sociedade anónima teuto-norte-americana de transporte de cargas), fundada em Hamburgo em Maio de 1847, operando com sucesso no Atlântico Norte.

7 DE JANEIRO DE 1914

Primeiro percurso pelo Canal do Panamá

O primeiro percurso completo pelo Canal do Panamá realizou-se a 7 de Janeiro de 1914. A partir de 1 de Abril, do mesmo ano, a Comissão do Canal Ístmico deixou de existir, dando lugar a uma nova entidade, o Governador da Zona do Canal, cujo primeiro nomeado foi o coronel norte-americano Goethals.

1854

Concessão do Canal de Suez

No dia 30 de novembro de 1854, o engenheiro francês e visconde Ferdinand Marie de Lesseps recebeu a licença para a construção de um canal entre os mares Mediterrâneo e Vermelho.

NOVEMBRO 1869

Inauguração do Canal de Suez

Após dez anos de obras no escaldante calor do deserto, era inaugurado o Canal de Suez, hidrovia que interligou o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

BRASIL

Prefeitura do Rio de Janeiro prepara candidatura do Cais do Valongo a património mundial

O Cais do Valongo, sítio arqueológico do Rio de Janeiro, poderá tornar-se património mundial. Para isso, ainda é necessário o tombamento da área pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

BRASIL

Hamburg Süd comemora 125 anos de contrato especial com D. Pedro II

A Hamburg Süd celebrou a 28 de setembro os 125 anos da assinatura da carta de D. Pedro II que autorizava a empresa a actuar em águas brasileiras. A data é de grande importância para a armadora alemã, pois foi quando se reafirmou a parceria para o desenvolvimento da economia do Brasil.

O diário da viagem de Vasco da Gama à Índia inscrito na lista da Memória do Mundo

A UNESCO destaca a importância que a viagem do navegador português teve no desencadear de “uma série de acontecimentos que viriam a transformar o mundo”.

13 A 27 DE JUNHO

Grupo brasileiro reproduz viagem de Kubitschek em Portugal

Iniciativa promovida pelo editor Victor Alegria juntará um grupo de brasileiros em Portugal para percorrer, em Junho, a mesma rota que Juscelino Kubitschek fez há 50 anos em terras lusas.

REPORTAGEM DO «DIÁRIO DE LISBOA»

Juscelino Kubitschek em Portugal

A presença de Juscelino Kubitschek em Portugal, assinalada pelo "Diário de Lisboa". Notícia de 11 de Janeiro de 1963.

A VIAGEM DE QUE SALAZAR NÃO GOSTOU

Juscelino Kubitschek no Fundão

Ignorando o protocolo e, provavelmente, assumindo uma posição não politicamente correcta, o então ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK), decide aceitar o genuíno e simples convite que António Paulouro, Director do Jornal do Fundão, lhe endereça quando é recebido pelo fundador de Brasília em terras de Vera Cruz e cria um verdadeiro problema diplomático ao governo português. O ditador, António Oliveira Salazar, chefe do governo português, fica furioso e nunca mais esquece a partida que o grande estadista e o grande jornalista lhe pregaram, ordenando a censura de qualquer referência à visita de Janeiro de 1963.

BRASIL

Suposto tesouro de pirata inglês desperta a curiosidade de curitibanos

Um pirata inglês, conhecido como 'Zulmiro', viveu em Curitiba entre 1820 e 1880. É o que diz uma das lendas mais comentadas entre pesquisadores e moradores da capital paranaense. Segundo o pesquisador Marcos Juliano Ofenbock, ele teria deixado um tesouro escondido em um túnel construído por jesuítas, onde atualmente está instalado o Bosque Gutierrez, no bairro Vista Alegre.

ABRIL DE 1652

Holandeses colonizam Cabo da Boa Esperança

No dia 6 de Abril de 1652, chegaram os primeiros colonizadores ao Cabo da Boa Esperança, no sul de África. A Companhia das Índias Orientais havia encarregado o médico Jan van Riebeeck de fundar uma base no local.
No livro "The Rise and Fall of Apartheid in South Africa", Sparks escreveu: "A história girou com o vento. Tivessem os portugueses ficado no Cabo, jamais teria havido o povo dos africânders (ou boers) e a sua ideologia do apartheid. Talvez uma República da Boa Esperança, rica em minérios, ter-se-ia desenvolvido num segundo Brasil, numa sociedade conhecida por integrar diversas raças e não como símbolo mundial da segregação racial."

Submarino da Segunda Guerra Mundial descoberto no Mar do Norte

Um submarino alemão U-486 partido ao meio foi descoberto durante a construção de um oleoduto no Mar do Norte perto de Bergen, na Noruega, informa o Museu Marítimo da cidade.

2 DE DEZEMBRO DE 1594

Nasce o revolucionário cartógrafo Mercator

Cientista, desenhador, filósofo e comerciante, o genial filho de um sapateiro flamengo redefiniu na Alemanha a forma de representar em duas dimensões o nosso mundo tridimensional, enfrentando até acusações de heresia.
O clima era de revolução cultural. Navegadores descobriam novos continentes, Nicolau Copérnico reconhecia que os planetas revolviam em torno do Sol, um monge dissidente alemão chamado Martinho Lutero rebelava-se contra a Igreja Católica. Um novo mundo estava à espera de ser descoberto.

Darwin no carnaval brasileiro

O HMS Beagle atravessou o Atlântico e atracou em Salvador, na Bahia de Todos os Santos, a 28 de Fevereiro de 1832. Darwin não ficou indiferente à beleza dos seus arredores. A primeira impressão no seu diário de bordo exalta a cidade vista do seu porto:
“Seria difícil de imaginar, antes de contemplar a vista, qualquer coisa tão magnífica.”

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =