Início > Angola

Contexto macroeconómico exige reprogramação de investimentos, diz ministro angolano dos Transportes

O ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, afirmou, em Luanda, que o actual contexto macroeconómico que o país vive exige uma reprogramação estratégica dos investimentos, no sentido de reorientar e concentrar as preocupações da acção governativa. O governante falava na abertura do Conselho Consultivo Alargado do Ministério dos Transportes que decorre sob o lema "A gestão das empresas públicas num quadro macroeconómico e orçamental restritivo".

ANGOLA

Porto de Luanda movimentou mais de 13 milhões de toneladas em 2014

No ano passado, o Porto de Luanda processou mais de 13 milhões de toneladas de carga diversa, um acréscimo anual de 15,9%, de acordo com um relatório das actividades desenvolvidas pela sociedade gestora do porto. O documento informa que o movimento de cargas não contentorizadas nos diferentes terminais do porto ascendeu a mais de 3,8 milhões de toneladas, um crescimento homólogo de 34%.

Angola e Zâmbia assinam acordos de cooperação nos transportes ferroviário e fluvial

As Repúblicas de Angola e da Zâmbia rubricaram, em Luanda, acordos nos domínios dos transportes ferroviário e fluvial transfronteiriços, visando regulamentar a circulação de pessoas e mercadorias na fronteira comum. Os acordos foram rubricados pelos ministros dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, e dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia, Harry Kalawao, no quadro da visita do estadista zâmbiano, Edgar Chagwa Lungu, a Angola.

Angola gastou mais de 3 mil milhões para reabilitar rede ferroviária

A reabilitação das três linhas nacionais edificadas durante o período colonial - além do CFB também o Caminho de Ferro de Luanda e o Caminho de Ferro de Moçâmedes -, envolveu um investimento público de 3,5 mil milhões de dólares (três mil milhões de euros) em 2.612 quilómetros de rede e na construção de raiz de 151 estações ferroviárias.e ferroviária angolana, destruída pela guerra civil, custou, entre 2005 e 2015, mais de três mil milhões de euros, disse o ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás.
 

 

Angola avança com sistema nacional de vigilância marítima e reforço de meios

Angola vai implementar um sistema nacional de vigilância marítima, que prevê um reforço técnico e humano da Marinha de Guerra, anunciou o Executivo governamental. A informação consta do comunicado final da reunião conjunta das comissões Económica e para a Economia Real do Conselho de Ministros, realizada esta quinta-feira sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em Luanda.

ANGOLA

Novo terminal marítimo da Sonangol pronto em 2015

O novo terminal marítimo da barra do Dande, obra com um custo estimado em mil milhões de dólares, fica concluído este ano, anunciou quarta-feira em Luanda o presidente da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol).

Cabo submarino entre Angola e o Brasil em funcionamento em 2016

O cabo submarino em fibra óptica entre Angola e o Brasil deverá entrar em funcionamento entre o final de 2015 e o começo de 2016, afirmou o presidente do conselho executivo da Angola Cables. António Nunes disse que o cabo submarino, que tem um custo estimado em 160 milhões de dólares, é o primeiro sistema de fibra óptica transatlântico do Hemisfério Sul, permitindo ligar África à América do Sul, de acordo com o Jornal de Angola.

Angola e Rússia assinam acordos de cooperação na área das pescas e formação de quadros

Dois acordos no domínio das pescas e da formação de quadros entre Angola e a Rússia foram assinados, quarta-feira, em Moscovo, no quadro do reforço da parceria estratégica existente. Foram signatários dos memorandos, os ministros angolano da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, e o russo dos Recursos Naturais e Ecologia, Serguei Donskoy.

ANGOLA

Caminho-de-ferro de Benguela volta a ligar litoral e interior

O comboio inaugural dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), ligando o litoral à fronteira com a República Democrática do Congo, já chega ao Luau. A viagem inaugural partiu da cidade do Lobito, tendo demorado cerca de 30 horas para percorrer 1344 quilómetros até chegar ao Luau, vila junto à fronteira com o país vizinho.

ANGOLA

Inaugurado Gabinete Técnico do Corredor do Lobito

Já foi inaugurado o Gabinete Técnico do Corredor do Lobito, que tem por missão apoiar os transportes ferroviários, marítimo, aéreo e terrestre de Angola. A inauguração esteve a cargo do ministro dos Transportes, Augusto Silva Tomás. Na ocasião, o governante referiu que a região de Catanga, na República Democrática do Congo, está a produzir mais de um milhão de toneladas de cobre por ano, minério que será transportado pelos comboios dos Caminhos-de-Ferro de Benguela e depois embarcados no porto do Lobito.

