Início > Biblos

MOÇAMBIQUE

Livro de Tarifas dos Portos e Terminais Oceânicos do CFM para 2019

A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – E.P. (CFM), disponibiliza online a versão do Livro de Tarifas dos Portos e Terminais Oceânicos que deverá vigorar em todo o exercício económico de 2019, com efeitos a partir de 1 de Abril.

LIVRO LANÇADO EM SÃO PAULO, BRASIL

O Valor do Mar | Uma Visão Integrada dos Recursos do Oceano do Brasil

No dia 5 de Dezembro, na Livraria Cultura, em S. Paulo, no Brasil, foi apresentado, pelos autores Rogerio Ruschel (Essential Idea Editora), André Beirão (Marinha do Brasil) e Miguel Marques (PwC), o livro ”O Valor do Mar – Uma Visão Integrada dos Recursos do Oceano do Brasil”, obra lançada pela Essential Idea Editora, retratando a situação do mar no Brasil, em atividades como portos e logística, transportes, indústria naval, energia, petróleo e gás, pesca e aquicultura e meio ambiente e evidencia a relevância do mar (e dos rios) na cultura brasileira como fonte de lendas e tradições, na culinária, desportos, turismo e no nosso quotidiano.

ALMA DE PORTUÁRIO

Livro regista a História do Porto de Vitória, no Brasil

A História do Porto de Vitória e o desenvolvimento da atividade portuária na costa capixaba são temas do livro Alma de Portuário, uma publicação da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA). A edição com 1.000 exemplares ficou pronta e ainda não tem data de lançamento. Com 300 páginas e inúmeras fotos (algumas preciosidades), a obra foi escrita pelo funcionário da CODESA, jornalista e escritor José Carlos Mattedi.

Profissionais do sector portuário indicam livros para este Natal

2018 promete um cenário mais positivo no Porto de Santos do que o enfrentado neste, mas ainda haverá vários desafios a serem superados. A busca por uma maior eficiência e pela redução de custos continuará como prioridade, ao lado do desenvolvimento de novos negócios e de soluções logísticas para otimizar as atividades de transporte.

Para atingir essas metas, novos conhecimentos são estratégicos. E eles podem ser encontrados nos livros apresentados nesta reportagem. Essas edições, nacionais ou estrangeiras, são sugeridas por lideranças empresariais, especialistas e autoridades do complexo marítimo, que procuraram identificar qual o conhecimento que deve ser adquirido para melhor enfrentar os obstáculos do novo ano e, claro, vencê-los.

MANUEL CORREIA DE BARROS

A Segurança no Golfo da Guiné: Uma Visão Marítima Angolana

Por muito que em África não se sinta, se despreze ou se tente esconder a importância do Oceano Atlântico, para a vida actual e futura dos países africanos, a realidade é completamente diferente. As suas potencialidades, os perigos e as dificuldades devem ser conhecidos, enfrentados e vencidos. “No seguimento de várias iniciativas nacionais, regionais e internacionais, a quantidade de informação disponível sobre os oceanos e as zonas costeiras de África aumentou nestes últimos anos. [...] Mas falta ainda muito para gerar dados e informações em quantidade suficiente, e para analisar estes dados e preparar os produtos necessários a uma gestão integrada e durável do ambiente e dos recursos marinhos e costeiros”.

A Estratégia Marítima Integrada de África 2050 | Uma nova dimensão para a Segurança Marítima Africana

Os oceanos, mares e as águas lagunares ou afluentes interiores da África estão atualmente sob uma enorme pressão social, política e económica, pois constituem fonte de subsistência para muitos milhões de africanos e são um recurso vital para muitos milhares. Ao longo dos tempos, muitos agregados familiares vêm exercendo atividades económicas e comerciais no, agora, designado “Domínio Marítimo de África” (DMA), constituindo importante fonte de recursos para a economia local, regional e com reflexos na economia global.

Dimensão Marítima da Segurança no Atlântico: Desafios e Oportunidades para os Países da CPLP

Sugestão de leitura: "Dimensão Marítima da Segurança no Atlântico: Desafios e Oportunidades para os Países da CPLP", artigo da autoria de Armando Jorge Pereira Lourenço, publicado na revista "idn nação e defesa" , n.º 128, do Instituto de Defesa Nacional (Portugal).

A Segurança Marítima no Seio da CPLP: Contributos para uma Estratégia nos Mares da Lusofonia

Sugestão de leitura: "A Segurança Marítima no Seio da CPLP: Contributos para uma Estratégia nos Mares da Lusofonia", artigo da autoria de Luís Manuel Brás Bernardino, publicado na revista "idn nação e defesa" , n.º 128, do Instituto de Defesa Nacional (Portugal).

