Início > Angola

NAMIBE, ANGOLA

Armadores de Pesca aconselhados a praticarem a actividade de forma organizada

O director provincial das pescas no Namibe, Isaac Cativa Herculano, nesta cidade, aos arrumadores de pesca artesanal, a prática da actividade pesqueira de forma sustentada e organizada, com vista a permitir melhor desenvolvimento das espécies marinhas, que servem como sustento das comunidades.

ANGOLA

Escuteiros visitam o Porto do Lobito

Um grupo de noventa crianças e jovens dos seis aos dezassete anos, do agrupamento nº 10 de escuteiros da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo da Província de Luanda, visitaram a Empresa Portuária do Lobito, onde se inteiraram do seu funcionamento.

Com objectivo de levar os escuteiros a aprenderem mais sobre os aspectos socioculturais da província de Benguela, a delegação visitou o VTS – Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo e o Terminal de Contentores, onde receberam explicações detalhadas sobre o funcionamento desta importante infra-estrutura portuária.

Angola aprova nova Pauta Aduaneira

A versão definitiva da proposta para a nova Pauta Aduaneira de Angola, que entra este ano em vigor, está pronta e vai ser submetida ao Conselho de Ministros para aprovação, disse em Luanda o principal responsável da Administração Geral Tributária (AGT).

Hermenegildo Gaspar disse ainda à agência noticiosa Angop que a nova Pauta Aduaneira tem como traço principal o incentivo à produção nacional, sobretudo agrícola, e irá substituir a que está em vigor desde 3 de Março de 2014.

CABINDA, ANGOLA

Estado financia 85% da construção do porto de águas profundas do Caio

O Estado angolano vai assumir 85 por cento do financiamento para a construção do porto de águas profundas no enclave de Cabinda, uma parceria público-privada lançada em 2014 mas que tem sido condicionada pela crise em Angola.

Segundo um decreto presidencial de final de Dezembro, que a Lusa teve acesso, a alteração no modelo de «participação financeira» do novo Porto do Caio, cuja concessão foi atribuída pelo Governo à sociedade Caioporto SA, resulta da «situação económica do país» e para «optimizar a eficiência financeira» do projeto, da construção à operação e manutenção.

ANGOLA

Caminhos-de-Ferro de Benguela já recebeu locomotivas GE

A Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) foi a primeira empresa ferroviária de Angola a receber locomotivas de nova geração, as GE-C30-ACi do grupo norte-americano General Electric, cujas primeiras 15 unidades de uma encomenda de 100 já chegaram ao país, escreveu o Jornal de Angola.

As 15 unidades que já chegaram a Angola foram repartidas pelas três empresas ferroviárias – Caminhos-de-Ferro de Luanda, Caminhos-de-Ferro de Benguela e Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes – tendo sido a CFB a recebê-las em primeiro lugar e com mais de metade do lote, ficando com oito locomotivas.

A 24 E 25 DE JANEIRO, EM LUANDA, ANGOLA

II Fórum Empresarial Angola - Portugal

A AEP, em parceria com a AICEP e a Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola, organiza o II Fórum Empresarial Angola – Portugal, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2017, em Luanda. O fórum realiza-se no dia 24 de janeiro e a mostra de produtos decorre nos dias 24 e 25 de janeiro.

Angola introduz alterações na pesca industrial em 2017

O Ministério das Pescas de Angola vai reformular e adequar os contratos de fretamento ao nível da pesca industrial a partir de 2017, visando edificar em terra infra-estruturas que promovam o emprego e a repartição equilibrada dos benefícios resultante dessa actividade, disse em Luanda a titular da pasta.

ANGOLA

Porto de Cabinda revela dados das operações

O Porto de Cabinda manuseou 16.708 contentores em operações de embarque e de desembarque entre Janeiro e Dezembro do ano em curso, revelou à Angop o presidente do Conselho de Administração da companhia.
Nazareth Neto afirmou, ao fazer o balanço das actividades realizadas em 2016, que o Porto de Cabinda movimentou 301.611 toneladas de carga e registou um tráfego de 486 navios de longo curso, cabotagem e petroleiros.
Mesmo com as dificuldades registadas no sector operativo, o Porto de Cabinda obteve um grau de execução situado acima dos 83 por cento, em comparação com igual período de 2015.

CONFERÊNCIA DIA 13, EM LISBOA

Angola, desafios e oportunidades face às mudanças em curso

O Presidente da Fundação AIP e o Managing Partner da Africa Monitor Intelligence convidam a assistir à Conferência a proferir por um dos mais prestigiados economistas angolanos, Manuel José ALVES da ROCHA, no dia 13 de Janeiro, entre as 10h00 e as 11h30, nas instalaçőes da Fundaçăo AIP, Travessa da Guarda, nº 3 (Praça das Indústrias), subordinada ao tema: "Angola, desafios e oportunidades face às mudanças em curso".

Já na primeira metade de 2017: Canal fluvial ligará Angola e Zâmbia

Deve ficar concluído na primeira metade de 2017 o canal fluvial de 10 quilómetros de extensão, 34 metros de largura e três de profundidade no rio Cuando, que ligará Angola à Zâmbia. A confirmação foi dada pelo ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás.

