Início > FORMAÇÃO

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Codesp entrega certificados de curso de Oceanografia

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) promoveu a entrega de certificados para colaboradores da empresa e convidados que participaram do curso de extensão universitária “Noções de Oceanografia”, ministrado, in company, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). O curso aconteceu entre agosto e setembro de 2015.

DIA DO MARINHEIRO

«Soamar Portugal» promove concurso

O Dia do Marinheiro é celebrado anualmente a 13 de dezembro. A data homenageia a digna e honrosa profissão de marinheiro. Para assinalar este dia, a A SOAMAR Portugal promove um concurso aberto a todos.

Formandos de Gestão Portuária da Fernave visitam o Porto de Lisboa

No âmbito do curso de especialização em gestão portuária da Fernave, o Porto de Lisboa acolheu um grupo de formandos, constituído por quadros técnicos e profissionais ligados ao transporte marítimo e atividades portuárias, oriundos de Portugal e Cabo Verde.

II CIDESPORT

De 2 a 4 de Dezembro, em Florianópolis, Brasil

A Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) promove, de 2 a 4 de Dezembro do corrente ano o II CIDESPORT, Congresso Internacional de Desempenho Portuário. A primeira edição do evento decorreu na Universidade de Valencia (Espanha), em 2009, tendo como foco a gestão estratégica das finanças e dos custos portuários.

PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA, NO BRASIL

Mais de mil crianças já passaram pelo Porto Escola

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) atingiu a marca de 1.100 crianças atendidas pelo Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade. Lançado no final do mês de abril, o projeto ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do Estado e do país.

MARROCOS, 16 E 17 DE SETEMBRO

Port Finance International Casablanca 2015

Quarta e quinta-feira decorre em Casablanca, Marrocos, o Port Finance International Casablanca 2015. A organização está a cargo da Port Finance International.

AVEIRO, PORTUGAL

ISCIA forma novos especialistas em Gestão Portuária

António Eusébio, advogado do porto de Porto Amboim, Angola; Lara Mendes, advogada Brasileira; Filomeno Silva, quadro superior do Ministério dos Transportes - Instituto Marítimo e Portuário de Angola e Donaciano Gomes, Presidente do Instituto de Defesa Nacional da República Democrática de Timor-Leste, são os mais recentes Mestres estrangeiros em Gestão Portuária formados pelo ISCIA.

ISCIA

Mestrado em gestão portuária aborda realidade do Porto de Amboim

António Eusébio apresentou, no ISCIA, a sua dissertação para conclusão do Mestrado em Gestão Portuária, formação que também convalida a Pós-graduação em Direito Marítimo. Sob a orientação de Eduardo Martins, docente coordenador no ISCIA, o novo Mestre em Gestão Portuária baseou o seu trabalho no tema "Porto do Amboim em Porto Amboim: Um olhar estratégico para o mar e para a terra".

BRASIL

Estudantes de São Gonçalo do Amarante visitam instalações do Porto de Fortaleza

Os estudantes do curso Técnico em Administração da Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, participaram de aula de campo nas instalações do Porto de Fortaleza. Antes de visualizarem as operações de carga e descarga de mercadorias, assistiram a uma palestra do engenheiro Joaquim Bento, assessor da Diretoria de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC).

BRASIL

OGMO Fortaleza inscreve para curso gratuito sobre o SISCOMEX

Aos interessados em aprender um pouco mais sobre temas que circundam a atividade portuária, o Órgão Gestor da Mão de Obra (OGMO Fortaleza) divulgou agenda de cursos gratuitos ofertados pela Federação de Estudos do Mar (FEMAR).

PORTO DO RECIFE, BRASIL

Universitários visitam Terminal Marítimo

Cerca de 30 alunos dos 9º e 10º períodos, do curso de Engenharia Civil da UFPE, visitaram o Porto do Recife, acompanhados do ex-presidente da empresa e professor Fernando Jordão. A disciplina de Portos é obrigatória no curso e os alunos tiveram a chance de visualizar “in loco” parte da prática repassada em sala de aula. Os universitários acompanharam a logística e operação dos navios, também, discutiram sobre as obras existentes na área e entenderam como funciona o Terminal Marítimo de Passageiros.

