Início > S. Tomé e Príncipe

Fragata Bartolomeu Dias recebe a bordo o Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

O NRP Bartolomeu Dias, em missão no Golfo da Guiné, encontra-se em São Tomé e Príncipe, onde, conjuntamente com a Guarda-Costeira, desenvolve várias acções em terra e no mar no âmbito da cooperação bilateral. O navio recebeu a visita do Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa, acompanhado pela Embaixadora de Portugal, Maria Paula da Silva Cepeda.

CONTRA A PIRATARIA MARÍTIMA NO GOLFO DA GUINÉ

Força Aérea Portuguesa e fuzileiros brasileiros participam em exercício multinacional

Militares da Força Aérea Portuguesa encontram-se em São Tomé e Príncipe para participar num exercício multinacional - Obangame 2014 - de combate à pirataria marítima no Golfo da Guiné nos dias 19, 20 e 21 de abril. O exercício, liderado pelos Estados Unidos, reúne forças de países africanos e europeus.

Produção de petróleo na zona conjunta Nigéria-São Tomé e Príncipe dentro de 18 meses

A Zona de Desenvolvimento Conjunta entre São Tomé e Príncipe e Nigéria (JDA) poderá iniciar a produção de petróleo e gás dentro de 18 meses, anunciou o conselho de administração da autoridade conjunta.

São Tomé e Timor-Leste estudam criação de consórcio CPLP para petróleo

São Tomé e Príncipe e Timor-Leste iniciaram a reavaliação do acordo bilateral de petróleo com um estudo visando a criação de um consórcio de exploração “onshore” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

China abre representação de ligação comercial e empresarial em São Tomé e Príncipe

A representação diplomática da China em São Tomé e Príncipe reabriu as suas portas, sem a bandeira hasteada, para albergar a sua missão de ligação comercial e empresarial, 16 anos depois de o arquipélago reconhecer Taiwan.

Primeira mulher mestre-naval nas Forças Armadas de São Tomé e Príncipe

Edna Marisa Henriques Manuel, após 6 anos de formação em administração naval, na Escola Naval da Marinha de Guerra de Portugal, regressou à sua terra natal, reforçando a edificação da Guarda Costeira santomense. Como novo braço das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, a Guarda Costeira é responsável pela segurança da maior parte do território nacional.

O primeiro grande guia português de São Tomé e Príncipe é um caso de paixão

Um grupo de portugueses “fascinado” pelo país juntou forças para criar e publicar o primordial guia em língua portuguesa deste destino lusófono. Uma epopeia que passou até por fundar uma editora dedicada aos viajantes apaixonados pelos trópicos

A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

Técnicos caboverdianos dão formação profissional a pescadores santomenses

Técnicos caboverdianos vão dar formação profissional a partir desta segunda-feira, 16 de setembro, a pescadores santomenses, no quadro da cooperação entre Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

Portugal disponível para ajudar São Tomé e Príncipe no combate à pirataria

José Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa, manifestou a disponibilidade portuguesa para colaborar com São Tomé e Príncipe na proteção das suas águas territoriais, cada vez mais ameaçadas pelo fenómeno da pirataria marítima. Os dois países assinaram mesmo um acordo de fiscalização marítima.

São Tomé e Príncipe colabora com a Nigéria no combate à pirataria

Está a ser preparado, da parte de São Tomé e Príncipe e da Nigéria, a formação de um comando naval conjunto para combater ameaças de pirataria marítima e crimes transfronteiriços na fronteira marítima comum.

Grupo luso-angolano Geo-pesca vai investir em São Tomé e Príncipe

O grupo empresarial luso-angolano Geo-pesca vai investir, em São Tomé e Príncipe, cerca de quatro milhões de euros num projecto de pesca semi-industrial. De acordo com a televisão pública local (TVS), que divulgou recentemente a notícia, citando o porta-voz do grupo, Victor Madaleno, a "Geo-pesca" já dispõe de três barcos apropriados no arquipélago, prontos para iniciar a actividade piscatória, viabilizando com o projecto seis dezenas de postos directos de emprego para os santomenses.

