Início > Museus

Museu sobre Mar do Sul da China será inaugurado em 2017

Um museu nacional sobre o Mar do Sul da China será inaugurado na província insular de Hainan, sul da China, em 2017. A construção do museu, localizado na vila de Tanmen, da cidade de Qionghai, está programada para terminar no final deste ano, e será aberto ao público durante o Fórum de Boao para a Ásia, na Primavera de 2017, disse um porta-voz do governo provincial.

Conheça o primeiro museu subaquático do Atlântico

Mais de 400 esculturas em tamanho real foram colocadas no fundo do mar da costa de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, Espanha. O Museo Atlantico é o primeiro do tipo no oceano que o baptiza.

Recém-aberto para mergulho, a fantástica colecção é a fase inicial do projeto criado pelo visionário escultor marinho, Jason deCaires Taylor, que usou a areia do fundo do mar como espaço para exibir as suas enigmáticas esculturas. As obras conversam sobre a existência do ser humano no mundo, sobre a nossa relação com a natureza e sobre o poder do mar e sua capacidade de regeneração.

Europa vai ter museu no fundo do mar

O "Museo Atlantico" será o primeiro museu subaquático da Europa e já começou a ser construído na costa de Lanzarote, no arquipélago das Canárias.

PORTO DO RIO GRANDE, BRASIL

Diretor-Superintendente participa de inauguração do Navio-Museu

O Diretor Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco participou da cerimónia de inauguração do Navio-Museu que ocorreu no cais do Porto Velho. O Navio-Museu foi montado a partir da ex-corveta “Imperial Marinheiro” e passa a ser mais uma das atrações do Museu Náutico. A embarcação está atracada no cais do Porto Velho, no centro histórico de Rio Grande.

BRASIL

CODERN prestigia exposição no Museu do Porto de Natal

O Jornalista Aproniano César Fagundes Soares, Diretor e Idealizador do Museu do Porto de Natal, realizou a exposição “Marintec South América”, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer relíquias da história do Porto de Natal, como lembranças do derrocamento da Pedra da Bicuda, as primeiras toneladas de trigo importadas para o Grande Moinho Potiguar, além de pedaços das primeiras toneladas de ferro que foram exportadas.

MUSEU DE PORTO SANTO

Casa Colombo

A "Casa Colombo" afirma-se como espaço de reconhecimento da posição estratégica do Porto Santo no contexto da expansão portuguesa. Propõe ainda áreas dedicadas à presença de Cristóvão Colombo no arquipélago da Madeira e à sua importância na preparação das grandes viagens, até ao descobrimento da América. Cristovão Colombo casara com a filha do primeiro Capitão Donatário do Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo.

CAIS DO SERTÃO JÁ É O SEGUNDO MUSEU MAIS VISITADO DE PERNAMBUCO

Sob palmas

Uma ligação simbólica entre o Porto do Recife e a paisagem cultural do profundo interior nordestino tem sido promovida com sucesso pelo Cais do Sertão, que comemorou um ano de atividades neste mês de abril e já é o segundo museu mais visitado de Pernambuco (o primeiro é o Instituto Ricardo Brennand). Nos primeiros 12 meses, o espaço já recebeu mais de 110 mil visitantes e caminha para atingir uma média de público de 10 mil por mês.

Isto não são fotografias de peixes, são desenhos científicos

Entre aguarelas e tinta-da-china, as cores intensas de 40 ilustrações científicas de peixes transmitem uma enorme sensação de vida e preenchem a Sala Azul, a cor do mar portanto, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa. O pormenor marca esta exposição de Pedro Salgado, conhecido ilustrador científico, e Cláudia Baeta, que estará aberta ao público até finais de Agosto.

Saga de baleeiros portugueses celebrada em exposição itinerante nos EUA

O Museu da Baleação de New Bedford, no estado norte-americano de Massachusetts, tem uma programação dedicada a Portugal nos próximos meses, incluindo uma exposição itinerante sobre o papel dos baleeiros portugueses na baleação da Nova Inglaterra.

BRASIL

Museu Oceanográfico de Rio Grande

O Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" deu origem ao Complexo de Museus e Centros Associados da Universidade Federal do Rio Grande. Fundado a 8 de setembro de 1953, mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
 

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Navio-Museu Bauru

Construído em Nova Jersey (EUA), foi lançado ao mar em 15 de setembro de 1943, e incorporado à Marinha americana em 11 de outubro do mesmo ano com o nome de McAnn. Prestou serviços à Marinha americana até agosto de 1944, quando foi transferido para a Marinha do Brasil, recebendo o nome de Bauru em homenagem à cidade paulista de Bauru.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Submarino-Museu Riachuelo

Construído em 1973, em Inglaterra, o Submarino Riachuelo foi lançado ao mar a 6 de setembro de 1975, e incorporado na Armada brasileira em 27 de janeiro de 1977. Sétimo navio da Marinha do Brasil a ostentar este nome, recorda a batalha naval de 11 de junho de 1865 entre a esquadra paraguaia e uma fração da esquadra brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, ocorrida nas proximidades de um riacho do mesmo nome.