DE 22 A 27 DE JANEIRO, EM LUANDA

I Fórum Empresarial Angola | Portugal 2017

A AEP - Associação Empresarial de Portugal organiza o I Fórum Empresarial Angola - Portugal, que se vai realizar entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2017, no Hotel Epic Sana em Luanda, Angola. Tendo em conta a importância da presença no mercado angolano para preservar as boas relações bilaterais entre os dois países, a AEP pretende levar a cabo esta iniciativa, com a organização simultânea de uma mostra de produtos e serviços em Luanda.

SADC

Entrada de Angola na ZCL discutida em seminário internacional

A entrada de Angola na Zona de Comércio Livre (ZCL) da SADC em 2017, regimes aduaneiros e sistemas pautais foram os temas abordados no seminário de Comércio Internacional, promovido pelo projecto de assistência técnica ao Secretáriado Naciona da SADC.
Para Fernando Vale, a pauta aduaneira não é “proteccionista” mas incentivadora do investimento e que exige de imediato a reindustrialização do país.

ANGOLA

Sector das pescas importa mais de 22 mil toneladas de carapau

O sector das pescas importou, no decurso de 2016, 22.561 toneladas de peixe carapau , correspondendo a 25% das 90 mil toneladas definidas como quota de importação. De acordo com o comunicado final do II Conselho Consultivo do Ministério das Pescas, no período em análise houve redução da importação das quantidades previstas de carapau devido à escassez de divisas.

AOS PORTOS DO LOBITO, LUANDA E NAMIBE

Chegam as primeiras 15 locomotivas do lote de 100 encomendado à General Electric

Já chegaram a Angola as primeiras 15 locomotivas da encomenda de 100 feita à General Electric. Foi o ministro dos Transportes angolano, Augusto da Silva Tomás, que confirmou a chegada aos portos de Luanda, Lobito e Namibe, com destino às empresas Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) e Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM). A encomenda das 100 locomotivas por parte do governo de Angola à General Electric, todas do modelo GE C30-ACi, tem um valor total de 453,6 milhões de dólares.

AICEP

Angola | Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado

A “Ficha de Mercado de Angola”, publicada pela AICEP, faz uma análise da economia angolana, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

ANGOLA

Segunda fase de reabilitação amplia capacidade do Porto do Namibe

O Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) assinaram, em Luanda, um acordo de doação para a segunda fase de reabilitação do Porto do Namibe, na província com o mesmo nome. Foram signatários do acordo de doação, no valor de mais de dois mil milhões de ienes japoneses (JPY 2.136.000.000), o director geral do IMPA, Victor Alexandre de Carvalho e o representante-chefe da JICA-África do Sul, Hiroyuki Kinomoto.

ANGOLA

Malanje tem potencial para desenvolver piscicultura

O Secretário de Estado para Aquicultura, Carlos Martinó Cordeiro, considera que Malanje se apresenta como uma província promissora no desenvolvimento da piscicultura, devido ao crescente número de empresários que apostam no ramo. Carlos Martinó, que falava à saída de um encontro que manteve com o governador provincial, Norberto dos Santos, referiu que a província de Malanje detém potencialidades para a criação de alevinos em tanques.
Explicou que o governo provincial está envolvido no desenvolvimento da aquicultura, tendo em conta as garantias e apoios que tem feito para o aumento do número de criadores de peixes.

Angola obtém financiamento holandês para compra de navio que fará ligação de Luanda a Cabinda

O holandês ING Bank vai financiar a compra por Angola de um navio ferryboat no valor de 13 milhões de euros, para assegurar as ligações entre Luanda, a capital do país, ao enclave de Cabinda, passando pelo Soyo, junto à foz do rio Congo, no norte de Angola. De acordo com despacho presidencial, trata-se de um projeto do Ministério dos Transportes, através do Instituto Marítimo Portuário de Angola, incluído no Plano de Investimento Público.

DO LOBITO A LUSAKA

Angola e Zâmbia vão construir oleoduto entre os dois países avaliado em 2,5 mil milhões de dólares

Uma delegação da Zâmbia esteve há dias em Angola para estudar o arranque dos estudos para a construção de um oleoduto que ligue os dois países, numa extensão de 1.700 quilómetros, segundo noticia o Novo Jornal.

O ministro da Energia da Zâmbia anunciou na capital zambiana de Lusaka, em conferência de imprensa, que a construção de um oleoduto para ligar a cidade angolana do Lobito, na província de Benguela, a Lusaka, acordada em 2012 pelos dois países e adiada desde 2013, vai finalmente avançar.

Angola conclui rede de estações de fiscalização da pesca

O centro regional de fiscalização da pesca do Dande, província do Bengo, já começou a funcionar, concluindo a primeira fase deste projecto iniciado em 2012, disse o director-geral do Serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira e Aquicultura de Angola. Este centro é o sétimo do género e está apetrechado com um sistema de acompanhamento contínuo via satélite para “controlo das embarcações de pesca”, bem como com um sistema de rádio para comunicação com os mesmos barcos, disse ainda Domingos Azevedo, em declarações à agência noticiosa Lusa.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012