Início > Fotos

Uma lixeira subaquática ao redor das ilhas gregas

Mergulhou nas águas cristalinas ao redor das ilhas gregas e quando emergiu trouxe até à superfície provas de um verdadeiro cemitério subaquático. Encalhados no fundo do mar, próximo da ilha de Thasos, o fotojornalista grego Stelios Misinas encontrou uma âncora que já não prende barco algum, pneus, cadeiras, microondas, garrafas, latas. À volta dos objectos em fim de vida, várias espécies marinhas conseguiram adaptar-se e criar habitats pouco naturais - mas os efeitos do lixo marinho são uma ameaça à biodiversidade. E formam um mar de lixo que tem de ser parado em terra.

Ver e fotografar o oceano é tendência nos Estados Unidos

Ver e fotografar o mar são as actividades que mais atraem os amantes do oceano, em termos de número de participantes, número de dias e valor pago por serviço, nos Estados Unidos, conclui um relatório recente da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration, ou Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) Fisheries, o serviço nacional dos Estados Unidos responsável pela administração dos recursos marinhos.

Nestas águas há sereias e muito mais!

Já imaginaram caminhar à beira mar e, ao olhar para o lado, verem uma sereia? Ou mergulharem no fundo do mar encontrarem uma pessoa sentada num sofá? Nestes locais isso pode acontecer. Descubra na galeria de fotos.

CONVITE DA APP

Intermodal 2018

VEJA A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

NO DECORRER DA INTERMODAL SOUTH AMERICA, EM SÃO PAULO | PORTOS DE LISBOA E DE SANTOS ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

Lídia Sequeira, Presidente do Porto de Lisboa (APL), e Alex Oliva, Presidente da CODESP (empresa que administra o Porto de Santos), assinaram, a 4 de Abril de 2017, em São Paulo, um acordo de cooperação tendente ao desenvolvimento económico mútuo das infraestruturas portuárias que lideram. Acto testemunhado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

VEJA A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

Ministra do Mar na abertura da «INTERMODAL, Feira Internacional de Logística»

Veja um álbum com 30 fotografias reportando a cerimónia oficial de abertura da “INTERMODAL – Feira Internacional de Logística”, a 4 de Abril, em São Paulo, no Brasil.

Consagrada como a 2.ª maior feira do mundo e a maior da América Latina para os sectores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, a Intermodal South America reuniu os principais players do mercado nacional e internacional, impulsionando negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking.
 

Passagem de Drake: o mar mais perigoso do mundo

Coragem é uma característica comum a todos os fotógrafos de natureza, e o italiano Massimo Rumi não foge a este estereótipo. O italiano cumpriu recentemente um sonho: visitar a Antárctida num yatch de nove pessoas, e captou, durante a viagem, uma das mais temíveis paisagens do mundo: a passagem de Drake, entre a América do Sul e o grande continente branco.

O que nos esconde o fundo do mar?

Há dez anos que Alex Mustard se dedica à fotografia subaquática, e este ano decidiu que era o tempo certo para lançar um livro com os seus trabalhos favoritos. O livro conta algumas das aventuras de Mustard nos mares que rodeiam as Ilhas Caimão, Indonésia e Egipto, entre outos países, e dos seres e objectos que por lá encontrou.

PORTUGAL

O mar do Porto e outros infinitos por Wolfgang Tillmans

Os passos descontraídos e o olhar curioso do fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans conduzem-nos numa viagem pelas imagens que captou, patentes na mostra No Limiar da Visibilidade, até 25 de abril, no Museu Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

Quando o mar engole a terra com ondas gigantes

O surfista Gary McNamara apaixonou-se pelas ondas da Nazaré. Mas, naturalmente, nem toda a gente consegue olhar para ondas gigantes com a mesma vontade de surfar que o surfista norte-americano. Na verdade, os momentos em que o mar parece engolir a terra podem ser particularmente intimidantes, como se percebe pela galeria de imagens que aqui divulgamos.

