Início > Portugal

PORTUGAL

Porto de Sines recebeu a Embaixadora do Panamá

O Porto de Sines recebeu, no dia 12 Maio, a visita da Embaixadora do Panamá em Lisboa, Ilka Varela de Bares, acompanhada por uma comitiva diplomática daquele país, que pretendeu conhecer os mais recentes desenvolvimentos deste porto. João Franco, Presidente da APS, apresentou as principais características do Porto de Sines enquanto porta atlântica da Europa, assim como os principais fatores que têm contribuído para a evolução positiva dos resultados operacionais desta infraestrutura portuária.

PORTUGAL

Porto de Setúbal recebeu Embaixadora do Panamá

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 14 de Maio, a visita da Embaixadora do Panamá em Portugal, Ilka de Barés e dois assessores, Melissa Real Cordoba e Carlos Barés, numa deslocação que visou apresentar o renovado Canal do Panamá e, por outro lado, conhecer a capacidade instalada e zonas de expansão futura do Porto de Setúbal.

Desenvolvimento de um sistema de monitorização do meio marinho, um projecto Português

Nas últimas décadas tem-se assistido ao crescente interesse no desenvolvimento de ferramentas para monitorização de longo termo do meio marinho. O resultado destas atividades é um aspeto fundamental para o desenvolvimento de medidas que minimizem o impacto das atividades humanas no mesmo.

PORTUGAL

AICEP cria prémio dirigido às Câmaras de Comércio Bilaterais

O Presidente da AICEP anunciou, em Nova York, a criação de um Prémio Anual dirigido às Câmaras de Comércio Bilaterais. Miguel Frasquilho, que discursava na IV Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas, anunciou que a AICEP irá iniciar, em 2016, “e em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a realização de uma Gala Anual que se destinará a premiar as Câmaras de Comércio Bilaterais radicadas no estrangeiro (focadas nas relações económicas entre o País onde se situam, e Portugal) que mais se destaquem na captação/retenção de investimento e na internacionalização das empresas portuguesas.”

Brasil e Portugal reforçam cooperação no sector portuário

O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República do Brasil, Edinho Araújo, assinou esta semana em Lisboa um termo de cooperação na área de portos marítimos e logística com a secretaria de Estado dos Transportes do Governo português. O ato aconteceu durante a missão oficial que o governo brasileiro promoveu a Portugal e Espanha, chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer. A delegação brasileira teve encontros com os principais líderes dos dois países, além de encontros de negócios com investidores e fóruns empresariais.

Atlântico quer recuperar estatuto de maior oceano de comércio

Portugal tem condições para desempenhar um papel central nas relações económicas entre a Europa, África e a América Latina. "Esta é uma realidade que comporta 133 países e mais de 2,3 mil milhões de pessoas", assim define o presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL).

Portugal e Brasil no núcleo fundador do novo banco mundial proposto pela China

Portugal e Brasil integram a lista dos 51 fundadores do novo banco internacional proposto pela China, o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), divulgada pelo Ministério das Finanças chinês. Mais países poderão ainda solicitar a adesão ao AIIB, mas já não terão direito ao estatuto de fundador, que permite participar na definição das regras do novo banco.

PORTUGAL

Porto de Sines recebeu comitiva empresarial de Goiás

Uma comitiva empresarial do Estado brasileiro de Goiás visitou o Porto de Sines no dia 8 de abril. A delegação, recebida por João Franco e José Pedro Soares, respetivamente Presidente e Administrador da APS, pretendeu conhecer as potencialidades de Sines para ser a porta de entrada na Europa para as empresas daquele Estado.

Quadros do Porto de Luanda de visita à APA

Um grupo de quadros do Porto de Luanda esteve, no início desta semana, no Porto de Aveiro. Tratou-se de uma visita técnica, tendo sido abordadas questões de interesse para ambas as administrações portuárias.

Porto de Lisboa quer reforçar ligações à América do Sul

O Porto de Lisboa esteve presente na 21ª edição da Intermodal South America, uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor portuário realizada em São Paulo, no Brasil, evento no qual a APL pretendeu reforçar o posicionamento nas ligações aos mercados da América do Sul. A feira reuniu 600 expositores brasileiros e internacionais, oriundos da América, Europa e Ásia, contando com 48 mil visitantes.

