Início > Angola

ANGOLA

Embarcações naufragam por violar limites da zona de pesca

A maioria das embarcações que naufragam com pescadores a bordo em Angola se deve a violação aos limites da sua zona de pesca e o ministério vai tornar a fiscalização mais rigorosa em 2018, denuncia a ministra das Pescas, Victória de Barros.

ANGOLA

Cuanza Sul: Captura de tilápia no Ebo duplica em 2017

Cinco toneladas de peixe cacuso (tilapia) foram capturadas, de Janeiro a Outubro do ano em curso, mais três em relação a 2016, pela cooperativa dos Antigos Combatentes no município do Ebo, província do Cuanza Sul, no âmbito do programa de combate à pobreza, informou o director municipal da Agricultura, Pescas e Ambiente, José Luís.

ANGOLA

Delegação sul-coreana faz levantamento da EDIPESCA

Uma delegação sul-coreana está em Luanda para fazer o levantamento do estado actual da EDIPESCA, com vista à elaboração de um estudo de viabilidade daquela empresa estatal.

ANGOLA

Huíla: Pescadores carecem de materiais para actividade

A falta de novos instrumentos de trabalho para a prática da pesca continental na Huíla condiciona o trabalho dos pescadores e das associações controladas pela secção de Pescas e Ambiente, da Direcção Provincial da Agricultura na região.

ANGOLA

Cunene: Província ganha 100 tanques para prática de aquicultura

Cem tanques para prática de aquicultura começam a ser construídos este mês de Novembro nos municípios do Ombadja e Cuvelai, província do Cunene, anunciou à Angop o director em exercício da Agricultura, desenvolvimento rural e Pesca, Carlos José.

ANGOLA

Lunda Sul carece de acessórios de embarcações de pesca

Numa ronda efectuada nas zonas de pesca, os pescadores associados manifestaram a necessidade de material de pesca e argumentaram que tal situação se deve à falta de lojas que se dedicam à venda deste artigos. Os entrevistados informaram que que o material de substituição tem sido adquirido na província de Luanda, onde, igualmente, contratam homens para prestar assistência técnica às embarcações avariadas.

ANGOLA

Novo Porto de Cabinda em plena operação um ano antes do previsto

O porto de águas profundas de Caio, em construção no enclave angolano de Cabinda por 700 milhões de euros, deverá atingir a "plena capacidade operacional" no início de 2019, "um ano antes do previsto", anunciou a administração.

O Porto de Caio é uma parceria público-privada (PPP) lançada em 2014 que tem sido condicionada pela crise em Angola, mas, segundo informação disponibilizada à Lusa pela administração, a construção "ganhou impulso devido ao forte apoio do Governo de Angola" e com o financiamento do Banco de Exportação e Importação da China.

ANGOLA

Mil e 500 milhões de dólares de garantia para Porto do Dande

Mil e 500 milhões de dólares norte-americanos é o valor autorizado ao Ministério das Finanças a prestar, como garantia de Estado, de pagamento à primeira solicitação, a favor das entidades financiadoras, para o contrato de concessão do projecto do Porto da Barra do Dande, soube a Angop.

O projecto do Porto da Barra do Dande, aprovado em Decreto Presidencial publicado em Diário da República, de 20 de Setembro, inclui a concessão de direitos relativos à construção e exploração do mesmo, uma empreitada que será executado pela Atlantic Ventures - Sociedade de Desenvolvimento e Gestão Portuária S.A em parceria com o Porto de Luanda, mediante uma participação minoritária no capital social até 40 por cento.

Grupo chinês investe 1 milhão de dólares em Angola para produção de tilápia

Duzentos tanques para produção de tilápia estão a ser construídos na comuna da Barra do Dande, província do Bengo, pela empresa chinesa RSI Su-Lda, no valor de um milhão de dólares, anunciou o porta-voz da empresa, Pedro Panzo.

Porto de Luanda foi responsável por 77,8% das importações marítimas angolanas no 1.º trimestre

Segundo dados do Conselho Nacional de Carregadores (CNC) de Angola, no primeiro trimestre de 2017 o porto de Luanda foi responsável por 77,8% da carga total importada por via marítima em Angola. Para além disso, o porto da capital absorveu ainda 99,3% dos 1.624 veículos automóveis entrados por via marítima no país.

Angola contrata chineses para manutenção dos caminhos-de-ferro de Luanda e de Benguela

O governo angolano prepara-se para investir 97,9 milhões de dólares na manutenção das linhas de caminhos-de-ferro de Luanda e de Benguela, tendo adjudicado os respectivos contratos às mesmas empresas chinesas que as reconstruíram.

ANGOLA

Complexo habitacional do Porto do Lobito inaugurado

Funcionários do Porto Lobito vêem melhoradas as condições de vida, com a inauguração de um complexo habitacional denominado "José Carlos Gomes", que conta com 15 edifícios e 120 apartamentos de tipologia T3.

Inaugurado pelo Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, o complexo construído no bairro da Luz, na cidade do Lobito, é composto por casas com 75 metros quadrados cada, uma suite, três quartos, cozinha, sala comum, wc e outros compartimentos e vias asfaltadas. Conta ainda com sistema de água, energia, iluminação pública, espaços verdes e escola para os menores em idade escolar.

ANGOLA

Namibe : Ministra inaugura no Tômbwa duas novas unidades de Pescas

Duas novas unidades de pesca para a produção de conservas, congelação e conservação de pescado, foram inauguradas, no Namibe, pela Ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto. Trata-se da empresa Pes-Sul vocacionada para a produção de conserva e a Nova Vida para a congelação de pescado.

ANGOLA

Cabinda: UTIP assina contrato de investimento para Porto Caio

Um acordo de investimento privado que visa iniciar investir directamente no projecto Porto Caio, em Cabinda, foi assinado nesta cidade, entre a Unidade Técnica Para o Investimento Privado (UTIP) e a Capoinvest Limited.

ANGOLA

Caminho de Ferro de Benguela inaugura Centro de Formação

O centro de formação profissional do Caminho- de-Ferro de Benguela (CFB), com capacidade para 600 alunos, foi inaugurado na cidade do Huambo, região centro de Angola.
Com investimento de cerca de US$ 17 milhões de dólares, o novo Centro de Formação Profissional da mais extensa ferrovia de Angola, que liga a cidade portuária do Lobito à fronteira leste com a República Democrática do Congo, compreende, além de salas de aula, um edifício com 28 dormitórios, para albergar 120 alunos em regime de internato e oito dormitórios para professores.
 

ANGOLA

Geminação do Lobito impulsiona porto local

O acordo de geminação da cidade do Lobito com as cidades de Miami (EUA) e Durban (África do Sul), assinado recentemente, permitirão o desenvolvimento acelerado do Porto do Lobito e o sector agrícola da região, segundo o administrador Alberto Ngongo.
Segundo o responsável, que falava num encontro com empresários sobre as vantagens da geminação, o foco principal desta geminação é o desenvolvimento do Porto do Lobito, para depois evoluir-se para agricultura, troca de experiências no campo de associações e nos cuidados do saneamento básico.
 

ANGOLA

Centro de Formação do CFL custa mais de USD 14 milhões

Catorze milhões e 86 mil dólares norte-americanos é o valor investido no Centro de Formação do Caminho de Ferro de Luanda (CFL), inaugurado dia 10 na localidade de Catete, município de Icolo e Bengo, província de Luanda. A inauguração do empreendimento, efectuada pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, enquadrou-se no lançamento do projecto de duplicação do Caminho de Ferro de Luanda no troço Bungo-Baia, cuja consignação foi feita no mesmo dia.
O centro, construído entre Setembro de 2015 a Maio de 2017, comporta cinco estruturas, nomeadamente o edifício de ensino, dormitório, laboratório de materiais, casa de força e guarita.

ANGOLA

Porto de águas profundas do Caio deverá estar operacional em 2020

O presidente da Caio Porto, empresa que está à frente do projecto de construção do porto de águas profundas do Caio, adiantou que o mesmo deverá estar operacional já em 2020. Em declarações à Angop, Jack Helton referiu que as obras estão neste momento numa primeira fase, a qual consiste na dragagem da zona costeira onde o porto virá a ser construído.

Italianos investem na reparação naval e conservas de peixe em Angola

Um grupo de empresários italianos vai investir na construção de um estaleiro naval para montagem e reparação de embarcações de pesca no município do Soyo, província do Zaire, disse naquela cidade o director da empresa italiana Ac Enterprises.

O empresário adiantou que um estaleiro naval é um projecto de importância capital, dado permitir montar e reparar embarcações pesqueiras para operarem na região e permitir o relançamento do sector pesqueiro na província.

ANGOLA

Bié: Produção de tilápia aumenta na província

A produção de peixe tilápia (cacusso) na província do Bié passou de 16 mil e 365 toneladas/mês em 2012, para 28 mil e 147 toneladas em 2017, devido ao apoio do governo provincial e do Ministério das Pescas.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012