FILDA - Feira Internacional de Luanda

No âmbito do plano de promoção para o ano 2015 e da candidatura apresentada ao QREN, Programa Compete - Programa Operacional Fatores de Competitividade, a AICEP irá dinamizar a participação nacional e organizar o pavilhão de Portugal na FILDA - Feira Internacional de Luanda, que decorrerá em Luanda de 21 a 26 de julho de 2015.

ANGOLA

Reabertura da linha férrea do Luau está para breve

O ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomas, anunciou para as próximas semanas a reabertura do troço do caminho-de-Ferro de Benguela até a localidade de Luau, provincia do Moxico, fronteira leste com a República Democrática do Congo e da Zâmbia. O governante afirmou que as condições estão criadas, a estação, o aeroporto e a ponte ferroviária do Luau estão prontos, adicionado ao facto de ter já sido realizada a viagem experimental, a reabertura da linha pode acontecer brevemente.

Empresa portuguesa instala embarcadouros fluviais no Sul de Angola

A portuguesa Lindley está a instalar embarcadouros fluviais ao longo do rio Cubango, no Sul de Angola e fronteira natural com a Namíbia, anunciou a empresa, com sede em Cascais. O contrato englobou o projecto, fabrico e montagem de vários embarcadouros fluviais destinados à acostagem de embarcações de transporte de passageiros, de acordo com informação da empresa portuguesa, a que a Lusa teve acesso.

Angola encomenda navio a estaleiros espanhóis para ligar Luanda a Cabinda

O governo de Angola encomendou, aos estaleiros Francisco Cardama, de Vigo (Espanha), a construção de um navio de transporte de carga e viaturas pesadas para ligar Luanda e Cabinda. A construção do navio de carga do tipo “roll-on roll-off” vai custar ao Estado angolano 15,7 milhões de euros.

ANGOLA

CMA CGM opera terminal do Lobito com a Multiparques

O grupo francês CMA CGM vai passar a operar o terminal do porto do Lobito, no sul de Angola, numa parceria com a angolana Multiparques, um acordo que foi formalizado em Paris, a 18 de dezembro, na presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola e de França. O terminal estará operacional durante o ano de 2015.

ANGOLA

Terminal de contentores de Luanda é destaque na costa ocidental de África

O terminal de contentores do porto de Luanda é considerado o melhor da costa ocidental de África e o terceiro em termos de produtividade na região, de acordo com o presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Francisco Venâncio.

Segundo o gestor, que falava na cerimónia de cumprimento de ano novo aos funcionários do porto, a introdução de novas soluções tecnológicas permitiu a optimização e adaptação da estrutura orgânica do porto a realidade das empresas modernas.

ANGOLA

Porto de águas profundas de Cabinda começa a ser construído em junho

A construção do porto de águas profundas da província angolana de Cabinda, obra orçada em cerca de 600 milhões de dólares, inicia-se em junho, mas os trabalhos preparatórios estão já em curso, anunciou a governadora provincial.

ANGOLA

Porto de Luanda mantém os 12 milhões de toneladas/ano desde 2010

O Porto de Luanda movimenta cerca de 12 milhões de toneladas de carga anualmente, desde 2010, disse o presidente do Conselho de Administração da empresa, Francisco Venâncio. Segundo o gestor, que falava à imprensa em jeito de balanço das actividades desenvolvidas no ano findo, o crescimento deveu-se à natureza do tráfego que hoje o porto de Luanda apresenta, assim como a reestruturação dos transportes marítimos, ferroviários e terrestres que o Ministério dos Transportes tem vindo a desenvolver em todo o país.

China foi o principal destino das exportações angolanas no 3º trimestre de 2014

A China foi o principal importador de produtos de Angola no terceiro trimestre de 2014, de acordo com dados divulgados em Luanda pelo Instituto Nacional de Estatística. Portugal, por seu lado, foi o principal exportador de produtos para Angola no mesmo período. No período em análise, a China foi responsável por 49,5% de todas as exportações angolanas, a que se seguiram a Espanha com 6,2%, Índia com 5,6%, Estados Unidos da América com 5,5% e França com 5,1%.

NAMIBE, ANGOLA

Sector das Pescas com passos seguros para o crescimento do empresariado

O governador da província do Namibe, Rui Falcão, garante que o sector das Pescas está a dar passos seguros para o crescimento do empresariado, criando condições objectivas para o reforço da acção já existente, proporcionando condições para o surgimento de novas indústrias.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família