Início > S. Tomé e Príncipe

Americanos e portugueses pesquisam petróleo em São Tomé e Príncipe

A norte-americana Kosmos Energy e a portuguesa Galp Energia iniciam em Janeiro de 2017 pesquisas sísmicas em três blocos petrolíferos da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe, anunciou o director da Agência Nacional de Petróleo.
Orlando Sousa Pontes fez este anúncio durante a cerimónia de apresentação pública de um estudo de impacto ambiental elaborado conjuntamente pela Kosmos Energy, a operadora dos blocos 11 e 12 da ZEE são-tomense e a Galp Energia, a operadora do bloco 6 da mesma zona.

BAD ajuda São Tomé e Príncipe a melhorar agricultura e pescas

Um programa financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) permitiu modernizar uma parte significativa da agricultura e pescas de São Tomé e Príncipe, informou a instituição financeira em documento publicado na respectiva página electrónica.

Missão Empresarial a São Tomé e Príncipe

Entre os dias 13 a 20 fevereiro, tem lugar em São Tomé e Príncipe uma Missão Empresarial organizada pela Câmara de Comércio Lusófona, sendo esta uma oportunidade única para os empresários portugueses do agronegócio potenciarem a criação de parcerias comerciais e governamentais num país onde o setor privado santomense encontra-se ainda numa fase embrionária.

A Xsealence instala sistema Seasigh em São Tomé e Príncipe

O inovador sistema de seguimento e monitorização das atividades da pesca da empresa portuguesa especialista em tecnologias para o mar, foi oficialmente inaugurado em São Tomé no dia 11 de dezembro, contando com a presença do Ministro da Economia e da Cooperação Internacional de São Tomé e Príncipe, do Diretor das Pescas, do Embaixador da UE para a região e da Embaixadora de Portugal.

São Tomé e Príncipe vai instalar sistema de fiscalização em navios pesqueiros da União Europeia

O governo de São Tomé e Príncipe instalou um novo sistema de vigilância marítima que cobre toda a zona económica exclusiva do arquipélago, avaliado em cerca de 500 mil euros. Financiado com o dinheiro das contrapartidas financeiras do acordo de pesca com a União Europeia (UE), o novo sistema contempla um dispositivo que deverá ser instalado obrigatoriamente nos navios pesqueiros da UE autorizados a operar nas águas santomenses, informa a agência portuguesa Lusa.

São Tomé e Príncipe organiza World Travel Awards Africa 2017

A Realtours e a Associação Empresarial de São Tomé e Príncipe anunciaram que obtiveram o acordo da World Travel Events para a organização da gala da World Travel Awards África em 2017. Num comunicado entregue aos jornalistas em Nova Iorque, as duas empresas revelaram que a cerimónia vai decorrer na cidade de São Tomé e que os principais patrocinadores, entre os quais CST, Mota Engil e HBD, já confirmaram a sua participação.

São Tomé adquire novo rebocador para aumentar operacionalidade portuária

São Tomé e Príncipe adquiriu ao Porto de Leixões um navio rebocador no valor de mais de 300 mil euros para dar maior operacionalidade ao porto de Ana Chaves. O novo rebocador possui dois motores de 1.400 cavalos cada e, segundo o seu comandante, "está preparado para arrastar qualquer tipo de embarcação".

São Tomé e Príncipe assina acordo para construção de porto de águas profundas

O governo santomense e a empresa China Harbour Engineering Company (CHEC) assinaram um memorando de entendimento para concessão e construção de porto de transbordo em águas profundas, cujo investimento ronda 800 milhões de dólares; a sua inauguração está prevista para 2019.

Plataforma continental de São Tomé e Príncipe pode ser alargada, segundo advogado holandês

A plataforma continental de São Tomé e Príncipe pode ser mais extensa do que as atuais 200 milhas náuticas, considerou o advogado holandês Pieter Van Welzen durante uma Conferência sobre Direito do Mar e Segurança Marítima na capital santomense.

PIRATARIA

Portugal propõe criação de contingente de manutenção de paz lusófono

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco defendeu hoje a criação de uma força de manutenção da paz da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no quadro das Nações Unidas. A proposta foi lançada durante a XVI reunião dos ministros da defesa nacional da comunidade lusófona que decorreu na capital são-tomense.

Brasil reforça cooperação com São Tomé e Príncipe no combate à pirataria

O Brasil anunciou a instalação em São Tomé e Príncipe de um Núcleo da Marinha de guerra brasileira que visa garantir assessoria e contacto «rápido e eficaz» entre autoridades militares dos dois países e funcionará nas instalações da embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe.

Guiné-Bissau e São Tomé recebem missões empresariais lusófonas

A União de Exportadores da CPLP e a Confederação Empresarial da CPLP visitam Bissau de 21 a 24 de abril e São Tomé entre os dias 26 e 28. As missões têm como principal objetivo proporcionar às empresas que integrem a visita o encontro com autoridades, entidades empresariais, instituições financeiras e empresas locais com o intuito de estimular negócios, procurando sinergias.

Portugal oferece duas embarcações a São Tomé e Príncipe para resposta à pirataria marítima

O governo português ofereceu a São Tomé e Príncipe duas embarcações de busca e salvamento, no quadro da cooperação entre os dois países. A pirataria marítima, que afecta seriamente o país, é um dos motivos pelos quais São Tomé e Príncipe necessita deste tipo de embarcações.

Fuzileiros portugueses formam forças navais santomenses

A fragata portuguesa Bartolomeu Dias, com 174 militares a bordo, iniciou esta segunda-feira um exercício de formação de militares da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe visando o reforço da vigilância da zona marítima deste arquipélago da África Central, segundo a agência Panapress.

Delegação dos Portos de São Tomé e Príncipe no Porto de Aveiro

Dois representantes da Empresa Nacional de Administração dos Portos de S. Tomé e Príncipe (ENAPORT), estiveram de visita ao Porto de Aveiro. A delegação, que integrava Alexandre Guadalupe (Director-Geral) e Osvaldo Ceita (assessor da Direcção-Geral), foi recebida pelo pleno do novo Conselho de Administração da APA, S.A.

São Tomé e Príncipe obteve em 2014 melhores indicadores dos últimos 20 anos

Os dados macroeconómicos de São Tomé e Príncipe em 2014 foram os melhores em duas décadas, sendo necessário aprofundá-los na perspectiva do Orçamento do Estado para 2015, anunciou o chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI). “Em 2014 verificou-se um crescimento do investimento directo estrangeiro e a inflação continuou a descer, registou-se um nível de inflação mais baixo das duas últimas décadas e também constatámos que as reservas internacionais do país estão numa situação confortável”, disse Maxwell Opoku-Afari chefe da missão do FMI.

Eurodeputados aprovam novo acordo de pescas entre a UE e São Tomé e Príncipe

Os eurodeputados aprovaram a celebração de um novo acordo de pescas entre a União Europeia (UE) e São Tomé e Príncipe, que autoriza 34 navios de Espanha, França e Portugal a pescar nas águas deste país. O novo protocolo ao acordo de parceria, que teve como relator o eurodeputado português João Ferreira (PCP), prevê possibilidades de pesca para 28 atuneiros cercadores e seis palangreiros de superfície, repartidas por navios de Espanha, França e Portugal e foi aprovado por 566 votos a favor, 43 contra e 68 abstenções.

São Tomé e Príncipe preocupado com agravamento da pirataria marítima

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe associou o impacto da pirataria moderna no arquipélago aos flagelos dos pequenos países-ilha. Na 3ª Conferência Internacional dos Pequenos Estados Insulares (Sids), em Apia, capital de Samoa (Oceânia), Natália Pedro Neto lembrou que o chamado crime do século 21 movimenta imensos recursos.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Porto pesqueiro de 10 milhões de dólares na forja

O Ministério da Agricultura e Pescas solicitou ao Japão ajuda para construir u porto pesqueiro, incluindo embarcações que possam garantir o aumento da captura do pescado. O executivo nipónico já reagiu, tendo enviado uma equipa de peritos que está neste momento a trabalhar com os técnicos são-tomenses na elaboração do projecto para construção do porto pesqueiro.

DOADA PELO BRASIL

São Tomé com nova lancha de fiscalização das suas águas

O Brasil ofereceu à Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe uma lancha e dois botes para reforçar a capacidade de fiscalização das suas águas territoriais, informou o embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, José Leitão.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012