Início > Biblos

Transportes em Revista distribuída em Angola

A Transportes em Revista (TR) passou a ser distribuída já este mês em território angolano. A distribuição está a cargo de um parceiro local, especializado na gestão de assinaturas de revistas nacionais e internacionais. Ao marcar presença em Angola, a TR pretende alargar o seu público-alvo e assim entrar num sector que está em claro crescimento.

Directório de empresas exportadoras portuguesas em quatro línguas

A AEP - Associação Empresarial de Portugal tem disponível versões em Russo e Mandarim da mais recente edição do seu Diretório de empresas exportadoras portuguesas, agora disponível em quatro idiomas, que os seus promotores pretendem afirmar como um “agregador multissectorial para a internacionalização”.

LIVRO

Fotos de embarcações típicas e raras do Brasil

O Brasil é dono de uma das maiores diversidades de embarcações do mundo, mesmo após boa parte delas desaparecerem com o tempo. Carpinteiros navais, com suas mãos habilidosas, ainda são os principais responsáveis por não deixar esse patrimônio cultural sumir.

PORTUGAL

Site da Universidade de Aveiro permite ler na net mais de 2500 livros sobre África e Oriente

A Universidade de Aveiro, através do projeto “Memória de África e do Oriente”, tem já online mais de 2500 obras, referentes à história dos países de Língua Portuguesa, durante a administração colonial.

Investir em mercados emergentes

China já está entre os 10 países para onde Portugal mais exporta |Conheça os 10 mercados com maior potencial para as empresas portuguesas | Os negócios das empresas dos PSI 20 nos mercados emergentes | 11 casos de sucesso de empresas que não tiveram medo de arriscar.

A Força Feminina nos Portos

A força feminina nos portos é o destaque da edição n.º 91 da revista brasileira "Conexão Marítima":a rotina nos portos brasileiros vem ficando cada vez mais charmosa nos últimos anos. Mulheres superam preconceito ao conquistar reconhecimento no mercado de trabalho.

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ, BRASIL

Consulte os boletins informativos da empresa

A Companhia Docas do Pará disponibiliza, no seu portal, os boletins informativos que edita com regularidade. As edições podem ser consultadas online e também descarregadas em pdf. São três dezenas de informativos à sua disponibilidade, desde Dezembro de 2008.

LIVRO DE GONÇALO M. TAVARES

Uma Viagem à Índia

O autor de “Uma Viagem à Índia”, Gonçalo M. Tavares, conta que a ideia desta obra “partiu da ideia de responsabilidade em relação ao passado”. Acrescentando que, para si, “o que diferencia o homem e o bicho é esta capacidade de memória das gerações anteriores". "Esta ideia de conservar a memória”, precisou.
Admitiu a “aproximação amorosa” em relação a 'Os Lusíadas' e acrescenta que deseja “deixar sinais para gerações futuras”.

MAP - MAGAZINE DE ANTECIPAÇÃO POLÍTICA

Especial Euro-BRICS - em português

O último número do Magazine de Antecipação Política (MAP) já está disponível em português. Esta edição é dedicada ao futuro das relações Euro-BRICS, e conta com contribuições de académicos e pensadores oriundos destes dois grupos de países. Para além das línguas habituais - inglês, francês, espanhol e alemão - este número será publicado nos idiomas dos BRICS.

Análises histórico-sociais dos torna-viagens a partir da literatura portuguesa oitocentista

Este texto versa sobre a emigração portuguesa rumo ao Brasil e seus retornados “brasileiros” durante a segunda metade do século XIX e início do século XX. Partindo de análises históricas de obras literárias portuguesas referentes ao período mencionado, tenta-se perceber os motivos do desterro, do retorno, o perfil dos torna-viagem e algumas consequências económicas e culturais desses processos. Duas obras, com pontos de vista bem distintos em relação aos regressados, são enfatizadas neste estudo: A brasileira de Prazins, de Camilo Castelo Branco e O brasileiro Soares, de Luiz de Magalhães.

