Início > Angola

ANGOLA

Japão vai financiar segunda fase da reabilitação do Porto do Namibe

O embaixador do Japão em Angola, Kuniaki Ito, manifestou o desejo de o seu governo continuar a financiar as fases subsequentes da reabilitação do Porto do Namibe, com vista a aumentar a sua capacidade produtiva e torná-lo mais expedito.

Empresa de Angola vai construir estação de cabo submarino no Brasil

A Angola Cables, empresa angolana que vai gerir as operações do cabo submarino de fibra óptica entre Angola e o Brasil através das cidades de Luanda e Fortaleza, dispõe já do terreno para instalar em Fortaleza, capital do Estado brasileiro do Ceará, a estação de cabos submarinos de fibra óptica e um centro de dados para coordenação do sistema.

Cooperação Angola-Brasil vai formar angolanos nos sectores das pescas e aquicultura

A cooperação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba com o Instituto de Pesca Artesanal de Angola foi tema de uma reunião entre directores das duas instituições, em Brasília. O acordo de cooperação actualmente em vigor, assinado em 2014, tem o objectivo de promover a capacitação de técnicos angolanos nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura mantidos pela Codevasf.

Angola defende nova visão para Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

(...) No culminar da reunião, os participantes aprovaram um comunicado final onde os ministros consideram que a globalização gera desafios e oportunidades para a criação de sinergias que podem potenciar a complementaridade económica e a liberalização dos mercados no espaço da CPLP.
Destacaram ainda a necessidade de estimular negócios, quer entre agentes económicos da organização, inseridos em diferentes espaços regionais, quer entre estes e seus homólogos de fora do espaço da comunidade.

ANGOLA

Estaleiro Naval do Namibe com falta de pessoal especializado

A falta de pessoal especializado em mecânica, electricidade, engenharia naval e serralharia está a dificultar o funcionamento normal do Estaleiro Naval no Namibe, disse quinta-feira o responsável do estaleiro. Carlos Simões disse ainda à agência noticiosa Angop que o estaleiro está a funcionar com pessoas que têm muitos anos de trabalho, mas sem formação profissional no ramo, situação que se reflecte na baixa qualidade do trabalho prestado.

Angola e Brasil debatem cooperação pesqueira

A ministra das Pescas de Angola, Victoria de Barros Neto, concluiu uma visita oficial ao Brasil com a assinatura de acordos para aprofundar os níveis de cooperação entre os dois países. A primeira actividade da ministra no Brasil foi na Embaixada de Angola, em Brasília, onde se reuniu com o Embaixador Nelson Cosme e outros diplomatas angolanos, a quem deu a conhecer os objectivos da missão à frente de uma delegação de directores nacionais do ministério que dirige e de empresários do sector pesqueiro e salineiro.

Angola aprova Regime Jurídico de Plataformas Logísticas

A Assembleia Nacional (AN) de Angola apreciou e votou nesta quarta-feira o Projecto de Lei de Autorização Legislativa que autoriza o Titular do Poder Executivo legislar sobre o Regime Jurídico da Rede Nacional de Plataformas Logísticas. O diploma anuído com 145 votos do MPLA (a oposição demarcou-se da votação) foi apresentado pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás. Segundo o governante, trata-se de um instrumento de transcendente importância no contexto do desenvolvimento económico e social de Angola, a curto e médio prazo.

ANGOLA

Luanda acolhe Conferência dos Despachantes

Luanda acolhe nos dias 15 e 16 deste mês a primeira Conferência Nacional dos Despachantes e Oficiais de Angola, com o objectivo de aprimorar os conhecimentos dos associados, modo a prestar um serviço de qualidade aos seus clientes.

ANGOLA

Aos 70 anos, Porto de Luanda quer juntar-se aos mais desenvolvidos do mundo

Ao reformular a sua política de gestão em 2005, adoptando o sistema de «porto senhorio», que concedeu aos operadores privados o direito de gerirem as infra-estruturas dos terminais portuários, com o propósito de desenvolver e fazer crescer a empresa, o Porto de Luanda, que completou a 15 de Junho 70 anos de existência, procura equiparar-se aos demais no continente africano e no mundo, melhorando a produção e a produtividade.

ANGOLA

NileDutch prevê carregamento de 30 milhões de contentores

A movimentação de contentores em Angola tem vindo a crescer significativamente face ao desenvolvimento do mercado que tem vindo ano pós ano a atrair investidores no transporte de cargas em contentor.
 