MÉXICO

No mundo mágico das esculturas subaquáticas

Há um conjunto de esculturas que povoam a costa da ilha Mujeres em Cancun, no México, e que, recentemente, recebeu novas peças para a sua colecção.

BRASIL

Rio inaugura roteiro turístico sobre presença africana na cidade

Após mais de um século à margem da memória carioca, os primórdios da presença negra na sociedade local e as incômodas lembranças da escravidão ganham homenagem no Rio com a inauguração do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana. O roteiro, inaugurado dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra –, inclui seis pontos históricos nos bairros de Santo Cristo, Saúde e Gamboa.

SÃO NICOLAU, CABO VERDE

SUCLA vira Museu Nacional de Pesca

O ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, assinou o contrato de concessão do edifício onde será instalado o Museu Nacional da Pesca. O futuro Museu Nacional da Pesca, previsto para ser construído naquele que era a residencial da fábrica SUCLA, é fruto de uma parceria público-privada, em prol da salvaguarda da memória colectiva e de um património construído nacional.

EM SANTOS, NO BRASIL

Museu do Mar - Inaugurado a 30 de Junho de 1984

O Museu do Mar é uma entidade única no Brasil, de iniciativa privada, sem finalidade lucrativa, tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento cultural e intelectual da comunidade pelo estudo sistemático das ciências do mar.
Seu acervo é conhecido no mundo inteiro por pesquisadores, institutos oceanográficos e demais instituições congêneres – com os quais mantém a entidade permanente intercâmbio científico -, sendo considerado pela comunidade especializada um dos mais completos e diversificados da América Latina.
 

FAFE, PORTUGAL

Museu das Migrações e das Comunidades

O Museu das Migrações e das Comunidades foi criado em 12 de Julho de 2001 por deliberação da Câmara Municipal de Fafe, como plataforma virtual, com a designação de Museu da Emigração e das Comunidades. Inscreve as suas finalidades na perspectiva do conhecimento dos movimentos migratórios e, em especial, da emigração portuguesa, detendo-se particularmente na emigração para o Brasil do século XIX e na emigração para os países europeus da segunda metade do século XX.

ENTERPRISE NUNCA FOI AO ESPAÇO

... e acaba os seus dias viajando de barco

O vaivém espacial Enterprise, que deve o seu nome à nave da série "Jornada nas Estrelas", passou flutuando numa barcaça diante da estátua da Liberdade no dia 6 e atracou perto do seu novo lar, um museu à margem do rio Hudson, em Nova York.
Uma multidão apareceu para ver a nave reformada na sua aproximação final rumo ao Museu Intrépido do Mar, Ar e Espaço, onde ficará exposto sobre um porta-aviões da Segunda Guerra Mundial.

BRASIL

Influência da imigração na cultura paulista é tema da Semana Nacional dos Museus

O bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, é um dos que melhor exemplifica a actualidade de Cosmópolis, livro de Guilherme de Almeida com crónicas escritas na década de 1920. “Ele traça o perfil de oito bairros considerados estrangeiros na capital. Destaca a presença e o costume de imigrantes como algo que ao mesmo tempo é exótico, é diferente, mas que também passa a fazer parte cada vez mais de São Paulo”, explica a coordenadora da Unidade de Museus da Secretaria de Estado da Cultura, Claudinéli Ramos, sobre a obra que baseia a programação da Semana Nacional dos Museus no Estado.

BRASIL

Centro Cultural da Marinha em São Paulo

O CCMSP conta com um interessante acervo que vale a pena descobrir: maquetes de navios da Marinha do Brasil e de outros países, desde antigos veleiros até ao Almirante Saldanha e o Cisne Branco, do contratorpedeiro francês Tartu, que participou da “Guerra da Lagosta“, do submarino Tupi e de uma maquete de reactor nuclear; dioramas de batalhas como a do Riachuelo e da passagem de Humaitá; equipamentos diversos de navios, munições de vários calibres (incluindo os grandes foguetes Bofors SR375A de 375mm empregados nos lançadores BOROC das fragatas classe Niterói); quadros e organogramas, sem falar de um auditório que realiza palestras, actividades educativas e até casamentos.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família