Início > S. Tomé e Príncipe

Obras de reabilitação do Porto de São Tomé começam em Outubro

Empresas concorrentes às obras de reabilitação do porto de Ana Chaves, na capital São Tomé, «efetuaram uma visita de inspecção à principal unidade portuária do país», informa o director-geral da Empresa Nacional dos Portos (ENAPOR), em declarações à agência STP-Press. De acordo com Alexandre Guadalupe, concorrem à empreitada, que começa em outubro, mais de uma dezena de empresas de construção civil nacionais e estrangeiras.

Próximo fórum dos exportadores da CPLP vai ser em São Tomé e Príncipe

A capital de São Tomé e Príncipe será a cidade lusófona que irá receber a III edição do Fórum de Exportadores da CPLP, agendado para Setembro. O presidente da União de Exportadores da CPLP, Mário Costa, anunciou a decisão durante a visita de três dias que efectuou ao arquipélago equatorial.

Americanos e portugueses pesquisam petróleo em São Tomé e Príncipe

A norte-americana Kosmos Energy e a portuguesa Galp Energia iniciam em Janeiro de 2017 pesquisas sísmicas em três blocos petrolíferos da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe, anunciou o director da Agência Nacional de Petróleo.
Orlando Sousa Pontes fez este anúncio durante a cerimónia de apresentação pública de um estudo de impacto ambiental elaborado conjuntamente pela Kosmos Energy, a operadora dos blocos 11 e 12 da ZEE são-tomense e a Galp Energia, a operadora do bloco 6 da mesma zona.

BAD ajuda São Tomé e Príncipe a melhorar agricultura e pescas

Um programa financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) permitiu modernizar uma parte significativa da agricultura e pescas de São Tomé e Príncipe, informou a instituição financeira em documento publicado na respectiva página electrónica.

Missão Empresarial a São Tomé e Príncipe

Entre os dias 13 a 20 fevereiro, tem lugar em São Tomé e Príncipe uma Missão Empresarial organizada pela Câmara de Comércio Lusófona, sendo esta uma oportunidade única para os empresários portugueses do agronegócio potenciarem a criação de parcerias comerciais e governamentais num país onde o setor privado santomense encontra-se ainda numa fase embrionária.

A Xsealence instala sistema Seasigh em São Tomé e Príncipe

O inovador sistema de seguimento e monitorização das atividades da pesca da empresa portuguesa especialista em tecnologias para o mar, foi oficialmente inaugurado em São Tomé no dia 11 de dezembro, contando com a presença do Ministro da Economia e da Cooperação Internacional de São Tomé e Príncipe, do Diretor das Pescas, do Embaixador da UE para a região e da Embaixadora de Portugal.

São Tomé e Príncipe vai instalar sistema de fiscalização em navios pesqueiros da União Europeia

O governo de São Tomé e Príncipe instalou um novo sistema de vigilância marítima que cobre toda a zona económica exclusiva do arquipélago, avaliado em cerca de 500 mil euros. Financiado com o dinheiro das contrapartidas financeiras do acordo de pesca com a União Europeia (UE), o novo sistema contempla um dispositivo que deverá ser instalado obrigatoriamente nos navios pesqueiros da UE autorizados a operar nas águas santomenses, informa a agência portuguesa Lusa.

São Tomé e Príncipe organiza World Travel Awards Africa 2017

A Realtours e a Associação Empresarial de São Tomé e Príncipe anunciaram que obtiveram o acordo da World Travel Events para a organização da gala da World Travel Awards África em 2017. Num comunicado entregue aos jornalistas em Nova Iorque, as duas empresas revelaram que a cerimónia vai decorrer na cidade de São Tomé e que os principais patrocinadores, entre os quais CST, Mota Engil e HBD, já confirmaram a sua participação.

São Tomé adquire novo rebocador para aumentar operacionalidade portuária

São Tomé e Príncipe adquiriu ao Porto de Leixões um navio rebocador no valor de mais de 300 mil euros para dar maior operacionalidade ao porto de Ana Chaves. O novo rebocador possui dois motores de 1.400 cavalos cada e, segundo o seu comandante, "está preparado para arrastar qualquer tipo de embarcação".

São Tomé e Príncipe assina acordo para construção de porto de águas profundas

O governo santomense e a empresa China Harbour Engineering Company (CHEC) assinaram um memorando de entendimento para concessão e construção de porto de transbordo em águas profundas, cujo investimento ronda 800 milhões de dólares; a sua inauguração está prevista para 2019.

