Início > Portugal

Ministra do Mar representa Portugal na abertura da nova eclusa do Canal do Panamá

A Ministra do Mar do governo português, Ana Paula Vitorino, marca presença na cerimónia de inauguração da nova eclusa do canal do Panamá, este domingo, dia 26 de junho.

O alargamento deste Canal que liga continentes possibilitará novas rotas, para além da entrada de navios de grandes dimensões nos portos de Sines e de Lisboa, que têm profundidade para receber os «neopanamax» (assim designados por excederem as dimensões e capacidade de resposta, até agora, do canal do Panamá).

Mercado brasileiro é o quarto maior destino do investimento português no exterior

Apesar de uma diminuição do peso do Brasil no investimento português no exterior, o país ainda é o quarto maior destino dos capitais portugueses. "O Brasil é um destino que desperta grande interesse nas empresas portuguesas", constata a agência Aicep.
 

SAGRES

«Portugal Sou Eu» rumo ao Brasil

Navio Escola Sagres leva no porão mais de uma tonelada de produtos alimentares com o Selo “Portugal Sou Eu”. Parceria de um ano entre a entidade “Portugal Sou Eu” e o Comité Olímpico de Portugal promove empresas dos sectores da fileira alimentar e bebidas.
O programa surge no âmbito dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e pretende levar o Selo “Portugal Sou Eu” e as dez Empresas Aderentes para o outro lado do Atlântico.

PORTUGAL

MNE defende estratégias de combate coordenado às ameaças no Golfo da Guiné

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal apelou aos países que integram o Grupo do G7 dos Amigos do Golfo da Guiné (G7++ FoGG) para que aprovem estratégias de combate coordenado às ameaças marítimas naquela região.
"É um apelo para progredirmos na implementação da chamada arquitectura da segurança marítima no Golfo da Guiné. Trata-se de desenvolver esforços conjuntos, quer no domínio jurídico quer na capacitação institucional, de modo a combater coordenadamente os tráficos de drogas, de pessoas, de armas, a pirataria e a pesca ilegal, que são as principais ameaças à segurança marítima no Golfo da Guiné e, portanto, no Mundo", disse à agência Lusa Augusto Santos Silva, no decorrer dos trabalhos da Reunião do G7++ FoGG, em Lisboa.

PORTUGAL

Turismo pesa mais na economia do mar do que a pesca

Mais de 35% do Valor Acrescentado Bruto das actividades ligadas ao mar são garantidos pelo turismo e recreio. Portugal é o primeiro país europeu a ter uma Conta Satélite do Mar, um projecto do INE.

PORTO DE SINES, PORTUGAL

Embaixador do Canadá visitou a ZILS

O Embaixador do Canadá em Portugal, Jeffrey Marder, visitou, no dia 19, um dos activos nacionais geridos pela aicep Global Parques – a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines. A comitiva que participou nesta visita foi composta por duas individualidades, para além do Embaixador do Canadá em Portugal, Jeffrey Marder, esteve também presente o Conselheiro Comercial desta Missão Diplomática, Michael Wylie.

AICEP

«Portugal-Ficha País» disponível em várias línguas

A AICEP procedeu à atualização do documento “Portugal- Ficha País” (março 2016), que tem uma periodicidade semestral, e que faz uma breve caraterização de Portugal e da sua situação económica, com destaque para a evolução recente do comércio e do investimento internacional e também dos fluxos de turismo.
Este documento encontra-se atualmente disponível em oito línguas (português, francês, castelhano, inglês, alemão, russo, mandarim e japonês).

SINES, PORTUGAL

APS assina acordo de cooperação com o Porto de Luanda

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) assinou recentemente um protocolo de cooperação com a Empresa Portuária de Luanda. De acordo com a APS, este acordo “consiste no intercâmbio de conhecimentos e experiências técnicas nos domínios da atividade portuária e dos transportes marítimos, consubstanciados na formação prática em contexto de trabalho nas áreas de gestão portuária.”

PORTUGAL

Lisboa recebe quinta-feira seminário sobre como exportar para o Brasil

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB) promove esta quinta-feira, 5 de maio, no Hotel Dom Pedro, em Lisboa, uma nova iniciativa de apoio aos empresários portugueses interessados em exportar para o mercado brasileiro.
O seminário "Export 2 Brasil" será aberto pelo presidente da CCILB, Francisco Murteira Nabo, contando com a apresentação de várias empresas portuguesas que já conhecem o mercado brasileiro.

