Início > APLOP em foco

APLOP defende fim de barreiras alfandegárias na CPLP

O Presidente da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) considerou esta sexta-feira em Maputo as barreiras alfandegárias um entrave às relações comerciais entre os países lusófonos, defendendo que devem ser removidas para o desenvolvimento dos negócios na CPLP.

TEM INÍCIO HOJE EM MAPUTO, MOÇAMBIQUE

VIII Congresso da APLOP

A Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP) dá início, esta quinta-feira, ao seu VIII Congresso. A decorrer em Maputo, a reunião magna prolonga-se para sexta-feira.
Depois de anteriores encontros em Lisboa, no Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda e Lobito, cabe agora à capital moçambicana acolher os congressistas do espaço lusófono marítimo-portuário.
É a segunda vez que Maputo é escolhida para uma reunião magna da APLOP, pois já acolheu anteriormente uma Reunião Intercalar desta associação.
Nesta newsletter, revisitarmos mais alguns dos momentos altos da vida da APLOP

VIII CONGRESSO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA | MAPUTO, 26 E 27 DE MARÇO

Consulte o programa do primeiro dia

O VIII Congresso dos Portos de Língua Portuguesa realiza-se nos dias 26 e 27 de Março de 2015, no Hotel Vip Grand Maputo, em Maputo, Moçambique. Consulte o programa do primeiro dia desta reunião magna da APLOP.

Associação dos Portos de Portugal defende marca comum da lusofonia

O Presidente da Associação dos Portos de Portugal defende a criação de uma marca comum “com requisitos mínimos de qualidade” para ser usada por todos os operadores nos portos lusófonos e facilitar as trocas comerciais. Em entrevista à Lusa a propósito do VIII Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, Vitor Caldeirinha considerou que uma das medidas mais importantes para facilitar a movimentação da carga nos portos lusófonos, e assim aumentar as trocas comerciais, é “criar uma marca de qualidade que implique requisitos mínimos de qualidade e procedimentos padronizados”, a serem seguidos por clientes, carregadores e armadores e agentes de navegação”.

VIII CONGRESSO DA APLOP, MAPUTO, MOÇAMBIQUE | NOVEMBRO 2014 |

Site já disponível para consulta

Visite o hot site referente ao VIII Congresso dos Portos de Língua Portuguesa (http://congresso.aplop.org/), a decorrer em Maputo nos dias 26 e 27 de Março.
O hot site inclui informações específicas, reportando ao congresso (programa, inscrições, localização), assim como outros menus úteis para os participantes (alojamento, contactos, sugestões de visitas em Moçambique).

ADIAMENTO DO VIII CONGRESSO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Reunião Magna da APLOP passa para 17 e 18 de Março de 2015

A Direcção da APLOP acaba de anunciar o adiamento do VIII Congresso da APLOP, que estava previsto para os dias 11 e 12 de Novembro, em Maputo, Moçambique. A reunião magna da APLOP decorrerá na capital moçambicana, mas em Março do próximo ano (dias 17 e 18).

REVISITANDO A HISTÓRIA DA APLOP | FORTALEZA, BRASIL, 1 A 3 DE DEZEMBRO DE 2009

II Encontro de Portos da CPLP

O II Encontro de Portos da CPLP decorreu em Fortaleza, no Brasil, entre 1 e 3 de Dezembro de 2009. Em foco a temática “Estreitando Relações Comerciais e de Cooperação no Espaço da Lusofonia”,num encontro que se realizou no Marina Park Hotel, sob organização da SEP – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.

REVISITANDO A HISTÓRIA DA APLOP

I Encontro de Portos da CPLP | Porto de Leixões, 25 e 26 de Setembro de 2008

O Porto de Leixões e a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) organizaram, a 25 e 26 de Setembro de 2008, o "I Encontro de Portos da CPLP", sob o lema “Estreitando Relações Comerciais e de Cooperação no Espaço da Lusofonia”. O evento decorreu no Auditório Infante D. Henrique, em Leça de Palmeira.

A 11 E 12 DE NOVEMBRO, EM MAPUTO, MOÇAMBIQUE | DIVULGAMOS PROGRAMA E FICHA DE INSCRIÇÃO

APLOP realiza o seu VIII Congresso

A Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP) vai realizar o seu VIII Congresso em Maputo, nos dias 11 e 12 de Novembro.
Depois de anteriores encontros em Lisboa, no Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda e Lobito, cabe agora à capital moçambicana acolher os congressistas do espaço lusófono marítimo-portuário.
É a segunda vez que Maputo é escolhida para uma reunião magna da APLOP, pois já acolheu anteriormente uma Reunião Intercalar desta associação.

ENCONTRO INTERCALAR DA APLOP EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

Apresentação «Evolução do Transporte Marítimo e Instalações Portuárias»

Divulgamos o powerpoint de suporte àintervenção de Adalmir José de Sousa, no Encontro Intercalar da APLOPque decorreu em S. Tomé e Príncipe a 28 e 29 de Maio do corrente ano. Intervenção subordinada ao tema "Evolução do Transporte Marítimo e Instalações Portuárias".