Plataforma continental de São Tomé e Príncipe pode ser alargada, segundo advogado holandês

A plataforma continental de São Tomé e Príncipe pode ser mais extensa do que as atuais 200 milhas náuticas, considerou o advogado holandês Pieter Van Welzen durante uma Conferência sobre Direito do Mar e Segurança Marítima na capital santomense.

PIRATARIA

Portugal propõe criação de contingente de manutenção de paz lusófono

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco defendeu hoje a criação de uma força de manutenção da paz da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no quadro das Nações Unidas. A proposta foi lançada durante a XVI reunião dos ministros da defesa nacional da comunidade lusófona que decorreu na capital são-tomense.

Brasil reforça cooperação com São Tomé e Príncipe no combate à pirataria

O Brasil anunciou a instalação em São Tomé e Príncipe de um Núcleo da Marinha de guerra brasileira que visa garantir assessoria e contacto «rápido e eficaz» entre autoridades militares dos dois países e funcionará nas instalações da embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe.

Guiné-Bissau e São Tomé recebem missões empresariais lusófonas

A União de Exportadores da CPLP e a Confederação Empresarial da CPLP visitam Bissau de 21 a 24 de abril e São Tomé entre os dias 26 e 28. As missões têm como principal objetivo proporcionar às empresas que integrem a visita o encontro com autoridades, entidades empresariais, instituições financeiras e empresas locais com o intuito de estimular negócios, procurando sinergias.

Portugal oferece duas embarcações a São Tomé e Príncipe para resposta à pirataria marítima

O governo português ofereceu a São Tomé e Príncipe duas embarcações de busca e salvamento, no quadro da cooperação entre os dois países. A pirataria marítima, que afecta seriamente o país, é um dos motivos pelos quais São Tomé e Príncipe necessita deste tipo de embarcações.

Fuzileiros portugueses formam forças navais santomenses

A fragata portuguesa Bartolomeu Dias, com 174 militares a bordo, iniciou esta segunda-feira um exercício de formação de militares da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe visando o reforço da vigilância da zona marítima deste arquipélago da África Central, segundo a agência Panapress.

Delegação dos Portos de São Tomé e Príncipe no Porto de Aveiro

Dois representantes da Empresa Nacional de Administração dos Portos de S. Tomé e Príncipe (ENAPORT), estiveram de visita ao Porto de Aveiro. A delegação, que integrava Alexandre Guadalupe (Director-Geral) e Osvaldo Ceita (assessor da Direcção-Geral), foi recebida pelo pleno do novo Conselho de Administração da APA, S.A.

São Tomé e Príncipe obteve em 2014 melhores indicadores dos últimos 20 anos

Os dados macroeconómicos de São Tomé e Príncipe em 2014 foram os melhores em duas décadas, sendo necessário aprofundá-los na perspectiva do Orçamento do Estado para 2015, anunciou o chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI). “Em 2014 verificou-se um crescimento do investimento directo estrangeiro e a inflação continuou a descer, registou-se um nível de inflação mais baixo das duas últimas décadas e também constatámos que as reservas internacionais do país estão numa situação confortável”, disse Maxwell Opoku-Afari chefe da missão do FMI.

Eurodeputados aprovam novo acordo de pescas entre a UE e São Tomé e Príncipe

Os eurodeputados aprovaram a celebração de um novo acordo de pescas entre a União Europeia (UE) e São Tomé e Príncipe, que autoriza 34 navios de Espanha, França e Portugal a pescar nas águas deste país. O novo protocolo ao acordo de parceria, que teve como relator o eurodeputado português João Ferreira (PCP), prevê possibilidades de pesca para 28 atuneiros cercadores e seis palangreiros de superfície, repartidas por navios de Espanha, França e Portugal e foi aprovado por 566 votos a favor, 43 contra e 68 abstenções.

São Tomé e Príncipe preocupado com agravamento da pirataria marítima

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe associou o impacto da pirataria moderna no arquipélago aos flagelos dos pequenos países-ilha. Na 3ª Conferência Internacional dos Pequenos Estados Insulares (Sids), em Apia, capital de Samoa (Oceânia), Natália Pedro Neto lembrou que o chamado crime do século 21 movimenta imensos recursos.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família