Porto de Leixões volta a mostrar-se à América do Sul na «Intermodal South America»

O Porto de Leixões voltou a marcar presença na Intermodal South America, no Brasil, um dos maiores eventos mundiais de transporte e logística. Neste mega-evento não só a nível da América do Sul mas também do Mundo, o Porto de Leixões mostrou as suas valências e procurou novos negócios.

PORTUGAL

Embaixadora de Israel visitou Sines

A embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, esteve recentemente em Sines. A diplomata foi recebida pelo presidente da Câmara nos Paços do Concelho e visitou o Sines Tecnopolo, o Porto de Sines, a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, o museu e a Escola de Artes do Alentejo Litoral.

Portugal não está imune ao fenómeno da pesca ilegal, alerta Interpol

O director do programa de pescas da Interpol considera que Portugal "não está imune" ao fenómeno da pesca ilegal e que existem operações em curso contra o fenómeno a envolver agentes económicos portugueses, mas fora o âmbito da entidade que dirige.

Porto de Sines e ZILS recebem visita da delegação da Embaixada de Angola em Portugal

No dia 1 de Março, o Porto de Sines e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines receberam a visita de uma delegação da Embaixada de Angola em Portugal, encabeçada pelo Representante Comercial Amadeu Leitão Nunes, que também teve a presença do Presidente da APIEX – Agência para a Promoção do Investimento e Promoções de Angola, António Henriques da Silva e do Presidente do Entreposto Aduaneiro de Angola, Joffre Van-Dúnem Júnior.

PORTUGAL

Embaixador da Costa do Marfim no Porto de Sines

O Embaixador da Costa do Marfim em Lisboa, Koffi Fana Theodore, visitou o Porto de Sines, tendo sido recebido pelo Presidente do Conselho de Administração, João Franco. Esta foi a segunda visita oficial do diplomata que recentemente assumiu o cargo, reconhecendo em Sines uma infraestrutura de elevado valor estratégico para o desenvolvimento económico e comercial do país.

PORTUGAL

Porto de Setúbal visitado por Embaixador do Egipto

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 24 de fevereiro, a visita do Embaixador do Egipto, Ali Mohyee Eldin Elashiry, no âmbito de uma deslocação à região de Setúbal que incluiu os parques Empresariais BlueBiz e as Zonas Logísticas e Industriais.

PORTUGAL

Embaixadora da África do Sul visitou o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita da Embaixadora da África do Sul, Keitumetse Matthews, que pretendeu conhecer, no local, as potencialidades desta infraestrutura portuária, assim como da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Porto de Leixões desperta a atenção do Brasil

O Porto de Leixões, reconhecido internacionalmente pelos elevados índices de eficiência, despertou a atenção do Brasil, tendo recebido agora a visita do deputado federal Edinho Bez. Responsável pela pasta dos Transportes, Turismo e Telecomunicações do Estado de Santa Catarina, Edinho Bez quis conhecer os Sistemas de Informação que permitem a Leixões apresentar indicadores tão competitivos.

Projecto Clube Portugal Exportador

No seguimento dos anteriores projectos de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, a Lisboa - Feiras, Congressos e Eventos está a desenvolver o seu plano de Acções para 2016 e 2017, dirigido às PME que pretendam desenvolver a sua estratégia de expansão internacional e diversificação de mercados, contribuindo para o aumento do valor das exportações nos seus volumes de negócios.

PORTUGAL

Exportações de bacalhau devem repetir este ano níveis recorde de 2014

As exportações de bacalhau estão em níveis recorde, com o Brasil a liderar os destinos, e devem continuar a evoluir positivamente este ano, acredita o secretário-geral da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB), Paulo Mónica. A indústria não foi afetada negativamente pela crise e as exportações atingiram, em 2014, os 100 milhões de euros, “um valor histórico para o setor” que tem vindo a conhecer um aumento das vendas ao exterior “consistente e sustentável” que se deve manter este ano.

PORTUGAL

Mar 2020 ainda sem mapa para o dinheiro

Até Novembro, o Promar, Programa Operacional de Pesca (2007-2013), tinha uma taxa de execução de 76,9% da despesa pública prevista, de 299 milhões. O Mar 2020 tem mais 210 milhões de euros, mas está ainda sem programa operacional publicado. Em final do segundo ano de transição, entre o Promar - o programa operacional de pescas que vigorou no passado quadro comunitário de apoio de 2007 e 2013 - e o Mar 2020, - que vigorará nos próximos sete anos, ainda não foi legislado como Portugal irá gerir as próximas verbas comunitárias para a pesca, aquicultura, e investigação e desenvolvimentos marítimos.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)