ENCONTRO INTERCALAR EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

Intervenção do Presidente da APP

Divulgamos o powerpoint de suporte à intervenção de Vítor Caldeirinha, Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), no Encontro Intercalar da APLOPque decorreu em S. Tomé e Príncipe a 28 e 29 de Maio do corrente ano.

ENCONTRO INTERCALAR EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

APLOP orientada para a Economia

O primeiro dia da reunião intercalar da APLOP, Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, em São Tomé, contou com a presença do Primeiro Ministro do país anfitrião nos trabalhos de abertura. Estiveram presentes cerca de uma centena de especialistas e empresários dos portos de Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal. Contou ainda com a presença de representantes dos portos da Guiné Equatorial.

ENCONTRO INTERCALAR COMEÇA ESTA QUARTA-FEIRA

APLOP reunida em S. Tomé e Príncipe

A APLOP - Associação dos Portos de Língua Portuguesa , leva a efeito estas quarta e quinta-feira, 28 e 29 de Maio o seu “Encontro de Portos Intercalar” anual, desta feita em S. Tomé e Príncipe. A organização está a cargo da ENAPORT, Empresa de Administração dos Portos Santomenses, uma das fundadoras da APLOP, a par de administrações portuárias de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

Assinado acordo para a construção da ferrovia que ligará Copperbelt, na Zâmbia, à linha de Benguela

Uma linha ferroviária com uma bitola japonesa de 590 km vai ligar Chingola, no coração da antiga província de Copperbelt, na Zâmbia, à fronteira de Angola. A linha ferroviária será construída com base numa parceria entre os sul-africanos da Grindrod e os zambianos da Northwest Rail Company em duas fases.

BRASIL

Superintendente do Porto de Itajaí toma posse da vice-presidência da APLOP

O Secretário Ad hoc da Associação dos Portos de Língua Portuguesa – APLOP, Adalmir José de Souza, deu posse a 26/11, ao Superintendente do Porto de Itajaí, Engenheiro Antônio Ayres dos Santos Júnior, no cargo de vice-presidente da entidade. A nova diretoria foi eleita no VII Congresso de Portos de Língua Portuguesa ocorrido em Lobito, Angola, nos dias 17 e 18 de outubro passados.

VII CONGRESSO DA APLOP, NO LOBITO, ANGOLA | VÍDEOS

A logística dos produtos mineraleiros | Debate

Vídeos reportando o vivo debate gerado após as comunicações proferidas na sessão subordinada à epígrafe “A logística dos produtos mineraleiros - Importância para os mercados de Moçambique e de Angola”.
Oradores: Marta Mapilele, Administradora Executiva da CFM (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique); Albino Pedrosa da Silva, ex-Consultor do Banco Mundial e Administrador Executivo da Logistel, SA, Portugal.

VII CONGRESSO DA APLOP, NO LOBITO, ANGOLA | VÍDEOS | ALBINO PEDROSA DA SILVA

A logística dos produtos mineraleiros - Importância para os mercados de Moçambique e de Angola

Divulgamos os vídeos referentes à comunicação de Albino Pedrosa da Silva na Sessão V do VII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), que decorreu na cidade angolana do Lobito a 17 e 18 de Outubro de 2013.

VII CONGRESSO DA APLOP, NO LOBITO, ANGOLA | VÍDEOS | MARTA MAPILELE

A logística dos produtos mineraleiros - Importância para os mercados de Moçambique e de Angola

Divulgamos os vídeos referentes à comunicação de Marta Mapilele na Sessão V do VII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), que decorreu na cidade angolana do Lobito a 17 e 18 de Outubro de 2013.
Sessão subordinada à epígrafe “A logística dos produtos mineraleiros - Importância para os mercados de Moçambique e de Angola”.
Oradores: Marta Mapilele, Administradora Executiva da CFM (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique); Albino Pedrosa da Silva, ex-Consultor do Banco Mundial e Administrador Executivo da Logistel, SA, Portugal.
Mesa presidida por Celso Rosa, Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Luanda (Angola).

CCIBCM de MACAU associa-se à APLOP

Na presença do Representante do Brasil na Comissão de Portos da CPLP, Prof. Eng° Adalmir José de Souza, a CCIBCM – Câmara de Comércio e Indústria Brasil China / Macau - , representada pelo seu Presidente, Dr. Porfírio Azevedo Gomes, assinou, no dia 10 de outubro de 2013, a adesão como Membro da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).

VII CONGRESSO DA APLOP, NO LOBITO, ANGOLA | VÍDEOS

A Segurança Marítima no Contexto da CPLP - Gouveia e Melo

Comunicação do Comandante Gouveia e Melo, Presidente do Observatório de Segurança Marítima (Portugal), integrada na Sessão IV do VII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), que decorreu na cidade angolana do Lobito a 17 e 18 de Outubro de 2013.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012