Início > Portugal

Delegação da ENAPORT (Portos de São Tomé e Principe) de visita ao Porto de Leixões

Representantes da Administração dos Portos de São Tomé e Príncipe (ENAPORT) visitaram o Porto de Leixões no dia 12 de Março.
Durante a reunião com o Conselho de Administração da APDL avaliaram-se áreas de interesse comum para o desenvolvimento de futuras acções de cooperação entre os dois portos, nomeadamente ao nível da formação portuária.
 

Investimento português em Moçambique quase duplicou

O investimento direto português em Moçambique atingiu 336 milhões de dólares (300,35 milhões de euros) em 2014, quase o dobro dos 171 milhões registados em 2013, e continua a ser o que cria mais emprego no país

Universidade de Aveiro cria isco para a pesca de atum em Cabo Verde

Sistema da Universidade de Aveiro em Cabo Verde cria isco para a pesca de atum se tornar autónoma em termos de isco vivo para a pesca de atum. A Universidade tem mantido a cooperação com Cabo Verde de forma continuada, tendo recebido recentemente a visita de uma comitiva presidida pelo Primeiro-ministro daquele país.

Delegação da «Portos da Venezuela» visita o Porto de Leixões

O Vice- Presidente, Coronel Franklin Romero Padilla, e Diretor de Formação Profissional, CF Artur Romero, da empresa Bolivariana de Puertos da Venezuela (Bolipuertos) reuniu esta semana no porto de Leixões, para analisar uma proposta de prestação de serviços a desenvolver pelo Centro de Formação do Porto de Leixões nas áreas de Consultadoria e Formação.

HOJE

IPIM promove sessão de esclarecimento

O Instituto para a Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) promove, no próximo dia 2 de março, pelas 16h00, na Representação Económica e Comercial de Macau em Lisboa uma sessão de esclarecimento sobre o Centro de Distribuição de Produtos alimentares dos Países de Língua Portuguesa para a China.

Porto de Sines celebra protocolo com Porto de Dakar

O Porto de Sines celebrou dia 19 de Fevereiro, na cidade de Dakar, um protocolo com o principal porto do Senegal, com vista ao desenvolvimento de ações de cooperação entre as duas Autoridades Portuárias e as Comunidades Portuárias. O evento fez parte da agenda oficial da visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, àquele país, tendo sido assinado pelo Diretor Geral do Porto Autónomo de Dakar, Cheikh Kante, e por João Farinha Franco e José Pedro Soares, respetivamente Presidente e Administrador da APS.

Empresários da diáspora portuguesa visitaram o Porto de Sines

Cerca de 30 empresários da diáspora portuguesa no mundo visitaram o Porto de Sines, com o objetivo de conhecer as potencialidades desta infraestrutura portuária na promoção do comércio entre Portugal e os países onde desenvolvem a sua atividade comercial. A localização estratégica do Porto de Sines, os elevados índices de competitividade de todos os terminais e os fluxos de importação e exportação de mercadorias foram os temas de maior destaque apresentados na comunicação de João Franco, Presidente do Conselho de Administração da APS.

PORTO DE LISBOA

Avião C-130 do Gabão recebido no terminal multiusos do Poço do Bispo

Trata-se de uma operação pouco habitual e por isso a destacar: o porto de Lisboa recebeu recentemente um avião C-130, proveniente do Gabão, tendo como destino a OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, onde vai ser reparado e de onde vai sair a voar, após o programa de manutenção definido.

Porto de Sines visitado pelo Ministro do Ambiente da Costa do Marfim

O Ministro do Ambiente da Costa do Marfim, Alla Kouadio Rémi, liderou uma comitiva daquele país africano que visitou a unidade de tratamento e reciclagem de resíduos petrolíferos de navios da ECOSLOPS, localizada no porto de Sines.

PORTUGAL

Representantes do Ceará em Aveiro para potenciar investimento

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e a Universidade de Aveiro (UA) homenagearam Francisco Neto Brandão, vice-cônsul de Portugal no Ceará (Brasil). A sessão contou a participação de entidades nacionais e brasileiras que abordaram a realidade dos mercados comerciais e institucionais dos dois países.

