Início > Angola

ANGOLA

Chineses fornecem material ferroviário aos caminhos de ferro de Luanda, Benguela e Moçâmedes

Em Angola, a empresa China Railway International Group vai fornecer equipamento para as oficinas das empresas de caminho-de-ferro de Luanda (CFL), Benguela (CFB) e Moçâmedes. O contrato para as três empresas públicas vai custar a Angola 46,1 milhões de dólares.

Angola introduz nova pauta aduaneira em 2017

A Administração Geral Tributária (AGT) está a elaborar uma nova pauta aduaneira para entrar em vigor em 2017 em colaboração com as entidades públicas e privadas envolvidas no comércio externo, anunciou em Luanda o administrador-geral da AGT. “O processo de revisão está muito avançado e estamos já a finalizar os pressupostos da futura pauta, que entrará em vigor em 2017”, garantiu o responsável, de acordo com a agência noticiosa Angop.

ANGOLA

Porto de Luanda regista quebra de 35% nos contentores durante o primeiro semestre

Nos primeiros seis meses do ano, o Porto de Luanda movimentou 3,1 milhões de toneladas de carga, valor que representa uma quebra de 35% (-1,7 milhões de toneladas) face ao período homólogo de 2015. A informação foi dada por Rosas Silvério, chefe do departamento de controlo estatístico e logística da Porto de Luanda, que disse à agência noticiosa Angop que a quebra ficou a dever-se à redução acentuada verificadas nos produtos que o país importa, tendo-se essa tendência ocorrido tanto na carga contentorizada como na carga a granel.

 

Secil Marítima relança-se como companhia de bandeira angolana, assegurando transporte China-Angola

A Secil Marítima será a responsável pelo transporte da cadeia logística Angola/China, numa medida que visa diminuir os custos associados à importação de mercadorias. O ministro dos Transportes angolano, Augusto Tomás, admite que esta decisão vai permitir que as mercadorias cheguem a Angola a um preço mais baixo.

Angola aderiu à convenção da Organização Mundial das Alfândegas

De acordo com uma resolução parlamentar, Angola já formalizou a adesão à convenção internacional para simplificação e harmonização dos regimes aduaneiros da Organização Mundial das Alfândegas, que visa facilitar o comércio internacional. A resolução, que aprova a adesão à convenção, instituída a 25 de Setembro de 1974, foi ratificada inicialmente pela Assembleia Nacional angolana em Maio de 2015, mas carecia de publicação oficial para entrar em vigor, o que aconteceu no final de Julho.

AUGUSTO DA SILVA TOMÁS:

Plataformas Logísticas são «Guardas avançados»

As plataformas logísticas transfronteiriças assumem-se como "Guardas Avançados" nas fronteiras de Angola, disse, em Cabinda, o ministro dos Transporte, Augusto da Silva Tomás.
"São, em princípio, plataformas logísticas cujo objectivo principal é o de dinamizar as relações comerciais e económicas entre Angola e os países vizinhos, impondo os factores de competitividade e vantagens económicas comparativas de acessibilidade a portos marítimos de primeiro nível e de excelente posição estratégica no peso economia no mercado internacional", disse.
 

Angola investe mais de 1.200 milhões em projectos de ligações marítimas

Angola vai investir mais de 1.200 milhões de euros em três projectos de construção e reabilitação de infraestruturas portuárias nas províncias de Cabinda e Zaire, para garantir mobilidade marítima de pessoas e bens.

NAMIBE, ANGOLA

Empresários das pescas em risco de paralisação

Ao falar num encontro de auscultação promovido pela Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), empresários defenderam a instalação de fábricas de arte de pesca no país, como forma de colmatar as lacunas existentes neste domínio.
O presidente da Associação Provincial de Pescas, Mário Faria, lembrou também que o Estado já punha à disposição do sector um valor anual de três milhões de dólares (500,1 milhões de kwanzas) para a compra de materiais como redes, motores e outros equipamentos, mas que, com a crise financeira que o país atravessa, este investimento deixou de ser feito.

ONU financia projecto de pesca em Angola

Um projecto de apoio à pesca continental e aquicultura comunal em Angola, que vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas, foi lançado em Luanda, com o objetivo de reduzir a pobreza no meio rural. O projecto, no valor de 12,1 milhões de dólares e financiado com 11,1 milhões de dólares pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas, com a contribuição de um milhão de dólares do Governo angolano, vai beneficiar as províncias de Luanda, Bengo, Malange e Cuanza Norte.

Filomeno Silva lidera SARMAR ANGOLA

No âmbito das competências e atribuições do Sistema Nacional da Autoridade Marítima Angolana, foi criado através do Decreto Presidencial Nº 89/16, de 21 de abril, o Serviço Nacional de Busca e Salvamento no Mar “SARMAR ANGOLA”. A Filomeno Silva, detentor de vasto curriculum na área marítimo-portuária, cabe liderar o novo serviço.

LUANDA, ANGOLA

Feira FILDA 2016

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, propõe-se a organizar com o apoio institucional da aicep Portugal Global o Pavilhão Nacional na “Feira FILDA 2016”, a realizar-se entre 19 e 24 de julho em Luanda. Esta ação destina-se a todas as empresas portuguesas produtoras e comercializadoras de bens e serviços nacionais.

ANGOLA

Lunda Norte: Falta de material condiciona pesca no Cuango

A falta de material de pesca condiciona actividade piscatória no município do Cuango província da Lunda Norte, soube a ANGOP junto do chefe de secção de pescas, Alfredo da Filomena Massola. O responsável garantiu que os pescadores possuem lanchas e anzóis sem a qualidade desejada para a prática da actividade, o que dificulta grandemente o seu trabalho.

ANGOLA

Feira FILDA 2016

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, propõe-se a organizar com o apoio institucional da aicep Portugal Global o Pavilhão Nacional na “Feira FILDA 2016”, a realizar-se entre 19 e 24 de julho em Luanda. Esta ação destina-se a todas as empresas portuguesas produtoras e comercializadoras de bens e serviços nacionais.
A FILDA é uma feira multissetorial com periocidade anual, que constitui o maior evento comercial de dimensão internacional em Angola.

ANGOLA

Excedentes na produção de peixe e sal

Os investimentos em curso em unidades da Benguela e Namibe podem resultar em excedentes e na exportação de sal e peixe, afirmou a directora do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Pescas.
Isabel Cristóvão fez essas declarações depois de uma reunião da Comissão Técnica de Apoio ao Investimento Privado com os operadores do sector na província do Namibe, realizada no âmbito do estudo das estratégias para a saída da crise.

ANGOLA

Aquicultura é actividade prioritária - afirma ministra

A aquicultura é uma actividade prioritária e com futuro, porque vai permitir aumentar significativamente a produção do pescado a nível do país, afirmou, em Luanda, a ministra das Pescas, Victória de Barros Neto.
Victória de Barros Neto, que intervinha no acto de apresentação do secretário de Estado das Pescas e do director geral e adjuntos do Serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira e Aquicultura, respectivamente, Carlos Filomeno Martins dos Santos, Domingos Azevedo, admitiu que a produção não será apenas para o consumo interno, mas também para a exportação.

ANGOLA

Ministra das Pescas quer empenho dos funcionários no controlo dos mares

A Ministra das Pescas, Victória de Barro Neto, exigiu, em Luanda, aos funcionários do Serviço Nacional de Fiscalização, Pesquisa e Aquicultura (SNFPA) maior rigor, controlo e eficácia das actividades pesqueiras nos mares, rios e lagoas do país.

ANGOLA

CFB espera 100 novas locomotivas até ao final do ano

Cem novas locomotivas vão entrar em funcionamento ainda, este ano, na linha dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), informou, na cidade do Cuito, Bié, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa, José Carlos Gomes. Em declarações à Angop, no quadro de uma visita de campo de apenas um dia, realizada a 29 de Março, à cidade do Cuito (Bié), José Carlos Gomes disse que a aquisição das máquinas visa reforçar a circulação do comboio no percurso Lobito/Luau, com 1.344 quilómetros.

NAMIBE, ANGOLA

Ministério das pescas ausculta empresários locais

Uma delegação chefiada pela directora do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Pescas, Isabel Cristóvão, esteve, nesta cidade, para um encontro de auscultação com os empresários locais, no âmbito do estudo sobre o aumento da produção e exportações dos produtos pesqueiros.

ANGOLA | COM ÁUDIO

Porto de Luanda movimenta cerca de 70 contentores por hora

O Ministro do Comércio, Fiel Constantino, anunciou em Luanda que está a caminho do país grandes quantidades de produtos alimentares. A Direcção do Porto de Luanda disse por sua vez que vai priorizar a descarga desses produtos e que diariamente a unidade movimenta cerca de 70 contentores por hora.

Angola financia-se no Japão para projecto de cabo submarino

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) contraiu um empréstimo de 109,79 milhões de dólares junto de dois bancos do Japão para a compra de cabos ópticos submarinos, informou a instituição em comunicado divulgado em Luanda.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família