Início > Portugal

Delegado da AICEP na Shanghai Ocean University

O aumento da cooperação na área das ciências do mar entre a universidade chinesa Shanghai Ocean University (SHOU) e entidades portuguesas, além do relacionamento já existente com a Universidade do Algarve, esteve em foco no encontro que o delegado da AICEP em Xangai teve com responsáveis daquela instituição.

Presidente do Porto de Luanda visita a APL

Uma delegação do Porto de Luanda, liderada pelo seu Presidente Dr. Alberto Bengue foi recebida recentemente pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Dra. Marina Ferreira e o vogal do CA Engº Roque de Pinho.
Recentemente empossado na função de presidente do porto da capital angolana, Alberto Bengue realizou um périplo de visitas com o intuito de conhecer a realidade portuária nacional.

SINES, PORTUGAL

João Franco recebeu delegação do Porto de Luanda

O Presidente do Porto de Sines, João Franco, recebeu recentemente uma delegação do Porto de Luanda. A visita da comitiva angolana, chefiada pelo seu presidente, Alberto Bengue, foi uma oportunidade para partilhar experiências e dinamizar relações institucionais entre os representantes das duas infra-estruturas portuárias.

AVEIRO, PORTUGAL

Delegação do Porto de Luanda visita a APA

O Porto de Aveiro recebeu recentemente a visita de uma delegação do Porto de Luanda. Alberto Bengue, novo Presidente do Porto de Luanda; Sansão Pitra , Administrador para Técnica e de Engenharia e o Administrador não Executivo João Barradas compunham a delegação, acompanhada por José Luís Cacho, este último na qualidade de conselheiro da APLOP.

PORTUGAL

Porto de Sines visitado por delegação mexicana da GPT (Grupo Alfa)

Uma delegação da empresa mexicana GPT, pertencente ao Grupo Alfa, visitou o Porto de Sines dia 16 de julho, acompanhada de representantes da Galp Energia, com o objetivo de conhecer as potencialidades desta infraestrutura portuária.

AICEP em força nos países da CPLP

A AICEP deu início este mês à abertura de novas delegações em Países de Língua Oficial Portuguesa onde a agência ainda não tinha representação. Estas acções começaram na Guiné-Bissau onde Miguel Frasquilho esteve entre 3 e 7 de julho

Porto de Setúbal recebeu comitiva de representantes do Porto de Luanda

Uma delegação de representantes do Porto angolano de Luanda está em Portugal, onde se tem desdobrado em visitas aos Portos portugueses. Na visita, a comitiva liderada pelo presidente do Porto de Luanda inteirou-se do potencial de crescimento do porto e do intenso crescimento do movimento portuário e da atividade logística e industrial que se tem verificado, tendo assumido compromisso na cooperação para a formação com o Centro de Formação do Porto de Setubal nas vertentes operacionais e formação on-job.

Mota-Engil ganha 57 milhões para ampliar terminal portuário no Brasil

O gigante industrial brasileiro Vale do Rio Doce voltou a manter a preferência pelo grupo português Mota-Engil, depois do mega-contrato atribuído (e já concluído) para o projecto do corredor ferroviário de Nacala, no Malawi. Este segundo contrato entre os dois grupos, agora em terras brasileiras, tem um valor de 57 milhões de euros para a Mota-Engil e respeita à ampliação de um terminal portuário gerido pela Vale em Santos, no litoral paulista.

Fórum de Negócios Portugal/Moçambique

Por ocasião da visita a Portugal do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyuse, a AICEP e a embaixada de Moçambique em Portugal organizam, no dia 17 de julho, em Lisboa, um Seminário Económico. Este evento, que conta com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, tem como objetivo o reforço das relações económicas bilaterais, através da criação de parcerias entre empresas dos dois países.

PORTUGAL

Lisboa recebe esta semana fórum de exportadores da CPLP

A capital portuguesa será o palco, esta semana, da primeira edição do Fórum União de Exportadores, organizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O certame decorrerá nos dias 26 e 27 de junho no Centro de Congressos de Lisboa. A União de Exportadores tem como objetivo apoiar empresas e estimular o negócio e internacionalização de todos os setores económicos espalhados pelos nove países-membros da comunidade CPLP.

