Início > FORMAÇÃO

Navio de pesquisa alemão colhe amostras em Angola

O navio alemão de pesquisa oceanográfica Meteor esteve recentemente no Porto de Luanda, com 27 cientistas de diversas nacionalidades a bordo e uma tripulação de 30 pessoas, para realizar troca de experiências com as instituições angolanas.
Com 97,5 metros de comprimento e 16,5 metros de largura, o navio é um laboratório flutuante e conta com 400 metros quadrados de áreas laboratoriais, gruas para pesquisa, assim como diversos guindastes e dispositivos de elevação que possibilitam o uso dos mais diferentes instrumentos ultra modernos para o estudo dos oceanos.
 

ORDENAMENTO E MAPEAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO E COSTEIRO

Universidade de Aveiro capacita técnicos do Governo de Moçambique

Docentes e investigadores do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO, Grupo de Instrumentos Ambientais) e do CESAM (Grupo de Planeamento e Gestão da Zona Costeira) e convidados externos da administração regional e nacional leccionaram no Curso Intensivo de “Formação e Capacitação em Ordenamento e Mapeamento do Espaço Marítimo e Costeiro: métodos e técnicas”, sob a coordenação geral, técnica e científica de Fátima Lopes Alves.

A 13 DE OUTUBRO, NA ABEPH, RIO DE JANEIRO

1.º Ciclo de Palestras Técnicas

A ABEPH convida todos os Dirigentes Portuários a participar no Ciclo de Palestras sobre Normas da Autoridade Marítima para a Navegação, NORMAN 17 e NORMAN 26, sob a Coordenação do CMG Alexandre Coelho Gomes, Director do Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego- CAMR-.
O evento decorre na sede da ABEPH, no Rio de Janeiro, dia 13 , quinta-feira, das 10 às 12 horas.

A 13 DE OUTUBRO

III Seminário «Valorização Sustentável dos Recursos do Mar - Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal»

Conheça o programa do III Seminário "Valorização Sustentável dos Recursos do Mar - Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal", a decorrer dia 13 no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, Portugal.

MOST PORTUGAL

De 5 a 8 de Novembro, entre Barcelona e Civitavecchia

De 5 a 8 de Novembro, entre Barcelona e Civitavecchia, decorre mais uma edição do curso MOST Portugal. Divulgamos o programa e o vídeo promocional desta reputada acção de formação.

DOCAS DO CEARÁ, BRASIL

Visita ao Marégrafo do IBGE

Estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC da disciplina de Cartografia, acompanhados por técnicos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estiveram realizando uma visita ao Marégrafo do IBGE, situado na Faixa do Cais do Porto de Fortaleza.

BRASIL

Fatec de Santos forma mais 100 alunos na área de tecnologia

A formatura dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista Rubens Lara ( Fatec-Santos) foi realizada no clube de Regatas Vaco da Gama, em Santos (SP) com a participação de mais de 100 alunos. Em seu pronunciamento, como patrono das turmas, o diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva, conclamou os formandos a lutar pelo seu ideal e ser autênticos. “Nós fazemos a diferença. Vocês são responsáveis pelo que são capazes de produzir, e o Brasil precisa de pessoas que fazem a diferença”.

ENIDH visitada pelo Ministro do Equipamento, Transportes e Logística de Marrocos

O Ministro do Equipamento, Transportes e Logística do Governo de Marrocos esteve recentemente em Portugal, onde reuniu com uma série de decisores. Na visita, Aziz Rabbah passou também pela ENIDH, aproveitando para assinar um protocolo de cooperação. A ida à ENIDH ocorreu no dia 1, acompanhado por Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar.

BRASIL

Simulador de manobras de navios concorre a prémio de inovação

A Escola Politécnica (Poli) da USP é uma das finalistas no Prémio ANP de Inovação Tecnológica 2016, com o projecto do Simulador Marítimo Hidroviário (SMH). Promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a iniciativa tem por objetivo reconhecer e premiar tecnologias inovadoras, que tenham aplicabilidade nas indústrias dos sectores representados, e que foram desenvolvidas por instituições de ciência e tecnologia e empresas brasileiras.

PORTO DE FORTALEZA, BRASIL

Visita Institucional da Universidade Federal do Ceará

30 alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará - UFC, da disciplina de Introdução à Arquitetura e Urbanismo, realizaram uma Visita Institucional ao Terminal Marítimo de Passageiros aos cuidados do Professor Arquiteto Romeu Duarte. A visita contou também com a presença de arquitetos da Architectus, empresa responsável pelo projeto do Terminal Marítimo de Passageiros - TMP.