REPORTAGEM DE JOÃO MORAIS

São Tomé e Príncipe - O Petróleo é um Lugar Estranho

Já foi o maior produtor mundial de Cacau, no início de 1900. Agora, São Tomé e Príncipe sonha ansiosamente entrar na era do petróleo. Pelas estimativas do Fundo Monetário Internacional, nos próximos 7 anos, até 2015, o país vai receber cerca de 400 milhões de dólares da exploração de 30 mil barris diários.

Governo de São Tomé e Príncipe pede ajuda para combater a pirataria marítima

O governo de São Tomé e Príncipe exortou a comunidade internacional para que ajude o país a combater a pirataria marítima, devido à evolução daquele fenómeno no Golfo da Guiné, nos últimos anos.

Ilha do Príncipe pede ajuda aos EUA para combater pirataria marítima

O governo regional da ilha do Príncipe, no arquipélago de São Tomé e Príncipe, pediu aos Estados Unidos ajuda naval para combater o tráfico de droga, a pirataria marítima e ajuda à conservação dos recursos marinhos nas suas águas.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Governo decide sobre porto de águas profundas em breve

O primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa, confirmou que o Governo local vai, em breve, tomar uma decisão sobre o projeto de construção de porto de águas profundas, cujas obras se deviam ter iniciado há cinco anos.

Directores de alfândegas da CPLP estão reunidos em São Tomé

Os directores-gerais das Alfândegas dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão reunidos em São Tomé para traçar estratégias de combate ao tráfico, ao terrorismo e ao branqueamento de capitais. Durante a reunião de quatro dias, os participantes avaliam o grau de implementação dos programas de cooperação nos serviços aduaneiros dos diferentes países da CPLP e perspetivar novas áreas de intervenção.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

BGFI financia crédito ao sector das pescas

O único Banco de Investimento da praça financeira são-tomense, decidiu abrir linha de crédito para dinamizar o sector da pesca artesanal. Os pescadores da região norte da ilha de São Tomé, por sinal zona que conserva o maior banco de pescado da ilha de São Tomé, são s primeiros beneficiários.

Como e onde investir em São Tomé e Príncipe

Decorreu dia 31 de Maio, em Oeiras, Portugal, no hotel Targuspark, a apresentação do plano estratégico de desenvolvimento e investimentos em São Tomé e Príncipe, pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada. Uma iniciativa do grupo AITECOREIRAS em parceira com o governo santomense.
Uma questão chave na apresentação do primeiro-ministro santomense foi a construção do porto de águas profundas para o transbordo de mercadorias, que vai servir como motor de dinamização do comércio com os países vizinhos dessa sub-região africana.

 

São Tomé e Príncipe vai acolher plataforma de transbordo de mercadorias

Uma plataforma flutuante de ancoragem de navios será instalada dentro de seis meses em alto mar na zona sul de São Tomé, no quadro de um acordo a ser assinado brevemente entre o Governo de São Tomé e Príncipe e uma empresa taiwanesa. A empresa Bluesky, do empresário taiwanês Nobu Su, possui seis navios com capacidade para transportar mais de 100 mil toneladas de mercadorias a granel e sete mil e 500 viaturas.
Segundo o primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada, a plataforma de logística de transbordo de mercadorias encontrará mercados no Golfo da Guiné.

São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial assinam acordos de parceria económica

As Câmaras de Comércio de São Tomé e Príncipe e da Guiné Equatorial assinaram em São Tomé um acordo de cooperação, válido para três anos, em diversas áreas de investimentos privados, noticia a PANA. Segundo o comunicado final da visita de três dias do presidente da Câmara e Comércio da Guiné Equatorial, Domingo Mituy Edjang, as partes acordaram cooperar nos domínios da agricultura, do turismo, da banca, dos seguros, dos petróleos, do comércio geral e da promoção e qualificação dos recursos humanos.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =