Início > Angola

ANGOLA

Ministérios assinam protocolo de cooperação para gestão do mar

Um protocolo de cooperação, que visa a gestão sustentável do mar e do oceano foi assinado em Luanda, entre os ministérios das Pescas e do Mar e do Ambiente. O protocolo assinado pelas titulares das pastas da Pescas e do Mar, Victoria de Barros Neto e do Ambiente, Paula Francisco, marcou as celebrações do Dia Mundial dos Oceanos.

ANGOLA

Empresários de Cabinda inteiram-se da ZCL da SADC

Os empresários e os membros do governo da província de Cabinda inteiraram-se da adesão de Angola à Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Para o efeito, o Ministério do Comercio promoveu, nesta cidade, um colóquio sobre a adesão de Angola à Zona de Comércio Livre, asssunto que está sendo acompanhado pelo Secretário do Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes.
 

ANGOLA

Porto de Luanda reduz movimento de mercadorias no 1º trimestre

O Porto de Luanda registou no primeiro trimestre deste ano uma redução no movimento de mercadorias, ao serem manuseadas um milhão, 476 mil e 751 toneladas, uma quebra de 509 mil e 584 toneladas em relação ao período homólogo de 2017.

ANGOLA

Pescas elabora estratégia para melhor gestão dos recursos marinhos

O Ministério das Pescas e do Mar está a elaborar uma estratégia nacional, que define os objectivos, medidas e acções direccionadas aos diversos sectores com intervenção no mar, com vista a uma melhor utilização, gestão, exploração e preservação do mar.

Governo de Angola negoceia cessação do contrato de concessão atribuído à Caioporto

O governo de Angola vai negociar a cessação do contrato de concessão para a execução do projecto de construção do porto de Caio, em Cabinda, atribuído à empresa Caioporto, tendo uma comissão para esse efeito sido criada pelo despacho presidencial n.º 66/18, de 30 de Maio, de acordo com a imprensa internacional.

A criação desta comissão de negociação, que será coordenada pelo Ministério dos Transportes, consta do sumário do despacho presidencial que envolve a Caioporto, cujo principal accionista é o empresário suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais, investigado pelas autoridades angolanas no âmbito da gestão de activos do Fundo Soberano de Angola.

Nova Pauta Aduaneira de Angola entra em vigor a 9 de Agosto

A Pauta Aduaneira de Angola versão 2017, baseada no Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias da Organização Mundial das Alfândegas, entra em vigor a 9 de Agosto próximo, após aprovação por decreto presidencial e publicação em Diário da República, com data de 9 de Maio.

O documento visa dotar Angola de sistema aduaneiro moderno, capaz de dar resposta aos desafios do seu desenvolvimento, através da produção nacional, atracção de investimento, promoção de emprego da mão-de-obra nacional, entre outros aspectos que promovem a economia, pode ler-se no decreto presidencial.

ANGOLA

Feira Internacional de Luanda 2018 decorre em Julho na ZEE Luanda/Bengo

A Feira Internacional de Luanda (Filda/2018), a decorrer de 10 a 14 de Julho em Viana, deverá reunir 500 empresas, 200 das quais já se inscreveram naquela que é a maior bolsa de negócios de Angola, disse em Luanda o presidente do conselho de administração do grupo Arena, Bruno Albernaz.

O presidente do grupo Arena, que organiza o certame em parceria com o Ministério da Economia e Planeamento, garantiu terem 13 países manifestado já interesse em participar na edição deste ano da Feira Internacional de Luanda, que decorre sob o lema “Diversificar a economia, desenvolver o sector privado.”

ANGOLA

Porto de Luanda movimenta mais carga em 2017, mas menos no 1.º trimestre de 2018

O Porto de Luanda movimentou 7,6 milhões de toneladas de carga diversa em 2017, quantidade que representa um acréscimo real de 513 mil toneladas e percentual de 7% em relação ao valor contabilizado em 2016, informou a Porto de Luanda – Empresa Portuária de Luanda, constituída há 75 anos.

O porto da capital angolana recebeu no ano transacto 4144 navios, dos quais 633 de longo curso e 3511 de cabotagem, uma quebra de 478 navios relativamente a 2016, ano em que recebeu 4622 navios.

Angola prepara recepção do primeiro ferryboat para garantir ligação a Cabinda

A Damen Shipyards prepara-se para concluir a construção do primeiro ferryboat, encomendado pelo Governo angolano e que vai assegurar a rota marítima entre Luanda e o enclave de Cabinda, anunciou o Ministério dos Transportes de Angola.

