Início > APLOP em foco

IX Congresso da APLOP em fotos | Itajaí, 2016

Álbum com 156 fotografias reportando vários momentos do IX Congresso da APLOP, que decorreu na cidade brasileira de Itajaí a 11 e 12 de Abril de 2016.

IX CONGRESSO DA APLOP | ITAJAÍ, ABRIL 2016

Vídeos do Painel III | Debate

Já se encontram disponíveis no Canal da APLOP no Youtube os vídeos referentes ao debate suscitado pelas intervenções efectuadas no PAINEL III do IX Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, que decorreu na cidade brasileira de Itajaí a 11 e 12 de Abril de 2016.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO NA WEB

IX Congresso da APLOP | Itajaí | Painéis e Debates

Divulgamos álbum com 72 fotografias reportando alguns momentos do IX Congresso da APLOP, realizado na cidade brasileira de Itajaí a 11 e 12 de Abril de 2016.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO NA WEB

IX Congresso da APLOP | Itajaí | Cerimónia de Abertura

Divulgamos álbum com 58 fotografias reportando o IX Congresso da APLOP, realizado na cidade brasileira de Itajaí a 11 e 12 de Abril de 2016.

Recomendações do IX Congresso da APLOP

Divulgamos as recomendações dimanadas do IX Congresso da APLOP, que decorreu em Itajaí (Brasil), a 11 e 12 de Abril.

SISTEMATIZAÇÃO DO DIREITO PORTUÁRIO

APLOP nomeia Moreira da Silva para coordenar projecto

A APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa, nomeou José Moreira da Silva, sócio da SRS Advogados, como coordenador do programa de sistematização do direito portuário em todos os países membros da associação (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Macau, Marrocos, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor). A indigitação surgiu no âmbito do IX Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa, que decorreu no Brasil.

ESTA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA, 11 E 12 DE ABRIL

Itajaí acolhe o IX Congresso da APLOP

Esta segunda-feira, 11 de Abril, tem início o IX Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), desta feita em Itajaí, no Brasil. Depois de anteriores encontros em Lisboa, no Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda, Lobito e Maputo, cabe agora à Autoridade Portuária de Itajaí (Estado de Santa Catarina), acolher os congressistas do espaço lusófono marítimo-portuário.
Na newsletter de hoje destacamos algumas das notícias que, ao longo dos anos, foram publicadas no portal da APLOP, referentes à importante infra-estrutura portuária anfitriã.

ITAJAÍ, SANTA CATARINA, BRASIL

A história de um porto

Relatos históricos mencionam a importância do Porto de Itajaí desde o século XIX, não somente no que se refere ao ingresso de colonizadores estrangeiros, mas também ao forte comércio fluvial que acontecia em Itajaí. Segundo estudiosos, o porto “mobilizava os sujeitos ao redor do comércio informal, havendo daí a evolução para atividades de exportação e importação”.

APLOP, uma associação jovem mas (já) com muita história

A 11 e 12 de Abril a Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) promove o seu IX Congresso, desta feita em Itajaí, no Brasil. Nos artigos seguintes, revisitamos algumas das notícias, artigos, vídeos e fotografias referentes a anteriores reuniões magnas e à vida da associação. Em foco, nesta revista, notícias de anteriores reuniões magnas da APLOP.

ENCONTRO DA APLOP NO MINDELO

Terminal de Cruzeiros do Porto Grande | Cabo Verde

Powerpoint de suporte à apresentação Terminal de Cruzeiros do Porto Grande, por Rogério Soulé, no Encontro Intercalar da APLOP, realizado na cidade cabo-verdiana do Mindelo a 26 e 27 de Novembro de 2015.

ENCONTRO DA APLOP NO MINDELO

ENAPOR | Portos de Cabo Verde

Powerpoint de suporte à apresentação da ENAPOR – Portos de Cabo Verde, por Osvaldo Lopes, no Encontro Intercalar da APLOP, realizado na cidade cabo-verdiana do Mindelo a 26 e 27 de Novembro de 2015.