PORTUGAL

Comitiva do Porto de Dakar visitou o Porto de Sines

Uma comitiva do Porto de Dakar visitou o Porto de Sines, com vista ao aumento da cooperação entre os dois portos, nomeadamente nas áreas das operações e da gestão portuária, incluindo os sistemas de informação de suporte. A delegação teve oportunidade de visitar os vários terminais do porto, com especial destaque para o Terminal XXI, pois Dakar tem esta área de negócio bastante desenvolvida e funciona como porta de entrada de contentores para toda a região da África Ocidental.

PORTUGAL

Patrulha Viana do Castelo no controlo da imigração irregular no sul de Itália

O patrulha oceânico VIANA DO CASTELO encontra-se no Mediterrâneo Central, desde 02 de novembro, a participar na missão TRITON 2014, do âmbito da agência FRONTEX [1] da União Europeia, no controlo dos fluxos migratórios provenientes do norte de África.

Portugal na presidência do Grupo dos Ministros dos Transportes do Mediterrâneo Ocidental

Portugal assumiu a presidência do Grupo dos Ministros dos Transportes do Mediterrâneo Ocidental até 2016, que reúne além de Portugal, Espanha, Itália, França, Malta, Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Mauritânia. De resto, esta presidência assume uma maior importância tendo em conta que Portugal passou de um saldo negativo para um superavit comercial com alguns dos países que compõem o Grupo, casos da Argélia, Marrocos, Tunísia, Líbia e Mauritânia.

PORTUGAL

Rangel investe 3 milhões para entrar no Brasil

O Grupo Rangel investiu cerca de três milhões de euros para entrar no mercado brasileiro, país onde criou uma empresa de raiz em São Paulo, que se irá dedicar ao transporte marítimo e aéreo internacional e ao serviço aduaneiro.
Um dos objetivos principais do grupo português é criar um "triângulo logístico de língua portuguesa", facilitando o fluxo de negócios entre o Brasil, Europa e África (Angola e Moçambique), refere a empresa em comunicado.

PORTUGAL

Embaixador dos Estados Unidos da América no Porto de Sines

Robert Sherman, Embaixador dos EUA em Lisboa, visitou o Porto de Sines no passado dia 15 de outubro. Recebido por Eduardo Bandeira, Administrador da APS,SA, o Diplomata tomou conhecimento das características e potencialidades do plataforma portuária de Sines para acolher novos investidores americanos, bem como das ligações diretas que semanalmente ligam o Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) aos principais portos dos EUA, através de três serviços regulares.

Secretário de Estado do Turismo da Guiné-Bissau visita o Porto de Leixões

O Secretário de Estado do Turismo da Guiné-Bissau, Dr. Vicente Fernandes, visitou o Porto de Leixões esta sexta-feira, dia 10 de outubro, com o objetivo de conhecer a infra-estrutura portuária e avaliar áreas de interesse comum para desenvolver futuras acções de cooperação.

 

Diretora Nacional de Combustíveis de Moçambique visita Sines

Uma delegação da Direção Nacional de Combustíveis de Moçambique visitou o complexo portuário e industrial de Sines, no passado dia 8 de outubro.
Liderada por Felisbela Cunhete, Diretora Nacional de Combustíveis do Ministério da Energia de Moçambique, a delegação integrou ainda dois técnicos do Ministério da Energia de Moçambique, bem como representantes das empresas Petromoc – Petróleos de Moçambique e Imopetro - Importadora de Combustíveis e Petróleo de Moçambique.

Portugal aprova acordo de cooperação marítima com São Tomé

O Governo português aprovou, em Conselho de Ministros, um acordo de cooperação entre a República Portuguesa e a República Democrática de São Tomé e Príncipe no domínio da fiscalização conjunta de espaços marítimos que estejam sob jurisdição de São Tomé.

AICEP quer empresas portuguesas a aproveitar investimento chinês em África

O vice-presidente da Agência para a Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) considerou, em Maputo, que as empresas portuguesas podem intermediar os investimentos chineses em países com recursos naturais como Moçambique, atendendo aos conhecimentos que possuem.

Empresa portuguesa constrói barco para operar no Lago Niassa, em Moçambique

A empresa portuguesa Mota Engil investiu perto de oito milhões de dólares na construção de um navio de transporte de carga e passageiros, para operar no Lago Niassa, em Moçambique.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família