Início > S. Tomé e Príncipe

Navio patrulha oceânico «Viana do Castelo» em missão no Golfo da Guiné

O navio patrulha oceânico da Marinha “Viana do Castelo”, encontra-se a cumprir uma missão (MAR ABERTO 2018) no âmbito da cooperação no domínio da Defesa e apoio à política externa do Estado. Visitou São Tomé e o Príncipe entre 22 e 26 de setembro, onde desenvolveu ações no âmbito dos acordos de cooperação bilateral com as Forças Armadas, em matérias tão diversas como a segurança, a vigilância e a fiscalização marítima e o apoio médico.

APRESAMENTO DE NAVIO EM ACTIVIDADE DE PESCA ILEGAL

Navio da Marinha Portuguesa apoia autoridades de São Tomé

Numa operação que durou mais de 30 horas, o navio patrulha “Zaire”, da Marinha portuguesa, em missão de longa duração de capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe desde janeiro de 2018, apoiou, entre o dia 11 e 12 de setembro, as autoridades deste país no apresamento de um navio em actividade de pesca ilegal dentro da sua Zona Económica Exclusiva (ZEE). O navio português embarcava inspectores da Dirceção de Pescas de São Tomé (DP-STP), que subiram a bordo do navio de pesca em infração, juntamente com uma equipa de segurança da Guarda Costeira de São Tomé, recentemente formada por Fuzileiros portugueses.

Navio da Marinha portuguesa apoiou ação de fiscalização marítima conjunta em São Tomé e Príncipe

O navio patrulha “Zaire”, da Marinha Portuguesa, participou numa missão de fiscalização marítima conjunta com a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe (GC STP) e com a Direção das Pescas de São Tomé e Príncipe (DP STP).

Nesta ação, as autoridades São Tomenses vistoriaram a embarcação “Montefrisa Nueve”, com bandeira de El Salvador, a cerca de 30 milhas náuticas da cidade de São Tomé.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Governo quer tirar maior proveito de receitas aduaneiras do sector petrolífero

O governo santomense quer tirar maior proveito das receitas fiscais e aduaneiras do setor petrolífero, por isso vai "harmonizar as intervenções" das instituições que lidam com essa matéria, anunciou o ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente.

Militares portugueses distribuem brinquedos em São Tomé

Militares do navio reabastecedor da Marinha Portuguesa NRP Bérrio entregaram brinquedos, roupa e material escolar à Fundação criança e juventude e às Irmãs Angolares.

Consórcio britânico-americano vai explorar petróleo em São Tomé e Príncipe

O consórcio petrolífero formado pela britânica BP Exploration Operating Co. Ltd. e pela norte-americana Kosmos Energy ganhou o direito de prospecção de dois blocos de petróleo da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe, anunciou em São Tomé o director da Agência Nacional de Petróleo.

Marinha Portuguesa e Guarda Costeira de S. Tomé e Príncipe colocam no mar bóia inovadora

Uma equipa de mergulhadores da Marinha portuguesa em conjunto com mergulhadores da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, concluíram os trabalhos de colocação de uma boia de amarração na Baía de Ana Chaves, em S. Tomé, destinada ao patrulha “Zaire” da Marinha portuguesa, que se encontra em missão na região durante um ano.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

China estuda viabilidade económica da construção de porto de águas profundas

Ecos vindos do portal de informação ‘Macauhub’ garantem que a China se encontre actualmente a ponderar investir em São Tomé e Príncipe: a potência económica do Oriente está a estudar a viabilidade económica dos projectos de construção de um porto de águas profundas, da montagem de centrais térmicas e da modernização do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, de acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros da China.

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde lideram crescimento económico na África de língua portuguesa em 2018

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde deverão liderar o crescimento económico na África de língua portuguesa em 2018, seguidos de perto por Guiné-Bissau e Moçambique, com Angola a registar as previsões mais modestas de subida do Produto Interno Bruto.

As previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) para este ano apontam para uma aceleração do crescimento económico em São Tomé e Príncipe – o mais recente membro do Fórum Macau, depois de ter estabelecido relações diplomáticas com a República Popular da China – de 5% em 2017 para 5,5% em 2018.

Patrulha da Marinha Portuguesa parte rumo ao Golfo da Guiné para missão de um ano

No dia 3 de janeiro realizou-se na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a cerimónia da largada do navio patrulha “Zaire” e do reabastecedor “Bérrio”, para uma missão de capacitação marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe. A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes.

