Início > S. Tomé e Príncipe

Portugal oferece duas embarcações a São Tomé e Príncipe para resposta à pirataria marítima

O governo português ofereceu a São Tomé e Príncipe duas embarcações de busca e salvamento, no quadro da cooperação entre os dois países. A pirataria marítima, que afecta seriamente o país, é um dos motivos pelos quais São Tomé e Príncipe necessita deste tipo de embarcações.

Fuzileiros portugueses formam forças navais santomenses

A fragata portuguesa Bartolomeu Dias, com 174 militares a bordo, iniciou esta segunda-feira um exercício de formação de militares da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe visando o reforço da vigilância da zona marítima deste arquipélago da África Central, segundo a agência Panapress.

Delegação dos Portos de São Tomé e Príncipe no Porto de Aveiro

Dois representantes da Empresa Nacional de Administração dos Portos de S. Tomé e Príncipe (ENAPORT), estiveram de visita ao Porto de Aveiro. A delegação, que integrava Alexandre Guadalupe (Director-Geral) e Osvaldo Ceita (assessor da Direcção-Geral), foi recebida pelo pleno do novo Conselho de Administração da APA, S.A.

São Tomé e Príncipe obteve em 2014 melhores indicadores dos últimos 20 anos

Os dados macroeconómicos de São Tomé e Príncipe em 2014 foram os melhores em duas décadas, sendo necessário aprofundá-los na perspectiva do Orçamento do Estado para 2015, anunciou o chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI). “Em 2014 verificou-se um crescimento do investimento directo estrangeiro e a inflação continuou a descer, registou-se um nível de inflação mais baixo das duas últimas décadas e também constatámos que as reservas internacionais do país estão numa situação confortável”, disse Maxwell Opoku-Afari chefe da missão do FMI.

Eurodeputados aprovam novo acordo de pescas entre a UE e São Tomé e Príncipe

Os eurodeputados aprovaram a celebração de um novo acordo de pescas entre a União Europeia (UE) e São Tomé e Príncipe, que autoriza 34 navios de Espanha, França e Portugal a pescar nas águas deste país. O novo protocolo ao acordo de parceria, que teve como relator o eurodeputado português João Ferreira (PCP), prevê possibilidades de pesca para 28 atuneiros cercadores e seis palangreiros de superfície, repartidas por navios de Espanha, França e Portugal e foi aprovado por 566 votos a favor, 43 contra e 68 abstenções.

São Tomé e Príncipe preocupado com agravamento da pirataria marítima

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe associou o impacto da pirataria moderna no arquipélago aos flagelos dos pequenos países-ilha. Na 3ª Conferência Internacional dos Pequenos Estados Insulares (Sids), em Apia, capital de Samoa (Oceânia), Natália Pedro Neto lembrou que o chamado crime do século 21 movimenta imensos recursos.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Porto pesqueiro de 10 milhões de dólares na forja

O Ministério da Agricultura e Pescas solicitou ao Japão ajuda para construir u porto pesqueiro, incluindo embarcações que possam garantir o aumento da captura do pescado. O executivo nipónico já reagiu, tendo enviado uma equipa de peritos que está neste momento a trabalhar com os técnicos são-tomenses na elaboração do projecto para construção do porto pesqueiro.

DOADA PELO BRASIL

São Tomé com nova lancha de fiscalização das suas águas

O Brasil ofereceu à Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe uma lancha e dois botes para reforçar a capacidade de fiscalização das suas águas territoriais, informou o embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, José Leitão.

ENCONTRO INTERCALAR EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE

O Projecto de Terminal de Contentores de Fernão Dias

Divulgamos o powerpoint de suporte à apresentação do projecto de terminal de contentores de Fernão Dias, no Encontro Intercalar da APLOPque decorreu em S. Tomé e Príncipe a 28 e 29 de Maio do corrente ano.

