Início > FORMAÇÃO

BRASIL

Simulador de manobras de navios concorre a prémio de inovação

A Escola Politécnica (Poli) da USP é uma das finalistas no Prémio ANP de Inovação Tecnológica 2016, com o projecto do Simulador Marítimo Hidroviário (SMH). Promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a iniciativa tem por objetivo reconhecer e premiar tecnologias inovadoras, que tenham aplicabilidade nas indústrias dos sectores representados, e que foram desenvolvidas por instituições de ciência e tecnologia e empresas brasileiras.

PORTO DE FORTALEZA, BRASIL

Visita Institucional da Universidade Federal do Ceará

30 alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará - UFC, da disciplina de Introdução à Arquitetura e Urbanismo, realizaram uma Visita Institucional ao Terminal Marítimo de Passageiros aos cuidados do Professor Arquiteto Romeu Duarte. A visita contou também com a presença de arquitetos da Architectus, empresa responsável pelo projeto do Terminal Marítimo de Passageiros - TMP.

CABO VERDE

Pró-Praia exige Escola do Mar na região sul

A liderança da Associação para o Desenvolvimento da Praia (Pró-Praia) quer que o governo de Ulisses Correia e Silva crie, na capital, à semelhança da que existe em São Vicente, uma Escola do Mar para servir as ilhas de Sotavento – Santiago, Fogo, Brava e Maio. O presidente da organização, José Jorge Costa Pina, defende ser premente e necessário ter este estabelecimento de ensino e formação na região sul de Cabo Verde, para responder às demandas de milhares de jovens e qualificar quadros do sector marítimo e portuário nas ilhas mais a sul.

DOCAS DO CEARÁ, BRASIL

Acção educacional no Terminal Marítimo de Passageiros

Visando incentivar o interesse da novíssima geração, o Terminal Marítimo de Passageiros - TMP foi palco de um pic-nic realizado através de uma parceria entre Companhia Docas do Ceará e Instituto Montessori Bilingue.
Crianças da idade entre 2 a 4 anos, acompanhadas de seus mestres e orientadores, desenvolveram dentro da área do TMP actividades educativas, seguindo um dos tópicos da educação aplicada pelo Instituto

BRASIL

Universitários do Arkansas visitam o Porto do Recife

Uma turma de catorze alunos de MBA da Sam M. Walton College of Business - da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos - visitaram o Porto do Recife. Os estudantes integram o programa "Study Abroad in Brazil: International Business and Economic Perspectives.

PORTUGAL

Acordo internacional prevê que ENIDH receba 40 alunos do Panamá no futuro

De acordo com informações prestadas pelo gabinete do Ministério do Mar, as reuniões bilaterais ocorridas no Panamá, entre a Ministra do Mar portuguesa, o seu homólogo panamiano Jorge Pitty e também Pedro Roy, Ministro do Canal do Panamá, resultaram num acordo que prevê "a frequência de 40 alunos panamianos na Escola Náutica Infante D. Henrique", num contexto de intercâmbio pedagógico e de reforço da formação.

1.º Seminário Lusófono do Assinalamento Marítimo

A Direcção de Faróis promoveu a realização do 1º Seminário Lusófono do Assinalamento Marítimo, em colaboração com a “International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities” (IALA) e a “International Hydrographic Organization” (IHO), em Lisboa.

O seminário, onde estiveram representados todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), teve como principal objetivo promover a segurança da navegação, através do desenvolvimento das capacidades de assinalamento marítimo em águas Portuguesas e dos países lusófonos, associando cooperativamente as entidades nacionais competentes.

PARANÁ, BRASIL

Projeto Porto Escola será ampliado e vai atender alunos das ilhas e comunidades rurais

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai ampliar o alcance do Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade, em 2016. Desde 25 de fevereiro, três mil alunos de 113 turmas da rede municipal de Paranaguá passarão a conhecer as instalações do Porto durante o ano letivo. Outra novidade, além da ampliação, é que alunos das escolas rurais e das escolas das Ilhas localizadas na baía de Paranaguá também poderão visitar o Porto.

FORTALEZA, BRASIL

Terminal Marítimo de Passageiros palco para aula prática de oceanografia da UFC

O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) recebeu os alunos da Universidade Federal do Ceará para uma aula de campo da disciplina de Erosão e Proteção Costeira do Curso de Oceanografia. O objetivo era apresentar e discutir os tipos de obras realizadas na orla tais como portos, marinas, molhe, espigões e suas consequências.

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Codesp entrega certificados de curso de Oceanografia

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) promoveu a entrega de certificados para colaboradores da empresa e convidados que participaram do curso de extensão universitária “Noções de Oceanografia”, ministrado, in company, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). O curso aconteceu entre agosto e setembro de 2015.

DIA DO MARINHEIRO

«Soamar Portugal» promove concurso

O Dia do Marinheiro é celebrado anualmente a 13 de dezembro. A data homenageia a digna e honrosa profissão de marinheiro. Para assinalar este dia, a A SOAMAR Portugal promove um concurso aberto a todos.

Formandos de Gestão Portuária da Fernave visitam o Porto de Lisboa

No âmbito do curso de especialização em gestão portuária da Fernave, o Porto de Lisboa acolheu um grupo de formandos, constituído por quadros técnicos e profissionais ligados ao transporte marítimo e atividades portuárias, oriundos de Portugal e Cabo Verde.

II CIDESPORT

De 2 a 4 de Dezembro, em Florianópolis, Brasil

A Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) promove, de 2 a 4 de Dezembro do corrente ano o II CIDESPORT, Congresso Internacional de Desempenho Portuário. A primeira edição do evento decorreu na Universidade de Valencia (Espanha), em 2009, tendo como foco a gestão estratégica das finanças e dos custos portuários.

PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA, NO BRASIL

Mais de mil crianças já passaram pelo Porto Escola

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) atingiu a marca de 1.100 crianças atendidas pelo Projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade. Lançado no final do mês de abril, o projeto ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do Estado e do país.

MARROCOS, 16 E 17 DE SETEMBRO

Port Finance International Casablanca 2015

Quarta e quinta-feira decorre em Casablanca, Marrocos, o Port Finance International Casablanca 2015. A organização está a cargo da Port Finance International.

AVEIRO, PORTUGAL

ISCIA forma novos especialistas em Gestão Portuária

António Eusébio, advogado do porto de Porto Amboim, Angola; Lara Mendes, advogada Brasileira; Filomeno Silva, quadro superior do Ministério dos Transportes - Instituto Marítimo e Portuário de Angola e Donaciano Gomes, Presidente do Instituto de Defesa Nacional da República Democrática de Timor-Leste, são os mais recentes Mestres estrangeiros em Gestão Portuária formados pelo ISCIA.

ISCIA

Mestrado em gestão portuária aborda realidade do Porto de Amboim

António Eusébio apresentou, no ISCIA, a sua dissertação para conclusão do Mestrado em Gestão Portuária, formação que também convalida a Pós-graduação em Direito Marítimo. Sob a orientação de Eduardo Martins, docente coordenador no ISCIA, o novo Mestre em Gestão Portuária baseou o seu trabalho no tema "Porto do Amboim em Porto Amboim: Um olhar estratégico para o mar e para a terra".

BRASIL

Estudantes de São Gonçalo do Amarante visitam instalações do Porto de Fortaleza

Os estudantes do curso Técnico em Administração da Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, participaram de aula de campo nas instalações do Porto de Fortaleza. Antes de visualizarem as operações de carga e descarga de mercadorias, assistiram a uma palestra do engenheiro Joaquim Bento, assessor da Diretoria de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC).

BRASIL

OGMO Fortaleza inscreve para curso gratuito sobre o SISCOMEX

Aos interessados em aprender um pouco mais sobre temas que circundam a atividade portuária, o Órgão Gestor da Mão de Obra (OGMO Fortaleza) divulgou agenda de cursos gratuitos ofertados pela Federação de Estudos do Mar (FEMAR).

PORTO DO RECIFE, BRASIL

Universitários visitam Terminal Marítimo

Cerca de 30 alunos dos 9º e 10º períodos, do curso de Engenharia Civil da UFPE, visitaram o Porto do Recife, acompanhados do ex-presidente da empresa e professor Fernando Jordão. A disciplina de Portos é obrigatória no curso e os alunos tiveram a chance de visualizar “in loco” parte da prática repassada em sala de aula. Os universitários acompanharam a logística e operação dos navios, também, discutiram sobre as obras existentes na área e entenderam como funciona o Terminal Marítimo de Passageiros.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família