LISBOA

Curso de Especialização em Gestão Portuária da Fernave começa a 6 de Abril

Estão abertas as inscrições para a 2ª Edição do Curso de “Especialização em Gestão Portuária ” que a Fernave realiza de 6 de Abril a 8 de Maio, em Lisboa. Este curso destina-se a Gestores, Quadros Técnicos e restantes Profissionais, com experiência em empresas ligadas ao transporte marítimo e actividades portuárias, que pretendam aprofundar e consolidar os seus conhecimentos ao nível da gestão portuária e sua envolvente.
 

REPRESENTANTE DOS PORTOS BRASILEIROS NA APLOP

Adalmir José de Souza ministra curso na Colômbia

Com a presença de mais de cinquenta participantes, entre professores, cadetes, engenheiros e técnicos do sistema portuário colombiano, o Curso de Curta Duração “CONTENEDORES Y PUERTOS”, com a duração de 12,00 horas, foi realizado no auditório da ENAP- Escuela Naval Almirante Padilla, nos dias 22 e 24 de novembro, em Cartagena de Indias – Colômbia. Curso ministrado pelo Prof. Adalmir José de Souza, Representante da Comissão de Portos do Brasil na APLOP.

AVEIRO, PORTUGAL

Ministra das Infraestruturas de Cabo Verde veio à UA para procurar áreas de cooperação

A Ministra das Infraestruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, Sara Lopes, visitou a Universidade de Aveiro (UA) no âmbito de uma visita a Portugal. A governante procurou experiências e conhecimentos em instituições portuguesas que possam ajudar a enfrentar os novos desafios do desenvolvimento de Cabo Verde. No caso da UA, Sara Lopes tomou conhecimento da capacidade da UA para eventual cooperação em projetos de formação que possam dar resposta às necessidades atuais daquele país africano, mas também na vertente de investigação aplicada e prestação de serviços.
Engenharia civil e das ciências do mar são áreas chave em Cabo Verde, considera a governante.

Universidade moçambicana e instituto francês assinam acordo no âmbito das ciências do mar

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e o Instituto Francês de Investigação para Exploração do Mar (IFREMER) assinaram um acordo de cooperação em actividades de pesquisa e investigação em ciências marinhas. O entendimento vai permitir a troca de experiências entre os pesquisadores, docentes e estudantes moçambicanos e cientistas franceses, durante os próximos cinco anos.

DE 24 A 26 DE OUTUBRO

Curso prático WHITE MOS Operations

O curso WHITE MOS Operations de Intermodalidade Maritima desenvolver-se-á a bordo do Excellent, da Grandi Navi Veloci, durante o trajecto Barcelona-Génova-Barcelona, entre os dias 24 e 26 de Outubro de 2014.

APRESENTAÇÃO POWERPOINT

Mestrado de Gestão Portuária | Companhia Docas do Rio de Janeiro

Divulgamos a apresentação powerpoint de suporte à divulgação, por Adalmir José de Sousa, do Mestrado de Gestão Portuária organizado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).

ANGOLA

Porto de Cabinda aposta na formação de quadros

Onze responsáveis de Direcções e Gabinetes da Empresa Portuária de Cabinda-E.P. terminaram com êxito o Curso de Liderança, Gestão de Tempo e Delegação. Duas semanas foi quanto a formação durou.

Fernave assina contrato de formação com o Porto de Cabinda

A Fernave e a Empresa Portuária de Cabinda assinaram um Contrato de Formação, no âmbito do qual a Fernave irá desenvolver e realizar, para esta entidade, diversas acções de formação da área marítimo-portuária durante 2014.

Angola inaugura primeiro centro de formação marítima

Foi inaugurado, em Angola, o primeiro Centro de Formação Marítima. Com financiamento da estatal petrolífera Sonangol, o centro, instalado no Sumbe, província do Kwanza Sul, vai albergar em regime de internato 200 estudantes.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)