Direcção de Faróis promove manutenção do assinalamento marítimo de S. Tomé e Príncipe

Uma equipa da Direção de Faróis iniciou, no dia 28 de outubro, uma Assessoria Técnica Temporária no âmbito da Cooperação Técnico-Militar com a República Democrática de S. Tomé e Príncipe (CTM-STP), sob a égide da Direção-Geral de Politica de Defesa Nacional.

União Europeia financia obras de requalificação do Porto de São Tomé e Príncipe

A União Europeia está a financiar as obras de requalificação do porto de São Tomé e Príncipe, avaliadas em cerca de 1,8 milhões de euros e cuja primeira fase termina ainda este ano. É um projeto que tem por objetivo duplicar a atual capacidade do porto, aumentando o espaço para a “stocagem” dos contentores, passando de uma capacidade de 2.500 para 5.000 contentores.

Província da China assina acordo pesqueiro com São Tomé e Príncipe

A província de Fujian e São Tomé e Príncipe vão efectuar estudos visando a actividade de pesca industrial águas territoriais do arquipélago, disse à agência Macauhub em São Tomé o director-geral das Pescas são-tomense, João Pessoa. Os estudos surgem ao abrigo de um acordo de cooperação na área das pescas assinado recentemente em São Tomé por João Pessoa e por Li Gangsheng, vice-chefe de uma missão daquela província da China.

AICEP

São Tomé e Príncipe | Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado

A “Ficha de Mercado de São Tomé e Príncipe”, agora publicada pela AICEP, faz uma análise da economia do país, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.
 

Iniciaram-se as obras de requalificação do Porto de São Tomé

Iniciaram-se as obras de requalificação e ampliação da área de armazenamento de contentores do Porto de São Tomé. Uma obra que dentro de 12 meses vai pôr fim ao congestionamento do porto de Ana Chaves. A obra é financiada pela União Europeia em mais de 1 milhão e 100 mil euros. Nesta primeira fase vai ser criada uma área para armazenar mais de 1000 contentores, e uma outra área terá capacidade para receber 800 contentores.

ENAPORT visita Porto de Sines

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, recebeu uma comitiva da ENAPORT - Empresa Nacional de Administração dos Portos de São Tomé, liderada pelo Diretor Geral daquela entidade, Alexandre Guadalupe.

A visita contou com o apoio da AES – Associação Empresarial de Sines, que no âmbito da sua atividade promove o contacto entre entidades estrangeiras e empresas da zona de Sines, privilegiando o intercâmbio de know-how com vista ao estabelecimento de parcerias institucionais e comerciais.

Navio da Marinha Portuguesa desembarca em pleno mar viaturas doadas a São Tomé

Durante a manhã de 19 de abril, o navio reabastecedor da Marinha Portuguesa, NRP Bérrio, realizou uma manobra de desembarque de uma viatura ligeira de combate a incêndios e de uma ambulância, ambas cedidas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gouveia ao município de Cantagalo, em São Tomé e Príncipe.

China Road & Bridge Corporation quer construir porto em São Tomé e Príncipe

A empresa China Road & Bridge Corporation (CRBC) manifestou interesse em participar nos projectos que visam a construção de um porto de águas profundas e na modernização do aeroporto em São Tomé e Príncipe, anunciou em São Tomé um representante da empresa.

Zhang Weimin fez este anúncio à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, tendo sublinhado estar a empresa que representa igualmente interessada em participar em outros projectos de infra-estruturas.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Atum e tubarão ameaçados pela pesca legal

O atum e o tubarão estão ameaçados de extinção nas águas de São Tomé e Príncipe por barcos de pesca europeus, alerta o Director do Instituto Marítimo e Portuário do arquipélago, Jorge Coelho.

Portugal propõe cooperação com São Tomé na área da segurança marítima

Portugal quer estabelecer cooperação triangular que envolva São Tomé e Príncipe e outros parceiros no domínio da segurança marítima e no combate ao narcotráfico transatlântico, disse o embaixador português no arquipélago.

"Estamos disponíveis para promover iniciativa de cooperação triangular, eventualmente em colaboração com outros parceiros internacionais em matéria de capacitação e com enfoque na segurança marítima e no combate ao narcotráfico transatlântico se para tal houver interesse da parte de São Tomé e Príncipe", disse Luís Gaspar da Silva.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família