MOÇAMBIQUE

Perfil Corporativo dos CFM

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, CFM – E.P., associada da APLOP, disponibiliza, no seu portal renovado, uma nova edição do Corporate Profile. Publicação que urgia, atendendo a que a anterior edição datava de 2001.
Aceda aqui ao documento (formato pdf, 33 páginas)
 

BRASIL

História do Porto de S. Francisco do Sul contada em livro

Após três anos de pesquisas em livros, documentos, jornais antigos e mais de 60 entrevistas foi finalmente lançado o livro “História do Porto de São Francisco do Sul”. A ideia da criação do livro, “História do Porto de São Francisco do Sul” surgiu do interesse da Administração do Porto – APSFS, com base numa obra anterior “São Francisco do Sul 500 Anos – Construções Históricas”, realizada em comemoração do meio milénio de descobrimento de São Francisco do Sul.

SUGESTÃO DE LEITURA

«A Geometria dos Mares»

O livro “A Geometria dos Mares” (Ciência Moderna), tem como fio narrativo diálogos entre uma criança e seu tio, enquanto viajam num transatlântico, transmitindo noções de geometria dos espaços curvos aplicadas à navegação.

Conheça a Convenção STCW

A Convenção STCW (Standards of Training and Certification Watchkeeping Convention) estabelece padrões internacionais para o treino dos marítimos, emissão de certificados de qualificação para funções a bordo e no serviço de quarto em navios.

INFORMATIVO DOS PORTOS

Edição 151 disponível online

Já se encontra disponível online o n.º 151 da revista brasileira "Informativo dos Portos". A edição, com 70 páginas, pode ser consultada aqui.

CIDADE COM VOCAÇÃO MARÍTIMA | TESE DE MESTRADO

Centro Histórico da Cidade do Mindelo

Tese de mestrado de Albertino Martins que tem como domínio científico principal a História e o Património, versando o Centro Histórico da Cidade do Mindelo, particularmente, o Património edificado no início da exploração do Porto Grande, enquanto base de apoio à navegação marítima e seus reflexos no desenvolvimento. Em linhas gerais, constitui-se de uma breve análise do contexto histórico que permite o povoamento e define o quadro sócio económico da cidade do Mindelo, para depois se centrar na caracterização do património cultural, na forma de conjuntos arquitectónicos urbanos e edificações com valor históricocultural, inerentes à vocação marítima da cidade do Mindelo.

ÁGUAS TRANSFRONTEIRIÇAS E TRANSNACIONAIS:

As Nações e o uso interdependente da Água

A água doce superficial e subterrânea é compartilhada entre países vizinhos e circunvizinhos, o que impõe a necessária cooperação na gestão dos recursos hídricos interdependentes. A conversão em activo económico acaba por sujeitar nações vizinhas a disputas pela água doce. A água doce presente nas calotas polares e a água do mar passam a ser consideradas como fontes alternativas, apesar das limitações de utilização enquanto reservas hídricas supranacionais. Diante desse contexto de potencial conflito e da necessidade de conservação do meio ambiente são formulados diversos princípios, teorias e instrumentos internacionais aplicados à questão hídrica.

EDIÇÃO DO IDN

«O Mar no Espaço da CPLP»

O IDN - Instituto da Defesa Nacional (Portugal), publicou o livro nº 128 da Nação e Defesa, intitulado 'O Mar no Espaço da CPLP', que aborda a importância do mar no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os contributos resultam, em parte, de comunicações apresentadas no âmbito da conferência internacional “África e o Mar no Século XXI”, que decorreu entre 27 e 28 de Maio de 2010, organizada pelo Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL).
 

Moçambique e Portugal fortalecem relações bilaterais

"Moçambique e Portugal fortalecem relações bilaterais" é um suplemento de 16 páginas publicado pelo jornal moçambicano "O País". Para ler aqui.

GLOBALIZAÇÃO

O mundo não é plano

Poucos debates são tão propícios a clichés e frases feitas como a discussão sobre as causas e os efeitos da globalização. Aliás, dizer que o mundo está “cada vez mais globalizado” é repetir um dos maiores lugares-comuns das últimas décadas. O que é afinal a globalização?

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012
em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =