Início > Portugal

LIGAÇÃO A ÁFRICA E ÀS AMÉRICAS

Sines pode ser parte fulcral do «interface geográfico» da Rota da Seda

De acordo com o estudo ‘A Nova Rota da Seda Torna-se a Ponte Terrestre Mundial: Um Futuro Compartilhado para a Humanidade’ (que actualiza a versão de 2014), a Península Ibérica pode transformar-se, no futuro, em uma «ponte» de valia estratégica para a mega-iniciativa chinesa, que visa uma conectividade múltipla e intercontinental.

Este segundo volume do estudo (lançado em Julho pelo Instituto Schiller), recentemente divulgado, aponta para a possibilidade de a Península Ibérica assumir o papel de «ponto crítico» na ligação do projecto internacional com o continente africano e com a América Latina, especialmente devido à localização (e capacidade) do Porto de Sines.

Agência Marítima Euronave recebida «calorosamente» em Xangai pela COSCO Shipping Lines

A Agência Marítima Euronave deslocou-se a Xangai, na China, para participar na Feira Internacional de Importações. A empresa portuguesa relatou que foi «calorosamente» recebida pelos líderes da companhia chinesa COSCO Shipping Lines, nas instalações da empresa.

LISBOA

Seminário Exportação e Importação Brasil-Portugal realiza-se a 13 de Novembro

O Seminário Exportação e Importação Brasil – Portugal realiza-se no dia 13 de Novembro, das 15h30 às 18 horas, na Rua Dom Luís I, n.º 28, em Lisboa. O evento é organizado pela CCILB — Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e a participação é gratuita.

COM NOVAS ESCALAS NA GÂMBIA E GUINÉ CONACRY

Transinsular alarga serviços para a África Ocidental

A Transinsular, uma empresa do GRUPO ETE, vai expandir os seus serviços marítimos internacionais já a partir de outubro deste ano com novas escalas na Gâmbia e Guiné-Conacry.

O alargamento dos serviços da Transinsular para estes dois novos mercados da África Ocidental segue-se ao recente desenvolvimento do seu serviço Lince Class que passou a contar com uma escala em Algeciras na rota para Cabo Verde, aproximando a Península Ibérica e o Mediterrâneo dos mercados africanos.

Transinsular reforça ligação entre Europa e África

A Transinsular, empresa do Grupo ETE, vai começar a fazer escala com o serviço Lince Class, a partir do dia 23 de agosto, no Porto de Algeciras, no sul de Espanha. O serviço entre a Europa e o continente africano é assim reforçado, inaugurando uma ligação direta entre Espanha e Cabo Verde, que servirá ainda como ponto para o transhipment de carga para o Mediterrâneo, nomeadamente para outros portos em Espanha, Itália, Grécia e Turquia.

PORTUGAL

aicep Global Parques conta com novo Conselho de Administração e nova Comissão Executiva

A aicep Global Parques possui um novo Conselho de Administração e uma nova Comissão Executiva cuja a eleição decorreu no passado dia 29 de Junho em Assembleia Geral da entidade.

António Costa reafirma em Maputo «relação única» com Moçambique

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, transmitiu ao Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, a “total vontade política” de Portugal e também um quadro económico adequado para que os dois países possam continuar a construir “uma relação única”.

Presença portuguesa reforçada na FILDA mostra boas relações com Angola

Portugal vai ter, este ano, uma presença reforçada na Feira Internacional de Luanda (FILDA), comprovando o o ambiente favorável às relações luso-angolanas no plano político e económico, disse à Lusa o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Militares portugueses combatem aumento da pirataria no Golfo da Guiné

No âmbito do exercício internacional OBANGAME EXPRESS 2018, três navios, uma aeronave e 342 militares portugueses treinaram no Golfo da Guiné, entre os dias 21 e 28 de março, tendo em vista a promoção da segurança marítima global da região.

Este foi o maior exercício multinacional na costa oeste de África, que se realiza anualmente e que pretende reforçar a interoperabilidade e proficiência dos países do Golfo da Guiné, em parceria com os países euro-atlânticos, por forma a promover ações que contribuam diretamente para a segurança marítima na região.

INTERMODAL 2018, SÃO PAULO

Porto de Lisboa abre portas para protocolo de cooperação com o Porto de Vitória

Em comunicado, o Porto de Lisboa admite que a presença na Intermodal South America já está a proporcionar os primeiros frutos, nomeadamente através da «promoção e dinamização de contactos entre vários traders interessados em aumentar as trocas entre o Brasil e Portugal».

Transinsular inaugura serviços Lince Class para Cabo Verde e Atobá inter-ilhas

A Transinsular, empresa do Grupo ETE e o maior armador português de transporte marítimo, acaba de inaugurar o serviço Lince Class, a ligação marítima mais rápida com Cabo Verde a partir de Portugal (Leixões/Lisboa) e Canárias (Las Palmas), tornando-a na “solução mais competitiva para a exportação de produtos oriundos de Portugal, Espanha, Norte da Europa e Mediterrâneo”.

Portugal e Cabo Verde assinam acordo de cooperação na Economia Azul

Portugal e Cabo Verde assinaram um memorando de cooperação na Economia Azul, numa cerimónia com a presença da Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e do Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves, que decorreu em Lisboa.

MARINHA PORTUGUESA

Fragata Álvares Cabral em missão no Golfo da Guiné

A fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral largou no dia 7 da Base Naval de Lisboa para uma missão na região do Golfo da Guiné com a duração de dois meses, como parte do contributo de Portugal para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às atividades ilícitas no mar.

Marinha portuguesa e Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe retomam comunicações rádio interrompidas há mais de 40 anos

Realizou-se dia 26, às 13H45min, hora de Lisboa, a primeira comunicação radio-HF (High Frequency) em fonia, entre a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e a Marinha portuguesa, interrompida há mais de 40 anos.

Esta primeira comunicação, inserida no âmbito da missão de capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, assinala o marco de funcionamento da estação de rádio “ALMADA NEGREIROS” da base operacional da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe. Esta capacidade constitui uma mais valia para a coordenação de meios de busca e salvamento marítimo e para a coordenação das missões de vigilância patrulha nas águas são-tomenses e da região do Golfo da Guiné.

Empresa do Grupo Sousa distinguida em Cabo Verde

A PMAR Cabo Verde, empresa do Grupo Sousa, foi distinguida com o prémio de melhor agente de navegação em Cabo Verde no ano de 2017, pela ENAPOR, na gala de comemoração do seu 35.° aniversário.
Este prémio foi recebido pelo gerente executivo da PMAR Cabo Verde, o madeirense Guilherme Gomes, com grande orgulho pela distinção feita por esta entidade de extrema relevância.

Representantes das Canárias querem ligação marítima com ilhas portuguesas

A responsável pelo agrupamento de empresas com atividade marítima nas Canárias defende uma ligação por mar entre aquele arquipélago espanhol e a Madeira, sugerindo a elaboração de um estudo sobre os possíveis interesses.

Serviço ‘África Expresso’ é «o mais competitivo do mercado», afiança o Grupo ETE

O serviço ‘África Expresso’ foi reforçado a 1 de Outubro, e, em jeito de balanço inicial, o Grupo ETE analisou aquele que considera ser, actualmente, o serviço «mais competitivo do mercado», levado a cabo pelo seu armador Transinsular. A ligação, que conecta os portos de Leixões e Lisboa aos portos cabo-verdianos de Praia, Mindelo, Boavista e Sal, é «o único serviço regular directo (sem transbordo) com frequência a cada 10 dias, desde Portugal», recordou o Grupo ETE, via comunicado.

COM ÁUDIO

Investimento nos portos portugueses poderá gerar 12 mil postos de trabalho

O conselho de ministros assinalou o dia do mar com um conjunto de medidas para o setor. Na próxima década estão previstos investimentos de 2,5 mil milhões de euros, 83% dos quais provenientes de investimento privado. Esta estratégia para o aumento da competitividade da rede de portos até 2026 deverá criar 12 mil postos de trabalho.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 24 de Novembro

Prevêem-se 29 escalas de navios de mercadorias para o período de 18 a 24 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios porta-contentores, 5 navios carga geral single deck, 4 tanques, 3 navios mistos – carga geral/contentores, 1 carga geral multi deck, 1 graneleiro e 1 frigorifico.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 20 a 26 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 23 navios de mercadorias para o período de 20 a 26 de Novembro. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 2 | Roll-On Roll-Off: 2 | Graneleiro: 1 | Petroleiro: 5 | Carga Geral (single e multi deck): 7 | Transporte Especial: 2 | Transporte de Cimento: 1

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012