Os Últimos Heróis. Eles e o mar numa luta pelo bacalhau

O fotógrafo açoriano Pepe Brix viajou até aos mares da Terra Nova no arrastão “Joana Princesa”. Durante três meses e meio, partilhou a vida a bordo com a tripulação de um dos últimos bacalhoeiros portugueses. “Os Últimos Heróis” é o resultado dessa viagem. O livro, editado pela Matéria-Prima, apresenta dezenas de fotografias que são uma homenagem aos portugueses que arriscam a vida na pesca do bacalhau.

ENCONTRO DA APLOP NO MINDELO

Álbum fotográfico no FLICKR

Disponibilizamos álbum com 25 fotografias reportando o Encontro Intercalar da APLOP, realizado na cidade cabo-verdiana do Mindelo a 26 e 27 de Novembro de 2015.

VIII CONGRESSO DA APLOP | MAPUTO, MARÇO 2015

Segundo álbum de fotos já disponível

Divulgamos mais um álbum, este com 63 fotografias reportando o VIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, realizado em Maputo nos dias 26 e 27 de Março de 2015. As 63 fotos encontram-se disponíveis no espaço da APLOP no FLICKR.

VIII CONGRESSO DA APLOP | MAPUTO, MARÇO 2015

Primeiro álbum de fotos já disponível

Divulgamos álbum com 70 fotografias reportando o VIII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, realizado em Maputo nos dias 26 e 27 de Março de 2015. As 70 fotos encontram-se disponíveis no espaço da APLOP no FLICKR.

PARANAGUÁ, BRASIL

Mostra revela olhar da população para o equilíbrio entre o Porto e Meio Ambiente

Até ao início de 2015, o hall do Centro Administrativo do Porto de Paranaguá – conhecido localmente como Palácio Taguaré – ficará ocupado por uma instalação fotográfica. Trata-se da Exposição “Porto e Sustentabilidade”, que traz imagens feitas pela população da região, registando a harmonia do desenvolvimento portuário com as riquezas naturais. A mostra é a aberta ao público, em horário comercial (das 8h às 18h).

Quando o universo subaquático se transforma em arte

O site Memolition publicou uma série de fotografias tiradas debaixo de água, cujos resultados são impressionantes. Desde pessoas a animais, fotografados nas profundezas de oceanos ou piscinas, trata-se de imagens que são arte.

FOTOGALERIA

«Pescar» com armas de fogo no Lago Turkana

O Lago Turkana situa-se no Grande Vale do Rift, na fronteira entre a Etiópia e o Quénia e é considerado o maior lago alcalino do planeta. Tem aproximadamente o tamanho do Líbano e é considerado, para muitos antropólogos, o berço da Humanidade, pela quantidade de fósseis hominídeos encontrados no local.

Câmaras subaquáticas captam destruição dos recifes de coral

Se convencer o público dos perigos das alterações climáticas é, por si, um trabalho bastante complexo, agora imagine tentar levar os cidadãos a acreditar que a poluição está a destruir os recifes de coral, que nem são visíveis a olho nu, encontrando-se “escondidos” pela água!
Para tentar remediar a situação, o Global Reef Record lançou em 2012 o Catlin Seaview Survey, um projecto que pretende tornar a destruição dos recifes de coral mais fácil de visualizar.

Imagens mostram afundamento de parte do navio que se partiu em dois na África do Sul

O site http://gcaptain.com publica agora imagens que mostram o trabalhoso processo para resgatar o navio MV Smart, que encalhou e se partiu em dois na África do Sul, em 19 de agosto. O graneleiro transportava 147 mil toneladas de carvão quando sofreu a avaria e ficou num banco de areia na famosa região de Richard's Bay.

VI CONGRESSO DA APLOP - VÍDEO-FOTO COM 147 IMAGENS

VI CONGRESSO DA APLOP – Segundo dia de trabalhos - Painéis IV e V

Vídeo-foto com 147 imagens reportando os trabalhos do segundo dia do VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, que decorreu a 6 e 7 de Dezembro, no auditório da antiga Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.
A galeria fotográfica inclui o encerramento dos trabalhos do congresso e as tradicionais tomas para a "foto de família".

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012