Início > Angola

ANGOLA

Proposta da Pauta Aduaneira 2017 isenta 86 mercadorias de impostos

Oitenta e seis mercadorias diversas de um total de 400 estão isentas dos direitos de importação (DI) e do imposto de consumo (IC), na proposta do projecto da Pautas Aduaneira 2017, que pode entrar em vigor ainda este ano.

Angola quer reforçar fiscalização marítima

Os recursos pesqueiros angolanos estão a reduzir-se, admitiu, em Luanda, a ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto, que apontou a “melhoria do sistema de monitorização, controlo e fiscalização para combater a pesca ilegal”, como “medidas para a melhoria do padrão de exploração”.

ANGOLA

Huíla: percurso Lubango/Namibe é o mais rentável do CFM

O percurso ferroviário entre as cidades do Lubango e do Namibe é o mais rentável do Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM), não obstante ter uma frequência semanal, ao contrário das dez entre a capital huilana e Menongue, no Cuando Cubango.

ANGOLA

Transporte exclusivo de granito vai «engordar» cofres do CFM

As locomotivas do Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM) terão este ano o monopólio do transporte de granito negro da Huíla para o Porto do Namibe, estando a empresa pública a ultimar a criação de condições para este fim.

ANGOLA

Cuanza Sul : Embarcações de pesca iniciam actividade

As seis embarcações de pesca artesanal entregues pelo Ministério da Pescas à cooperativa de antigos combatentes e veteranos da pátria no Cuanza Sul, entraram em actividade na zona piscatória local. Na ocasião, o responsável da cooperativa Ngunza Cabolo, Jorge Augusto, sublinhou que a entrada em operação das embarcações constitui um marco para sustentabilidade do projecto.

1.º DE MAIO

Comissão Sindical do Porto de Cabinda satisfeita com o grau de adesão dos trabalhadores

Com o objectivo de reivindicarem pacificamente pela melhoria das condições sociais e laborais, cerca de trezentos trabalhadores do Porto de Cabinda juntaram-se às centenas de funcionários públicos na marcha que visou a passagem do dia primeiro de Maio de 2017 na província de Cabinda.

ANGOLA

Huíla: CFM aguarda por mais 20 locomotivas da General Electric

O Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM) recebeu, há dois meses, cinco novas locomotivas adquiridas à americana General Electric e aguarda ainda este ano por outras 20, que deverão dar um outro dinamismo à actividade daquela empresa pública, revela o seu administrador financeiro, António Conceição.

Novo regime tarifário aduaneiro de Angola gera expectativas

A introdução nos próximos meses de um novo regime tarifário aduaneiro em Angola está a criar expectativas entre os agentes económicos de que a substituição do regime actualmente em vigor venha a constituir um estímulo ao crescimento do país.

BENGUELA, ANGOLA

Inaugurado posto de fiscalização da pesca no Egipto Praia

Um posto de observação e fiscalização da Pesca e Aquicultura foi inaugurado na comuna do Egipto Praia, município do Lobito (Benguela), pelo vice-governador provincial para área económica, Gika Morais. Na ocasião, o vice-governador entregou uma lancha de 70 cavalos, com seis metros de comprimentos e alcance de 20 milhas náuticas para patrulhamento, com a capacidade para sete pessoas.

Angola mantém-se como principal produtor de petróleo em África

Angola manteve-se em Fevereiro como o principal produtor de petróleo em África, superando a Nigéria, de acordo com o relatório mensal sobre o mercado petrolífero divulgado pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP).

Depois de em 2015 ter-se mantido ainda abaixo da Nigéria, com 1,753 milhões de barris por dia contra 1,861 milhões de barris por dia, a partir de 2016 manteve-se de forma consistente como principal produtor de petróleo no continente africano, tendo encerrado o ano com uma produção de 1,73 milhões de barris por dia contra 1,577 milhões de barris por dia da Nigéria.

Ministério das Pescas angolano prepara parceria com Universidade de Aveiro

O Ministério das Pescas de Angola está a estudar a possibilidade de estabelecer uma parceria científica com a Universidade de Aveiro, prevendo nomeadamente projectos de investigação conjunta na área da "economia azul". A informação foi prestada em Luanda pela Ministra das Pescas de Angola, Victória de Barros Neto (na foto), no início de um seminário de três dias sobre a economia do mar, numa parceria com a universidade portuguesa, informa a agência Lusa.