ENCONTRO DA APLOP NO MINDELO

Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD) nos Portos da APLOP

Powerpoint de suporte à apresentação “Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD) nos Portos da APLOP”, da responsabilidade do Grupo de Trabalho constituído no âmbito da APLOP sobre o “Desenvolvimento do Transporte Marítimo no Espaço Lusófono”.
Apresentação da autoria de Seixas da Fonseca (APSS – Portos de Setúbal e de Sesimbra), no Encontro Intercalar da APLOP, realizado na cidade cabo-verdiana do Mindelo a 26 e 27 de Novembro de 2015.

ENCONTRO DA APLOP NO MINDELO

«Facilitação de Procedimentos nos Portos da CPLP» | Relatório Preliminar

Powerpoint de suporte à apresentação do Relatório Preliminar do Grupo de Trabalho constituído no âmbito da APLOP sobre a “Facilitação de Procedimentos nos Portos da CPLP.
Apresentação da autoria de Eduardo Bandeira (APS – Porto de Sines) e de Raquel Maia (APDL – Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), no Encontro Intercalar da APLOP, realizado na cidade cabo-verdiana do Mindelo a 26 e 27 de Novembro de 2015.
 

ENCONTRO DA APLOP NO MINDELO

«Tendências na Indústria dos Portos» | Pedro Miguel Mendes

Powerpoint de suporte à apresentação de Pedro Miguel Mendes (Deloitte), intitulada “Tendências na Indústria dos Portos”, no Encontro Intercalar da APLOP, realizado na cidade cabo-verdiana do Mindelo a 26 e 27 de Novembro de 2015.

TIMOR LESTE, GUINÉ EQUATORIAL E MARROCOS

APLOP registas novas adesões no Encontro Intercalar do Mindelo

Os associados da APLOP estiveram reunidos, durante dois dias (26 e 27 de Novembro), na cidade cabo-verdiana do Mindelo.
A adesão de Timor-Leste como membro efectivo da Associação de Portos de Língua Oficial Portuguesa, a formalização da adesão dos Portos da Guiné Equatorial e a dos Portos de Marrocos como membro observador, foram os pontos mais marcantes deste encontro intercalar. De sublinhar o facto destas novas adesões terem obtido aprovação por unanimidade.

A 26 E 27 DE NOVEMBRO

APLOP reúne no Mindelo (Cabo Verde)

Os associados da APLOP vão estar reunidos no Mindelo esta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de Novembro.
O Encontro Intercalar que junta várias dezenas de membros na hospitaleira cidade cabo-verdiana destina-se a preparar o próximo congresso da associação, que se prevê venha a realizar-se no Brasil.

MAPUTO, MOÇAMBIQUE

Congresso da APLOP defende facilitação aduaneira nos portos da CPLP

A facilitação aduaneira nos portos da CPLP e o desenvolvimento do transporte marítimo no espaço lusófono foram dois dos temas que dominaram os trabalhos do VIII Congresso da APLOP, realizado em Maputo a 26 e 27 de Março.
A análise dos dois temas tinha ficado definida no encontro preparatório do conclave portuário da CPLP, que decorreu em S. Tomé e Príncipe, há meses atrás.

VIII CONGRESSO DA APLOP | MAPUTO, MARÇO 2015

A importância da UCCA no desenvolvimento do transporte marítimo em África

Powerpoint de suporte à apresentação de Rogério Zandandu Matondo, do Conselho Nacional de Carregadores de Angola, no VIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa, que decorreu em Maputo, Moçambique, a 26 e 27 de Março de 2015.
Intervenção na “Sessão Plenária 3” da reunião magna da APLOP, em representação do Secretário Geral da União Africana de Carregadores.

VIII CONGRESSO DA APLOP | MAPUTO, MARÇO 2015

Bolsa Nacional do Frete | ANGOLA

Powerpoint de suporte à apresentação de Filipe Silva, do Conselho Nacional de Carregadores de Angola, no VIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa, que decorreu em Maputo, Moçambique, a 26 e 27 de Março de 2015.

 

VIII CONGRESSO DA APLOP | MAPUTO, MARÇO 2015

Projecto de Melhoria da Acessibilidade Marítima do Porto de Itajaí

Powerpoint de suporte à apresentação de António Ayres dos Santos Jr. no no VIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa, que decorreu em Maputo, Moçambique, a 26 e 27 de Março de 2015. Intervenção do Superintendente do Porto de Itajaí (Brasil) na “Sessão Plenária 1” da reunião magna da APLOP.
 

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012