CABO VERDE

Maior livraria flutuante do Mundo está no Porto da Praia

O navio Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo, encontra-se atracado no Porto da Praia, onde espera receber 20 mil visitas, durante seis dias. De Santiago, o Logos Hope zarpa para São Vicente onde fará uma escala de 10 a 13 deste mês. No porto do Mindelo espera receber 10 mil visitas, nos quatro dias de escala.

Esta é a primeira vez que o Logos Hope atraca em portos de Cabo Verde, 16 anos após o Logos II, o navio-irmão, ter feito escala no arquipélago.

BRASIL

Newsletter da ABEPH

Já se encontra disponível a newsletter n.º3 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO

Maior livraria flutuante do mundo faz escala em Cabo Verde

O Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo, faz escala nos dois principais portos de Cabo Verde em Novembro, para compartilhar as suas histórias e vender livros dos mais variados temas a preços acessíveis. Segundo informação disponibilizada no site oficial, o navio chega a Cabo Verde no dia 1 de novembro para fazer uma escala de nove dias no Porto da Praia.

2.ª edição do Guia para investir nos PALOP

No âmbito da celebração do 7.º aniversário do Legis-PALOP foi lançada a 2.ª edição do Guia para investir nos PALOP. Introduzem-se alterações resultantes da produção legislativa ocorrida nos PALOP desde julho de 2013, data da 1.ª Edição, até 31 de março de 2016, mantendo-se a estrutura inicial do Guia, composta por nove capítulos.

O Conselho da Diáspora na «PortugalGlobal»

O Conselho da Diáspora Portuguesa está em destaque na edição de março de 2016 da revista 'PortugalGlobal' da Aicep Portugal Global sobre o tema «O Empreendedorismo da Diáspora Portuguesa».
Filipe de Botton, em entrevista, salienta o relevante crescimento, em poucos anos da Rede de Conselheiros, cuja área de influência abrange diversas geografias e vários sectores de actividade.

Obras de Direito Marítimo

A Editora Almedina, em colaboração com o “Centro de Direito Marítimo e dos Transportes” da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, de 2005 a esta parte tem vindo a editar um conjunto de interessantes obras relativas ao Direito Marítimo e da Logística dos Transportes.

CPLP em números - 2015

Na VI Conferência Estatística da CPLP-Comunidade de Países de Língua Portuguesa, em Díli, de 8 a 10 de junho de 2015, foi aprovada por unanimidade a edição de uma brochura bilingue (português e inglês), de periodicidade bienal, intitulada “CPLP em Números”, tendo em vista disponibilizar indicadores relevantes relativos aos países lusófonos, procurando, deste modo, traçar o seu retrato demográfico e socioeconómico.

BRASIL

Portuários santistas lançam livro sobre o papel dos ship planners na logística

Está sendo lançado pela editora Comunicar o livro “Ship Planner – Planejamento Operacional”. Escrito por portuários do porto de Santos, a obra detalha as funções do planejador de navio ou ship planner. Dividida em nove capítulos, a publicação é dedicada aos trabalhadores do setor portuário e aos interessados em ampliar os conhecimentos de gestão dos portos.

FERNANDO PESSOA

Olhando o mar, sonho sem ter de quê

Olhando o mar, sonho sem ter de quê.
Nada no mar, salvo o ser mar, se vê.
Mas de se nada ver quanto a alma sonha!
De que me servem a verdade e a fé?

Transportes em Revista distribuída em Angola

A Transportes em Revista (TR) passou a ser distribuída já este mês em território angolano. A distribuição está a cargo de um parceiro local, especializado na gestão de assinaturas de revistas nacionais e internacionais. Ao marcar presença em Angola, a TR pretende alargar o seu público-alvo e assim entrar num sector que está em claro crescimento.

Directório de empresas exportadoras portuguesas em quatro línguas

A AEP - Associação Empresarial de Portugal tem disponível versões em Russo e Mandarim da mais recente edição do seu Diretório de empresas exportadoras portuguesas, agora disponível em quatro idiomas, que os seus promotores pretendem afirmar como um “agregador multissectorial para a internacionalização”.

LIVRO

Fotos de embarcações típicas e raras do Brasil

O Brasil é dono de uma das maiores diversidades de embarcações do mundo, mesmo após boa parte delas desaparecerem com o tempo. Carpinteiros navais, com suas mãos habilidosas, ainda são os principais responsáveis por não deixar esse patrimônio cultural sumir.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família