Início > FORMAÇÃO

ANGOLA

Porto de Cabinda aposta na formação de quadros

Onze responsáveis de Direcções e Gabinetes da Empresa Portuária de Cabinda-E.P. terminaram com êxito o Curso de Liderança, Gestão de Tempo e Delegação. Duas semanas foi quanto a formação durou.

Fernave assina contrato de formação com o Porto de Cabinda

A Fernave e a Empresa Portuária de Cabinda assinaram um Contrato de Formação, no âmbito do qual a Fernave irá desenvolver e realizar, para esta entidade, diversas acções de formação da área marítimo-portuária durante 2014.

Angola inaugura primeiro centro de formação marítima

Foi inaugurado, em Angola, o primeiro Centro de Formação Marítima. Com financiamento da estatal petrolífera Sonangol, o centro, instalado no Sumbe, província do Kwanza Sul, vai albergar em regime de internato 200 estudantes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em Gestão Ambiental Portuária

O Curso de Especialização em Gestão Ambiental Portuária é o resultado de uma organização e cooperação conjunta entre a ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e o ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração e conta com o apoio da APP – Associação dos Portos de Portugal e da APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa. Início a 10 de Março.

ANGOLA

Mintrans e Universidade Marítima Mundial (UMM) Assinam Cooperação

O Ministério dos Transportes de Angola assinou em Londres, com a Universidade Marítima Mundial (UMM) um acordo para definição das bases da cooperação, concessão de bolsas de estudo de mestrado, formação de especialistas e quadros no ramo marítimo e portuário.

ESCOLA DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR DE PENICHE, PORTUGAL

Carapaças de caranguejos podem ajudar a reconstruir pele e ossos

A indústria farmacêutica e biomédica está interessada em explorar recentes descobertas sobre novos usos a dar aos caranguejos pilados, entre as quais, segundo uma investigação, a reconstrução de tecidos a partir de compostos extraídos das suas carapaças.
Francisco Avelelas, estudante de 23 anos da Escola de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, defendeu recentemente a sua tese de mestrado, segundo a qual compostos extraídos das carapaças dos crustáceos têm actividade antibacteriana, antifúngica, antioxidante e até proteica.

PORTUGAL

Porto de Setúbal recebeu angolanos da Empresa Portuária de Luanda

O Porto de Setúbal foi visitado por um grupo de colaboradores da Empresa Portuária de Luanda, no âmbito do curso de formação profissional “Inspecção Portuária e Shipping”. Os visitantes foram recebidos no auditório do Edifício Sede da APSS, no qual visionaram o vídeo institucional do Porto de Setúbal, ao que se seguiu uma deslocação aos terminais portuários Multiusos Zona 1, Multiusos Zona 2 e Roll-on Roll-off.

Academia de Pescas de Angola deverá abrir em breve portas aos primeiros alunos

A construção e instalação de uma academia de pescas em Angola, com cooperação da Polónia, já está na segunda fase e deverá receber em breve os primeiros alunos, noticiou a estação de televisão TPA.
Mais de 60 milhões de euros é o montante que a Polónia investiu em Angola, na província do Namibe, sul do país, através de uma linha de crédito, para financiar projectos educacionais.

Cooperação entre os portos de Luanda e Leixões

No âmbito do Protocolo de Cooperação existente entre a APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e a Administração do Porto de Luanda, três colaboradores do porto angolano estão a realizar um estágio na APDL, nas áreas Comercial, Recursos Humanos, Obras e Equipamentos.

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DA APAT

Porto de Setúbal visitado por colaboradores da UNICARGAS

O Porto de Setúbal foi visitado, no dia 17 de outubro, por um grupo de angolanos da empresa UNICARGAS, no âmbito de um curso de formação em Gestão Portuária, administrado pela APAT – Associação dos Transitários de Portugal.

A importância de um Centro de Treino no ambiente portuário

Um terminal é potencialmente um ambiente variado e perigoso, devido ao grande número de equipamentos dos mais variados tipos e à complexidade dos programas utilizados pelo terminal; por isso, a importância de se projectar um plano padrão de treino a todos os envolvidos nesse processo.