Fragata Bartolomeu Dias recebe a bordo o Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

O NRP Bartolomeu Dias, em missão no Golfo da Guiné, encontra-se em São Tomé e Príncipe, onde, conjuntamente com a Guarda-Costeira, desenvolve várias acções em terra e no mar no âmbito da cooperação bilateral. O navio recebeu a visita do Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa, acompanhado pela Embaixadora de Portugal, Maria Paula da Silva Cepeda.

CONTRA A PIRATARIA MARÍTIMA NO GOLFO DA GUINÉ

Força Aérea Portuguesa e fuzileiros brasileiros participam em exercício multinacional

Militares da Força Aérea Portuguesa encontram-se em São Tomé e Príncipe para participar num exercício multinacional - Obangame 2014 - de combate à pirataria marítima no Golfo da Guiné nos dias 19, 20 e 21 de abril. O exercício, liderado pelos Estados Unidos, reúne forças de países africanos e europeus.

Produção de petróleo na zona conjunta Nigéria-São Tomé e Príncipe dentro de 18 meses

A Zona de Desenvolvimento Conjunta entre São Tomé e Príncipe e Nigéria (JDA) poderá iniciar a produção de petróleo e gás dentro de 18 meses, anunciou o conselho de administração da autoridade conjunta.

São Tomé e Timor-Leste estudam criação de consórcio CPLP para petróleo

São Tomé e Príncipe e Timor-Leste iniciaram a reavaliação do acordo bilateral de petróleo com um estudo visando a criação de um consórcio de exploração “onshore” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

China abre representação de ligação comercial e empresarial em São Tomé e Príncipe

A representação diplomática da China em São Tomé e Príncipe reabriu as suas portas, sem a bandeira hasteada, para albergar a sua missão de ligação comercial e empresarial, 16 anos depois de o arquipélago reconhecer Taiwan.

Primeira mulher mestre-naval nas Forças Armadas de São Tomé e Príncipe

Edna Marisa Henriques Manuel, após 6 anos de formação em administração naval, na Escola Naval da Marinha de Guerra de Portugal, regressou à sua terra natal, reforçando a edificação da Guarda Costeira santomense. Como novo braço das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, a Guarda Costeira é responsável pela segurança da maior parte do território nacional.

O primeiro grande guia português de São Tomé e Príncipe é um caso de paixão

Um grupo de portugueses “fascinado” pelo país juntou forças para criar e publicar o primordial guia em língua portuguesa deste destino lusófono. Uma epopeia que passou até por fundar uma editora dedicada aos viajantes apaixonados pelos trópicos

A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

Técnicos caboverdianos dão formação profissional a pescadores santomenses

Técnicos caboverdianos vão dar formação profissional a partir desta segunda-feira, 16 de setembro, a pescadores santomenses, no quadro da cooperação entre Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

Portugal disponível para ajudar São Tomé e Príncipe no combate à pirataria

José Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa, manifestou a disponibilidade portuguesa para colaborar com São Tomé e Príncipe na proteção das suas águas territoriais, cada vez mais ameaçadas pelo fenómeno da pirataria marítima. Os dois países assinaram mesmo um acordo de fiscalização marítima.

São Tomé e Príncipe colabora com a Nigéria no combate à pirataria

Está a ser preparado, da parte de São Tomé e Príncipe e da Nigéria, a formação de um comando naval conjunto para combater ameaças de pirataria marítima e crimes transfronteiriços na fronteira marítima comum.

Grupo luso-angolano Geo-pesca vai investir em São Tomé e Príncipe

O grupo empresarial luso-angolano Geo-pesca vai investir, em São Tomé e Príncipe, cerca de quatro milhões de euros num projecto de pesca semi-industrial. De acordo com a televisão pública local (TVS), que divulgou recentemente a notícia, citando o porta-voz do grupo, Victor Madaleno, a "Geo-pesca" já dispõe de três barcos apropriados no arquipélago, prontos para iniciar a actividade piscatória, viabilizando com o projecto seis dezenas de postos directos de emprego para os santomenses.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012