Início > Portugal

Porto de Leixões desperta a atenção do Brasil

O Porto de Leixões, reconhecido internacionalmente pelos elevados índices de eficiência, despertou a atenção do Brasil, tendo recebido agora a visita do deputado federal Edinho Bez. Responsável pela pasta dos Transportes, Turismo e Telecomunicações do Estado de Santa Catarina, Edinho Bez quis conhecer os Sistemas de Informação que permitem a Leixões apresentar indicadores tão competitivos.

Projecto Clube Portugal Exportador

No seguimento dos anteriores projectos de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, a Lisboa - Feiras, Congressos e Eventos está a desenvolver o seu plano de Acções para 2016 e 2017, dirigido às PME que pretendam desenvolver a sua estratégia de expansão internacional e diversificação de mercados, contribuindo para o aumento do valor das exportações nos seus volumes de negócios.

PORTUGAL

Exportações de bacalhau devem repetir este ano níveis recorde de 2014

As exportações de bacalhau estão em níveis recorde, com o Brasil a liderar os destinos, e devem continuar a evoluir positivamente este ano, acredita o secretário-geral da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB), Paulo Mónica. A indústria não foi afetada negativamente pela crise e as exportações atingiram, em 2014, os 100 milhões de euros, “um valor histórico para o setor” que tem vindo a conhecer um aumento das vendas ao exterior “consistente e sustentável” que se deve manter este ano.

PORTUGAL

Mar 2020 ainda sem mapa para o dinheiro

Até Novembro, o Promar, Programa Operacional de Pesca (2007-2013), tinha uma taxa de execução de 76,9% da despesa pública prevista, de 299 milhões. O Mar 2020 tem mais 210 milhões de euros, mas está ainda sem programa operacional publicado. Em final do segundo ano de transição, entre o Promar - o programa operacional de pescas que vigorou no passado quadro comunitário de apoio de 2007 e 2013 - e o Mar 2020, - que vigorará nos próximos sete anos, ainda não foi legislado como Portugal irá gerir as próximas verbas comunitárias para a pesca, aquicultura, e investigação e desenvolvimentos marítimos.

Missão Empresarial a Moçambique

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do Projeto Business On The Way, encontra-se a promover a “Missão Empresarial a Moçambique”, a realizar-se entre 24 e 31 de janeiro de 2016 nas cidades de Maputo e Pemba.

Leixões-Santos: Transitex terá novo serviço de grupagens a partir de 12 de Novembro

Em comunicado de imprensa, a Transitex divulgou que tem agora um novo serviço LCL - o operador logístico alargou o seu leque de acção, oferecendo um novo serviço de grupagens, ligando Portugal ao Brasil, de Leixões à cidade de Santos. Este serviço inicia-se já no dia 12 de Novembro deste ano.

Mota-Engil ganha contrato para construção de porto seco no Malawi

A portuguesa Mota-Engil ganhou um contrato de 200 milhões de dólares para a construção de um porto seco em Liwonde, sul do Malawi, afirmou em Lilongwe o ministro dos Transportes e Obras Públicas. O ministro Francis Kasaila, citado pela imprensa local, disse que o porto seco irá ter um impacto significativo no sector dos transportes do país, que a sua construção irá dar emprego a muitas pessoas e que, quando concluído, representará oportunidades de negócio.

Presidente dos Portos de Cabo Verde reúne com a APS

O Presidente da ENAPOR – Portos de Cabo Verde, Carlitos Fortes, esteve no Porto de Sines, no dia 17 de setembro, onde reuniu com o Conselho de Administração da APS. Esta visita teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as áreas de negócio portuário geridas pela APS.
 

Presidente da ENAPOR no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro recebeu, esta terça-feira, 15 de Setembro, a visita do Presidente do Conselho de Administração da ENAPOR – Portos de Cabo Verde. A visita de Carlitos Fortes teve como objectivo reforçar as boas relações existentes entre as duas instituições, assim como proporcionar uma troca de experiências entre as administrações portuárias.

Empresa de Gestão Portuária de Cartagena (Colômbia) visitou o Porto de Lisboa

Marina Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, recebeu recentemente a visita de representantes da empresa responsável pela gestão portuária do Porto de Cartagena SPRC - Sociedad Portuaria Regional de Cartagena, SA.

Delegado da AICEP na Shanghai Ocean University

O aumento da cooperação na área das ciências do mar entre a universidade chinesa Shanghai Ocean University (SHOU) e entidades portuguesas, além do relacionamento já existente com a Universidade do Algarve, esteve em foco no encontro que o delegado da AICEP em Xangai teve com responsáveis daquela instituição.

Presidente do Porto de Luanda visita a APL

Uma delegação do Porto de Luanda, liderada pelo seu Presidente Dr. Alberto Bengue foi recebida recentemente pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Dra. Marina Ferreira e o vogal do CA Engº Roque de Pinho.
Recentemente empossado na função de presidente do porto da capital angolana, Alberto Bengue realizou um périplo de visitas com o intuito de conhecer a realidade portuária nacional.

SINES, PORTUGAL

João Franco recebeu delegação do Porto de Luanda

O Presidente do Porto de Sines, João Franco, recebeu recentemente uma delegação do Porto de Luanda. A visita da comitiva angolana, chefiada pelo seu presidente, Alberto Bengue, foi uma oportunidade para partilhar experiências e dinamizar relações institucionais entre os representantes das duas infra-estruturas portuárias.

AVEIRO, PORTUGAL

Delegação do Porto de Luanda visita a APA

O Porto de Aveiro recebeu recentemente a visita de uma delegação do Porto de Luanda. Alberto Bengue, novo Presidente do Porto de Luanda; Sansão Pitra , Administrador para Técnica e de Engenharia e o Administrador não Executivo João Barradas compunham a delegação, acompanhada por José Luís Cacho, este último na qualidade de conselheiro da APLOP.

PORTUGAL

Porto de Sines visitado por delegação mexicana da GPT (Grupo Alfa)

Uma delegação da empresa mexicana GPT, pertencente ao Grupo Alfa, visitou o Porto de Sines dia 16 de julho, acompanhada de representantes da Galp Energia, com o objetivo de conhecer as potencialidades desta infraestrutura portuária.

AICEP em força nos países da CPLP

A AICEP deu início este mês à abertura de novas delegações em Países de Língua Oficial Portuguesa onde a agência ainda não tinha representação. Estas acções começaram na Guiné-Bissau onde Miguel Frasquilho esteve entre 3 e 7 de julho

Porto de Setúbal recebeu comitiva de representantes do Porto de Luanda

Uma delegação de representantes do Porto angolano de Luanda está em Portugal, onde se tem desdobrado em visitas aos Portos portugueses. Na visita, a comitiva liderada pelo presidente do Porto de Luanda inteirou-se do potencial de crescimento do porto e do intenso crescimento do movimento portuário e da atividade logística e industrial que se tem verificado, tendo assumido compromisso na cooperação para a formação com o Centro de Formação do Porto de Setubal nas vertentes operacionais e formação on-job.

Mota-Engil ganha 57 milhões para ampliar terminal portuário no Brasil

O gigante industrial brasileiro Vale do Rio Doce voltou a manter a preferência pelo grupo português Mota-Engil, depois do mega-contrato atribuído (e já concluído) para o projecto do corredor ferroviário de Nacala, no Malawi. Este segundo contrato entre os dois grupos, agora em terras brasileiras, tem um valor de 57 milhões de euros para a Mota-Engil e respeita à ampliação de um terminal portuário gerido pela Vale em Santos, no litoral paulista.

Fórum de Negócios Portugal/Moçambique

Por ocasião da visita a Portugal do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyuse, a AICEP e a embaixada de Moçambique em Portugal organizam, no dia 17 de julho, em Lisboa, um Seminário Económico. Este evento, que conta com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, tem como objetivo o reforço das relações económicas bilaterais, através da criação de parcerias entre empresas dos dois países.

PORTUGAL

Lisboa recebe esta semana fórum de exportadores da CPLP

A capital portuguesa será o palco, esta semana, da primeira edição do Fórum União de Exportadores, organizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O certame decorrerá nos dias 26 e 27 de junho no Centro de Congressos de Lisboa. A União de Exportadores tem como objetivo apoiar empresas e estimular o negócio e internacionalização de todos os setores económicos espalhados pelos nove países-membros da comunidade CPLP.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família