Porto de Luanda atinge recordes de movimentação de mercadorias em 2014

O Porto de Luanda atingiu números marcantes no exercício de 2014, metas nunca antes alcançadas e que reflectem a crescente eficiência vivida no porto da capital angolana. Manuel Francisco Zangui, administrador para a área comercial do Porto de Luanda, revelou que a empresa atingiu uma descarga de mercadorias estimada num milhão de TEU em 2014, 13 milhões de toneladas movimentadas.

ANGOLA

Porto de Luanda com projectos de electricidade e abastecimento de água

Em declarações à Angop, em Luanda, o administrador para a área comercial do Porto de Luanda, Manuel Francisco Zangui, disse que o projecto da rede eléctrica de média tensão será desenvolvido com financiamento externo, enquanto o de abastecimento da água vai ter um suporte financeiro interno.

ANGOLA

Lançada primeira fase de construção do porto de águas profundas em Cabinda

A primeira fase das obras do porto de águas profundas de Cabinda, no norte de Angola, foi lançada em acto testemunhado pela governadora Aldina da Lomba Catembo e pelo presidente de Conselho de Administração do Caio Porto, Brian Fuggle. Na ocasião, Brian Fuggle disse que nesta fase inicial as obras foram adjudicadas à empresa Franki África, que envolveu a mobilização dos equipamentos para a perfuração de 20 a 60 furos até 35 metros de profundidade, que irão fornecer informações críticas para a fundação do porto, uma barca geotécnica e uma plataforma de auto-elevatórias modulares com um sistema de elevação para perfurar o leito do oceano, com sua conclusão prevista para um período de 8 a 10 semanas.

A 23 DE JUNHO, EM LUANDA

Fórum Empresarial Angola Portugal «Juntos na Diversificação da Economia»

No dia 23 de junho terá lugar, no hotel EPIC SANA de Luanda, o Fórum Empresarial Angola-Portugal. Trata-se da primeira edição de uma iniciativa que pretende promover as oportunidades de negócio nos dois países apelando ao estabelecimento e aprofundamento de parcerias entre empresas angolanas e portuguesas.

MARINHA MERCANTES E PORTOS INCLUÍDOS

Angola e Singapura analisam cooperação na área dos transportes

Angola e Singapura estudam a possibilidade de alargar a cooperação nas áreas da marinha mercante e portos, logística e formação de quadros, além dos transportes aéreos.

ANGOLA

Luanda será palco de conferência internacional sobre segurança marítima

Luanda, capital de Angola, será palco, ainda durante este ano, de uma conferência internacional sobre segurança marítima e energética. A informação ficou confirmada com um despacho presidencial que cria uma comissão nacional encarregada da sua organização. A comissão nacional de organização da conferência internacional, que vai debater a segurança e pirataria no Golfo da Guiné, envolve directamente doze ministérios e é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

ANGOLA

Empresa gestora de portos vai investir US$21 milhões de dólares no Namibe

A Sociedade Gestora de Terminais - Sogester vai investir 21 milhões de dólares no Porto do Namibe, o terceiro maior de Angola, depois de Luanda e Lobito, para aquisição de máquinas de cargas e de descargas e em veículos pesados. O anúncio foi feito à saída da formalização de um contrato de investimento privado com a Agência Nacional Para o Investimento Privado (ANIP), no qual foram signatários Maria Luisa Abrantes, presidente da ANIP, e Alexandre Bala Toto pela Sogester.

ANGOLA

Porto do Lobito em destaque na Feira Internacional de Benguela

O Porto do Lobito marcou mais uma vez presença na 5ª edição da Feira Internacional de Benguela, que decorreu há dias atrás, no Estádio Nacional de Ombaka em Benguela. Com o objectivo de promover e fortalecer o potencial económico e industrial da Região Sul de Angola, bem como atrair investimentos, nacionais e internacionais, capazes de apoiar o desenvolvimento da região, esta foi a quinta vez que o Porto do Lobito participou no certame.

Angola vai acolher conferência internacional sobre segurança marítima e energética

Angola vai acolher no segundo semestre deste ano uma conferência internacional sobre segurança marítima e energética, anunciou o ministro angolano das Relações Exteriores. Georges Chikoti discursava num encontro de trabalho em Luanda com o seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, que realizou uma visita de três dias a Angola.

Angola pretende aderir à Zona de Comércio Livre da SADC em 2017

Angola pretende aderir à Zona de Comércio Livre da Comunidade da África Austral (SADC) em 2017, disse a ministra do Comércio, Rosa Pacavira, em Harare, por oacsião da Cimeira Extraordinária da SADC, que tem lugar nesta quarta-feira, sob o lema "Uma estratégia regional para os caminhos da industrialização".

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família