PORTUGAL

Missão Empresarial à Costa do Marfim (Abidjan)

A AICEP está a organizar a missão empresarial que acompanha a visita do Vice-Primeiro-Ministro a este país.A Costa do Marfim, um importante membro da CEDEAO (Comunidade Económica da Africa Ocidental) e da UEMOA (Comunidade Monetária), é o maior produtor e exportador mundial de cacau, e um dos maiores exportadores de café e de óleo de palma. Inscrições até 9 de Junho!

PORTO DE LISBOA

Presidente da APL recebe comitiva do Estado de São Paulo

A Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, recebeu, no dia 27 de maio, uma delegação com os Secretários da Economia e do Tesouro, do Governo de São Paulo, acompanhados dos Prefeitos de várias cidades e dos maiores empresários ligados ao Porto de Santos, que se encontravam em visita a Portugal para analisar as atuais condições de investimento.

Embaixador da China incentiva Portugal a ter papel central na dinamização da 'Rota da Seda'

O embaixador da China em Portugal, Huang Songfu, considerou, na sessão de abertura da Conferência Lisboa Portugal/China (ocorrida no Salão Nobre da CM Lisboa), que Portugal poderá ter um papel de cooperativo "imprescindível" na ligação que a chamada 'Rota da Seda' enceta - Huang Songfu estendeu a mão numa atitude de cooperação, convidando Portugal a explorar, com a China, um protocolo de entreajuda comercial.

Portos de Sines e Amboim estabelecem cooperação

No corrente mês de maio foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, e a EPA – Empresa Portuária de Amboim, E.P.

Delegação angolana no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro recebeu, a 29 de Maio, a vista de uma delegação angolana que se encontra a frequentar o Curso de Pós-Graduação em Direito Marítimo, no ISCIA. Foram acompanhados por Eduardo Martins, do ISCIA, e por. Luis Sousa, do Porto de Aveiro (APA, S.A).

PORTUGAL

Porto de Sines recebeu a Embaixadora do Panamá

O Porto de Sines recebeu, no dia 12 Maio, a visita da Embaixadora do Panamá em Lisboa, Ilka Varela de Bares, acompanhada por uma comitiva diplomática daquele país, que pretendeu conhecer os mais recentes desenvolvimentos deste porto. João Franco, Presidente da APS, apresentou as principais características do Porto de Sines enquanto porta atlântica da Europa, assim como os principais fatores que têm contribuído para a evolução positiva dos resultados operacionais desta infraestrutura portuária.

PORTUGAL

Porto de Setúbal recebeu Embaixadora do Panamá

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 14 de Maio, a visita da Embaixadora do Panamá em Portugal, Ilka de Barés e dois assessores, Melissa Real Cordoba e Carlos Barés, numa deslocação que visou apresentar o renovado Canal do Panamá e, por outro lado, conhecer a capacidade instalada e zonas de expansão futura do Porto de Setúbal.

Desenvolvimento de um sistema de monitorização do meio marinho, um projecto Português

Nas últimas décadas tem-se assistido ao crescente interesse no desenvolvimento de ferramentas para monitorização de longo termo do meio marinho. O resultado destas atividades é um aspeto fundamental para o desenvolvimento de medidas que minimizem o impacto das atividades humanas no mesmo.

PORTUGAL

AICEP cria prémio dirigido às Câmaras de Comércio Bilaterais

O Presidente da AICEP anunciou, em Nova York, a criação de um Prémio Anual dirigido às Câmaras de Comércio Bilaterais. Miguel Frasquilho, que discursava na IV Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas, anunciou que a AICEP irá iniciar, em 2016, “e em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a realização de uma Gala Anual que se destinará a premiar as Câmaras de Comércio Bilaterais radicadas no estrangeiro (focadas nas relações económicas entre o País onde se situam, e Portugal) que mais se destaquem na captação/retenção de investimento e na internacionalização das empresas portuguesas.”

Brasil e Portugal reforçam cooperação no sector portuário

O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República do Brasil, Edinho Araújo, assinou esta semana em Lisboa um termo de cooperação na área de portos marítimos e logística com a secretaria de Estado dos Transportes do Governo português. O ato aconteceu durante a missão oficial que o governo brasileiro promoveu a Portugal e Espanha, chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer. A delegação brasileira teve encontros com os principais líderes dos dois países, além de encontros de negócios com investidores e fóruns empresariais.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012