Porto de Leixões presta serviços de Consultadoria e Formação ao Porto de la Guaira - Venezuela

O Centro de Formação do Porto de Leixões, em colaboração com a empresa Teixeira Duarte e no âmbito do protocolo subscrito aquando da Cimeira Portugal - Venezuela realizada em Lisboa no mês de Junho, vai desenvolver um processo de consultadoria e formação com a empresa Bolivariana de Puertos (Venezuela), que gere todos os portos deste país.

Porto de Lisboa recebe visita de formandos da angolana UNICARGAS

O Porto de Lisboa recebeu no dia 18 de Outubro um grupo de 16 formandos angolanos de gestão portuária pertencentes à UNICARGAS UEE, com o intuito de dar a conhecer a multifuncionalidade e organização do porto da capital. A UNICARGAS administra, desde 2005, o Terminal Multiusos do Porto de Luanda após concurso internacional numa concessão com a duração de vinte anos. A UNICARGAS é também reconhecida como uma das maiores empresas na área do transporte rodoviário de cargas no mercado angolano.

Alunos da ENIDH visitam portos do Namibe e do Lobito

Alunos da Escola Náutica do curso do mestrado em gestão portuária, ligados ao porto de Luanda, efectuaram visitas de estudo aos portos do Namibe e do Lobito, onde constataram in loco os avanços dos projectos em curso.

FORTALEZA, CEARÁ - 100 VAGAS DISPONÍVEIS

CVT Portuário Manuel Dias Branco abre inscrições para nova turma do curso «Viajantes para o Futuro»

O Centro Vocacional Tecnológico Portuário abre inscrições para nova turma do curso “Viajantes para o Futuro”, que visa capacitar jovens para o trabalho em cruzeiros marítimos. Estão disponibilizadas 100 vagas para pessoas com idade entre 21 e 29 anos. O curso é totalmente gratuito e inclui material didático, fardamento, lanche e uma ajuda de custo no valor de R$ 300,00 para os aprovados custearem o serviço de retirada de passaporte e outros documentos.

FORMAÇÃO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DO MAR

ISCIA assina protocolo com o IDN de Timor Leste

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) assinou um protocolo de cooperação com o Instituto de Defesa Nacional de Timor Leste (IDN – TL), com vista à formação na área das ciências do mar.

PORTO DE SANTOS, BRASIL

CODESP inicia Programa de Socialização do Conhecimento

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) inaugura, esta segunda-feira (8/4/2013), o Programa de Socialização do Conhecimento, que traz uma nova abordagem nos treinamentos para seus colaboradores. O evento de abertura será conduzido pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Renato Ferreira Barco, que proferirá palestra sobre “Desafios e Oportunidades ao Porto de Santos”.

Parceiros internacionais ajudam Cabo Verde a relançar formação na área do mar

O Governo vai apostar na formação na área do mar, quer marítima, quer marinha, e erguer a Escola do Mar, na ilha de São Vicente, a qual será inserida numa rede internacional da matéria. O ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, explicou que a futura Escola do Mar será uma unidade orgânica independente dentro da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Universidade vai mapear pela 1ª vez cavalos-marinhos no Brasil

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai mapear, pela primeira vez no País, as espécies de cavalo-marinho da costa brasileira. A análise genética deve nortear as políticas de proteção do peixe. Segundo a pesquisadora Irecê Rosa, que coordena a pesquisa, desde 1999 tem-se verificado uma queda na quantidade da espécie na costa. "A gente sabe do declínio a partir de indicadores históricos, como o esgotamento em algumas regiões. Mas não é possível saber ao certo quantos animais há no mar", disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

ANGOLA

Obras da Academia de Pescas concluídas no próximo ano

A segunda fase das obras de construção da Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe deve iniciar-se em Janeiro e terminar no final do ano. A informação foi prestada pela ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto, durante a visita do Vice-Presidente da República, Manuel Vicente. Neste momento, estão em curso negociações com parceiros polacos para a implementação do projecto.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)
em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =