Início > EDUCARE

CABO VERDE

ENAPOR junta-se à Vivo Energy para assinalar Dia da Segurança

A Direcção do porto de Porto Novo, em parceria com a VIVO ENERGY e a empresa SILMAC realizaram uma formação sob o tema “Trabalhar em Segurança”, no âmbito do Safety Day da VIVO ENERGY.

Com foco na prevenção para evitar a ocorrência de incidentes, foram realizadas ainda aulas práticas de combate a incêndio e manuseio de extintores.

QUINTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO

Webinar «Novos combustíveis marítimos»

  Portos e Navios promove A 17 de setembro (quinta-feira), às 17h, o webinar "Novos combustíveis marítimos".
As transformações no transporte marítimo mundial são constantes e o desenvolvimento de novos combustíveis é motivo de atenção das empresas do setor. Os desafios para implantação de novos combustíveis para a navegação demandam inovação e tecnologia para motores de navios e embarcações.

PORTUGAL

VISITA DO CONSELHEIRO ECONÓMICO E CULTURAL DA EMBAIXADA DA COSTA DO MARFIM À ENIDH

No dia 21 de julho, o Conselheiro Económico e Cultural da Embaixada da Costa do Marfim em Lisboa, Marcellin N'DJOMON efetuou uma visita de trabalho à ENIDH. O visitante foi recebido pela Direção da Escola, tendo-se seguidamente realizado uma reunião de trabalho para análise da cooperação da ENIDH com a escola de formação marítima da Costa do Marfim. No final, efetuou-se a habitual visita aos laboratórios e simuladores da ENIDH.

BRASIL

Universidade do Mar em Paquetá

No Arquipélago de Paquetá e em Brocoió será instalada a futura Universidade do Mar, um Centro de Pesquisas Marinha e Oceanográfica da Baía de Guanabara.

O projeto foi elaborado e proposto em parceria pelo Movimento Baía Viva, a Morena (Associação de Moradores da Ilha de Paquetá) e a Faculdade de Oceanografia da UERJ que objetiva o desenvolvimento das áreas de Ensino, Pesquisa e de Extensão universitária, e encontra-se em análise no âmbito da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia (SECTI).

RIO DE JANEIRO, BRASIL

CDRJ capacita guardas portuários para uso de drones

O I Curso de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (I COARP/GPORT), promovido pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), capacitou 17 guardas portuários. O treinamento, organizado pela Superintendência da Guarda Portuária junto com a Gerência de Gestão de Carreiras da companhia, aconteceu entre os dias 03 e 07 de fevereiro, no Centro de Instrução e Treinamento da Guarda Portuária, em Itaguaí.

LUANDA, ANGOLA

Cefopescas cria expectativas aos jovens do Belas

A entrada em funcionamento do Instituto Politécnico de Pescas (Cefopescas), está a criar muita expectativa no seio da juventude do município de Belas , em Luanda, face à sua importância para o desenvolvimento da actividade pesqueira na região.

Pelo menos 300 pescadores artesanais localizados nos distritos dos Ramiros, Morro dos Veados e da comuna da Barra do Kwanza, esperam beneficiar da formação nas diversas especialidades e melhorar o desempenho da actividade.

ANGOLA

Instituto das Pescas tem mais de 300 vagas para 2020

303 é o número de vagas disponíveis no Instituto Politécnico das Pescas (Cefopecas) para o ano lectivo 2020, que começa em Fevereiro próximo, assegurou, em Luanda, a directora-geral da instituição afecta ao Ministério das Pescas e do Mar, Apolónia Gomes.

Desse número de vagas, 105 estão reservadas para estudantes internos (em regime de internato), número que poderá aumentar ao longo dos anos lectivos.

BRASIL

Superintendência do Porto de Itajaí e UNIVALI realizam II Seminário Relação Porto e Cidade

A Superintendência do Porto de Itajaí (SPI) e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) realizaram a II edição do Seminário Relação Porto e Cidade. O evento faz parte das atividades de Comunicação Social do Porto de Itajaí e tem como objetivo apresentar à comunidade os projetos da Autoridade Portuária e o programa de monitoramento desenvolvido pela UNIVALI.

PRINCIPAIS «HUB PORTS» DA AMÉRICA LATINA E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA MUNDIAL DOS MODAIS DE TRANSPORTE

Palestra proferida por Adalmir José de Souza

A convite do Prof. Distinto Dr. Carlos Guedes, presidente do CENTEC – Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica do IST – Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, o Prof. Engenheiro DEA Adalmir José de Souza, diretor-geral do NEDIN – Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da UFF – Universidade Federal Fluminense apresentou no dia 26 de novembro no Pavilhão Central do IST, a palestra: Principais “Hub ports” da América Latina e a Evolução Tecnológica mundial dos modais de transporte.

ENAPOR capacita colaboradores com formação em Legislação Laboral Cabo-Verdiana

A formação tem como objectivo fundamental dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas teóricas e práticas que lhes permitem melhorar o desempenho nas suas actividades profissionais, como sendo o cumprimento das suas obrigações e exercício dos seus direitos.

CABO VERDE

Em parceria com a CCAD, Porto da Praia promove encontro de socialização da nova Lei do Álcool

A palestra aconteceu no Porto da Praia, e foi ministrada por Raquel Lopes Estrela, da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas - CCAD. A iniciativa visa divulgar e socializar a nova lei aprovada em Fevereiro de 2019 e que entrará em vigor em Outubro.

Esta acção pretende incentivar os trabalhadores a divulgarem a legislação junto da comunidade em geral e orientar os gestores no sentido de desenvolver e implementar programas de assistência ao trabalhador, direccionados para a saúde.

Os bodiões coloridos

Os peixes do género Thalassoma são conhecidos como bodiões coloridos em diversos pontos o mundo. Com 28 espécies catalogadas, estes peixes são marcados pela grande variação de cores que possuem no corpo.

Uma das espécies mais conhecidas do género é a ‘Thalassoma lunare’, conhecida internacionalmente como banana wrasse. Os peixes jovens são azuis na metade inferior do corpo e possuem um ponto preto no meio da barbatana dorsal e nadadeira caudal.

A PARTIR DE AGOSTO

Maior livraria flutuante do mundo vai atracar em cinco cidades brasileiras

A maior livraria flutuante do mundo vai atracar em portos brasileiros, com mais de 5 mil livros a bordo. A partir de Agosto, o Logos Hope passará pelos municípios de Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador e Belém, respectivamente.

Ao atracar nos portos, a proposta é promover projectos sociais e de ajuda humanitária com apoio de 400 voluntários. Segundo a empresa alemã GBA Ships, responsável pelo navio, pelo menos 47 milhões de pessoas em 150 países já subiram à embarcação em quase quatro décadas de actuação.

BAHIA, BRASIL

Estudantes de Ciências Biológicas conhecem programa ambiental da Codeba

Para conhecer os trabalhos ambientais desenvolvidos pela Codeba, alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica do Salvador (UCSal), visitaram o Porto de Salvador. A atividade faz parte do Programa “A Escola vai ao Porto”, realizado pela instituição, para fortalecer o relacionamento com a sociedade, onde estão localizados os Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus.

CABO VERDE

ENAPOR disponibiliza 125 vagas de estágio profissional

A iniciativa enquadra-se no programa PEPE do Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP. São 125 vagas de estágio profissional em diversas áreas como Serviços de Recursos Humanos; Serviços Financeiros; Departamento de Manutenção; Departamento de Engenharia e Equipamentos; Departamento de Navios; Departamento de Segurança e Ambiente, etc.

CABO VERDE

ENAPOR promove acção de Teambuilding para reforçar coesão da empresa

O objetivo desta iniciativa é melhorar a comunicação, reforçar coesão da empresa e fomentar uma atitude mais positiva. A acção de formação visa motivar os colaboradores, fomentando o espírito de equipa com vista a melhorar o ambiente de trabalho, o desempenho e a produtividade dos colaboradores.

DGRM MINISTRA FORMAÇÃO A INSPECTORES DAS PESCAS DE MOÇAMBIQUE

No âmbito da cooperação protocolada entre o Ministério do Mar de Portugal e o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas de Moçambique, está a decorrer na DGRM um curso de formação a inspetores moçambicanos das pescas, permitindo assim a intensificação das relações de cooperação entre os dois países, que agora abrange a área das pescas mas que tem vindo a decorrer em diversas áreas relacionadas com o Mar.

Formanda moçambicana do iPROF visita Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu a visita de Rute David dos Reis, uma formanda moçambicana de um organismo tutelado pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas de Moçambique, no âmbito de uma acção de formação na área marítima realizada pelo iPROF – Instituto de Formação Profissional.

MINISTRADO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Curso «PLANEAMENTO E LOGÍSTICA PORTUÁRIA» cumpriu os objectivos

O Curso "Planeamento e Logística Portuária", organizado pelo CITTA - Centro de Investigação em Território, Transportes e Ambiente - e realizado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra nos dias 13 e 14 de março integra o plano de Actividades do NEDIN- Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da Universidade Federal Fluminense - UFF, denominado RETECUPI - Rede Temática de Cursos Profissionais de Curta Duração - que é uma rede em parceria com a América Latina e a Comunidade Econômica Europeia.

A 13 E 14 DE MARÇO, NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Curso «PLANEAMENTO E LOGÍSTICA PORTUÁRIA»

A 13 e 14 de Março, a Universidade de Coimbra promove o Curso "Planeamento e Logística Portuária", a ser ministrado por Adalmir José de Souza.
Divulgamos o programa, assim como breves notas curriculares do renomado especialista que o irá ministrar.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família