A informação resulta da visita do ministro dos Transportes angolano, Augusto Tomás, aos estaleiros em Singapura, onde assistiu à cerimónia de lançamento à água do navio, do tipo "fast ferryboat", em fase final de construção naqueles estaleiros, detidos pelo grupo holandês Damen.

ANGOLA

APANG aborda questões sobre o impacto dos portos na economia

A segunda mesa redonda da Associação dos Portos de Angola realizada na província do Namibe contou com a presença do Porto de Cabinda, como um membro que actua fortemente para a melhoria da imagem da organização e um parceiro importante do ministério nos projectos e programas virados para o subsector.

Angola com nova Pauta Aduaneira a partir de 09 de agosto

A nova Pauta Aduaneira angolana, harmonizada com as regras da Organização Mundial das Alfândegas, entra em vigor a 09 de agosto, atribuindo taxas mínimas à importação de mercadorias essenciais, anunciou hoje o Ministério das Finanças.

ANGOLA

Líderes Juvenis Visitam Obras no Porto de Cabinda

Os líderes juvenis visualizaram as obras, dando as suas opiniões e pontos de vista até sobre o curso das empreitadas naquilo que é a concepção das actividades da Empresa Portuária de Cabinda.

MINISTRO AUGUSTO TOMÁS

Transportes e logística representam solução macro-económica para Angola

A criação de um modelo que interligue as redes e serviços de transportes a uma rede de infra-estruturas logísticas, estrategicamente localizadas, constitui a solução macro-económica e social do país, afirmou em Luanda o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.

O ministro disse ainda que tal modelo pode ser também a solução para a concretização dos objectivos da diversificação sectorial e regional do Produto Interno Bruto (PIB), bem como a criação de mais riqueza, integrando factores de competitividade e eficiência económica, que promovam a internacionalização da economia angolana.

ANGOLA

Mar pode ser alternativa segura para diversificação económica

A economia azul ou marítima pode afirmar-se, futuramente, como alternativa segura para a diversificação da produção de bens alimentares de consumo directo para o país, vaticina o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca.

Pedro Luís da Fonseca avança essa hipótese tendo em conta que a zona marítima que o país tem oferece uma reserva de potencialidades de exploração pelágica enorme.

MOÇÂMEDES, ANGOLA

CFM reforça capacidade de transporte de carga

O Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) reforçou a sua capacidade de transporte de carga com novos vagões para os combustíveis, carruagens para o granito negro e mercadorias contentorizadas, informou o presidente do conselho da administração da empresa, Daniel Quipaxe.

Angola conta com apoio das Nações Unidas na gestão dos portos

O reforço na formação do pessoal que trabalha na gestão e manutenção dos portos de Angola vai contar com apoio das Nações Unidas, com vista a desenvolver o sector portuário.

O facto foi manifestado em Luanda pelo secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED), Mukshisa Kituyi, que se mostrou disponível para olhar com maior atenção o sector dos Transportes de forma a aproveitar as modernas infra-estruturas existentes no país.

ANGOLA

CFM reforça capacidade de transporte de carga

O Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) reforçou a sua capacidade de transporte de carga com novos vagões para combustíveis, carruagens para o granito negro e mercadorias contentorizadas, informou, no Lubango, o presidente do conselho da administração da empresa, Daniel Quipaxe.

ANGOLA

Empresa Sopesol aposta na fabricação de barcos

A construção de barcos semi-industriais de até 27 metros de comprimento e seis metros de calado, com uma capacidade de 60 toneladas de pescado, constitui a aposta da empresa Sopesol, informou no Porto Amboim, província do Cuanza Sul, o empresário António Vieira.

Angola entra na exportação de focas vivas e prevê vender 150 animais em 2018

Angola iniciou em 2017 a exportação de focas vivas, para oceanários e jardins zoológicos de todo o mundo, com uma centena de exemplares, volume que já este ano deverá aumentar para 150.

Angola encara privatização dos três caminhos de ferro nacionais

O governo de Angola encara a possibilidade de privatizar parcialmente os três caminhos de ferro nacionais, de preferência a favor de parceiros internacionais ou regionais, da África do Sul em especial, que possuam capacidade financeira e técnica que garantam a gestão futuras das empresas, escreve o África Monitor Intelligence.

O África Monitor refere que os enormes défices de exploração que as três linhas registam, com receitas insuficientes para pagar salários, e as obrigações financeiras decorrentes do investimento da sua reabilitação e aquisição de material circulante, são considerados um encargo muito pesado para o governo.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012