Angola tem uma linha de costa de 1.650 quilómetros e uma Zona Económica Exclusiva de 330.000 quilómetros quadrados, mas a economia do mar representa apenas cerca de 3% do Produto Interno Bruto do país, daí a importância atribuída pela governante angolana à parceria a estabelecer com a Universidade de Aveiro.

Comércio entre Angola e China cresceu 50% em janeiro

As trocas comerciais entre a China e Angola ascenderam a 2026 milhões de dólares (um crescimento homólogo de 50,47%), indica uma nota de imprensa da embaixada angolana citada pela Angop.

A nota, que cita dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau, indica que a China vendeu a Angola productos no valor de 167 milhões de dólares (-6,07%) e comprou mercadorias, fundamentalmente petróleo, no valor de 1859 milhões de dólares (+59,08%).

CABINDA, ANGOLA

Obras do porto de águas profundas do Caio terminam em 2018

O início das operações de atracagem de navios de grande porte e do manuseamento de carga contentorizada no porto de águas profundas do Caio têm o início previsto para 2018, informou o accionista do projecto, Jean Claude. Jean Claude fez esta declaração durante uma conferência de imprensa, tendo afirmado que estão em curso trabalhos finais da primeira fase, que comportam as infra-estruturas essenciais, entre os quais edifícios e serviços técnicos de perfuração dos solos.

ANGOLA

Cunene: Responsável quer o fomento da piscicultura

O director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas do Cunene, Dinis Pedro Pacavira, exortou, em Ondjiva, os pescadores locais a apostarem com afinco na actividade de piscicultura para combater a fome e a pobreza no seio das famílias.

ZAIRE, ANGOLA

Captura do pescado atinge mais de 60 toneladas no Soyo

Os dados foram revelados pelo responsável provincial do Instituto de Pesca artesanal e Aquicultura, Álvaro Jorge, em declarações à Angop. Álvaro Jorge atribuiu o aumento dos níveis de captura do pescado às acções de formação dirigidas a técnicos, armadores e pescadores locais, neste período.
“A atribuição de novas embarcações e outros meios de pesca aos armadores locais, em 2016, incentivou e permitiu a classe alcançar esses resultados”, disse.

Angola formaliza adesão à Convenção sobre Regimes Aduaneiros

A formalização da adesão foi feita pela embaixadora de Angola na Bélgica, Elizabeth Simbrão, quando procedeu a entrega do documento ao secretário-geral da Organização Mundial das Alfândegas (OMA), Kunio Mikuriya, na qualidade de depositário da Convenção.

ANGOLA

Pescas vão exercer maior controlo sobre produtos do sector

Um maior controlo e acompanhamento dos produtos da pesca, aquicultura e sobre o sal vai ser exercido pelo Ministério das Pescas, uma acção que prevê a responsabilização dos intervenientes nessa cadeia, em caso de inobservância das regras de produção e comercialização.

NAMIBE, ANGOLA

Armadores de Pesca aconselhados a praticarem a actividade de forma organizada

O director provincial das pescas no Namibe, Isaac Cativa Herculano, nesta cidade, aos arrumadores de pesca artesanal, a prática da actividade pesqueira de forma sustentada e organizada, com vista a permitir melhor desenvolvimento das espécies marinhas, que servem como sustento das comunidades.

ANGOLA

Escuteiros visitam o Porto do Lobito

Um grupo de noventa crianças e jovens dos seis aos dezassete anos, do agrupamento nº 10 de escuteiros da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo da Província de Luanda, visitaram a Empresa Portuária do Lobito, onde se inteiraram do seu funcionamento.

Com objectivo de levar os escuteiros a aprenderem mais sobre os aspectos socioculturais da província de Benguela, a delegação visitou o VTS – Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo e o Terminal de Contentores, onde receberam explicações detalhadas sobre o funcionamento desta importante infra-estrutura portuária.

Angola aprova nova Pauta Aduaneira

A versão definitiva da proposta para a nova Pauta Aduaneira de Angola, que entra este ano em vigor, está pronta e vai ser submetida ao Conselho de Ministros para aprovação, disse em Luanda o principal responsável da Administração Geral Tributária (AGT).

Hermenegildo Gaspar disse ainda à agência noticiosa Angop que a nova Pauta Aduaneira tem como traço principal o incentivo à produção nacional, sobretudo agrícola, e irá substituir a que está em vigor desde 3 de Março de 2014.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família