CABO VERDE

Pró-Praia exige Escola do Mar na região sul

A liderança da Associação para o Desenvolvimento da Praia (Pró-Praia) quer que o governo de Ulisses Correia e Silva crie, na capital, à semelhança da que existe em São Vicente, uma Escola do Mar para servir as ilhas de Sotavento – Santiago, Fogo, Brava e Maio. O presidente da organização, José Jorge Costa Pina, defende ser premente e necessário ter este estabelecimento de ensino e formação na região sul de Cabo Verde, para responder às demandas de milhares de jovens e qualificar quadros do sector marítimo e portuário nas ilhas mais a sul.

DOCAS DO CEARÁ, BRASIL

Acção educacional no Terminal Marítimo de Passageiros

Visando incentivar o interesse da novíssima geração, o Terminal Marítimo de Passageiros - TMP foi palco de um pic-nic realizado através de uma parceria entre Companhia Docas do Ceará e Instituto Montessori Bilingue.
Crianças da idade entre 2 a 4 anos, acompanhadas de seus mestres e orientadores, desenvolveram dentro da área do TMP actividades educativas, seguindo um dos tópicos da educação aplicada pelo Instituto

BRASIL

Universitários do Arkansas visitam o Porto do Recife

Uma turma de catorze alunos de MBA da Sam M. Walton College of Business - da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos - visitaram o Porto do Recife. Os estudantes integram o programa "Study Abroad in Brazil: International Business and Economic Perspectives.

PORTUGAL

Acordo internacional prevê que ENIDH receba 40 alunos do Panamá no futuro

De acordo com informações prestadas pelo gabinete do Ministério do Mar, as reuniões bilaterais ocorridas no Panamá, entre a Ministra do Mar portuguesa, o seu homólogo panamiano Jorge Pitty e também Pedro Roy, Ministro do Canal do Panamá, resultaram num acordo que prevê "a frequência de 40 alunos panamianos na Escola Náutica Infante D. Henrique", num contexto de intercâmbio pedagógico e de reforço da formação.

1.º Seminário Lusófono do Assinalamento Marítimo

A Direcção de Faróis promoveu a realização do 1º Seminário Lusófono do Assinalamento Marítimo, em colaboração com a “International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities” (IALA) e a “International Hydrographic Organization” (IHO), em Lisboa.

O seminário, onde estiveram representados todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), teve como principal objetivo promover a segurança da navegação, através do desenvolvimento das capacidades de assinalamento marítimo em águas Portuguesas e dos países lusófonos, associando cooperativamente as entidades nacionais competentes.

PARANÁ, BRASIL

Projeto Porto Escola será ampliado e vai atender alunos das ilhas e comunidades rurais

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai ampliar o alcance do Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade, em 2016. Desde 25 de fevereiro, três mil alunos de 113 turmas da rede municipal de Paranaguá passarão a conhecer as instalações do Porto durante o ano letivo. Outra novidade, além da ampliação, é que alunos das escolas rurais e das escolas das Ilhas localizadas na baía de Paranaguá também poderão visitar o Porto.

FORTALEZA, BRASIL

Terminal Marítimo de Passageiros palco para aula prática de oceanografia da UFC

O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) recebeu os alunos da Universidade Federal do Ceará para uma aula de campo da disciplina de Erosão e Proteção Costeira do Curso de Oceanografia. O objetivo era apresentar e discutir os tipos de obras realizadas na orla tais como portos, marinas, molhe, espigões e suas consequências.

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Codesp entrega certificados de curso de Oceanografia

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) promoveu a entrega de certificados para colaboradores da empresa e convidados que participaram do curso de extensão universitária “Noções de Oceanografia”, ministrado, in company, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). O curso aconteceu entre agosto e setembro de 2015.

DIA DO MARINHEIRO

«Soamar Portugal» promove concurso

O Dia do Marinheiro é celebrado anualmente a 13 de dezembro. A data homenageia a digna e honrosa profissão de marinheiro. Para assinalar este dia, a A SOAMAR Portugal promove um concurso aberto a todos.

Formandos de Gestão Portuária da Fernave visitam o Porto de Lisboa

No âmbito do curso de especialização em gestão portuária da Fernave, o Porto de Lisboa acolheu um grupo de formandos, constituído por quadros técnicos e profissionais ligados ao transporte marítimo e atividades portuárias, oriundos de Portugal e Cabo Verde.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família