Delegação da ENAPORT (Portos de São Tomé e Principe) de visita ao Porto de Leixões

Representantes da Administração dos Portos de São Tomé e Príncipe (ENAPORT) visitaram o Porto de Leixões no dia 12 de Março.
Durante a reunião com o Conselho de Administração da APDL avaliaram-se áreas de interesse comum para o desenvolvimento de futuras acções de cooperação entre os dois portos, nomeadamente ao nível da formação portuária.
 

Investimento português em Moçambique quase duplicou

O investimento direto português em Moçambique atingiu 336 milhões de dólares (300,35 milhões de euros) em 2014, quase o dobro dos 171 milhões registados em 2013, e continua a ser o que cria mais emprego no país

Universidade de Aveiro cria isco para a pesca de atum em Cabo Verde

Sistema da Universidade de Aveiro em Cabo Verde cria isco para a pesca de atum se tornar autónoma em termos de isco vivo para a pesca de atum. A Universidade tem mantido a cooperação com Cabo Verde de forma continuada, tendo recebido recentemente a visita de uma comitiva presidida pelo Primeiro-ministro daquele país.

Delegação da «Portos da Venezuela» visita o Porto de Leixões

O Vice- Presidente, Coronel Franklin Romero Padilla, e Diretor de Formação Profissional, CF Artur Romero, da empresa Bolivariana de Puertos da Venezuela (Bolipuertos) reuniu esta semana no porto de Leixões, para analisar uma proposta de prestação de serviços a desenvolver pelo Centro de Formação do Porto de Leixões nas áreas de Consultadoria e Formação.

HOJE

IPIM promove sessão de esclarecimento

O Instituto para a Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) promove, no próximo dia 2 de março, pelas 16h00, na Representação Económica e Comercial de Macau em Lisboa uma sessão de esclarecimento sobre o Centro de Distribuição de Produtos alimentares dos Países de Língua Portuguesa para a China.

Porto de Sines celebra protocolo com Porto de Dakar

O Porto de Sines celebrou dia 19 de Fevereiro, na cidade de Dakar, um protocolo com o principal porto do Senegal, com vista ao desenvolvimento de ações de cooperação entre as duas Autoridades Portuárias e as Comunidades Portuárias. O evento fez parte da agenda oficial da visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, àquele país, tendo sido assinado pelo Diretor Geral do Porto Autónomo de Dakar, Cheikh Kante, e por João Farinha Franco e José Pedro Soares, respetivamente Presidente e Administrador da APS.

Empresários da diáspora portuguesa visitaram o Porto de Sines

Cerca de 30 empresários da diáspora portuguesa no mundo visitaram o Porto de Sines, com o objetivo de conhecer as potencialidades desta infraestrutura portuária na promoção do comércio entre Portugal e os países onde desenvolvem a sua atividade comercial. A localização estratégica do Porto de Sines, os elevados índices de competitividade de todos os terminais e os fluxos de importação e exportação de mercadorias foram os temas de maior destaque apresentados na comunicação de João Franco, Presidente do Conselho de Administração da APS.

PORTO DE LISBOA

Avião C-130 do Gabão recebido no terminal multiusos do Poço do Bispo

Trata-se de uma operação pouco habitual e por isso a destacar: o porto de Lisboa recebeu recentemente um avião C-130, proveniente do Gabão, tendo como destino a OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, onde vai ser reparado e de onde vai sair a voar, após o programa de manutenção definido.

Porto de Sines visitado pelo Ministro do Ambiente da Costa do Marfim

O Ministro do Ambiente da Costa do Marfim, Alla Kouadio Rémi, liderou uma comitiva daquele país africano que visitou a unidade de tratamento e reciclagem de resíduos petrolíferos de navios da ECOSLOPS, localizada no porto de Sines.

PORTUGAL

Representantes do Ceará em Aveiro para potenciar investimento

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e a Universidade de Aveiro (UA) homenagearam Francisco Neto Brandão, vice-cônsul de Portugal no Ceará (Brasil). A sessão contou a participação de entidades nacionais e brasileiras que abordaram a realidade dos mercados comerciais e institucionais dos dois países.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012